Rating

Agências de Rating

Moody's admite subir rating português

A agência de notação financeira Moody's disse este sábado que o 'rating' atribuído a Portugal será melhorado se concluir que os progressos alcançados a nível orçamental e económico são sustentáveis.
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Rating

Moody's não atualiza "rating", que fica em "lixo"

A Moody's optou por não aproveitar a data pré-agendada pela agência de "rating" e não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal.
Agências de Rating

DBRS sobe rating para segundo grau acima de "lixo"

Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Santander

DBRS melhora 'rating' do Santander Totta

A agência de rating melhorou o rating do Santander Totta e diz que o banco está a "solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal".
Brasil

Brasil. Moody's muda perspetiva para estável

A Moody's estima que o país registe um crescimento médio de 2,8% entre 2018 e 2019. A agência espera que o próximo governo aprove reformas fiscais necessárias para estabilizar a dívida a médio prazo.
Moçambique

Fitch mantém Moçambique em default

A agência Fitch mantém Moçambique em default desde novembro de 2016, quando o país começou a falhar os pagamentos da emissão de 727,5 milhões de dólares de dívida soberana.
BCP

Moody's mantém o rating do BCP

A agência de notação financeira Moody´s manteve hoje em 'B1' o 'rating' de depósitos de longo prazo e da dívida sénior do BCP, mas reviu em alta a perspetiva de 'estável' para 'positivo'.
Rating

Aumento do salário mínimo não prejudicou economia

134
A Standard & Poor's considerou que algumas medidas compensaram parte dos custos adicionais para os empregadores do aumento do salário mínimo.
Agências de Rating

Governo mantém política orçamental, diz Ministério

A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Agências de Rating

S&P mantém rating da dívida e perspetiva estável

Agência admite melhorar rating se a dívida cair mais depressa que o previsto. Mas sinaliza que também pode fazer o contrário, se a economia sofrer com "desvios significativos de políticas".
Brasil

Brasil vai crescer 2,5% este ano e 2,7% em 2019

A Fitch previu que a economia brasileira cresça 2,5% este ano e 2,7% no próximo ano, alicerçada na retoma do consumo privado e numa contração mais ligeira do investimento.
Novo Banco

Moody's aprova injeção de capital no Novo Banco

A Moody's considera positiva uma possível injeção de capital estatal no Novo Banco. A agência de rating acredita que a recapitalização pode ajudar a acelerar a redução do risco do balanço do banco.
Caixa Geral de Depósitos

Moody's melhora 'rating' da CGD

Esta terça-feira, a Moody's melhorou numa nota, de 'B1' para 'Ba3', o 'rating' que atribui à Caixa Geral de Depósitos, com perspetiva estável, devido aos resultados "acima do esperado".
Brasil

Fitch baixa "rating" do Brasil

A agência de notação financeira Fitch desceu o 'rating' do Brasil para BB-, citando "elevados e persistentes" défices orçamentais, a crescente dívida pública e a falta de reformas estruturais.
Agências de Rating

Especial/ Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Angola

Moody's prepara descida do rating de Angola

A Moody's está a preparar-se para descer o rating de Angola. Em outubro de 2017, a agência de notação financeira já tinha recuado o rating angolano para B2.
Rating

Moody's: Portugal "está prestes" a sair do lixo

101
A Moody's está a preparar-se para retirar Portugal do "lixo" em abril. A agência realçou as "melhorias notáveis" nas contas públicas e na economia mas alertou para a dívida elevada.
Rating

Portugal vai continuar a ser dos mais vulneráveis

Agência de notação Moody's, a única que mantém o "rating" de Portugal em "lixo", avisa que apesar das boas notícias a dívida continua "muito elevada" e o país vai continuar vulnerável nos mercados.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Brasil

S&P baixa classificação do Brasil para BB-

A Standard & Poor's baixou a classificação do Brasil para BB-, com "perspetiva estável". A agência refere que "uma das principais fraquezas" do país é o atraso na aprovação do ajuste fiscal.
Angola

