829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quénia

Quénia

Detidos 270 suspeitos de crime em protestos 

Alguns manifestantes admitiram que o movimento, no qual já morreram 39 pessoas, foi infiltrado por alguns elementos criminosos. Foram registados saques e danos materiais generalizados.
Quénia

Quénia. Protestos já causaram 39 mortos

A polícia de choque voltou a lançar gás lacrimogéneo nas ruas de Nairóbi, capital do Quénia, para dispersar manifestação contra o Governo. Mortes nas ruas somam-se desde 18 de junho.
Quénia

Quénia. Polícia volta a usar gás lacrimogéneo

A polícia, que se encontrava em grande número nas ruas do centro de Nairobi, voltou a disparar balas de borracha e a usar gás lacrimogéneo contra pequenos grupos de manifestantes
Quénia

Quénia. Sobe para 22 número de mortes em protestos

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos do Quénia acompanhou as manifestações e registou 22 mortos. Já há um apelo a uma nova manifestação pacífica em memória das vítimas.
Quénia

Guterres lamenta mortes em protestos

"As mortes e feridos, incluindo jornalistas e pessoal médico entristece-me muito" garantiu António Guterres enquanto apelava às autoridades do Quénia a "atuarem com moderação".
África

Ocidente "preocupado" com violência no Quénia

A alteração de impostos no Quénia deu que falar e revoltou cidadãos, que se manifestaram e entram no parlamento. A resposta policial resultou na morte de 5 pessoas e até cegou a irmã do Obama.
Gabinete de Guerra

Trump quer paz. Mas com que linhas vermelhas?

Donald Trump apresenta um plano para a paz, com esforço de coerção estratégica, através do fornecimento de armas. Ainda o TPI pede captura de mais dois nomes russos e o agravar de crise no Quénia.
Quénia

Quénia. Pelo menos 5 mortos em protestos 

Inicialmente, a polícia terá disparado balas de borracha mas o confronto com os manifestantes escalou rapidamente causando pelo menos 5 mortos e 50 feridos. Há chamas dentro do parlamento.
Quénia

Quénia: UE financia forças armadas com 20 milhões

O objetivo desta medida é reforçar as capacidades operacionais das Forças de Defesa do Quénia e garantir a segurança das zonas fronteiriças, como o terrorismo crescente na fronteira com a Somália.
Quénia

Quénia. Manifestante morto em protesto 

Homem de 29 anos foi levado inconsciente e ferido para hospital de Nairobi onde morreu. Foi baleado por uma pessoa com roupa civil que "acompanhava a polícia" durante protesto contra o governo.
Quénia

Quénia: pelo menos 35 detidos em protestos

ONG garantem que pelo menos 35 pessoas foram presas em manifestações contra lei governamental, especialmente em Nairobi, e dizem ter sido feitos disparos de armas reais.
Quénia

Quénia. Polícia usa gás lacrimogénio em protestos

As pessoas manifestavam-se contra a nova proposta de orçamento 2024-2025 que prevê o nível mais elevado de despesas da história deste país, com medidas como a reintrodução do IVA sobre o pão.
Marcelo Rebelo de Sousa

Inundações. Marcelo solidário com o Quénia

"O Presidente da República enviou ao seu homólogo queniano, William Ruto, uma mensagem de condolências e solidariedade pelas trágicas consequências provocadas pelas chuvas torrenciais", lê-se na nota.
Quénia

Pelo menos 188 mortos no Quénia desde março 

As consequências devastadoras das chuvas sazonais que foram ampliadas pelo fenómeno El Niño já provocaram, além das vítimas mortais, cerca de 165.000 desalojados.
Quénia

Uma centena de turistas retidos no Quénia

Pelo menos 179 pessoas morreram desde março em catástrofes relacionadas com as inundações, revela o Governo queniano.
Quénia

Quénia. Inundações causam 179 mortos 

Além das vítimas mortais, as inundações já desalojaram 195.011 pessoas, que estão a receber ajuda das autoridades e organizações sociais nas zonas mais afetadas.
Quénia

Corpos de massacre entregues às famílias

O líder do culto pedia aos seus seguidores que jejuassem até à morte para "se encontrarem com Jesus". Os corpos exumados na zona de Shakahola mostravam sinais de estrangulamento e subnutrição.
Atletismo

Kelvin Kiptum e um legado que ficou por cumprir

Queniano era o atual recordista da maratona e o grande favorito a tornar-se o primeiro a baixar da fasquia das 2 horas. Kelvin Kiptum, que se estreou internacionalmente em Lisboa, morreu este domingo.
Incêndios

Dois mortos e 300 feridos em explosão no Quénia

As operações de resgate ainda decorrem no bairro residencial de Embakasi. O incêndio deflagrou na instalação industrial da empresa Kentainers Company, cuja localização é contestada nas redes sociais.
Quénia

Nairóbi. Centenas contra assassinatos de mulheres

Centenas de pessoas manifestaram-se contra os assassinatos de mulheres no Quénia, indignadas com a morte de pelo menos 16 mulheres desde o início do ano.
Migrantes

