481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Rating

Empresas

Moody's sobe rating da REN para Baa2

A Moody's subiu o rating da REN de Baa3 para Baa2, mas desceu a perspetiva de positiva para estável. A agência estima ainda que a REN "continue a apresentar um forte desempenho operacional".
Novo Banco

Moody's sobe em dois níveis dívida do Novo Banco

A agência de "rating" Moody's subiu em dois níveis a notação da dívida do Novo Banco, que passa de risco elevado de incumprimento para o de investimento especulativo com perspetiva positiva.
Boa moeda, má moeda

Rating positivo, juros menos pressionados

A Fitch manteve a nota de rating dada à dívida portuguesa mas subiu a perspetiva para “positiva”. Boas notícias para os juros do financiamento do Estado.
Noticiário

00h. Medina fala em reforço nas finanças do país

Depois da melhoria de perspetiva pela Agência de 'Rating' Fitch. Não se alterou a classificação da economia portuguesa, mas houve subida para "positiva" a perspetiva do país.
Agências de Rating

Fitch melhora perspetiva do "rating" de Portugal

Agência de "rating" melhorou a perspetiva (outlook) da notação de risco de crédito que atribui à República Portuguesa. Maioria absoluta cria "um quadro de maior estabilidade" governativa, diz a Fitch.
Agências de Rating

Moody's não antecipa problemas na banca portuguesa

Crescimento económico, que "será mais robusto do que na maior parte dos grandes países europeus", faz com que a Moody's não antecipe um grande aumento do crédito malparado.
Novo Banco

Novo Banco: "rating" em "lixo" mas estável

Agência de "rating" justifica a mudança na perspetiva com a melhoria da rentabilidade do banco e da qualidade dos ativos, depois de o banco em 2021 ter sido melhor do que era esperado.
Banca

Agência DBRS teme aumento do malparado na banca

A banca mostrou ser "resiliente" ao longo da pandemia, mas a DBRS avisa que "poderá demorar algum tempo" até que alguns créditos que estiveram sob moratória entrem em situação de incumprimento.
Fitch

Fitch prevê crescimento mundial de 3,5% em 2022

A agência disse que o plano da União Europeia para a redução de dois terços das importações de gás russo até ao fim deste ano "parece ambicioso", de acordo com a análise publicada esta segunda-feira.
Agências de Rating

S&P mantém "rating" mas corta previsôes para o PIB

Agência de "rating" norte-americana não alterou a notação de risco de crédito da República Portuguesa, mantendo-a em BBB com perspetiva estável. Mas economia deverá crescer menos do que se previa.
Agências de Rating

Standard and Poor's avalia "rating" de Portugal

No ano passado, a agência de notação financeira optou por não se pronunciar sobre a dívida soberana portuguesa, apesar de ter previsto avaliações para os dias 12 de março e 10 de setembro.
Fitch

Inflação limita viabilidade de medidas de Bruxelas

A Comissão Europeia anunciou medidas que visam diversificar o fornecimento de gás natural e a utilização de energia renovável. "Pressões inflacionistas" podem limitar a viabilidade das metas.
Guerra na Ucrânia

Moody's e Fitch descem classificação da Rússia

"A descida da notação da Rússia" foi desencadeada pelas pesadas sanções impostas pelos países ocidentais, nomeadamente contra o banco central e as principais instituições financeiras russas.
Rating

Standard & Poor's a desce ratings

A agência de notação financeira Standard & Poor's desceu o 'rating' da Rússia e da Ucrânia em um nível para cada país, devido à intervenção militar em curso.
Rating

Agência DBRS sobe perspetiva do rating de Portugal

Agência de notação financeira DBRS Morningstar melhorou a "perspetiva" do "rating" de Portugal para um pendor "positivo", face ao anterior "outlook" que era "estável".
Legislativas 2022

Agências de "rating" saúdam fim da "geringonça"

Moody's diz que "ter governo maioritário é um bom augúrio para a capacidade de o Governo de cumprir" o PRR. DBRS diz que fim da "geringonça" significa "estabilidade num momento importante".
Macau

Fitch. Casinos de Macau com perspetiva negativa

As incertezas da futura lei do jogo e fim das concessões em meados do ano levaram a agência de "ratings" a colocar uma das maiores fontes de receita da região com perspetiva de evolução negativa.
Economia

Redes de eletricidade e gás com perspetiva estável

Adicionalmente, a Moody's apontou que um período sustentado de inflação mais alta é positivo para o crédito das redes reguladas, já que as suas receitas e base de ativos regulados são reajustados.
Fitch

Fitch vê evolução estável dos bancos africanos 

Relatório antecipa "um ligeiro aumento dos empréstimos" num contexto de um preço "relativamente alto das matérias primas e condições favoráveis de financiamento externo".
Fitch

Maiores bancos europeus com resultados positivos

A Fitch espera que em 2022 os bancos continuem a recuperação de lucros e mantenham ativos de qualidade e capitalização adequada. A Fitch espera apenas uma "moderada" deterioração qualidade dos ativos.
Agências de Rating

