Como num desfile, o Brasil teve honras de abertura e o carro alegórico veio no final, bolo de chocolate em vez de rodas e máscaras comestíveis numa mousse que também se encheu de confetis para derreter na boca. Na quarta-feira passada, dia 11, o restaurante Eleven, em Lisboa, resolveu antecipar o Carnaval com um menu temático onde se viajou pelas principais festas do mundo, do Rio de Janeiro a Veneza.

“Dez anos são uma data redonda, mas no nosso caso os 11 são igualmente especiais”, diz Miguel Júdice, um dos sócios do restaurante. As razões são várias, e não só pelo nome: o Eleven abriu dia 11 do 11, pertence a 11 sócios e tem vista para as colunas do Parque Eduardo VII, em Lisboa, dois pares em forma de um. “Por tudo isto quisemos ter várias comemorações ao longo do ano até ao grande aniversário de novembro”, explica Miguel. Depois de um jantar dedicado ao champanhe e de outro inspirado no filme A Festa de Babette, para dar dois exemplos, em fevereiro o menu do estrela Michelin tinha de estar reservado para o Carnaval.

“O chef Joachim Koerper tem imensas ligações ao Brasil, por isso este foi um ótimo pretexto para trabalhar alguns pratos e ingredientes”, diz Miguel Júdice. Com uma caipirinha a acompanhar, o prato de abertura teve como tema o Carnaval do Rio, mas as serpentinas foram compridas e chegaram também ao Funchal, Baía, Veneza e Rhein, nestes cinco pratos:

6 fotos

Os menus temáticos do Eleven acontecem todos os dias 11 de cada mês, com um custo fixo de 60 euros (bebidas incluídas), e até novembro é de contar com temas como a trufa preta (já em março), os sete pecados mortais e a cozinha feita por chefs mulheres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR