Agências de Rating

Angola

Fitch melhora perspectiva da economia de Angola

A agência de notação financeira Fitch melhorou a Perspetiva de Evolução da Economia de Angola de Negativa para Estável, mantendo o 'rating' da qualidade do crédito soberano em B.
Eurogrupo

Acordo do Eurogrupo alivia dívida da Grécia

O acordo do último Eurogrupo para conclusão do terceiro resgate grego e as medidas de alívio da dívida "melhoram a sustentabilidade a longo prazo" da dívida pública da Grécia.
Agências de Rating

DBRS mantém "rating" do banco CGD

A empresa de notação financeira diz que a confirmação do rating reflete a sua visão de que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) conseguiu fazer face a alguns dos desafios.
Rating

Fitch mantém rating de Portugal acima do lixo

A agência de rating destaca os pontos fortes: controlo orçamental, dívida a baixar e desemprego a cair. Mas aponta fragilidades na banca e diz que Novo Banco vai ter custos em 2018 e 2019.
Espanha

DBRS. Risco orçamental de Espanha "está contido"

Segundo a agência de ranking DBRS, o crescimento económico espanhol "é resistente", apesar da instabilidade política poder continuar nos próximos meses.
Novo Banco

DBRS sobe "rating" do Novo Banco e está otimista

Notação continua em "lixo", mas já está num nível menos negativo -- e com perspetiva "positiva". Agência sublinha que o mecanismo acordo com o Fundo de Resolução ajuda a limpar o balanço.
Angola

Moody's desce 'rating' de Angola para B3 

A agência de notação financeira Moody's desceu esta sexta-feira o 'rating' de Angola, de B2 para B3, mudando a Perspetiva de Evolução de 'Negativa' para 'Estável'.
Agências de Rating

Moody's admite subir rating português

A agência de notação financeira Moody's disse este sábado que o 'rating' atribuído a Portugal será melhorado se concluir que os progressos alcançados a nível orçamental e económico são sustentáveis.
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Agências de Rating

DBRS sobe rating para segundo grau acima de "lixo"

Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Santander

DBRS melhora 'rating' do Santander Totta

A agência de rating melhorou o rating do Santander Totta e diz que o banco está a "solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal".
BCP

Moody's mantém o rating do BCP

A agência de notação financeira Moody´s manteve hoje em 'B1' o 'rating' de depósitos de longo prazo e da dívida sénior do BCP, mas reviu em alta a perspetiva de 'estável' para 'positivo'.
Agências de Rating

Governo mantém política orçamental, diz Ministério

A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Agências de Rating

S&P mantém rating da dívida e perspetiva estável

Agência admite melhorar rating se a dívida cair mais depressa que o previsto. Mas sinaliza que também pode fazer o contrário, se a economia sofrer com "desvios significativos de políticas".
Brasil

Brasil vai crescer 2,5% este ano e 2,7% em 2019

A Fitch previu que a economia brasileira cresça 2,5% este ano e 2,7% no próximo ano, alicerçada na retoma do consumo privado e numa contração mais ligeira do investimento.
Novo Banco

Moody's aprova injeção de capital no Novo Banco

A Moody's considera positiva uma possível injeção de capital estatal no Novo Banco. A agência de rating acredita que a recapitalização pode ajudar a acelerar a redução do risco do balanço do banco.
Brasil

Fitch baixa "rating" do Brasil

A agência de notação financeira Fitch desceu o 'rating' do Brasil para BB-, citando "elevados e persistentes" défices orçamentais, a crescente dívida pública e a falta de reformas estruturais.
Agências de Rating

Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Angola

Moody's prepara descida do rating de Angola

A Moody's está a preparar-se para descer o rating de Angola. Em outubro de 2017, a agência de notação financeira já tinha recuado o rating angolano para B2.
Rating

Moody's: Portugal "está prestes" a sair do lixo

101
A Moody's está a preparar-se para retirar Portugal do "lixo" em abril. A agência realçou as "melhorias notáveis" nas contas públicas e na economia mas alertou para a dívida elevada.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Brasil

S&P baixa classificação do Brasil para BB-

A Standard & Poor's baixou a classificação do Brasil para BB-, com "perspetiva estável". A agência refere que "uma das principais fraquezas" do país é o atraso na aprovação do ajuste fiscal.
Angola

Moody's: reestruturação da dívida é 'default'

A agência de notação financeira Moody's avisou Angola de que a reestruturação da dívida equivale a 'default'. A agência diz que a renegociação dos empréstimos bilaterais evidencia os riscos.
Banca

Banca. Ativos fracos travam subida do rating

Agência Fitch reconhece que a banca portuguesa melhorou, mas não chega para retirar o rating de alguns bancos do nível de lixo. Apesar da limpeza, créditos de má qualidade ainda valem 25% do PIB.
Venezuela

Venezuela. S&P declara incumprimento de pagamento

A agência Standard & Poor's declarou o incumprimento do pagamento de um título com vencimento em 2018 por parte da Venezuela. A agência baixou a classificação da dívida venezuelana de CC para D.
Agências de Rating

Moody's decide se sobe 'rating' de lixo em abril

A Standard & Poor's será a primeira a agência de notação financeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. A Moody's é a única que ainda mantém Portugal num nível de 'lixo'.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch mantém 'rating' da CGD

A agência explicou que a perspetiva 'positiva' do rating de longo prazo da CGD reflete "a melhoria do enquadramento económico em Portugal".
Fitch

Fitch não tira BCP e Caixa de "lixo", para já

Agência de "rating" que deixou de considerar de "alto risco" o investimento na dívida da República, atribuiu perspetiva "positiva" aos "ratings" do BCP e da Caixa mas, para já, não melhorou a notação.
Fitch

Costa. Rating é resultado de boas políticas

258
O primeiro-ministro disse que a subida do 'rating' português pela agência de notação financeira Fitch não é "fruto de milagres", mas das boas políticas que estão a ser seguidas.
Catarina Martins

Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas"

307
Catarina Martins disse que Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas" das instituições europeias e das agências de rating, mas de aproveitar o bom momento para lançar outra estratégia.
Agências de Rating

Finanças destacam subida nunca vista do rating

216
O Ministério das Finanças diz que a subida em dois escalões da nota atribuída à dívida portuguesa pela Fitch nunca tinha sido feita antes pelas principais agências de rating.
Mercados Financeiros

Fitch (também) tira a dívida de Portugal de "lixo"

826
"Reformas estruturais anteriores, recuperação económica cíclica e melhoria significativa nas condições de financiamento" justificam subida de dois níveis.
Mercados Financeiros

Juros abaixo dos de Itália à espera da Fitch

Analistas acreditam que a agência irá tirar a dívida de Portugal de "lixo". TVI24 adianta que a subida irá mesmo confirmar-se.
Brasil

Brasil vai crescer 1% em 2017 e 2,6% até 2020

A agência de notação financeira Fitch reviu em alta a estimativa de crescimento para a economia brasileira este ano, de 0,6% para 1%, acelerando para 2,6%, em média, nos dois anos seguintes.
Angola

Moody's: descida do rating de Angola é improvável

Risco político desceu com a eleição de João Lourenço, argumenta a agência de notação financeira, considerando que "uma descida do 'rating' é improvável nos próximos anos".
Rating

ARC Ratings mantém rating estável para Portugal

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve o 'rating' de Portugal em 'BBB-' e a perspetiva estável, considerando o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão "proativa" da dívida.
Altice

Agência S&P ameaça cortar "rating" da Altice

Perspetivas menos otimistas da própria empresa, sobre os resultados operacionais, levam a agência S&P a atribuir um "outlook" negativo para a dívida da empresa dona da PT/Meo.
Fitch

"Provável" que Fitch também tire Portugal do lixo

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida europeia diz que "parece provável" que, depois da S&P, a agência Fitch também decida atribuir um "rating" de qualidade a Portugal, a 15 de dezembro.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Agências de Rating

DBRS tem dúvidas sobre economia e défice no futuro

A agência canadiana elogia crescimento recente mas manifesta "preocupação" com a economia e as contas públicas no longo prazo.
Angola

Moody's. Angola sofreu recessão de 0,7% em 2016

A agência Moody's antecipou que Angola sofreu uma recessão de 0,7% em 2016 e desceu o rating do país. Na semana passada, o novo Presidente da República disse que o país cresceu 0,1% no ano passado.
Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Orçamento do Estado

Moody's: Orçamento pode "dificultar consolidação"

A Moody's alertou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 pode "dificultar a consolidação futura" do país devido aos compromissos de despesa que o Governo assumiu.
Agências de Rating

Banca continua com pouco negócio apesar da retoma

Agência Moody's diz que a procura por crédito, que está em mínimos, não vai recuperar em 2018, apesar da melhoria da economia e da descida do desemprego.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Agências de Rating

Grécia vê subida de rating português como exemplo

O ministro das Finanças grego considerou que a dívida portuguesa ter saído do "lixo" é uma boa notícia, sublinhando que "é possível alcançar tal sucesso prosseguindo uma agenda progressiva".
Agências de Rating

Costa critica "debate mesquinho" sobre rating

327
António Costa recusa-se a entrar no debate "mesquinho" sobre quem contribuiu mais para a decisão da agência de rating. O primeiro-ministro alega que "os factos são os factos".
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

676
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4.441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Rating. Marcelo avisa que "há outras batalhas"

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os portugueses e o atual e anterior governos pela subida do rating da dívida portuguesa. O Presidente da República adverte ainda que "há outras batalhas pela frente".
Agências de Rating

Cristas sublinha sacrifícios dos portugueses

368
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, voltou a defender que quem fez sacrifícios para tirar Portugal do "lixo" e não compreende que o atual primeiro-ministro reclame todo o mérito.
Agências de Rating

Rating. Esquerda desvaloriza, direita pede louros

PCP desvaloriza subida do "rating" e BE diz que não fará as negociações do Orçamento tendo em conta as agências. PSD e CDS falam em boa notícia e sublinham mérito dos dois governos.
Agências de Rating

Bruxelas avisa que é preciso continuar o caminho

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis considerou que a subida de "rating" de Portugal pela S&P constitui "um desenvolvimento muito positivo" e diz que é preciso continuar o caminho
Agências de Rating

Klaus Regling "feliz" com subida de "rating"

O diretor do fundo de resgate permanente da zona euro, Klaus Regling, mostrou-se "feliz", embora surpreendido, com a subida de 'rating' de Portugal, e advertiu que "o trabalho não terminou".
Agências de Rating

Subida de rating pode ser o "início de novo ciclo"

130
Presidente da CIP disse ao Observador que a subida do "rating" de Portugal é "o resultado dos sacrifícios que todos fizemos" e que as empresas "só se podem regozijar com esta boa notícia".
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1.455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Agências de Rating

"Virar política permitiu virar página do lixo"

719
O primeiro-ministro recolhe os louros da revisão da notação financeira de Portugal pela S&P e avisa que nada muda nas negociações do Orçamento. Foco continua na redução do défice e da dívida.
Agências de Rating

O "rating" saiu de "lixo". E agora?

800
O que é que muda para Portugal com esta decisão da S&P, a primeira das três grandes agências de notação a recolocar a dívida nacional em grau de investimento de qualidade?
Agências de Rating

Decisão da S&P reconhece o "progresso português"

Depois de a S&P ter tirado o “rating” de Portugal de “lixo”, Mário Centeno diz que "o Governo nunca duvidou que o progresso inequívoco que Portugal fez ao longo dos últimos anos seria reconhecido."
Agências de Rating

S&P tira "rating" de Portugal de "lixo"

2.453
A agência S&P decidiu atribuir um "rating" de investimento a Portugal. A S&P, a quem Passos suspendeu o contrato em 2013, torna-se, agora, a primeira grande agência a tirar dívida do "lixo".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)