Moody's: reestruturação da dívida é 'default'

A agência de notação financeira Moody's avisou Angola de que a reestruturação da dívida equivale a 'default'. A agência diz que a renegociação dos empréstimos bilaterais evidencia os riscos.
Banca

Banca. Ativos fracos travam subida do rating

Agência Fitch reconhece que a banca portuguesa melhorou, mas não chega para retirar o rating de alguns bancos do nível de lixo. Apesar da limpeza, créditos de má qualidade ainda valem 25% do PIB.
Venezuela

Venezuela. S&P declara incumprimento de pagamento

A agência Standard & Poor's declarou o incumprimento do pagamento de um título com vencimento em 2018 por parte da Venezuela. A agência baixou a classificação da dívida venezuelana de CC para D.
Agências de Rating

Moody's decide se sobe 'rating' de lixo em abril

A Standard & Poor's será a primeira a agência de notação financeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. A Moody's é a única que ainda mantém Portugal num nível de 'lixo'.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch mantém 'rating' da CGD

A agência explicou que a perspetiva 'positiva' do rating de longo prazo da CGD reflete "a melhoria do enquadramento económico em Portugal".
Fitch

Fitch não tira BCP e Caixa de "lixo", para já

Agência de "rating" que deixou de considerar de "alto risco" o investimento na dívida da República, atribuiu perspetiva "positiva" aos "ratings" do BCP e da Caixa mas, para já, não melhorou a notação.
PCP

PCP diz que agências de 'rating' não são rigorosas

459
O secretário-geral do PCP diz que as agências de notação financeira "não são rigorosas" e que se o país está a crescer é graças ao povo, que optou por uma política diferente da do PSD/CDS-PP.
Fitch

Costa. Rating é resultado de boas políticas

258
O primeiro-ministro disse que a subida do 'rating' português pela agência de notação financeira Fitch não é "fruto de milagres", mas das boas políticas que estão a ser seguidas.
Catarina Martins

Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas"

307
Catarina Martins disse que Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas" das instituições europeias e das agências de rating, mas de aproveitar o bom momento para lançar outra estratégia.
Agências de Rating

Finanças destacam subida nunca vista do rating

216
O Ministério das Finanças diz que a subida em dois escalões da nota atribuída à dívida portuguesa pela Fitch nunca tinha sido feita antes pelas principais agências de rating.
Mercados Financeiros

Fitch (também) tira a dívida de Portugal de "lixo"

826
"Reformas estruturais anteriores, recuperação económica cíclica e melhoria significativa nas condições de financiamento" justificam subida de dois níveis.
Mercados Financeiros

Juros abaixo dos de Itália à espera da Fitch

Analistas acreditam que a agência irá tirar a dívida de Portugal de "lixo". TVI24 adianta que a subida irá mesmo confirmar-se.
Brasil

Brasil vai crescer 1% em 2017 e 2,6% até 2020

A agência de notação financeira Fitch reviu em alta a estimativa de crescimento para a economia brasileira este ano, de 0,6% para 1%, acelerando para 2,6%, em média, nos dois anos seguintes.
Angola

Moody's: descida do rating de Angola é improvável

Risco político desceu com a eleição de João Lourenço, argumenta a agência de notação financeira, considerando que "uma descida do 'rating' é improvável nos próximos anos".
Rating

ARC Ratings mantém rating estável para Portugal

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve o 'rating' de Portugal em 'BBB-' e a perspetiva estável, considerando o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão "proativa" da dívida.
Altice

Agência S&P ameaça cortar "rating" da Altice

Perspetivas menos otimistas da própria empresa, sobre os resultados operacionais, levam a agência S&P a atribuir um "outlook" negativo para a dívida da empresa dona da PT/Meo.
Fitch

"Provável" que Fitch também tire Portugal do lixo

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida europeia diz que "parece provável" que, depois da S&P, a agência Fitch também decida atribuir um "rating" de qualidade a Portugal, a 15 de dezembro.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Agências de Rating