DBRS lamenta "timing infeliz" das novas eleições

Em linha com o que tinha dito ao Observador, agência de "rating" DBRS afirma que há uma "elevada probabilidade" de que as próximas eleições resultem numa distribuição parlamentar parecida com a atual.
Agências de Rating

Fitch mantém rating apesar de "incerteza política"

A agência Fitch Ratings decidiu manter inalterada a notação da dívida portuguesa – tal como a perspetiva associada – apesar do "aumento da incerteza política" com o chumbo do OE e novas eleições.
Noticiário

23h. DBRS espera eleições sem "vencedor claro"

A agência de rating deixa o aviso: qualquer atraso na chegada dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência pode ser "disruptiva". Ainda, Portugal já ultrapassou os 86% de vacinados.
Crise Política

DBRS espera eleições sem "vencedor claro"

Agência de "rating" (que nunca colocou a dívida de Portugal em "lixo") prevê eleições "sem um vencedor claro" e um "parlamento fragmentado". Mas não está preocupada com o controlo das contas públicas.
Orçamento do Estado

OE. Fitch segue desenvolvimentos "muito perto"

A agência de notação financeira Fitch "segue muito de perto os desenvolvimentos políticos em Portugal", remetendo mais comentários ao processo orçamental para a próxima revisão do "rating" nacional.
Ministro das Finanças

Portugal paga menos 3.000 milhões de juros

João Leão destacou também o reflexo que esta subida tem nas condições de financiamento exemplificando, neste contexto, que em 2021, Portugal vai suportar quase menos 3 mil milhões de euros em juros.
Ministério das Finanças

Economia deve crescer acima dos 4,5% em 2021

O novo cenário macroeconómico que acompanhará a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) também trará uma revisão em alta das perspetivas para o mercado de trabalho,
Rating

Moody's melhora rating de Portugal para Baa2

A classificação agora atribuída a Portugal (Baa2), é a mais elevada desde 2011.
Agências de Rating

DBRS confirma rating de Portugal em "BBB" 

"A DBRS confirmou esta quinta-feira o rating de longo prazo [...] da República Portuguesa em 'BBB' (alto)", indicou em comunicado a agência de notação DBRS esta sexta-feira.
Angola

Angola passa de défice a excedente este ano

Analistas da Fich Solutions vê o excedente a alargar-se para 1,4% do PIB no próximo ano, impulsionado pelas receitas do petróleo, e antecipa também uma melhoria na dívida pública.
Rating

Moody's multada em 3,7 mil milhões de euros

A maior multa, de 2.735.000 euros, foi para a subsidiária da Moody's no Reino Unido. Em causa está a emissão de novas classificações para entidades e a não divulgação de conflitos de interesse.
Angola

Angola reformou dívida privada sem queda do rating

A secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África considera que Angola foi uma espécie de precursor do que o Enquadramento Comum para o tratamento da dívida devia ser.
Agências de Rating

"Confiamos que Portugal vai usar bem" a 'bazuca'

Sarah Carlson, vice-presidente da Moody's que segue a economia portuguesa, sublinha em entrevista que os fundos europeus serão uma "oportunidade de uma vida" para fazer a economia portuguesa crescer.
Agências de Rating

Moody's. Reformas da troika vão ajudar na retoma

Agência Moody's diz que "bazuca" europeia é uma "oportunidade de uma vida" para melhorar o "fraco crescimento potencial da economia" nacional e a convergência dos rendimentos com a média europeia.
Turismo

Turismo português recuperará totalmente, diz DBRS 

Apesar de o setor enfrentar mais um "ano difícil" em 2021, o turismo recuperará sem grandes mudanças dado que "as características que tornaram Portugal atrativo manter-se-ão durante muito tempo".
Fitch

Fitch: pico da dívida pública já passou

O pico do rácio da dívida pública em Portugal face ao PIB foi em 2020. A Fitch estima um rácio de 133,5% em 2021, menos 0,2% do que o ano passado, que dá "conforto relativo a médio prazo".
Obrigações

Moody's prevê emissão recorde de obrigações

A Moody's Investors Service espera que a emissão de obrigações verdes suba 39% em 2021 e sustenta esta posição com os desenvolvimentos financeiros sustentáveis que avançarão em 2021.
Desastres Naturais

Moçambique. Eventos climáticos trazem riscos 

A agência de 'rating' Standard & Poor's alertou para uma "influência adversa de fatores ambientais" em Moçambique. Em 2019, o país foi atingido pelo "maior ciclone de sempre registado em África".
Novo Banco

Fitch espera injeção de capital no Novo Banco

Agência de rating diz que a clareza acerca da injeção de capital no Novo Banco ajudaria os bancos portugueses em 2021. No dia 25 de novembro, o PSD votou contra injeção de 476 milhões no Novo Banco.
Agências de Rating

Itália terá "roubado" turistas a Portugal no verão

Agência de rating DBRS estima que, entre os países do sul da Europa, onde o turismo "quebrou", Itália beneficiou de ter baixado os números da pandemia e de ter ligações rodoviárias a grandes mercados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.