Tal Danino é um engenheiro biológico que está a programar a genética das bactérias para combater os tumores. Sarah Sandman oferece experiências que permitem à comunidade partilhar arte. Trang Tran é um empresário que ensina os agricultores vietnamitas a utilizar o lixo biológico para produzir cogumelos. E Patience Mthunzi lidera uma equipa no Centro de Pesquisa Científica e Industrial em Pretória, na África do Sul, que se dedica a entender como é que os novos medicamentos podem tornar-se mais eficientes a atuar nas células dos corpos onde os vírus de alojam.

Estas pessoas fazem parte de um grupo de vinte que utiliza os palcos do TED para darem a conhecer ao mundo as suas perspetivas originais sobre as mais variadas áreas da sociedade. A companhia organizadora do TED chama-os games changers: são pessoas que oferecem novas perspetivas de olhar para o mundo e para todas as disciplinas onde o humano trabalha, desde a arqueologia até à astronomia.

O resultado pode mesmo chegar a ser financeiro, quando conseguem angariar dinheiro que os faça otimizar a prática das suas ideias. Além disso, o mentor que lhes é destinado põe os participantes em contacto com pessoas que as podem auxiliar.

No caso de Mthunzi, essa é uma questão essencial: a física necessita que alguém financie o seu projeto, em valores colocados entre os 380 e os 770 mil euros anuais. “Como os pacientes têm de ingerir os comprimidos, parte da sua concentração perde-se no sistema digestivo, tornando-os menos eficientes”, explica Mthunzi ao BBC para explicar a importância do seu trabalho.

Quando subir ao palco, Patience Mthunzi vai tentar conquistar a atenção dos ouvintes no primeiro dia do TED, durante cinco minutos.

Noutras sessões TED, os participantes podem conferenciar durante 18 minutos e expor um discurso cuidado e estruturado. Estas conferências continuam mundialmente reconhecidas, contrariando a tendência de outras iniciativas semelhantes que são acusadas de não apresentar nada realmente novo. Neste tipo de eventos, os preços dos bilhetes deixam adivinhar que o público é normalmente composto por pessoas abastadas e com capacidade de investimento.

O tema da conferência TED deste ano é “Truth and Dare”, que significa Verdade e Consequência e levanta questões sobre a atração para os meios tecnológicos, a convivência entre humanos e robots e até a liberdade online.

Um dos participantes é Tony Fadell, fundador da Nest Lab e responsável pela Google Glass. Bill Gates também vai estar presente, já se tornando uma presença assídua no evento. A eles junta-se Abe Davis, um cientista da área da informática que criou um algoritmo que expressa as vibrações de objetos do dia-a-dia e transformou-os em ficheiros áudio.

A honra das conferências TED deste ano vai para Monica Lewinsky, famosa por ter sido estagiária de Bill Clinton na Casa Branca e que vai conversar sobre bullying online.

Mas os vídeos mais populares do TED não incluem assuntos relacionados com a tecnologia. As pessoas preferem os temas “Como descobrir um mentiroso?”, “Um ardiloso génio da criação” ou “O poder da vulnerabilidade”.