Acontece entre os dias 2 e 5 de março o World Mobile Congress (WMC) 2015, a maior feira para a indústria dos dispositivos móveis do mundo e um importante fórum sobre economia digital e mobile. O evento acontece na cidade de Barcelona, Espanha, e conta receber 90 mil pessoas, 2 mil expositores, 4 mil jornalistas e 160 representações governamentais de 200 países ao longo de quatro dias.
Há dois motivos pelos quais o World Mobile Congress se destaca no calendário de eventos tecnológicos do ano. O primeiro é o foco praticamente exclusivo em smartphones e gadgets num mercado cada vez mais diversificado e em pleno crescimento – de acordo com dados da empresa Juniper Research foram vendidos 1,2 mil milhões de smartphones em 2014, um recorde para a indústria. O outro motivo é que o evento mostra novos produtos que serão lançados no mercado a curto prazo, uma abordagem diferente de feiras como a Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (EUA), onde o conceito e inovação dos produtos é mais importante que o produto em si.
Além dos expositores de grandes empresas de tecnologia, também alguns nomes de peso vão estar presentes em apresentações para o público. São os casos de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, Sundar Pichai, responsável pelo sistema operativo Android da Google e Tom Wheele, presidente da Federal Communications Commission, órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos.
O Observador destaca alguns dos principais lançamentos aguardados para o World Mobile Congress. Quem sabe o seu próximo smartphone seja um deles.
HTC
Com o título “Utopia in Progress”, a empresa HTC enviou convites a jornalistas para um evento um dia antes da WMC onde se espera que seja anunciado o seu novo modelo, o HTC One M9. A página Techradar aponta para a possibilidade de a empresa anunciar também um aparelho maior com 5.2 polegadas chamado HTC One M9 Plus, com um ecrã de 2560×1440 pixels e um sensor de impressão digital.
We've got big things headed your way. Watch this space for exciting HTC news to come… pic.twitter.com/gkigYilbwR
— HTC (@htc) January 16, 2015
Samsung
Diversas páginas internacionais confirmam a chegada do Samsung Galaxy S6 e com algumas imagens filtradas do novo telemóvel. A própria Samsung fez um site no qual reúne alguns destes boatos. Entretanto, o Unbox Therapy apresentou esta sexta-feira aquele que afirma ser o “novo” S6:
O que se sabe até o momento é que neste domingo a empresa sul-coreana fará um evento onde realizará um grande anúncio, conforme divulgaram as redes sociais.
Want to be the first to know about #TheNextGalaxy? Tune into #Unpacked on Sunday to watch. http://t.co/t3LOLw3gwv pic.twitter.com/sr8sohYq0O
— Samsung Mobile (@SamsungMobile) February 27, 2015
Espera-se que o Galaxy S6 tenha o corpo inteiramente metálico, com um ecrã de 2560 x 1440 pixels, câmara traseira de 20MP (o Galaxy S5 tem 16MP), o Android Lollipop como sistema operativo e com um botão de identificação digital similar ao TouchID da Apple. Há rumores que apontam para o anúncio de uma variação do modelo com o ecrã curvado, tal como o modelo Galaxy Note Edge lançado no final do ano passado.
Sony
A Sony não anunciou nenhum painel na WMC, o que diminui as expetativas de quem aguarda o lançamento do Sony Xperia Z4. No entanto, é possível que a fabricante apresente alguma atualização para o Xperia Z2 Tablet ou para o relógio “inteligente” SmartWatch 3.
LG
Magna, Spirit, Leon e Joy. Estes são os nomes dos novos smartphones da LG a serem apresentados na WMC, anunciou a empresa. Os quatro telemóveis diferem no tamanho do ecrã, que varia entre 4 e 5 polegadas, pela qualidade da câmara frontal (que vai de 5MP ao padrão VGA) e pela autonomia da bateria.
Em comum, os modelos apresentarão algumas aplicações exclusivas do modelo LG G Flex 2, como o Glance View, que serve para visualizar a previsão do tempo, o relógio e as notificações recebidas ao deslizar o dedo no ecrã desativado, e o controle de gestos que ativa a câmara principal na hora de tirar selfies.
Microsoft
Apesar de a Microsoft ter anunciado uma conferência de imprensa para o dia 2 de março na WMC, pouco se sabe sobre o motivo do evento. Não há indícios do lançamento de possíveis substitutos para o Nokia Lumia 930, lançado no ano passado e considerado o que melhor representava o sistema operativo Windows Phone, e para o Nokia Lumia 1020, o telemóvel com uma câmara de 41 Megapixels.
Então o que esperar? O Techradar aponta para uma apresentação sobre o Windows 10 para telemóveis, o novo sistema operativo que substituirá o Windows Phone e que promete integrar o aparelho a todo o universo de dispositivos que o utilizador tenha da empresa Microsoft. Este rumor é reforçado pela presença de Sundar Pichai no evento. É de salientar que a empresa lançou uma versão gratuita experimental do Windows 10 para smartphones para quem queira testá-la antes do lançamento oficial, previsto para o final deste ano.
Huawei
A Huawei já confirmou que não vai lançar o Huawei Ascend P8 em Barcelona – prefere dedicar um evento exclusivo a ser realizado dia 15 de abril em Londres. No entanto, a empresa deverá mostrar ao mercado os seus novos tablets e wearables.
A Google pode aproveitar o World Mobile Congress como palco para a apresentação do Projeto Ara, um smartphone que o utilizador pode construir à medida do bolso e das necessidades práticas de cada pessoa, como um telemóvel feito por blocos. É possível que surjam mais novidades, incluindo uma apresentação do telemóvel ou da sua versão de demonstração. O site Newscentral avança que já foram fabricados mais de 50 módulos para a apresentação, incluindo um câmara principal de 5MP e uma frontal de 2MP feitas pela Toshiba.
Tablets
Na World Mobile Congress também há lugar para os tablets. A empresa SGP Technologies já confirmou o lançamento da versão em tablet do Blackphone, que pretende levar ao segmento a mesma tecnologia que tornou o telemóvel Blackphone um dos mais seguros do mercado.
O site Greenbot avança que a Sony pretende lançar o Xperia Z4 Tablet no dia 3 de março em Barcelona, conforme imagem filtrada na Xperia Lounge app. No entanto, nenhuma informação oficial foi confirmada.
As empresas LG e Samsung também podem estar a preparar outras surpresas para o evento, de acordo com as páginas Androidpit e Cnet.
Smartwatches
Mesmo que ainda não sejam um sucesso comercial em comparação aos telemóveis e tablets, os smartwatches tornaram-se símbolo de inovação na tecnologia e em Barcelona algumas empresas prometem mostrar as suas últimas apostas para o mercado.
É o caso da LG, que lançará os modelos LG Urbane e LG Urbane LTE, com ligação 4G, possibilidade de fazer chamadas e enviar mensagens. A Huawei também levará ao WMC um smartwatch e, segundo o diretor executivo da empresa Richard Yu, será “inovador e bonito” e “o mais perto de ter um smartphone no pulso”.
A página Greenbot relembra que a HTC prometeu um smartwatch para este ano em integração com as tecnologias de fitness da empresa Under Armour e a Samsung também pretende lançar um modelo com o sistema operativo Tizen, baseado na plataforma Linux.