Já não é novidade, nos últimos tempos, ver a arena do Campo Pequeno substituir os touros por produtos diversos e os toureiros por famílias às compras, nos recorrentes mercados que ali se têm organizado. O cenário repete-se a partir da próxima sexta-feira, 6 de março, em mais uma edição do (agora) chamado Mercado Gourmet & Vinhos.

A organização promete — a exemplo do que aconteceu em anos anteriores — uma variedade infindável de produtos portugueses. Com algumas novidades. A oferta de bebida, por exemplo, estará no primeiro andar do complexo, onde a entrada é gratuita. Para além dos vinhos, cuja importância está denunciada no nome do evento, estarão presentes produtores das muito em voga cervejas artesanais, bem como de licores, gins e diversos digestivos.

7078515

Um gesto a repetir ao longo do evento / Gonçalo Villaverde ©

Não convém abusar da supracitada oferta, no entanto. Primeiro, porque há escadas para descer em direção à arena, e depois porque juntar-se-ão nessa zona cerca de 140 pequenos produtores de diferentes géneros que merecem igual atenção.

Entre queijos, enchidos, chocolates, doçaria conventual, ervas aromáticas, patés ou conservas, vindos de todas as regiões do país, não há razão para voltar do certame de mãos a abanar, até porque um dos objetivos da organização é “sensibilizar o público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando atividades da microeconomia nacional, a preços justos e vantajosos”.

7 fotos

Quem não conseguir esperar por chegar a casa para provar as iguarias disponíveis, pode contar com a “Tasca do Mercado”, onde os petiscos disponíveis são elaborados com os produtos que por ali se vendem.

O evento decorrerá na Praça do Campo Pequeno, em Lisboa, entre 6 e 8 de março, das 11h00 às 21h00 (no domingo, 8 de Março, o recinto encerra às 20h30). A entrada no recinto custa 1€, valor dedutível em compras de valor igual ou superior a 8€. No primeiro andar, zona das bebidas, a entrada é gratuita.