Depois da habitual paragem de inverno, o restaurante São Gabriel, em Almancil, voltou a abrir ao público na semana passada. Além de algumas novidades no espaço — tanto a sala interior como a zona de esplanada foram renovadas — a casa ostenta agora a distinção com que foi brindada em novembro último: uma estrela Michelin.

O mérito é do chef Leonel Pereira e respetiva equipa. De notar que dos cinco restaurantes da região distinguidos pelo famoso guia dos pneumáticos, o São Gabriel é o único cuja cozinha é liderada por um algarvio, neste caso de Alcoutim, junto à fronteira, entre Mértola e Vila Real de Santo António.

SaoGabriel_Filete de sarda levemente fumada, aipo caramelizado, marmelada de cebola e molho de rábano

Filete de sarda levemente fumada, aipo caramelizado, marmelada de cebola e molho de rábano / Vasco Célio ©

O menu disponível, para já, é o último de 2014, enquanto a nova carta continua a ser preparada. A apresentação está prevista para o próximo mês, e dela deverão constar sabores mais primaveris. Para se ficar a conhecer melhor o restaurante e a que é que este se propõe, o próprio Leonel Pereira fez esta descrição:

“O São Gabriel propõe uma viagem pelo Algarve através dos sabores que marcaram a minha infância aqui nesta região. A inovação e a permanente procura de novas interpretações, nas texturas, sabores e aromas, permitem que cada experiência seja diferente e memorável. Tudo o que apresentamos aos nossos clientes requer da nossa parte uma exigência extrema, quer na confeção onde uma equipa​ inicialde ​12 cozinheiros trabalha diariamente, quer na sala, em que todos os detalhes estudados ao detalhe. A Estrela Michelin, não nos traz mais exigência no trabalho, porque esta já era uma constante, mas traz-nos a responsabilidade de sermos uma equipa regulada com grande precisão.”

LeonelPereira_Chef_JS_22022013-7384

Leonel Pereira, o homem que comanda os tachos na cozinha do São Gabriel.

Nome: São Gabriel
Morada: Estrada de Vale do Lobo, Quinta do Lago, Almancil.
Telefone: 28 939 4521
Horário: De terça a domingo das 19h00 às 22h30. Aos domingos também abre das 12h30 às 14h30.
Preço Médio: 75€
Reservas: Aceitam