Lazer produtivo. Fixe este conceito. O evento que vai ocorrer no sábado, 21 de março, no Village Underground, em Lisboa, não se apropria dele mas bem que podia. É uma espécie de três em um que pode até ser quatro ou cinco em um, dependendo da disposição de quem o visita. Assim, sabendo-se que o fim de semana são dois dias, umas míseras 48 horas de trégua laboral para a maior parte da população, agradece-se a condensação de tantos (e bons) eventos no mesmo local, no mesmo dia, à mesma hora. Isso é, lá está, lazer produtivo. Com dúvidas? Dissipem-se.

Afinal, o que é que se vai passar?
Muita coisa. A saber: CARGO, um novo mercado (é a primeira edição) que permite a marcas e projetos emergentes de diversas áreas, do design ao artesanato, da joalharia à ilustração, expor e vender o seu trabalho; Feira da Buzina, uma feira em que quem vende — normalmente artigos em segunda mão — usa a bagageira do respetivo carro para servir de escaparate; Food Trucks Fest, uma reunião dos melhores exemplares nacionais da comida de rua móvel, sobre rodas, uma tendência com cada vez mais seguidores, de géneros tão diferentes com o sushi, hambúrgueres, comida mexicana ou italiana.

Comida? Isso interessa-me. O que é que vou poder comer por lá?
Tendo em conta a extensa lista de participantes, vai poder comer de tudo um pouco. Dos petiscos portugueses da d’A Cantina da Mafalda, que vai ter coisas como perdizes em escabeche ou salada de pimentos assados, aos hambúrgueres da Carnalentejana ou da Hamburgueria da Parada, passando pelo sushi da Sushi Van, os bagels da The Skinny Bagel ou a comida saudável da Vai à Fava. E isto é só uma amostra: também haverá, entre outras opções, piadinas, focaccias, leitões, comida vegan e, para sobremesa, gelados Santini ou iogurtes da Yonest (que vai permitir que os artistas presentes pintem a sua carrinha, recentemente vandalizada).

carrinha skinny bagel

A carrinha The Skinny Bagel empresta, por si só, muita pinta ao festival. (Fotografia retirada da página de Facebook da The Skinny Bagel)

Uau. Como é que posso fazer a digestão de tudo isso?
Três opções. Ou faz compras e carrega sacos enquanto percorre o recinto, já que vai haver muita coisa boa para comprar (tanta, aliás, que o melhor é ver a lista de marcas presentes na página do evento no Facebook), ou passeia pelo Museu da Carris, que partilha o espaço com o Village Underground e que se associou ao evento com uma promoção de dois bilhetes pelo preço (4€) de um, ou então dança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Danço? Como assim?
Dança, ora essa: mexe as ancas, abana o rabo…pode até levantar os braços, caso o entusiasmo o permita. Vai haver música de sobra para o fazer a partir das 13h00, cortesia de Mary B (autora do programa Trapézio Voador, na Rádio Oxigénio), DJ Amp, um set do rapper Sensi, Ruas e Jazzafary, uma presença rápida (e especial) de Da Chick e, para acabar, a veterana Yen Sung.

yen sung

Yen Sung, presença frequente na cabine do Lux, entre outras, será a última DJ a subir ao palco. (Fotografia retirada da página de Facebook da DJ)

Parece-me bem. Paga-se para entrar?
A entrada são 2€.

Não é trágico. Qual é o horário?
O evento começa às 11h00 e estende-se até às 19ho0.

Muito bem, onde é que é o Village Underground?
O recinto fica na Rua 1º de Maio, número 101, em Alcântara. A entrada é a mesma do Museu da Carris, lá dentro encontra as indicações necessárias. Importante: os carros, no dia do evento, não podem entrar, por isso o melhor é estacionar nas imediações, como no parque da antiga FIL ou da LX Factory.

Mais alguma coisa que deva saber?
Sim, se está a ponderar ficar em casa porque os seus filhos/sobrinhos/enteados se aborrecem com eventos do género, saiba que vai haver atividades dirigidas aos mais novos. Ah, e leve fraldas, quantas mais melhor. Mas atenção, este conselho não tem nada a ver com uma hipotética crise de incontinência da sua parte ou das crianças que levar, mas sim com um pedido da organização que irá doar pacotes de fraldas à instituição Ajuda-me a Ajudar. Se quiser levar outras coisas para oferecer a quem precisa, a associação de reinserção social Despertar Lisboa também estará a aceitar donativos. E é tudo.