Imprensa

Imprensa

Milionário quer entrar no capital do Le Monde

Esta transação permitiria a Daniel Kretinsky, checo que fez fortuna na energia e que se diversificou para a comunicação social, de garantir presença, indiretamente, no capital do diário francês.
Fortunas

Bezos destrona Gates e é o americano mais rico

Fundador da Amazon foi o primeiro a ultrapassar os 100 milhões de dólares de fortuna. Pela primeira vez desde 1994, Bill Gates não é o mais rico, deixando esse lugar para Jeff Bezos.
Imprensa

Afonso Camões deixa direção do Jornal de Notícias

O Conselho de Administração do Global Media Group atribuiu o cargo de Director Geral de Conteúdos ao jornalista Afonso Camões, que até agora ocupou o cargo de director do Jornal de Notícias.
Media

Lusa assina protocolos com Angola

A agência Lusa assinou na terça-feira, em Luanda, três protocolos de cooperação com a televisão e rádio públicas de Angola, devendo, ainda esta semana, ser rubricados mais dois.
Liberalismo

The Economist: Os primeiros 175 anos /premium

Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos.
Ensino Superior

Três mestrados portugueses no ranking mundial

322
A Universidade Católica, a Nova SBE e a o ISCTE voltam a integrar o ranking mundial de mestrados em gestão do Financial Times. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Gestão Internacional.
Presidente Trump

Trump quer investigação ao autor do editorial

Donald Trump pediu, esta sexta-feira, ao Departamento de Justiça norte-americano que apure a identidade do autor do editorial anónimo do The New York Times. Presidente alega segurança nacional.
The New York Times

Quem é o "garganta funda" da Casa Branca de Trump?

Um artigo de opinião lançou a discussão. Anónimo, com revelações sobre uma "resistência" dentro da Casa Branca, o artigo lançou os EUA numa discussão ao estilo das melhores conspirações.
Presidente Trump

Trump ataca artigo "cobarde" do New York Times

Donald Trump aproveitou um evento com xerifes de todo o país para classificar o artigo de opinião anónimo do The New York Times como "cobarde".
Presidente Trump

Opinião anónima no New York Times ataca Trump

O The New York Times publicou um artigo de opinião anónimo da autoria de um funcionário de um alto cargo da administração Trump, que afirma ser parte da "resistência silenciosa".
Adolescentes

Como convenci o jovem selvagem a ler jornais

265
Sempre castrador e intrusivo, o inimigo imperialista parental dignou-se a conceder algum do seu tempo ao jovem selvagem, tirou-lhe os "headphones" de jogo da secretária, e impôs-lhe algum guiamento.
Ensaios do Observador

A imprensa pode ser novamente sustentável? /premium

466
Como podem os jornais portugueses sobreviver à crise e manter-se independentes? Com subsídios do Estado? Com cedências ao entretenimento? Com assinantes que paguem? Ensaio de Carlos Guimarães Pinto.
Celebridades

Quem são as atrizes mais bem pagas

A Forbes revelou a lista das atrizes mais bem pagas em 2018. Há uma nova líder e algumas saídas. Veja a fotogaleria e descubra quem foram as mulheres que ganharam mais no cinema.
Moçambique

Moçambique comprometido com liberdade de imprensa

O primeiro-ministro não se referiu à atual polémica provocada pela aprovação pelo Governo de taxas para a comunicação social, consideradas repressivas para a liberdade de imprensa.
Imprensa

Trump volta a criticar meios de comunicação social

106
Donald Trump voltou a criticar os meios de comunicação social, no mesmo dia em que centenas de jornais, numa campanha coordenada, insistiram na importância da liberdade de imprensa.
Brasil

Lula da Silva. "Quero democracia, não impunidade"

O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, num artigo publicado no New York Times, que quer "democracia, não impunidade", na véspera de formalizar a candidatura às presidenciais.
Presidente Trump

Mais de 100 jornais com editoriais contra Trump

422
Mais de 100 jornais já terão confirmado que vão participar numa ação concertada de protesto contra os ataques de Trump à imprensa livre. Na quinta-feira, todos vão criticar Trump em editoriais.
Cristiano Ronaldo

"CristiAmo". Italianos rendidos à estreia de CR7

232
Cristiano Ronaldo demorou apenas 8 minutos a marcar pela Juventus, no jogo treino com a equipa Sub-23. Nas capas dos desportivos italianos, é o "Alien", "Ronaldissimo" ou "CristiAmo".
Imprensa

Boston Globe pede guerra editorial contra Trump

O 'The Boston Globe' apelou aos jornais norte-americanos para, a 16 de agosto, publicarem editoriais a denunciar o que apelida de "guerra suja contra a liberdade de imprensa".
The New York Times

Dono do NY Times alerta Trump para discurso

105
O patrão do The New York Times afirmou ter alertado o Presidente Donald Trump, num encontro há cerca de 10 dias na Casa Branca, que o seu discurso contra os media é "perigoso e prejudicial".
Austeridade

