271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Agências de Rating

Agências de Rating

"Confiamos que Portugal vai usar bem" a 'bazuca'

839
Sarah Carlson, vice-presidente da Moody's que segue a economia portuguesa, sublinha em entrevista que os fundos europeus serão uma "oportunidade de uma vida" para fazer a economia portuguesa crescer.
Agências de Rating

Moody's. Reformas da troika vão ajudar na retoma

103
Agência Moody's diz que "bazuca" europeia é uma "oportunidade de uma vida" para melhorar o "fraco crescimento potencial da economia" nacional e a convergência dos rendimentos com a média europeia.
Turismo

Turismo português recuperará totalmente, diz DBRS 

171
Apesar de o setor enfrentar mais um "ano difícil" em 2021, o turismo recuperará sem grandes mudanças dado que "as características que tornaram Portugal atrativo manter-se-ão durante muito tempo".
Fitch

Fitch: pico da dívida pública já passou

O pico do rácio da dívida pública em Portugal face ao PIB foi em 2020. A Fitch estima um rácio de 133,5% em 2021, menos 0,2% do que o ano passado, que dá "conforto relativo a médio prazo".
Desastres Naturais

Moçambique. Eventos climáticos trazem riscos 

A agência de 'rating' Standard & Poor's alertou para uma "influência adversa de fatores ambientais" em Moçambique. Em 2019, o país foi atingido pelo "maior ciclone de sempre registado em África".
Novo Banco

Fitch espera injeção de capital no Novo Banco

Agência de rating diz que a clareza acerca da injeção de capital no Novo Banco ajudaria os bancos portugueses em 2021. No dia 25 de novembro, o PSD votou contra injeção de 476 milhões no Novo Banco.
Agências de Rating

Itália terá "roubado" turistas a Portugal no verão

Agência de rating DBRS estima que, entre os países do sul da Europa, onde o turismo "quebrou", Itália beneficiou de ter baixado os números da pandemia e de ter ligações rodoviárias a grandes mercados.
Fitch

Fitch prevê queda da economia mundial de 3,7%

De acordo com a Fitch, a vacina para a Covid-19 "providencia o caminho para a recuperação", aumentando "a perspetiva para uma descida significativa da crise de saúde global a meio de 2021".
Fitch

Fitch espera deterioração dos ativos da banca

A agência de rating Fitch espera uma "deterioração aguda" da qualidade dos ativos da banca portuguesa em 2021, devido à grande exposição a moratórias de crédito.
Fitch

África subsaariana. Mercados financeiros reabriram

A Costa do Marfim emitiu mil milhões de euros com uma maturidade a 12 anos. É o primeiro país da África subsaariana a regressar aos mercados financeiros em contexto de pandemia.
Agências de Rating

Preço das casas aguenta-se em 2020 mas cai em 2021

112
Agência Moody's indicou, num relatório publicado esta segunda-feira, que os preços das casas na Europa devem cair, sobretudo, nos países do sul, mais dependentes do turismo.
Fitch

Fitch mantém rating de Portugal em BBB

Segundo a agência, a perspetiva estável reflete a convicção da agência de que, "depois do aumento agudo deste ano, a dívida pública vai voltar a uma trajetória descendente com o tempo".
Resposta Pronta

Avisos da Moody's. "Dados são piores do quem 2009"

António Afonso, economista e professor do ISEG, alerta que é preciso dar "atenção ao que os mercados de capitais vão dizendo" e defende que dependência das PME vai dificultar a recuperação económica.
Agências de Rating

Fitch pede ao Montepio que execute plano de cortes

Agência de "rating" decidiu manter a notação do banco, não vendo um "risco imediato" em relação ao impacto da pandemia. Mas avisa que os rácios de capital e a eficiência precisam de ser reforçados.
Agências de Rating

DBRS. Banca nacional é a que tem mais moratórias

A agência de "rating" DBRS Morningstar disse que os bancos portugueses têm a maior proporção de moratórias do total bruto de créditos, de entre 45 bancos europeus analisados.
Fitch

Situação na Zâmbia pode causar falências em África

A Fitch desceu o rating da Zâmbia na semana passada, considerando que "a suspensão dos pagamentos dos juros sobre as três emissões de dívida faria o rating descer para 'Default Seletivo'".
Coronavírus

DBRS mantém rating e perspetiva estável

A agência de notação financeira canadiana DBRS manteve o 'rating' de Portugal em BBB (alto), com perspetiva estável, mas assinala o impacto "severo" que a pandemia tem tido na economia.
Agências de Rating

DBRS divulga rating de Portugal

A agência de notação financeira DBRS deverá pronunciar-se sobre o rating de Portugal depois de em março mantido a classificação de BBB, mas assinalando vulnerabilidade da economia portuguesa.
Rating

S&P mantém "rating" de Portugal em "BBB"

A agência de notação financeira Standard & Poors manteve o "rating" da dívida pública portuguesa em "BBB" (nível de investimento) e a perspetiva como estável.
Agências de Rating

Agência S&P divulga rating de Portugal

Em abril, apesar do impacto da Covid-19 no rating, a agência elogiou as autoridades portuguesas pelo sucesso na estabilização e taxas de mortalidade na pandemia do novo coronavírus.
Fitch

Clima pode obrigar bancos a aumentar capital

Segundo a agência de rating Fitch, o Banco Central Europeu é para já o único regulador a deixar claro que vai avaliar o impacto dos cenários climáticos na adequação do capital dos bancos.
Angola

Fitch desce "rating" de Angola

A agência de notação financeira indica que há uma possibilidade real de Incumprimento Financeiro em Angola, devido ao significativo aumento da dívida pública e deterioração das finanças públicas.
Angola

Fitch agrava previsão de recessão em Angola

A consultora Fitch Solutions reviu a estimativa de crescimento económico para Angola, agravando a previsão de recessão este ano de 2,3% para 4%.
Fitch

Cabo Verde, Angola e Moçambique com maior dívida 

183
A Fitch Ratings disse que entre os cinco países com um maior rácio da dívida sobre o PIB na África subsaariana estão Angola, Cabo Verde e Moçambique, todos acima de 100%.
Fitch

Alívio da dívida à China ajuda Angola e Moçambique

O jornal económico angolano Expansão noticiou que Angola tinha já acordado com a China um diferimento nos pagamentos de dívida no valor de 21,7 mil milhões de dólares (19,3 mil milhões de euros).
Banca

Fitch alerta para subida da dívida portuguesa

A agência de "rating" afirma que "o recente estímulo orçamental de Portugal irá levar a dívida pública mais alto do que na crise das dívidas soberanas da zona euro".
Banca

DBRS. Provisões para riscos de crédito são baixas

A agência DBRS considera "relativamente baixas" as provisões do custo do risco de crédito feitas pela banca portuguesa, italiana e espanhola, que refletiram apenas o impacto inicial da pandemia.
Coronavírus

Rating e perspetiva de Portugal ficam inalterados

A agência de notação financeira Fitch não se pronunciou sobre o rating ou sobre a perspetiva de Portugal, mantendo a classificação de BBB e perspetiva estável sobre a dívida pública portuguesa.
Fitch

Fitch deve pronunciar-se sobre rating de Portugal

A agência alerta que a "pequena e aberta economia de Portugal, com a sua alta dependência do turismo, está exposta a riscos negativos provenientes da severidade da pandemia".
Coronavírus

Covid-19. Fitch corta 'rating' de Itália para BBB-

111
Agência de notação financeira justifica decisão com o impacto da pandemia da Covid-19 na estabilidade financeira do país, onde já morreram mais de 27 mil pessoas vítimas da infeção.
Coronavírus

Fitch pode baixar "ratings" da banca europeia

A agência aponta que, nesse cenário, "o PIB [Produto Interno Bruto] observaria ainda maiores contrações e a recuperação seria atrasada e mais lenta, resultando num número maior de devedores".
Coronavírus

Porque estão as agências de "rating" tão caladas?

Países agravam previsões de recessão mas, em contraste com a última crise, as agências de "rating" têm-se contido em comentários e, sobretudo, em cortes de notação da dívida. Até quando será assim?
Agências de Rating

Moody's: "É um enigma Portugal não crescer mais" /premium

4281
O Estado deve conseguir um excedente orçamental este ano, mas ao olhar para a composição da despesa pública, formou-se nos últimos anos uma maior "rigidez", alerta a agência Moody's, em entrevista.
Angola

Moeda angolana desvaloriza em 2020

Os consultores da Fitch Solutions antecipam que a moeda nacional angolana continue a desvalorizar-se. Previsões apontam para que moeda passe a valer 524,4 kwanzas por dólar em 2020 e 575,8 em 2021.
Fitch

Fitch pode melhorar o rating de Portugal

A Fitch pode melhorar o rating de Portugal, após os avanços alcançados pelo país nas finanças públicas e na expectativa de que a trajetória de redução da dívida pública será mantida no médio prazo.
Fitch

Fitch mantém classificação "AA" para Macau

A Fitch anunciou que manteve a classificação de 'AA' para a economia de Macau, destancando as fortes finanças da região, no entanto, a perspetiva para o próximo ano passou de estável para negativa.
Agências de Rating

Banca. Redução de crédito malparado é "prioridade"

A agência de "rating" canadiana DBRS considera que "a redução do crédito malparado e ativos não essenciais continuará a ser uma prioridade chave", atribuindo a sua posição à "qualidade dos ativos".
Angola

Fitch: Angola com perspetiva negativa de economia

Perspetiva de Evolução Negativa para a economia de Angola prende-se com a "deterioração das métricas da dívida, a contínua queda das reservas internacionais e a lenta recuperação económica", diz Fitch
Crise em Moçambique

Moçambique. País vai tentar acordo com credores

Moçambique contraiu dívidas de elevado valor, mas "o desenvolvimento de uma capacidade massiva de exportação de gás natural liquefeito vai melhorar as finanças públicas", diz agência "Fitch".
Moçambique

Fitch melhora crescimento de Moçambique para 2%

A Fitch melhorou as previsões para Moçambique, considerando que o crescimento "deve acelerar gradualmente no seguimento da reconstrução pós-ciclone e nos investimentos no setor do gás".
Moçambique

Agência S&P tira Moçambique do nível "default"

A agência de notação financeira Standard & Poor's melhorou o 'rating' de Moçambique para CCC+, retirando-o da categoria de Incumprimento Financeiro ('default').
Fitch

Fitch mantém rating de Portugal em 'BBB'

O rating de Portugal mantém-se em 'BBB', o segundo nível da categoria de investimento, com perspetiva positiva, "suportada pela melhoria das contas públicas".
Moçambique

Moçambique perspetiva subida de rating

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano diz crer que "rating" internacional ainda vai subir. Em causa esta a assinatura da decisão final de investimento relativa a um megaprojeto de gás.
Agências de Rating

ARC Ratings melhora perspetiva de Portugal

"A ACR Ratings mudou o outlook [perspetiva] de positivo para estável e confirmou o rating de 'BBB' de longo prazo", afirma a agência em comunicado.
Macau

Macau. Fitch confiante no mercado de massas

O mercado de massas, que representou 53% das receitas, continua a registar um "crescimento de dois dígitos e é o menos afetado pelos riscos a que o segmento VIP está exposto", confirmou a Fitch.
Brexit

Rating do Reino Unido cai devido ao Brexit

A agência de notação Moody's desceu a perspetiva do 'rating' do Reino Unido para 'negativa' devido à instabilidade política causada pela perspetiva da saída do país da União Europeia.
Moçambique

Fitch atribui rating CCC a Moçambique

"O rating de CCC reflete as contínuas vulnerabilidades da dívida do setor público empresarial", escreveram os analistas que retiraram Moçambique da lista de países em incumprimento financeiro.
Fitch

Venda da Cabo Verde Airlines pode ser prejudicada

"Acreditamos que esta intenção pode ser prejudicada pela existência de um pequeno mercado interno e limitado interesse dos investidores estrangeiros", escreveram os analistas da Fitch.
Angola

Angola. Economia cresce 0,4% este ano

Angola deverá conseguir evitar uma nova recessão este ano, crescendo 0,4% e acelerando para 2% em 2020, estimam analistas da Fitch. No entanto, mantém uma Perspetiva de Evolução Negativa.
Fitch

Fitch sobe rating da CGD

Para a CGD, a agência de notação financeira subiu o rating de longo prazo de BB para BB+. Para o BCP, melhorou a perspetiva do rating, de estável para positiva. Já para o BPI, manteve a avaliação.
Política

Moody's. Reforço do PS garante disciplina fiscal

A vitória e o reforço da posição do PS no parlamento significa que o Governo estará menos sujeito a pressões para aumentar a despesa, salienta a agência de notação.
Fitch

Fitch. Bancos melhoram ativos e sofrem pressão

Agência de rating considerou que, com base nos resultados do 1.º semestre deste ano, bancos portugueses demonstram uma melhoria contínua da qualidade de ativos e uma crescente pressão para ter lucro.
Agências de Rating

DBRS diz aos mercados que "vem aí mais do mesmo"

205
Agência de "rating" diz que "sem uma maioria absoluta, o PS deverá formar uma coligação semelhante à que existe no atual Governo". Política seguida desde 2011 vai continuar a ser seguida, diz DBRS.
Mercados Financeiros

Agência de "rating" DBRS sobe rating de Portugal

101
Agência canadiana, que perdeu importância para Portugal desde que as principais agências tiraram as suas notações de "lixo", decidiu melhorar a notação de risco da dívida portuguesa.
Hong Kong

Fitch desce "rating" de Hong Kong após protestos

Segundo a agência de notação financeira, os protestos "prejudicaram de forma duradoura a perceção internacional da qualidade e eficácia do sistema de governação e do Estado de Direito de Hong Kong".
Porto

Fitch sobe a classificação financeira do Porto

A agência de notação financeira Fitch subiu a classificação do rating da cidade do Porto de "estável" para "positiva" e alterou a classificação das dívidas interna e externa de longo prazo para BBB.
Petróleo

Petrolíferas com interesse renovado em África

A consultora Fitch antevê um renovado interesse das petrolíferas e gasistas internacionais nos mercados emergentes, entre os quais está a África subsariana.
Rating

Fitch sobe perspetiva de Portugal para positiva

A próxima avaliação da agência de notação financeira será feita em novembro. A subida na perspetiva pode significar uma futura subida no rating que, para já, mantém-se em BBB.
Agências de Rating

DBRS sobe perspetiva da dívida portuguesa

"O défice orçamental está a aproximar-se lentamente do equilíbrio e o rácio dívida pública/PIB está a descer a um ritmo saudável", entende a DBRS. Governa congratula-se com efeitos de juros baixos.
Espanha

S&P alerta sobre incerteza política de Espanha

A agência de notação financeira Standard & Poor's mantém o rating da Espanha em ''notável baixo'', manifestando dúvidas sobre as capacidades do próximo governo.
Agências de Rating

Bancos portugueses ainda enfrentam "obstáculos"

A agência de 'rating' Standard&Poor's (S&P) considera que os bancos portugueses continuam a "enfrentar obstáculos" na capacidade de gerarem lucros e de melhorarem a sua eficiência.
Montepio

Fitch corta "rating" do Montepio para B-

Em comunicado, a Fitch deu conta do corte na notação do banco de B+ para B- na "dívida sénior de longo prazo não garantida", mas não alterou o 'rating' dos outros segmentos do banco.
Angola

S&P estima que Angola deverá crescer 2% este ano

A agência de notação financeira passa, no entanto, a Perspetiva de Evolução da economia de Estável para Negativa, mantendo o rating em "lixo", abaixo do nível de recomendação de investimento.
Dívida Pública

Dívida e crédito. Portugal mantém nível estável

O vice-presidente da agência de notação financeira, confirma que Portugal apresenta "uma tendência estável na nossa classificação, o que sugere que os riscos são em geral equilibrados".
Fitch

Fitch. Há mais ratings que devem piorar 

A agência financeira Fitch disse que o número de países com perspetiva de verem o seu 'rating' degradado na África Subsaariana é superior ao dos países que devem ter a avaliação de crédito melhorada.
Fitch

Brasil. Fitch prevê crescimento moderado até 2020

A Fitch prevê um crescimento económico anual do Brasil moderado, acima de 2%, até 2020. O crescimento dependerá de fatores externos e da agenda económica do recém-empossado Presidente Jair Bolsonaro.
Fitch

Fitch tira Angola dos países sob observação

A agência de notação financeira Fitch retirou Angola da lista de países sob observação, após ter decidido manter a opinião sobre a qualidade do crédito em B, com Perspetiva de Evolução Estável.
Fitch

Fitch antecipa recessão de 0,1% em Angola

A agência Fitch antecipa uma recessão de 0,1% este ano e crescimento de 2,5% em 2019, antevendo uma maior consolidação orçamental em 2019 e 2020, através da implementação do IVA em junho de 2019.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch sobe 'rating' da CGD

O banco público diz que esta subida "reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas".
Moçambique

Dívida pública vai chegar a 102,5% do PIB este ano

Através da análise à economia moçambicana a agência financeira Fitch prevê que a dívida pública do país chegue a 102,5% do PIB este ano, ao passo que a economia deverá crescer 3,5% este ano.
Fitch

Fitch. OE reflete que vem aí período eleitoral

Agência de "rating" emitiu comunicado de apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2019, comentando que "algumas despesas refletem a aproximação do período eleitoral".
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Agências de Rating

Moody's faz as pazes com o Zé Povinho. Rating sobe

270
A primeira agência a considerar a dívida portuguesa de "alto risco", em julho de 2011, tornou-se nesta sexta-feira a última a tirar a notação de "lixo". Efeito nos juros será limitado, mas positivo.
Economia

Agência Fitch melhora avaliação da dívida do BPI

A agência de notação financeira Fitch melhorou o rating da dívida de longo prazo do BPI de BBB- para BBB, com perspetiva estável, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.
Banca

S&P sobe rating do BCP, mas fica em "alto risco"

A agência de "rating" S&P está mais otimista em relação ao setor bancário em Portugal e decidiu melhorar a classificação de risco em um nível, insuficiente, porém, para sair de dívida de "alto risco".
Moçambique

Fitch mantém Moçambique em default

A decisão da Fitch em manter o rating de Moçambique no nível de incumprimento financeiro ('default') reflete as dúvidas em relação ao país
Presidente Trump

Fitch baixa previsões de crescimento mundial

As medidas protecionistas da administração norte-americana liderada por Trump atingiram um nível que afeta "substancialmente" a perspetiva de crescimento da economia mundial.
Mercado de Trabalho

Salário mínimo a subir não afetou competitividade

A Standard & Poor's constata que os custos laborais em Portugal continuam muito abaixo da média da zona euro, apesar dos aumentos do salário mínimo e não espera recuos na reforma das leis laborais.
Agências de Rating

S&P dá perspetiva positiva, mas não sobe rating já

Standard & Poor's não mexeu no rating da dívida portuguesa, mas mudou a perspetiva de estável para positiva. Ministério das Finanças diz que é resultado de políticas de Governo.
Grécia

Fitch melhora rating da dívida grega

A agência de notação financeira Fitch assinala que o setor bancário grego apresenta melhorias, o que levou a que a relação com os credores europeus também "melhorasse substancialmente".
Angola

Fitch melhora perspectiva da economia de Angola

A agência de notação financeira Fitch melhorou a Perspetiva de Evolução da Economia de Angola de Negativa para Estável, mantendo o 'rating' da qualidade do crédito soberano em B.
Eurogrupo

Acordo do Eurogrupo alivia dívida da Grécia

O acordo do último Eurogrupo para conclusão do terceiro resgate grego e as medidas de alívio da dívida "melhoram a sustentabilidade a longo prazo" da dívida pública da Grécia.
Agências de Rating

DBRS mantém "rating" do banco CGD

A empresa de notação financeira diz que a confirmação do rating reflete a sua visão de que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) conseguiu fazer face a alguns dos desafios.
Rating

Fitch mantém rating de Portugal acima do lixo

A agência de rating destaca os pontos fortes: controlo orçamental, dívida a baixar e desemprego a cair. Mas aponta fragilidades na banca e diz que Novo Banco vai ter custos em 2018 e 2019.
Espanha

DBRS. Risco orçamental de Espanha "está contido"

Segundo a agência de ranking DBRS, o crescimento económico espanhol "é resistente", apesar da instabilidade política poder continuar nos próximos meses.
Novo Banco

DBRS sobe "rating" do Novo Banco e está otimista

Notação continua em "lixo", mas já está num nível menos negativo -- e com perspetiva "positiva". Agência sublinha que o mecanismo acordo com o Fundo de Resolução ajuda a limpar o balanço.
Angola

Moody's desce 'rating' de Angola para B3 

A agência de notação financeira Moody's desceu esta sexta-feira o 'rating' de Angola, de B2 para B3, mudando a Perspetiva de Evolução de 'Negativa' para 'Estável'.
Agências de Rating

Moody's admite subir rating português

A agência de notação financeira Moody's disse este sábado que o 'rating' atribuído a Portugal será melhorado se concluir que os progressos alcançados a nível orçamental e económico são sustentáveis.
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Agências de Rating

DBRS sobe rating para segundo grau acima de "lixo"

Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Santander

DBRS melhora 'rating' do Santander Totta

A agência de rating melhorou o rating do Santander Totta e diz que o banco está a "solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal".
BCP

Moody's mantém o rating do BCP

A agência de notação financeira Moody´s manteve hoje em 'B1' o 'rating' de depósitos de longo prazo e da dívida sénior do BCP, mas reviu em alta a perspetiva de 'estável' para 'positivo'.
Agências de Rating

Governo mantém política orçamental, diz Ministério

A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Agências de Rating

S&P mantém rating da dívida e perspetiva estável

Agência admite melhorar rating se a dívida cair mais depressa que o previsto. Mas sinaliza que também pode fazer o contrário, se a economia sofrer com "desvios significativos de políticas".
Brasil

Brasil vai crescer 2,5% este ano e 2,7% em 2019

A Fitch previu que a economia brasileira cresça 2,5% este ano e 2,7% no próximo ano, alicerçada na retoma do consumo privado e numa contração mais ligeira do investimento.
Novo Banco

Moody's aprova injeção de capital no Novo Banco

A Moody's considera positiva uma possível injeção de capital estatal no Novo Banco. A agência de rating acredita que a recapitalização pode ajudar a acelerar a redução do risco do balanço do banco.
Brasil

Fitch baixa "rating" do Brasil

A agência de notação financeira Fitch desceu o 'rating' do Brasil para BB-, citando "elevados e persistentes" défices orçamentais, a crescente dívida pública e a falta de reformas estruturais.
Agências de Rating

Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Angola

Moody's prepara descida do rating de Angola

A Moody's está a preparar-se para descer o rating de Angola. Em outubro de 2017, a agência de notação financeira já tinha recuado o rating angolano para B2.
Rating

Moody's: Portugal "está prestes" a sair do lixo

101
A Moody's está a preparar-se para retirar Portugal do "lixo" em abril. A agência realçou as "melhorias notáveis" nas contas públicas e na economia mas alertou para a dívida elevada.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Brasil

S&P baixa classificação do Brasil para BB-

A Standard & Poor's baixou a classificação do Brasil para BB-, com "perspetiva estável". A agência refere que "uma das principais fraquezas" do país é o atraso na aprovação do ajuste fiscal.
Angola

Moody's: reestruturação da dívida é 'default'

A agência de notação financeira Moody's avisou Angola de que a reestruturação da dívida equivale a 'default'. A agência diz que a renegociação dos empréstimos bilaterais evidencia os riscos.
Banca

Banca. Ativos fracos travam subida do rating

Agência Fitch reconhece que a banca portuguesa melhorou, mas não chega para retirar o rating de alguns bancos do nível de lixo. Apesar da limpeza, créditos de má qualidade ainda valem 25% do PIB.
Venezuela

Venezuela. S&P declara incumprimento de pagamento

A agência Standard & Poor's declarou o incumprimento do pagamento de um título com vencimento em 2018 por parte da Venezuela. A agência baixou a classificação da dívida venezuelana de CC para D.
Agências de Rating

Moody's decide se sobe 'rating' de lixo em abril

A Standard & Poor's será a primeira a agência de notação financeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. A Moody's é a única que ainda mantém Portugal num nível de 'lixo'.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch mantém 'rating' da CGD

A agência explicou que a perspetiva 'positiva' do rating de longo prazo da CGD reflete "a melhoria do enquadramento económico em Portugal".
Fitch

Fitch não tira BCP e Caixa de "lixo", para já

Agência de "rating" que deixou de considerar de "alto risco" o investimento na dívida da República, atribuiu perspetiva "positiva" aos "ratings" do BCP e da Caixa mas, para já, não melhorou a notação.
Fitch

Costa. Rating é resultado de boas políticas

258
O primeiro-ministro disse que a subida do 'rating' português pela agência de notação financeira Fitch não é "fruto de milagres", mas das boas políticas que estão a ser seguidas.
Catarina Martins

Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas"

307
Catarina Martins disse que Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas" das instituições europeias e das agências de rating, mas de aproveitar o bom momento para lançar outra estratégia.
Agências de Rating

Finanças destacam subida nunca vista do rating

216
O Ministério das Finanças diz que a subida em dois escalões da nota atribuída à dívida portuguesa pela Fitch nunca tinha sido feita antes pelas principais agências de rating.
Mercados Financeiros

Fitch (também) tira a dívida de Portugal de "lixo"

826
"Reformas estruturais anteriores, recuperação económica cíclica e melhoria significativa nas condições de financiamento" justificam subida de dois níveis.
Mercados Financeiros

Juros abaixo dos de Itália à espera da Fitch

Analistas acreditam que a agência irá tirar a dívida de Portugal de "lixo". TVI24 adianta que a subida irá mesmo confirmar-se.
Brasil

Brasil vai crescer 1% em 2017 e 2,6% até 2020

A agência de notação financeira Fitch reviu em alta a estimativa de crescimento para a economia brasileira este ano, de 0,6% para 1%, acelerando para 2,6%, em média, nos dois anos seguintes.
Angola

Moody's: descida do rating de Angola é improvável

Risco político desceu com a eleição de João Lourenço, argumenta a agência de notação financeira, considerando que "uma descida do 'rating' é improvável nos próximos anos".
Rating

ARC Ratings mantém rating estável para Portugal

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve o 'rating' de Portugal em 'BBB-' e a perspetiva estável, considerando o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão "proativa" da dívida.
Altice

Agência S&P ameaça cortar "rating" da Altice

Perspetivas menos otimistas da própria empresa, sobre os resultados operacionais, levam a agência S&P a atribuir um "outlook" negativo para a dívida da empresa dona da PT/Meo.
Fitch

"Provável" que Fitch também tire Portugal do lixo

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida europeia diz que "parece provável" que, depois da S&P, a agência Fitch também decida atribuir um "rating" de qualidade a Portugal, a 15 de dezembro.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Agências de Rating

DBRS tem dúvidas sobre economia e défice no futuro

A agência canadiana elogia crescimento recente mas manifesta "preocupação" com a economia e as contas públicas no longo prazo.
Angola

Moody's. Angola sofreu recessão de 0,7% em 2016

A agência Moody's antecipou que Angola sofreu uma recessão de 0,7% em 2016 e desceu o rating do país. Na semana passada, o novo Presidente da República disse que o país cresceu 0,1% no ano passado.
Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Orçamento do Estado

Moody's: Orçamento pode "dificultar consolidação"

A Moody's alertou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 pode "dificultar a consolidação futura" do país devido aos compromissos de despesa que o Governo assumiu.
Agências de Rating

Banca continua com pouco negócio apesar da retoma

Agência Moody's diz que a procura por crédito, que está em mínimos, não vai recuperar em 2018, apesar da melhoria da economia e da descida do desemprego.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Agências de Rating

Grécia vê subida de rating português como exemplo

O ministro das Finanças grego considerou que a dívida portuguesa ter saído do "lixo" é uma boa notícia, sublinhando que "é possível alcançar tal sucesso prosseguindo uma agenda progressiva".
Agências de Rating

Costa critica "debate mesquinho" sobre rating

327
António Costa recusa-se a entrar no debate "mesquinho" sobre quem contribuiu mais para a decisão da agência de rating. O primeiro-ministro alega que "os factos são os factos".
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

676
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Rating. Marcelo avisa que "há outras batalhas"

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os portugueses e o atual e anterior governos pela subida do rating da dívida portuguesa. O Presidente da República adverte ainda que "há outras batalhas pela frente".
Agências de Rating

Cristas sublinha sacrifícios dos portugueses

368
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, voltou a defender que quem fez sacrifícios para tirar Portugal do "lixo" e não compreende que o atual primeiro-ministro reclame todo o mérito.
Agências de Rating

Rating. Esquerda desvaloriza, direita pede louros

PCP desvaloriza subida do "rating" e BE diz que não fará as negociações do Orçamento tendo em conta as agências. PSD e CDS falam em boa notícia e sublinham mérito dos dois governos.
Agências de Rating

Bruxelas avisa que é preciso continuar o caminho

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis considerou que a subida de "rating" de Portugal pela S&P constitui "um desenvolvimento muito positivo" e diz que é preciso continuar o caminho
Agências de Rating

Klaus Regling "feliz" com subida de "rating"

O diretor do fundo de resgate permanente da zona euro, Klaus Regling, mostrou-se "feliz", embora surpreendido, com a subida de 'rating' de Portugal, e advertiu que "o trabalho não terminou".
Agências de Rating

Subida de rating pode ser o "início de novo ciclo"

130
Presidente da CIP disse ao Observador que a subida do "rating" de Portugal é "o resultado dos sacrifícios que todos fizemos" e que as empresas "só se podem regozijar com esta boa notícia".
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Agências de Rating

"Virar política permitiu virar página do lixo"

719
O primeiro-ministro recolhe os louros da revisão da notação financeira de Portugal pela S&P e avisa que nada muda nas negociações do Orçamento. Foco continua na redução do défice e da dívida.
Agências de Rating

O "rating" saiu de "lixo". E agora?

800
O que é que muda para Portugal com esta decisão da S&P, a primeira das três grandes agências de notação a recolocar a dívida nacional em grau de investimento de qualidade?
Agências de Rating

Decisão da S&P reconhece o "progresso português"

Depois de a S&P ter tirado o “rating” de Portugal de “lixo”, Mário Centeno diz que "o Governo nunca duvidou que o progresso inequívoco que Portugal fez ao longo dos últimos anos seria reconhecido."
Agências de Rating

S&P tira "rating" de Portugal de "lixo"

2453
A agência S&P decidiu atribuir um "rating" de investimento a Portugal. A S&P, a quem Passos suspendeu o contrato em 2013, torna-se, agora, a primeira grande agência a tirar dívida do "lixo".
Bloco de Esquerda

Bloco. Condições de vida "valem mais" que rating

161
Catarina Martins afirma que as condições de vida das populações são o que "mede verdadeiramente" a situação económica do país, apesar das "boas notícias" da agência Moody's.
Angola

Moody's. Eleições em Angola mostram estabilidade

A agência de notação financeira Moody's considerou que o resultado das eleições em Angola demonstra estabilidade política, mas continua a haver "significativos desafios orçamentais e sociais".
EDP

Standard and Poor's melhora rating da EDP

A agência de notação financeira Standard and Poor's subiu esta terça-feira o rating de longo prazo da EDP - Energias de Portugal e da EDP Finance, de 'BB+' para 'BBB-', com perspetivas estáveis.
Fitch

Fiftch atenta à dívida para subir 'rating'

A agência de notação financeira Fitch está atenta à dívida pública portuguesa, às fraquezas da banca e ao desemprego, alertando para que Portugal fica abaixo de países com 'rating' de investimento.
Agências de Rating

Moody's tem metade dos países avaliados como lixo

O número de países avaliados pela Moody's como lixo chegou aos 50%, no ano passado. Em 2015, o valor da agência de notação financeira fixava-se nos 46%.
Fitch

Fitch. Passos lembra que "não é a primeira vez"

396
Passos está "satisfeito" com a alteração positiva do raiting da dívida pública pela Fitch, mas lembra que "não é a primeira vez" que Portugal fica à beira de sair do "lixo".
Fitch

Rating. Marcelo não quer "deslumbramentos"

Presidente da República,congratulou-se hoje com a "boa notícia" da Fitch, mas advertiu contra "deslumbramentos". É preciso esperar pela confirmação da agência de 'rating' e continuar a trabalhar.
Agências de Rating

Fitch. Rating fica em lixo mas com boa perspetiva

226
Rating volta aonde estava em 2015. Notação da Fitch voltou a ser conhecida antes do tempo, furando as regras. Mais crescimento e menos défice sustentam a nova perspetiva da agência.
África do sul

Moody's desce 'rating' da África do Sul

A agência de notação financeira Moody's desceu o 'rating' da África do Sul para Baa3, o último patamar antes do nível especulativo, geralmente conhecido como 'lixo'.
Agências de Rating

Subir rating? S&P quer saber se a retoma é a sério

Economista-chefe da Standard & Poor's esfria a expetativa de subida da nota da dívida portuguesa em breve. Primeiro é preciso avaliar a sustentabilidade do crescimento a médio prazo.
António Costa

Agências têm de subir rating para ser "credíveis"

3010
Governo encontrou "preconceito ideológico" na Europa, mas provou que há um caminho melhor. Em entrevista a jornal alemão, António Costa avisa agências que devem subir o rating de Portugal em breve.
Economia

Ministro espera subida no rating em breve

Manuel Caldeira Cabral espera que as agências de notação financeira melhorem o ratinho de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego e do défice.
Mercados Financeiros

Moody's corta rating chinês e causa ira do Governo

A capacidade da China de adaptar a economia e evitar uma crise da dívida é uma das grandes questões para a economia mundial. Moody's está preocupada e fez o primeiro corte de "rating" desde Tianamen.
Agências de Rating

Moody's tem pouca fé no crescimento a longo prazo

493
O que falta para Portugal sair do "lixo"? Que o equilíbrio das contas públicas e a redução da dívida "acelere de forma significativa". "Crescimento muito mais forte" também ajudaria.
CDS-PP

Cristas. Níveis de rating são sinais de regressão

A presidente do CDS-PP considerou ser sinal de que o país está a regredir o facto de as agências de notação financeira manterem os níveis de rating de Portugal.
Mercados Financeiros

Zé Povinho e Moody's não fazem as pazes tão cedo

A Moody's, que volta a pronunciar-se sobre Portugal, foi a primeira, em 2011, a colocar o "rating" no "lixo". Na altura, a fábrica Bordallo Pinheiro dedicou-lhe um Zé Povinho. Que está para ficar.
A página está a demorar muito tempo.