As regiões montanhosas da ilha da Madeira estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 100 quilómetros por hora, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as regiões montanhosas da ilha da Madeira estão sobre aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte entre as 10h00 de terça-feira e às 06h00 de quinta-feira.

O aviso amarelo emitido pelo IPMA levou já a Capitania do Porto do Funchal a prolongar até às até às 06h00 de quarta-feira o aviso de vento forte, apelando a que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo na costa norte.

“Recomenda-se que, na costa norte, os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, referiu ainda a Capitania do Porto do Funchal em comunicado.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para as ilhas da Madeira e Porto Santo devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 18h00 de terça-feira e as 00h00 de quinta-feira.