A Moody’s melhorou o rating da CP — Comboios de Portugal de B2 para Ba2, com perspetiva estável, refletindo o aumento do apoio público à empresa, explica em comunicado a agência de notação financeira.”A melhoria do rating [avaliação] da CP reflete um aumento do apoio direto do Governo à empresa e a expectativa que este cresça no futuro, com o Governo a cobrir as necessidades de financiamento, através de aumentos de capital ou através de empréstimos adicionais”, lê-se no comunicado da Moody’s.
A agência de notação financeira destaca ainda as melhorias na liquidez e no resultado operacional da empresa pública, contrapondo que a estrutura financeira continua insustentável. Em 2014, a CP transportou 109,785 milhões de passageiros em todos os serviços a nível nacional, um crescimento de 3% face a 2013, que representaram um aumento de 5,2% (10,5 milhões de euros) nos proveitos de tráfego para 214,5 milhões de euros.
Apesar da evolução positiva na ordem dos 25 milhões de euros, o resultado operacional da CP foi negativo em 34,4 milhões de euros, que compara com os 59 milhões de euros negativos em 2013.