Norte

Como não poderia deixar de ser, a discoteca Pacha Ofir, em Esposende, preparou uma festa de arromba para o São Valentim e para o Carnaval, no sábado à noite. O espaço vai estar dividido em sete áreas, cada uma com o seu ambiente, mas todas com a música em destaque. Kura, Reboot e Carlos Manaça são apenas alguns dos DJs de serviço, e há prémio chorudo para quem escolher o melhor disfarce de Carnaval. Entradas a partir dos 10 euros.

Para quem não é dado nem à eletrónica, nem à lamechice, o concerto que Legendary Tigerman vai dar em Braga, este sábado, é uma boa susgestão. O Theatro Circo vai receber o rock e o blues, sim, mas Paulo Furtado já não está sozinho. Na bateria estará Paulo Segadães e no saxofone João Cabrita. Os bilhetes custam 15 euros.

A Ovum Recordings de Josh Wink está de parabéns e junta-se ao festival de eletrónica Neopop para celebrar o seu 20.º aniversário, esta sexta-feira pela meia-noite. O Gare Porto foi o salão de festas escolhido, onde se vão juntar também Tiago Fragateiro, Johan, Rui Trintaeum e Bruno Tinoco (estes últimos dois no Traçadinho). Os bilhetes custam 15 euros, com direito a uma bebida branca até às duas da manhã.

Estreia esta sexta-feira, no portuense Teatro Carlos Alberto, a peça “Music Hall“, com texto de Jean-Luc Lagarce e encenação de Rogério de Carvalho. Em “Music Hall”, Maria do Céu Ribeiro é uma “Rapariga”, atriz que teve há muito os seus momentos áureos e evoca as antigas digressões que se foram sucedendo ao longo dos anos, acompanhada por dois “Boys” (Paulo Mota e António Júlio). Os três falam dos percalços da vida de ator e da precariedade do mundo artístico, oscilando entre uma leve melancolia e a ternura pela profissão. Os bilhetes custam 10 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

music-hall

“Music Hall” estreia esta sexta-feira no Porto. ©D.R.

Pode dizer-se que Nuno Prata joga em casa, este sábado à noite. Não só atua no Porto como também vai dar um concerto (gratuito!) na Casa da Guitarra, o que soa bem para um antigo baixista de Ornatos Violeta, atual guitarrista e compositor. Nuno Prata lançou o segundo disco, homónimo, e são essas novas canções que vai mostrar.

Se é daqueles que prefere ficar em casa num sábado à noite a ver televisão, também temos uma sugestão. Às 00h30 estreia na RTP2 o documentário “Rock Rendez Vous“, sobre aquele que muitos consideram o principal clube de rock português, e que foi símbolo das alterações culturais que estavam a transformar a sociedade portuguesa nos anos 80. Zé Pedro dos Xutos, Rui Pregal da Cunha dos Heróis do Mar, Rui Veloso, Rui Reininho, Xana dos Rádio Macau, Adolfo Luxúria Canibal, António Manuel Ribeiro dos UHF, o diretor da Blitz Miguel Cadete e muitos outros ajudam a contar a história deste documentário realizado por Ricardo Espírito Santo.

Centro

Namore na Universidade de Coimbra. Mesmo se já deixou de lá andar há anos ou se nunca sequer lá pôs os pés. A proposta da universidade mais antiga de Portugal para sábado, Dia dos Namorados, é uma visita pelo património. Além do circuito do Paço das Escolas (Biblioteca Joanina, Capela de S. Miguel e Paço Real) está incluída uma visita ao Jardim Botânico que “é particularmente bonito nesta altura do ano, com as magnólias em flor”, diz a promotora do evento. Caso o tempo permita, uma subida à torre da Universidade também faz parte do programa. A visita tem início às 15h00 e, na compra de um bilhete (15 euros), oferta de outro.

A Glenn Miller Orchestra esgotou o concerto de quinta-feira na Casa da Música. A boa notícia é que ainda é possível comprar bilhetes para o concerto que vai ter lugar no Teatro Virgínia, em Torres Novas, sábado, às 21h30. Atualmente dirigida pelo Maestro Ray McVay, a Glenn Miller Orchestra não deixa morrer a memória e a herança musical do grande trombonista norte-americano desaparecido em 1944. Os bilhetes custam 15 euros.

Muffin de Nutella com recheio de Nutella. Bola de Berlim com Nutella. Choco kebab (com Nutella, estava-se mesmo a ver). Esta podia ser a lista dos desejos mais secretos de um amante do famoso creme de avelã e cacau, mas desde dezembro que ela está disponível no Largo Paio Guterres, no centro de Leiria. O espaço da Nut’Leiria é uma tentação e o que nós dizemos é que se deixe cair nela, de preferência num lanche prolongado de fim de semana. Prepare-se porque as filas têm sido grandes.

Se nem o passeio pelo património, nem a orquestra, nem os doces convenceram, é hora de recorrer ao Carnaval de Torres Vedras, onde as celebrações atingem proporções épicas. O tema este ano é o amor mas, já se sabe, não vão faltar serpentinas, matrafonas, desfiles e muita sátira. O programa das festas pode ser consultado aqui.

Sul

Um Carnaval catita, são os votos de Manuel João Vieira, que com os Irmãos Catita vai animar o Santiago Alquimista, em Lisboa, esta sexta-feira a partir das 23h30. A festa é garantida, mas para garantir a entrada é preciso desembolsar sete euros.

Para quem revira os olhos só de pensar em Carnaval e Dia dos Namorados, a Voz do Operário, em Lisboa, é a solução. Para começo de conversa, o evento chama-se “Aqui não há festa“, a entrada é gratuita e o espaço está preparado para receber mais de mil pessoas, sábado, a partir das 21h00. Depois, há o espetáculo da Rádio Royale, com suas bailarinas vestidas à antiga e uma segunda parte mais sensual e burlesca. O resto (sim, porque há muito mais) é para descobrir logo na escadaria. A não perder.

Sábado marca o início da digressão europeia dos PAUS e a banda portuguesa escolheu fazer um concerto de antecipação, em jeito de despedida da terra, na discoteca lisboeta Lux. As baterias siamesas de Hélio Morais e Joaquim Albergaria são garantia de um espetáculo poderoso, marcado para as 23h00. Um bilhete custa 10 euros, dois vendem-se por 16 euros.

O Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra está de regresso e, até domingo, há para ver 37 curtas-metragens em competição. Quase metade, 16, são nacionais, produzidas entre 2013 e 2014. Uma das novidades é o Mini Córtex, uma nova secção competitiva a pensar no público infantil. O evento acontece no Centro Cultural Olga Cadaval e vai estender-se ao Museu das Artes de Sintra, que vai receber as atividades complementares. Consulte o programa completo ou arrisque ir ver o que estiver a dar no momento.

Depois da estreia em 2013, “Galgar com tudo por cima de tudo” regressa a Lisboa, desta vez à sala principal do Teatro da Trindade, esta sexta, sábado e domingo. Baseado no poema Ode Triunfal de Álvaro de Campos, a reposição assinala o centenário da primeira publicação do texto na revista Orpheu. Com dramaturgia de João Rosa, a peça faz com que Catarina Gonçalves seja a atriz mais nova a subir ao palco desta sala com um monólogo. Bilhetes entre os oito e os dez euros.

Era uma vez os três, os famosos mosqueteiros. Que, a partir deste sábado, vão estar no Auditório da Quinta da Regaleira, em Sintra, tão bons companheiros. As aventuras de D’Artagnan, Athos, Porthos e Aramis vão estar em cena todos os sábados e domingos, às 16h00, de 14 de fevereiro a 31 de maio, à espera das famílias que queiram entrar nesta aventura escrita e encenada aqui por Paulo Cintrão. Os bilhetes custam sete euros

entrudancas-dr

O “Entrudanças”, edição invernal do “Andanças”, acontece este fim de semana em Beja. ©D.R.

40 anos de vida, metade de carreira e um motivo para balanço. Olga Roriz está em retrospetiva no Teatro S. Luiz, em Lisboa, e esta sexta e sábado, às 21h00, recupera o espetáculo “PETS“, protagonizada por  São Castro, Maria Cerveira, Marta Lobato Faria, Bruno Alexandre e Bruno Alves. Bilhetes entre os 12 e os 15 euros.

Às vezes o amor… Não, não vamos embarcar em considerações filosóficas sobre o tema. Este é mesmo o nome de um novo festival do Dia dos Namorados que vai levar a oito cidades oito artistas diferentes, entre Xutos e Pontapés (Porto), Sara Tavares (Lisboa) ou João Pedro Pais (Caldas da Rainha). Os oito concertos começam todos no sábado, às 22h00, e para Évora sugerimos o concerto de um ilustre bejense chamado António Zambujo. Bilhetes entre 12,50 e 15 euros.

Por falar em bejenses, Castro Verde, em Beja, recebe esta sexta-feira, sábado e domingo o festival Entrudanças, o que significa músicas e danças tradicionais de várias proveniências, tradições e gastronomia local, passeios temáticos, atividades para crianças e famílias. O passe para os três dias custa 14 euros. Quem só quiser ir um dia paga seis euros. Se só quer experimentar uma noite, só precisa de uma nota de cinco euros.