Imprensa

Macau

Macau. 3 anos de prisão para notícias tendenciosas

267
"O que significa este termo, notícias tendenciosas?", como é que a população pode "evitar cair na 'armadilha' e não ir parar dois anos à prisão?", perguntou o único deputado português.
Governo

Portugal é um "paraíso progressista"? Nem por isso

682
A avaliação é do jornal espanhol El Confidencial em Portugal, que fala do socialismo "contido" de Costa e as suas "ilusões de ótica". Porém, destaca o fracasso da extrema-direita — e atribui-o ao PCP.
Facebook

Cofundador quer dividir Facebook em várias partes

Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook, escreveu um artigo de opinião no The New York Times a criticar o poder de Mark Zuckerberg e do monopólio da empresa que também tem o Instagram e WhatsApp.
Venezuela

Venezuela. Militares bloqueiam acesso à Assembleia

Discute-se esta terça-feira na Assembleia o regresso do país ao TIAR, pacto interamericano de defesa mútua. Os militares impediram o acesso da imprensa à sessão e apoiantes de Maduro protestam na rua.
África

Três lusófonos nos 100 africanos mais influentes 

A revista África Report colocou a gestora natural de Lisboa na 32ª posição da lista. João Lourenço, presidente angolano, surge em 82º e o economista Carlos Lopes surge três lugares depois.
The New York Times

NY Times faz editorial sobre cartoon de António

281
Depois de ter pedido desculpa e retirado o desenho do autor português por acusações de antissemitismo, o jornal publicou agora um editorial onde alerta para o aumento dos ataques contra judeus.
Imprensa

Global Media: "Vamos despedir algumas pessoas"

Kevin Ho, administrador da KNJ que detém 30% da Global Media, confirmou despedimentos e uma "reestruturação" no grupo que tem títulos como o JN, a TSF ou o Diário de Notícias.
Economia

Fernanda Amorim na lista dos mais ricos do mundo

166
A viúva de Américo Amorim é a única portuguesa na lista das pessoas mais ricas do mundo feita pela revista Forbes. A fortuna diminuiu mas a família subiu no ranking.
Estilo de Vida

Esta quinta-feira a livraria Tema fechou de vez

294
Por teima, houve quem lhe continuasse a chamar Tema. A livraria que trouxe títulos internacionais à Lisboa dos anos 90 fechou. Acompanhámos o último dia, de revista em banca a revista embalada.
Forbes

Hotel Ritz premiado pela revista Forbes

2.293
A publicação norte-americana recomenda ainda sete unidades hoteleiras e um spa em Lisboa. A lista integra 1964 espaços, entre hotéis, spas e restaurantes.
Jornalismo

Morreu José Queirós, fundador do jornal Público

Estagiário no Primeiro de Janeiro, responsável pelo Expresso no Porto, fundador e provedor do leitor no Público. José Queirós morreu esta sexta-feira. Dedicou 30 anos ao jornalismo português.
Estados Unidos da América

Esquire criticada por fazer capa com rapaz branco

203
Ryan Morgan, um adolescente branco de classe média, é a cara da revista norte-americana. As críticas somam-se por ser o mês da História Negra da América.
Imprensa

Liberdade de imprensa "piorou significativamente"

Atos de intimidação, homicídios impunes e detenções arbitrárias são alguns dos ataques mais frequentes presentes no relatório divulgado esta terça-feira pelo Conselho da Europa.
Forbes

Dois portugueses entre os "30 Under 30" da Forbes

192
Ricardo Sequerra, na categoria de finanças, e Tiago Sá, como empreendedor social, foram escolhidos para a lista europeia do Forbes' 30 Under 30. É o quarto ano consecutivo com portugueses na lista.
Venezuela

Maduro acusado de querer "calar" imprensa

A organização alerta que as equipas de imprensa trabalham num clima muito tenso. Os jornalistas da agência noticiosa espanhola EFE e uma equipa da estação de televisão SIC foram detidos.
Brexit

