O rei de Espanha, Felipe VI, vai receber 234.204 euros brutos em 2015 – menos 20% do que recebeu em 2014. Mas os cortes não se ficam por aqui: o monarca Juan Carlos vai receber 187.356 euros (menos 80% em relação a 2014), um valor ainda assim superior ao auferido pela rainha Letícia de Espanha (128.808 euros).

De acordo com o porta-voz da Casa Real espanhola, citado pelo canal RTVE, Felipe VI terá definido os ordenados dos membros da família real, depois de analisar os valores auferidos pelos altos representantes de Espanha e pelos chefes de Estado estrangeiros. Quanto a Juan Carlos, o valor foi ponderado depois de analisado o ordenado dos monarcas que já abdicaram do trono. E a rainha Sofia também não escapou ao corte: vai passar a receber 105.396 euros por ano.

Esta é a primeira vez que o rei de Espanha decide fixar um teto salarial para os representantes da família Real. Ainda assim, e apesar dos cortes, tal não significa que a Casa Real espanhola vai receber menos fundos do Estado – são 7,75 milhões de euros a entrarem nos cofres do Palácio da Zarzuela, exatamente a mesma quantia prevista no Orçamento de Estado de Espanha de 2014. Nesse sentido, o montante que não estiver reservado às despesas da Casa Real espanhola (ordenados, incluídos) será destinado ao fundo de contingência e servirá para investir em “bens e equipamentos para melhorar o funcionamento dos serviços”, conta a RTVE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR