A Baixa-Chiado está a perder a cor azul-bebé. A estação do Metropolitano de Lisboa deixou de se chamar Baixa-Chiado PT Bluestation em agosto de 2014, a programação cultural acabou e as luzes que enfeitavam o cais também desapareceram. A data do fim do acordo deu-se um ano antes do previsto no acordo entre a transportadora e a companhia telefónica, mas nem o metro nem a PT explicam porquê.

A Baixa-Chiado ganhou nova vida a 9 de setembro de 2011, altura em que passou a ter a referência à PT e se iniciou uma programação cultural regular naquele espaço. À data, foi anunciado que o contrato tinha a duração de quatro anos – acabando, portanto, em 2015. Ao Observador, o metro, através da sua assessoria de imprensa, afirma que “o contrato esteve em vigor durante 3 anos, tendo terminado em agosto de 2014”, o que contraria o que foi dito na cerimónia de mudança de nome, em 2011. Confrontado com esta questão, o metro deixou de responder.

Também a PT não esclarece o que levou ao fim do contrato. “Numa lógica de estratégia de presença de marcas optámos por não continuar com o patrocínio à estação do Chiado, tendo cumprido integralmente todas as nossas responsabilidades”, afirma ao Observador uma fonte da telefónica.

Apesar do acordo entre as duas empresas ter terminado em agosto do ano passado, a programação cultural já tinha terminado em novembro de 2013, sem aviso prévio e sem que o metro ou a PT tivessem dado qualquer explicação. O Observador também questionou a transportadora sobre este assunto, mas a resposta foi a mesma: silêncio.

Atualmente, os símbolos da PT ainda permanecem na quase totalidade dos sinais que indicam o nome da estação. Segundo o metro, a PT responsabilizou-se pela retirada dessa sinalética, mas não há um prazo para o fim desse trabalho. Nem a PT nem o metro quiseram, em nenhum momento desde 2011, revelar os montantes envolvidos na operação.

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