De "humilhação" a "esmagada". As capas do Brexit

A "derrota histórica" do acordo do Brexit, chumbado com 432 votos contra e 202 a favor, é destaque na imprensa internacional. "No, prime minister" ou "esmagada" são algumas das manchetes.
Religião

Vai nascer um jornal português dedicado à religião

1.296
Projeto editorial exclusivamente dedicado ao fenómeno religioso, à cultura e à espiritualidade é dirigido pelo jornalista António Marujo. Primeiro destaque é entrevista a Pedro Abrunhosa.
Reino Unido

Gatwick. Casal pode ser indemnizado pelos jornais

105
Jornais que identificaram e culpabilizaram casal que acabaria por ser libertado sem qualquer acusação podem ter de indemnizar as duas pessoas em quase 150 mil euros.
Imprensa

Jornalistas Figuras do Ano recorrem ao Supremo

Jornalistas foram condenados no início de setembro, numa sentença de primeira instância, a sete anos de prisão, acusados de violarem segredos de Estado.
Imprensa

Der Spiegel apresenta queixa contra jornalista

A revista anunciou ter informações segundo as quais Relotius lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar órfãos sírios que retratava numa reportagem, fornecendo os seus dados bancários.
Mariza

Revista inglesa coloca álbum de Mariza no top 10

354
A revista britânica salienta "a transparência e delicadeza da produção [do espanhol] Javier Limón", que tinha produzido já o álbum da fadista "Terra" (2008).
Imprensa

Time. Khashoggi e outros jornalistas Figura do Ano

163
A Time escolheu a "Figura do Ano" de 2018. "Os Guardiões e a Guerra pela Verdade" são o tema para a escolha dos jornalistas Jamal Khashoggi, Maria Ressa, o The Capital Gazette, Wa Lone e Kyaw Soe Oo.
Media

Crise no jornalismo pode ter "cura"

Vítor Tomé defende que os jornalistas poderiam ter um papel importante na formação dos leitores e essa seria uma forma de o Estado os financiar por esse serviço prestado à sociedade.
Política

Deus nos ajude (em 11 pontos) /premium

Em França, a nostalgia da guilhotina. Em Portugal, a opção económica pela ditadura. Na Aliança, eurocalmos misturados com eurofuriosos. Nos media, o Estado. No PSD e na JS, o pântano. Deus nos ajude.
YouTube

O youtuber de 7 anos que já ganha milhões de euros

Ryan lidera o top da lista das estrelas de YouTube mais bem pagas de 2018 elaborada pela Forbes. A criança já tem mais de 17 milhões de seguidores e ganha cerca de 19,2 milhões de euros.
Comunicação Social

O Estado não é solução /premium

120
Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos
Imprensa

Carta à Senhora Ministra da Cultura

1.251
Queria apenas avisá-la de que, quando regressar de Guadalajara, a tourada que desencadeou ainda estará na praça pública. E, já agora, nos jornais nacionais. A liberdade, felizmente, tem destas coisas.
Governo

Costa: "OE sem cativações é carro sem travões" - como aconteceu

1.026
Primeiro-ministro, que falou mais de uma hora e meia, reforçou que não quer Bloco e PCP no Governo, defendeu as cativações e disse que Governo não vai a Borba para "não atrapalhar" operações.
The New York Times

O surf da Nazaré em destaque no NY Times

1.727
O jornal The New York Times publicou este domingo uma reportagem onde dá a conhecer a vila piscatória da Nazaré. Com relatos de surfistas e locais apresenta uma visão encantadora do local.
Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1.450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Nicarágua

Mais de 420 ataques à imprensa na Nicarágua

A imprensa e os jornalistas foram alvo de mais de 420 agressões, atos de censura ou ameaças de forças policiais ou de paramilitares em seis meses de crise política na Nicarágua.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan afirma que rei Salman não matou Khashoggi

O presidente turco escreveu um artigo de opinião no Washigton Post a afirmar que não acredita que a ordem para matar o jornalista Jamal Khashoggi tenha vindo do rei da Arábia Saudita.
Imprensa

Milionário quer entrar no capital do Le Monde

Esta transação permitiria a Daniel Kretinsky, checo que fez fortuna na energia e que se diversificou para a comunicação social, de garantir presença, indiretamente, no capital do diário francês.
Fortunas

Bezos destrona Gates e é o americano mais rico

Fundador da Amazon foi o primeiro a ultrapassar os 100 milhões de dólares de fortuna. Pela primeira vez desde 1994, Bill Gates não é o mais rico, deixando esse lugar para Jeff Bezos.
Imprensa

Afonso Camões deixa direção do Jornal de Notícias

O Conselho de Administração do Global Media Group atribuiu o cargo de Director Geral de Conteúdos ao jornalista Afonso Camões, que até agora ocupou o cargo de director do Jornal de Notícias.
Media

Lusa assina protocolos com Angola

A agência Lusa assinou na terça-feira, em Luanda, três protocolos de cooperação com a televisão e rádio públicas de Angola, devendo, ainda esta semana, ser rubricados mais dois.
Liberalismo

The Economist: Os primeiros 175 anos /premium

Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos.
Ensino Superior

Três mestrados portugueses no ranking mundial

322
A Universidade Católica, a Nova SBE e a o ISCTE voltam a integrar o ranking mundial de mestrados em gestão do Financial Times. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Gestão Internacional.
Presidente Trump

Trump quer investigação ao autor do editorial

Donald Trump pediu, esta sexta-feira, ao Departamento de Justiça norte-americano que apure a identidade do autor do editorial anónimo do The New York Times. Presidente alega segurança nacional.
The New York Times

Quem é o "garganta funda" da Casa Branca de Trump?

Um artigo de opinião lançou a discussão. Anónimo, com revelações sobre uma "resistência" dentro da Casa Branca, o artigo lançou os EUA numa discussão ao estilo das melhores conspirações.
Presidente Trump

Trump ataca artigo "cobarde" do New York Times

Donald Trump aproveitou um evento com xerifes de todo o país para classificar o artigo de opinião anónimo do The New York Times como "cobarde".
Presidente Trump

Opinião anónima no New York Times ataca Trump

O The New York Times publicou um artigo de opinião anónimo da autoria de um funcionário de um alto cargo da administração Trump, que afirma ser parte da "resistência silenciosa".
Adolescentes

Como convenci o jovem selvagem a ler jornais

265
Sempre castrador e intrusivo, o inimigo imperialista parental dignou-se a conceder algum do seu tempo ao jovem selvagem, tirou-lhe os "headphones" de jogo da secretária, e impôs-lhe algum guiamento.
Ensaios do Observador

A imprensa pode ser novamente sustentável? /premium

466
Como podem os jornais portugueses sobreviver à crise e manter-se independentes? Com subsídios do Estado? Com cedências ao entretenimento? Com assinantes que paguem? Ensaio de Carlos Guimarães Pinto.
Celebridades

Quem são as atrizes mais bem pagas

A Forbes revelou a lista das atrizes mais bem pagas em 2018. Há uma nova líder e algumas saídas. Veja a fotogaleria e descubra quem foram as mulheres que ganharam mais no cinema.
Moçambique

Moçambique comprometido com liberdade de imprensa

O primeiro-ministro não se referiu à atual polémica provocada pela aprovação pelo Governo de taxas para a comunicação social, consideradas repressivas para a liberdade de imprensa.
Imprensa

Trump volta a criticar meios de comunicação social

106
Donald Trump voltou a criticar os meios de comunicação social, no mesmo dia em que centenas de jornais, numa campanha coordenada, insistiram na importância da liberdade de imprensa.
Brasil

Lula da Silva. "Quero democracia, não impunidade"

O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, num artigo publicado no New York Times, que quer "democracia, não impunidade", na véspera de formalizar a candidatura às presidenciais.
Presidente Trump

Mais de 100 jornais com editoriais contra Trump

422
Mais de 100 jornais já terão confirmado que vão participar numa ação concertada de protesto contra os ataques de Trump à imprensa livre. Na quinta-feira, todos vão criticar Trump em editoriais.
Cristiano Ronaldo

"CristiAmo". Italianos rendidos à estreia de CR7

232
Cristiano Ronaldo demorou apenas 8 minutos a marcar pela Juventus, no jogo treino com a equipa Sub-23. Nas capas dos desportivos italianos, é o "Alien", "Ronaldissimo" ou "CristiAmo".
Imprensa

Boston Globe pede guerra editorial contra Trump

O 'The Boston Globe' apelou aos jornais norte-americanos para, a 16 de agosto, publicarem editoriais a denunciar o que apelida de "guerra suja contra a liberdade de imprensa".
The New York Times

Dono do NY Times alerta Trump para discurso

105
O patrão do The New York Times afirmou ter alertado o Presidente Donald Trump, num encontro há cerca de 10 dias na Casa Branca, que o seu discurso contra os media é "perigoso e prejudicial".
Austeridade

Costa ao NYTimes: "Mostrámos que há alternativa"

402
A política da Geringonça mereceu a atenção do The New York Times: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma grande retoma". Costa diz que ainda não passou "para o lado luminoso da lua".
Jornal Público

Ana Sá Lopes volta ao Público

318
O novo diretor do Público, Manuel Carvalho, já formou a equipa que o acompanhará na direção do jornal: terá ao seu lado Ana Sá Lopes, Amílcar Correia, David Pontes e Tiago Luz Pedro.
Imprensa

The Spectator: os primeiros 190 anos /premium

“The Spectator” é uma expressão típica da originalidade da tradição conservadora-liberal britânica. É por isso muitas vezes difícil de compreender no continente — ou mesmo do outro lado do Atlântico.
Jornal Público

Manuel Carvalho é o novo diretor do Público

167
A Administração do Público anunciou que o jornalista Manuel Carvalho é o novo diretor do jornal.
Jornal Público

Administradora do Público invoca lei para demissão

Cristina Soares, administradora do Público, afirmou, quanto à demissão Diogo Queiroz de Andrade, que é "um direito consagrado na lei de imprensa" e que o objetivo foi "proteger" o jornal.
Daniel Oliveira

Daniel Oliveira vai ocupar cargo de diretor na SIC

777
Daniel Oliveira será o próximo director-geral de entretenimento do grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso. O apresentador do Alta Definição irá passar a ser o novo diretor de programas da SIC.
Comunicação Social

Salários em atraso em editora com capital angolano

390
Trabalhadores da Masemba, que publica a revista Lux, avançaram com a suspensão dos contratos de trabalho. José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, é sócio maioritário.
Universidades

Três mestrados nacionais entre melhores do mundo

As escolas de negócios da Nova, Católica e ISCTE têm três dos 27 melhores mestrados de gestão, finanças e economia à escala mundial. Ranking do Financial Times é liderado pela francesa HEC.
Presidente Trump

Donald Trump. SMS entre agentes comprometem FBI

Agente do caso dos emails de Hillary Clinton e que investigou ingerência russa nas eleições está no centro da polémica. "Vamos impedi-lo" de chegar à presidência, disse Strzok, sobre Trump.
Observador

Maio foi mês de todos os recordes no Observador

757
O primeiro mês do programa de assinaturas Observador Premium foi, ao mesmo tempo, o nosso melhor de sempre: 5,6 milhões de utilizadores, 14,1 milhões de visitas, mais de 64 milhões de páginas vistas.
Eutanásia

O debate: conheça os melhores textos de opinião

Os deputados vão votar a eutanásia, mas será que sabemos mesmo o que está em causa? Leia a newsletter de José Manuel Fernandes onde se citam os mais relevantes artigos de opinião de toda a imprensa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)