437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Quénia

Quénia

Kagame deixa críticas sobre o genocídio de Ruanda

O Presidente ruandês deixou uma crítica velada às políticas divisionistas das administrações coloniais alemã e belga, que deram origem ao discurso de ódio que, com o tempo, também motivou o genocídio.
Quénia

Portugal também alerta Quénia para atentados

As autoridades portuguesas alertaram o Quénia para a possibilidade elevada de um atentado terrorista e aconselham os portugueses presentes no país a seguirem as recomendações das autoridades locais.
Quénia

Quénia reforça segurança após alertas terroristas

As autoridades quenianas encontram-se em alerta máximo depois de terem sido alertadas pelos serviços franceses sobre a forte possibilidade de um ataque terrorista sobre ocidentais.
Animais

Dois elefantes gémeos nasceram no Quénia

A organização "Save the Elephants" revela que os gémeos representam cerca de apenas 1% dos nascimentos de elefantes. Os pequenos bebés e a mãe Bora estão bem e já foram vistos por turistas.
Quénia

Quénia. Atacantes matam 6 homens e queimam corpos

Uma das vítimas foi esfaqueada e decapitada, segundo reportou a polícia local do condado de Lamu, informando também que os atacantes queimaram a casa da vítima.
Fact Check

Fotografia de Chitas leva autor à depressão?

Partilha no Facebook de texto em inglês sobre alegada fotografia que ganhou o prémio de "imagem da década" e levou a fotógrafa à depressão é falsa. A própria autora da imagem já desmentiu a estória.
Alterações Climáticas

A morte de girafas que mostra a seca no Quénia

A ONU estima que, além dos animais, cerca de 2,9 milhões de pessoas necessitem de ajuda humanitária por causa da taxa de precipitação mais baixa desde 1981.
Alterações Climáticas

COP26. África pode perder 30% do PIB sem medidas

O Presidente do Quénia defende um investimento em programas de adaptação climática, porque o continente africano é dos que mais depende do clima, nomeadamente das chuvas para a produção agrícola.
Atletismo

Marido de atleta queniana confessa homicídio

O marido de Agnes Tirop confessou, numa nota, ter assassinado a mulher devido ao estado da relação. Irmã da vítima relata maus-tratos e diz a atleta queniana se refugiava "no centro de treinos”.
Crime

Assassino de crianças linchado no Quénia

Um jovem que admitiu ter matado pelo menos 12 crianças, por vezes sugando-lhe o sangue antes de as executar, foi linchado por aldeões locais depois de ter desaparecido da esquadra da polícia.
Desporto

Detido suspeito do assassínio da atleta Tirop

"O suspeito foi preso em Mombaça. Está detido e foi preso enquanto fugia", avançaram as autoridades. A atleta, encontrada morta na quarta-feira em casa, foi alegadamente esfaqueada pelo cônjuge.
Desporto

Atleta Agnes Tirop encontrada morta em casa

A queniana conquistou o título mundial de corta-mato, em 2015, aos 19 anos, tornando-se a segunda campeã mais jovem de todos os tempos. Há cerca de um mês bateu o recorde mundial dos 10 km.
Maratona

Queniano Kipruto vence 125.ª maratona de Boston

Na 125.ª edição da corrida, Kipruto, de 30 anos, venceu em 2h09m51s. Também o norte-americano CJ Albertson liderou isolado durante 32 quilómetros.
Bill Gates

Bill Gates apoiou esterilização em África?

Publicação já foi desmentida várias vezes ao longo dos anos. Não há ligação entre vacina do tétano administrada no Quénia e a substância que causa infertilidade.
Noticiário

1h. Maratonista Eliud Kipchoge é medalha de ouro

Maratonista do Quénia cumpriu os 42 km da prova em duas horas e oito minutos. Depois de vencer o ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, Eliud Kipchoge volta ao pódio na edição de Tóquio.
Tóquio 2020

Maratona: quem tira o ouro a Eliud  Kipchoge?

Às 23h00 dá-se início à derradeira prova que fecha os Jogos Olímpicos. Quem é favorito? E que surpresa guarda a prova? Certo é que nenhum português vai entrar em cena.
Ralis

Thierry Neuville aguenta liderança no Quénia

Belga terminou com o tempo de 2:45.04,06 horas, tendo, agora, uma vantagem de 57,4 segundos sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), que é segundo.
Quénia

Pelo menos 10 mortos em queda de helicóptero

Dez soldados morreram e 13 ficaram feridos na sequência da queda de um helicóptero no Quénia. Os feridos foram transportados para o hospital e as causas do acidente estão a ser investigadas.
Quénia

Campos de refugiados: Quénia dá ultimato à ONU

Governo diz que não há lugar para mais negociações e fez "um ultimato de 14 dias para ter um roteiro sobre o encerramento final dos campos de refugiados Dadaab e Kakuma", em operação desde os anos 90.
Coronavírus

Quénia. Covid provoca filas de 60 km em fronteira

Problema tem-se mantido ao longo de todo o ano: filas de vários quilómetros fazem com que muitos camionistas demorem 5 dias a passar fronteira Quénia-Uganda, onde é exigido teste negativo à Covid-19.
Quénia

Atleta acusado de "abusar" de menor de 15 anos

Conseslus Kipruto, campeão olímpico dos 3.000 metros obstáculos, foi acusado de "abusar sexualmente" de uma menor de 15 anos. Esteve em fuga, ficou sob custódia policial e pagou uma fiança para sair.
Doping

Doping. Maratonista Daniel Wanjiru banido 4 anos

Wanjiru foi condenado por um teste sanguíneo realizado em março de 2019, que levou a que fossem confirmadas anomalias nos valores de hemoglobina. Está banido até 8 de dezembro de 2023.
Animais

Três leões mortos em armadilhas no Quénia

Os animais foram "vítimas de um conjunto de armadilhas mortais para capturar animais selvagens". A crise decorrente da Covid-19 tem aumentado o número de armadilhas a animais selvagens em reservas.
Atletismo

Fuga ao doming culmina em suspensão de 4 anos

Maratonista queniano Wilson Kipsang, foi suspenso por 4 anos por "falsificação" e "falha de localização" ao doping. As fugas ao doping têm sido recorrentes no âmbito do atletismo queniano.
Nações Unidas

Quénia eleito para o Conselho de Segurança da ONU

O Quénia foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas para ocupar o único lugar dos países africanos no Conselho de Segurança da ONU entre 2021-2022.
Coronavírus

ONG acusa Quénia de facilitar contágio

A organização acusa o Quénia de obrigar "dezenas de milhares de pessoas a uma quarentena forçada em instalações que não têm condições apropriadas de alimentação, equipamento de proteção e saúde".
Coronavírus

Banco Mundial empresta mil milhões ao Quénia

O empréstimo de cerca de 910 milhões de euros, surge depois de um empréstimo de emergência do Fundo Monetário Internacional, este mês, de 739 milhões de dólares (674 milhões de euros).
Quénia

Inundações fazem mais de 230 mortos no Quénia

Pelo menos 237 pessoas morreram e 807 mil foram obrigadas a abandonar as suas casas no Quénia devido às inundações causadas pelas fortes chuvas no último mês.
Coronavírus

Quénia. Medo da violência policial na pandemia

Detenções e espancamentos acontecem todos os dias para impor o recolher obrigatório ou o encerramento de estabelecimentos. A agência Efe conta centenas de pessoas afetadas pela brutalidade policial.
Quénia

Burros selvagens podem desaparecer até 2023

Burros selvagens africanos fazem parte das 30 mil espécies em perigo de extinção e podem desaparecer até 2023. Quénia foi o último país a proibir a caça da espécie, o que poderá contrariar previsões.
Quénia

Caçadores furtivos matam única girafa branca fêmea

Os corpos das duas girafas com pele branca, em resultado de uma pigmentação raríssima, foram encontrados "em estado de esqueleto depois de terem sido mortas por caçadores furtivos" numa reserva.
Epidemias

Quénia. Aviões combatem milhões de gafanhotos

A pior praga dos últimos 70 anos em África está a ser combatida por aviões que lançam pesticidas. Em algumas áreas as colheitas foram dizimadas. Há milhões de pessoas sob a ameaça de uma crise de fome
Quénia

Quénia. Assassinados dez rinocerontes brancos

Caçadores furtivos atacaram a reserva de Lewa, em Neru, matando dez rinocerontes brancos. Conseguiram escapar com os cornos dos animais antes de os guardas terem chegado ao local.
Quénia

Prédio de seis andares desaba no Quénia 

Várias pessoas poderão estar presas sob as ruínas de um prédio de seis andares que desabou em Nairobi. O colapso de edifícios tornou-se comum na capital queniana onde as casas são muito procuradas.
Quénia

Pelo menos 34 mortos em cheias no Quénia

Inundações foram provocadas por três dias de chuva intensa. Número de mortos e desaparecidos pode aumentar nas próximas horas. Autoridades continuam as operações de busca e salvamento.
Quénia

Quénia. Inundações causam pelo menos 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e cerca de 144 mil foram afetadas devido às chuvas das últimas semanas, que provocaram inundações repentinas e deslizamentos de terra em 25 condados.
Quénia

Quénia é o 1º em África a reconhecer intersexuais 

O Quénia é o primeiro país africano a incluir pessoas intersexuais nos seus censos. Das 47,56 milhões de pessoas que vivem no Quénia, 1.524 são mulheres intersexuais.
Maratona

Novo recorde mundial da meia maratona

Queniano Geoffrey Kamworor estabeleceu novo recorde mundial na meia maratona, ao completar a prova realizada em Copenhaga em 58.01 minutos, superando a marca (58.18) do seu compatriota Abraham Kiptum.
Quénia

Malária. Quénia é 3º país africano a lançar vacina

Autoridades começaram a administrar doses da única vacina licenciada do mundo contra a malária. Quénia torna-se assim o terceiro país africano a introduzir a vacina, depois do Malaui e Gana.
Quénia

África. Quénia é o 3.º a aplicar vacina da malária

O Quénia começou esta sexta-feira a administrar a 1.ª vacina contra a malária a crianças nas áreas rurais com elevadas taxas de transmissão, tornando-se o 3.º país em África a aplicar o medicamento.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.