Na próxima quinta-feira tem início a operação “carnaval em segurança 2015”, da PSP, que se prolongará até terça-feira, dia 17 de fevereiro. A PSP vai realizar um conjunto de iniciativas para “garantir e promover a segurança dos cidadãos” e vai dar “atenção redobrada às crianças”.
Durante seis dias, a PSP vai incidir as suas ações nas vertentes do trânsito, na proximidade e vigilância aos cortejos de carnaval, na atenção redobrada às crianças, na fiscalização de estabelecimentos e comercialização ilegal de explosivos e artigos de pirotecnia.
A PSP sublinha que estará também atenta a “todas as situações que potenciem a criminalidade que afeta o património das pessoas”.
Na nota, a PSP refere ainda que há fatores que deve ter em conta durante o carnaval, designadamente as férias escolares, movimentações das pessoas para cortejos carnavalescos, grande fluxo de pessoas em estabelecimentos comerciais, aumento da probabilidade de consumo de bebidas alcoólicas e potenciais aglomerados que propiciam o surgimento de ocorrências criminais.