DBRS tem dúvidas sobre economia e défice no futuro

A agência canadiana elogia crescimento recente mas manifesta "preocupação" com a economia e as contas públicas no longo prazo.
Angola

Moody's. Angola sofreu recessão de 0,7% em 2016

A agência Moody's antecipou que Angola sofreu uma recessão de 0,7% em 2016 e desceu o rating do país. Na semana passada, o novo Presidente da República disse que o país cresceu 0,1% no ano passado.
Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Orçamento do Estado

Moody's: Orçamento pode "dificultar consolidação"

A Moody's alertou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 pode "dificultar a consolidação futura" do país devido aos compromissos de despesa que o Governo assumiu.
Agências de Rating

Banca continua com pouco negócio apesar da retoma

Agência Moody's diz que a procura por crédito, que está em mínimos, não vai recuperar em 2018, apesar da melhoria da economia e da descida do desemprego.
Catalunha

Tensão na Catalunha pode descer 'rating' da região

A agência de notação financeira Standard & Poor's considerou que a tensão na Catalunha pode descer o 'rating' da região, mas não o de Espanha, e que a independência não deverá ser consumada.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Crédito

Moody's satisfeita com a proposta para malparado

A agência de 'rating' Moody's considerou positiva para o BCP, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco a criação de uma plataforma de gestão de crédito malparado.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Rating

Costa mais responsável pela "chegada do 'lixo'"

371
O ex-líder parlamentar do PSD lamentou que o Governo não tenha reconhecido o papel do anterior na subida do 'rating', considerando Costa "mais responsável pela chegada do 'lixo' do que pela limpeza.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Agências de Rating

Grécia vê subida de rating português como exemplo

O ministro das Finanças grego considerou que a dívida portuguesa ter saído do "lixo" é uma boa notícia, sublinhando que "é possível alcançar tal sucesso prosseguindo uma agenda progressiva".
Agências de Rating

Costa critica "debate mesquinho" sobre rating

327
António Costa recusa-se a entrar no debate "mesquinho" sobre quem contribuiu mais para a decisão da agência de rating. O primeiro-ministro alega que "os factos são os factos".
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta com BCP a subir

Depois da subida do rating português na sexta-feira, a bolsa de Lisboa está esta terça-feira em alta, com o BCP a subir e a Galp a descer. Em Wall Street, o Dow Jones atingiu um novo máximo.
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

676
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Mercados Financeiros

"Rating" acima de "lixo"? "Agradeçam ao BCE"

1.648
Colunista da Bloomberg não alinha em euforias. A dívida (de perto de 130%) é "completamente insustentável" e isso só não é um problema porque o banco central já é dono de quase um terço da dívida.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4.441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Rating. Marcelo avisa que "há outras batalhas"

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os portugueses e o atual e anterior governos pela subida do rating da dívida portuguesa. O Presidente da República adverte ainda que "há outras batalhas pela frente".
Economia

Analistas. Rating deverá atrair investidores

Vários analistas ficaram surpreendidos com a saída de Portugal do nível 'lixo' e acham que vai aumentar o interesse dos investidores em Portugal. Antecipam ainda a redução das taxas de juro da dívida.
Agências de Rating

Cristas sublinha sacrifícios dos portugueses

368
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, voltou a defender que quem fez sacrifícios para tirar Portugal do "lixo" e não compreende que o atual primeiro-ministro reclame todo o mérito.
Rating

Subida do rating abre "novas oportunidades"

O ministro dos Negócios Estrangeiros explicou este domingo que saída do nível "lixo" abre novas possibilidades de investimento internacional para a dívida pública portuguesa.
Rating

Passos acusa Costa de "sectarismo e mesquinhez" 

543
Em causa está a ausência de qualquer referência da parte de António Costa ao papel do anterior governo PSD/CDS na subida do rating de Portugal.
Rating

Arménio Carlos. Subida do rating era "inevitável" 

O secretário-geral da CGTP disse este sábado que revisão em alta do rating de Portugal não tinha como não acontecer, tendo em conta a evolução positiva da economia nacional.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site