Espanha exige vistos em escalas nos aeroportos

Visto para pessoas do Quénia é exigido desde o fim de semana passado e o ministro da Administração Interna admite estender a medida outras nacionalidades, face ao aumento de pedidos de asilo.
África

Pastor no Quénia acusado de homicídio involuntário

Pastor evangélico pregava o jejum até à morte para "encontrar Jesus". Os réus são suspeitos de "homicídio involuntário" e também de crimes contra criança, inclusive tortura.
Quénia

Começou realojamento de 21 rinocerontes negros

A tentativa anterior de deslocação de rinocerontes, realizada em 2018, foi um desastre, já que os 11 animais transferidos de Nairobi para um santuário situado no sul do páis morreram.
Animais

Quénia vai transferir 21 rinocerontes para reserva

O Quénia vai transferir 21 rinocerontes negros de três reservas naturais para uma outra no centro do país. As populações de rinocerontes brancos e negros estão a aumentar em África.
Fact Check

Bill Gates ordena sementes e galinhas modificadas?

Presidente da Microsoft está a ser acusado de ordenar uma mudança na alimentação global. Aposta nos alimentos geneticamente modificados. Onde entram aqui as sementes e as galinhas no Quénia?
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia quer reforçar relações com o Quénia

Presidentes do Quénia e da Bielorússia (país aliado de Moscovo) reúnem-se para impulsionar as relações bilaterais num momento em que a Rússia e a Ucrânia procuram ganhar influência em África.
Família Real Britânica

Diplomacia e estilo: Carlos e Camila no Quénia

Ao longo de quatro dias, os reis cumpriram uma agenda que visava fortalecer laços entre Reino Unido e Quénia. Dos looks às preocupações com o ambiente, fica o balanço da visita.
Família Real Britânica

Carlos III condena violência do país contra Quénia

Carlos III condenou os atos "abomináveis e injustificáveis" que o país cometeu durante a época colonial contra os quenianos, nesta que é a primeira visita enquanto rei a um país da Commonwealth.
Haiti

Bahamas prometem combater o crime no Haiti

Face à violência de gangues no Haiti, o governo das Bahamas promete unir forças com o Quénia para combater o crime no país caribeno. Afirma que quer cumprir "nosso compromisso com o pan-africanismo".
Quénia

Quénia. Forças de segurança acusadas de assassínio

Organizações denunciam a força a vários agentes de segurança recorreram para agredir manifestantes. Alguns dos confrontos resultaram em ferimentos graves, execuções extrajudiciais e desaparecimentos.
Quénia

Autoridades não revelam o número real de mortes

Embora na semana passada tenham sido reportadas seis mortes pelas autoridades do Quénia, esta semana não há registo de nenhuma. A polícia diz ter recebido ordens para não reportar o verdadeiro número.
Manifestações

Manifestações contra governo provocam 11 feridos

A oposição convocou três dias de protestos a partir de esta quarta-feira, numa nova vaga de manifestações com o objetivo de forçar o Presidente a revogar uma lei financeira que impõe novos impostos.
Quénia

Sobe para 403 número de mortos de massacre

Autoridades continuam a encontrar vítimas de seguidores da Igreja Internacional da Boa Nova, fundada pelo autoproclamado pastor Paul Nthenge Mackenzie.
Quénia

Pelo menos nove mortes em protestos da oposição

Protestos da oposição foram fortemente reprimidos e "resultaram na perda de pelo menos nove vidas quenianas", disse a Comissão Nacional de Direitos Humanos que fala ainda em vários feridos.
Quénia

Deputado entre as 300 pessoas detidas em protestos

Relatório revela que sete pessoas foram mortas durante as manifestações. Estes protestos no Quénia ficaram marcados na quarta-feira por confrontos entre manifestantes e forças de segurança.
Quénia

Sobe para 179 corpos dos que jejuaram até à morte

Prosseguem escavações e investigações à procura de pessoas desaparecidas devido à seita de jejum até à morte no Quénia. A polícia está também a tentar localizar 609 pessoas desaparecidas.
Quénia

Quénia: líder de seita acusado de terrorismo

Foi acusado de terrorismo o líder da seita queniana suspeita de matar 110 pessoas, vítimas de fome e asfixiamento. O grupo promove a ideia de que o jejum extremo é a via para encontrar Jesus Cristo.
Quénia

Novo balanço: 110 mortos da seita no Quénia

Subiu para 110 o número de mortos vítimas do jejum extremo promovido por uma seita no Quénia. O grupo exorta os seguidores a jejuarem até à morte com a promessa de que se encontrarão com Jesus Cristo.
Quénia

Novo balanço: 90 mortos da seita no Quénia

Subiu para 90 o número de mortos de alegados membros de uma seita religiosa no Quénia. O grupo difunde a ideia de que o jejum extremo é a via para encontrar Jesus Cristo.
Quénia

Quénia. Achados 26 corpos de seguidores de seita

As autoridades quenianas exumaram 26 corpos de pessoas que alegadamente pertenciam a uma seita religiosa, o que eleva para 47 o número de vítimas já descobertas nos últimos dias, avança a AFP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas