Agências de Rating

Fitch

Fitch. OE reflete que vem aí período eleitoral

Agência de "rating" emitiu comunicado de apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2019, comentando que "algumas despesas refletem a aproximação do período eleitoral".
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3.678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Agências de Rating

Moody's faz as pazes com o Zé Povinho. Rating sobe

270
A primeira agência a considerar a dívida portuguesa de "alto risco", em julho de 2011, tornou-se nesta sexta-feira a última a tirar a notação de "lixo". Efeito nos juros será limitado, mas positivo.
Economia

Agência Fitch melhora avaliação da dívida do BPI

A agência de notação financeira Fitch melhorou o rating da dívida de longo prazo do BPI de BBB- para BBB, com perspetiva estável, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.
Banca

S&P sobe rating do BCP, mas fica em "alto risco"

A agência de "rating" S&P está mais otimista em relação ao setor bancário em Portugal e decidiu melhorar a classificação de risco em um nível, insuficiente, porém, para sair de dívida de "alto risco".
Moçambique

Fitch mantém Moçambique em default

A decisão da Fitch em manter o rating de Moçambique no nível de incumprimento financeiro ('default') reflete as dúvidas em relação ao país
Presidente Trump

Fitch baixa previsões de crescimento mundial

As medidas protecionistas da administração norte-americana liderada por Trump atingiram um nível que afeta "substancialmente" a perspetiva de crescimento da economia mundial.
Mercado de Trabalho

Salário mínimo a subir não afetou competitividade

A Standard & Poor's constata que os custos laborais em Portugal continuam muito abaixo da média da zona euro, apesar dos aumentos do salário mínimo e não espera recuos na reforma das leis laborais.
Agências de Rating

S&P dá perspetiva positiva, mas não sobe rating já

Standard & Poor's não mexeu no rating da dívida portuguesa, mas mudou a perspetiva de estável para positiva. Ministério das Finanças diz que é resultado de políticas de Governo.
Grécia

Fitch melhora rating da dívida grega

A agência de notação financeira Fitch assinala que o setor bancário grego apresenta melhorias, o que levou a que a relação com os credores europeus também "melhorasse substancialmente".
Angola

Fitch melhora perspectiva da economia de Angola

A agência de notação financeira Fitch melhorou a Perspetiva de Evolução da Economia de Angola de Negativa para Estável, mantendo o 'rating' da qualidade do crédito soberano em B.
Eurogrupo

Acordo do Eurogrupo alivia dívida da Grécia

O acordo do último Eurogrupo para conclusão do terceiro resgate grego e as medidas de alívio da dívida "melhoram a sustentabilidade a longo prazo" da dívida pública da Grécia.
Agências de Rating

DBRS mantém "rating" do banco CGD

A empresa de notação financeira diz que a confirmação do rating reflete a sua visão de que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) conseguiu fazer face a alguns dos desafios.
Rating

Fitch mantém rating de Portugal acima do lixo

A agência de rating destaca os pontos fortes: controlo orçamental, dívida a baixar e desemprego a cair. Mas aponta fragilidades na banca e diz que Novo Banco vai ter custos em 2018 e 2019.
Espanha

DBRS. Risco orçamental de Espanha "está contido"

Segundo a agência de ranking DBRS, o crescimento económico espanhol "é resistente", apesar da instabilidade política poder continuar nos próximos meses.
Novo Banco

DBRS sobe "rating" do Novo Banco e está otimista

Notação continua em "lixo", mas já está num nível menos negativo -- e com perspetiva "positiva". Agência sublinha que o mecanismo acordo com o Fundo de Resolução ajuda a limpar o balanço.
Angola

Moody's desce 'rating' de Angola para B3 

A agência de notação financeira Moody's desceu esta sexta-feira o 'rating' de Angola, de B2 para B3, mudando a Perspetiva de Evolução de 'Negativa' para 'Estável'.
Agências de Rating

Moody's admite subir rating português

A agência de notação financeira Moody's disse este sábado que o 'rating' atribuído a Portugal será melhorado se concluir que os progressos alcançados a nível orçamental e económico são sustentáveis.
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Agências de Rating

DBRS sobe rating para segundo grau acima de "lixo"

Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Santander

DBRS melhora 'rating' do Santander Totta

A agência de rating melhorou o rating do Santander Totta e diz que o banco está a "solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal".
BCP

Moody's mantém o rating do BCP

A agência de notação financeira Moody´s manteve hoje em 'B1' o 'rating' de depósitos de longo prazo e da dívida sénior do BCP, mas reviu em alta a perspetiva de 'estável' para 'positivo'.
Agências de Rating

Governo mantém política orçamental, diz Ministério

A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Agências de Rating

S&P mantém rating da dívida e perspetiva estável

Agência admite melhorar rating se a dívida cair mais depressa que o previsto. Mas sinaliza que também pode fazer o contrário, se a economia sofrer com "desvios significativos de políticas".
Brasil

Brasil vai crescer 2,5% este ano e 2,7% em 2019

A Fitch previu que a economia brasileira cresça 2,5% este ano e 2,7% no próximo ano, alicerçada na retoma do consumo privado e numa contração mais ligeira do investimento.
Novo Banco

Moody's aprova injeção de capital no Novo Banco

A Moody's considera positiva uma possível injeção de capital estatal no Novo Banco. A agência de rating acredita que a recapitalização pode ajudar a acelerar a redução do risco do balanço do banco.
Brasil

Fitch baixa "rating" do Brasil

A agência de notação financeira Fitch desceu o 'rating' do Brasil para BB-, citando "elevados e persistentes" défices orçamentais, a crescente dívida pública e a falta de reformas estruturais.
Agências de Rating

Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Angola

Moody's prepara descida do rating de Angola

A Moody's está a preparar-se para descer o rating de Angola. Em outubro de 2017, a agência de notação financeira já tinha recuado o rating angolano para B2.
Rating

Moody's: Portugal "está prestes" a sair do lixo

101
A Moody's está a preparar-se para retirar Portugal do "lixo" em abril. A agência realçou as "melhorias notáveis" nas contas públicas e na economia mas alertou para a dívida elevada.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Brasil

S&P baixa classificação do Brasil para BB-

A Standard & Poor's baixou a classificação do Brasil para BB-, com "perspetiva estável". A agência refere que "uma das principais fraquezas" do país é o atraso na aprovação do ajuste fiscal.
Angola

Moody's: reestruturação da dívida é 'default'

A agência de notação financeira Moody's avisou Angola de que a reestruturação da dívida equivale a 'default'. A agência diz que a renegociação dos empréstimos bilaterais evidencia os riscos.
Banca

Banca. Ativos fracos travam subida do rating

Agência Fitch reconhece que a banca portuguesa melhorou, mas não chega para retirar o rating de alguns bancos do nível de lixo. Apesar da limpeza, créditos de má qualidade ainda valem 25% do PIB.
Venezuela

Venezuela. S&P declara incumprimento de pagamento

A agência Standard & Poor's declarou o incumprimento do pagamento de um título com vencimento em 2018 por parte da Venezuela. A agência baixou a classificação da dívida venezuelana de CC para D.
Agências de Rating

Moody's decide se sobe 'rating' de lixo em abril

A Standard & Poor's será a primeira a agência de notação financeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. A Moody's é a única que ainda mantém Portugal num nível de 'lixo'.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch mantém 'rating' da CGD

A agência explicou que a perspetiva 'positiva' do rating de longo prazo da CGD reflete "a melhoria do enquadramento económico em Portugal".
Fitch

Fitch não tira BCP e Caixa de "lixo", para já

Agência de "rating" que deixou de considerar de "alto risco" o investimento na dívida da República, atribuiu perspetiva "positiva" aos "ratings" do BCP e da Caixa mas, para já, não melhorou a notação.
Fitch

Costa. Rating é resultado de boas políticas

258
O primeiro-ministro disse que a subida do 'rating' português pela agência de notação financeira Fitch não é "fruto de milagres", mas das boas políticas que estão a ser seguidas.
Catarina Martins

Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas"

307
Catarina Martins disse que Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas" das instituições europeias e das agências de rating, mas de aproveitar o bom momento para lançar outra estratégia.
Agências de Rating

Finanças destacam subida nunca vista do rating

216
O Ministério das Finanças diz que a subida em dois escalões da nota atribuída à dívida portuguesa pela Fitch nunca tinha sido feita antes pelas principais agências de rating.
Mercados Financeiros

Fitch (também) tira a dívida de Portugal de "lixo"

826
"Reformas estruturais anteriores, recuperação económica cíclica e melhoria significativa nas condições de financiamento" justificam subida de dois níveis.
Mercados Financeiros

Juros abaixo dos de Itália à espera da Fitch

Analistas acreditam que a agência irá tirar a dívida de Portugal de "lixo". TVI24 adianta que a subida irá mesmo confirmar-se.
Brasil

Brasil vai crescer 1% em 2017 e 2,6% até 2020

A agência de notação financeira Fitch reviu em alta a estimativa de crescimento para a economia brasileira este ano, de 0,6% para 1%, acelerando para 2,6%, em média, nos dois anos seguintes.
Angola

Moody's: descida do rating de Angola é improvável

Risco político desceu com a eleição de João Lourenço, argumenta a agência de notação financeira, considerando que "uma descida do 'rating' é improvável nos próximos anos".
Rating

ARC Ratings mantém rating estável para Portugal

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve o 'rating' de Portugal em 'BBB-' e a perspetiva estável, considerando o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão "proativa" da dívida.
Altice

Agência S&P ameaça cortar "rating" da Altice

Perspetivas menos otimistas da própria empresa, sobre os resultados operacionais, levam a agência S&P a atribuir um "outlook" negativo para a dívida da empresa dona da PT/Meo.
Fitch

"Provável" que Fitch também tire Portugal do lixo

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida europeia diz que "parece provável" que, depois da S&P, a agência Fitch também decida atribuir um "rating" de qualidade a Portugal, a 15 de dezembro.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Agências de Rating

DBRS tem dúvidas sobre economia e défice no futuro

A agência canadiana elogia crescimento recente mas manifesta "preocupação" com a economia e as contas públicas no longo prazo.
Angola

Moody's. Angola sofreu recessão de 0,7% em 2016

A agência Moody's antecipou que Angola sofreu uma recessão de 0,7% em 2016 e desceu o rating do país. Na semana passada, o novo Presidente da República disse que o país cresceu 0,1% no ano passado.
Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Orçamento do Estado

Moody's: Orçamento pode "dificultar consolidação"

A Moody's alertou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 pode "dificultar a consolidação futura" do país devido aos compromissos de despesa que o Governo assumiu.
Agências de Rating

Banca continua com pouco negócio apesar da retoma

Agência Moody's diz que a procura por crédito, que está em mínimos, não vai recuperar em 2018, apesar da melhoria da economia e da descida do desemprego.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Agências de Rating

Grécia vê subida de rating português como exemplo

O ministro das Finanças grego considerou que a dívida portuguesa ter saído do "lixo" é uma boa notícia, sublinhando que "é possível alcançar tal sucesso prosseguindo uma agenda progressiva".
Agências de Rating

Costa critica "debate mesquinho" sobre rating

327
António Costa recusa-se a entrar no debate "mesquinho" sobre quem contribuiu mais para a decisão da agência de rating. O primeiro-ministro alega que "os factos são os factos".
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

676
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4.441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Rating. Marcelo avisa que "há outras batalhas"

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os portugueses e o atual e anterior governos pela subida do rating da dívida portuguesa. O Presidente da República adverte ainda que "há outras batalhas pela frente".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)