Costa ao NYTimes: "Mostrámos que há alternativa"

402
A política da Geringonça mereceu a atenção do The New York Times: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma grande retoma". Costa diz que ainda não passou "para o lado luminoso da lua".
Jornal Público

Ana Sá Lopes volta ao Público

318
O novo diretor do Público, Manuel Carvalho, já formou a equipa que o acompanhará na direção do jornal: terá ao seu lado Ana Sá Lopes, Amílcar Correia, David Pontes e Tiago Luz Pedro.
Imprensa

The Spectator: os primeiros 190 anos /premium

“The Spectator” é uma expressão típica da originalidade da tradição conservadora-liberal britânica. É por isso muitas vezes difícil de compreender no continente — ou mesmo do outro lado do Atlântico.
Jornal Público

Manuel Carvalho é o novo diretor do Público

167
A Administração do Público anunciou que o jornalista Manuel Carvalho é o novo diretor do jornal.
Jornal Público

Administradora do Público invoca lei para demissão

Cristina Soares, administradora do Público, afirmou, quanto à demissão Diogo Queiroz de Andrade, que é "um direito consagrado na lei de imprensa" e que o objetivo foi "proteger" o jornal.
Daniel Oliveira

Daniel Oliveira vai ocupar cargo de diretor na SIC

777
Daniel Oliveira será o próximo director-geral de entretenimento do grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso. O apresentador do Alta Definição irá passar a ser o novo diretor de programas da SIC.
Comunicação Social

Salários em atraso em editora com capital angolano

390
Trabalhadores da Masemba, que publica a revista Lux, avançaram com a suspensão dos contratos de trabalho. José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, é sócio maioritário.
Universidades

Três mestrados nacionais entre melhores do mundo

As escolas de negócios da Nova, Católica e ISCTE têm três dos 27 melhores mestrados de gestão, finanças e economia à escala mundial. Ranking do Financial Times é liderado pela francesa HEC.
Presidente Trump

Donald Trump. SMS entre agentes comprometem FBI

Agente do caso dos emails de Hillary Clinton e que investigou ingerência russa nas eleições está no centro da polémica. "Vamos impedi-lo" de chegar à presidência, disse Strzok, sobre Trump.
Observador

Maio foi mês de todos os recordes no Observador

757
O primeiro mês do programa de assinaturas Observador Premium foi, ao mesmo tempo, o nosso melhor de sempre: 5,6 milhões de utilizadores, 14,1 milhões de visitas, mais de 64 milhões de páginas vistas.
Eutanásia

O debate: conheça os melhores textos de opinião

Os deputados vão votar a eutanásia, mas será que sabemos mesmo o que está em causa? Leia a newsletter de José Manuel Fernandes onde se citam os mais relevantes artigos de opinião de toda a imprensa.
Observador

Premium: o preço do cheiro?

Se os jornais, como negócio, têm servido para vender anúncios, não serão as notícias o cheiro da publicidade? E não será premium o preço do cheiro?
Sporting

Sporting. O que se diz lá fora sobre as agressões

177
As agressões na academia de Alcochete chocaram os sportinguistas e o futebol português. Na imprensa internacional fala-se de "vergonha" e de "hooligans". Na Holanda, o destaque é Bas Dost.
Democracia

Freedom House denuncia ameaças à democracia 

ONG alerta para ameaças à liberdade de imprensa em países como EUA, França, Polónia e Hungria, agravadas pelas ações do que considera ser "o Governo autoritário da Rússia".
Imprensa

Venezuela e Cuba são países americanos com menos l

104
A degradação da liberdade de imprensa na Venezuela e a sua ausência em Cuba são os grandes motivos de preocupação nos países do continente americano para a Sociedade Interamericana de Imprensa.
Imprensa

"Governo tem sucesso porque não é de esquerda"

1.006
Análise da revista The Economist, que entrevistou António Costa, defende que "o governo de esquerda está a ter sucesso, em parte, porque não é especialmente de esquerda".
Ministério Público

Direito de resposta de Paulo Ramos

Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta ao artigo "Disse que era médico e não é, mostra diplomas inválidos e tem uma clínica de estética. Está a ser investigado"
Estados Unidos da América

Como a imprensa portuguesa viu Luther King

163
Não se escreveu "I have a dream", mas houve entrevista exclusiva e ampla cobertura do homicídio. No dia em que se assinalam 50 anos da morte do ativista, uma viagem aos recortes de jornal da época.
António Costa

António Costa não deve ter nenhum espelho em casa

2.874
Para o primeiro-ministro, o problema do país é “a péssima qualidade da nossa informação". Talvez ele já não se lembre, mas não foram os jornalistas que foram de férias depois da tragédia de Pedrógão.
Óscares

Homem rouba Óscar de Frances McDormand

Aconteceu durante a gala deste domingo. Um homem agarrou o troféu conquistado pela artista e tentou fugir com ele. Foi apanhado por um fotógrafo que recuperou a estatueta. Já foi detido pela polícia.
Facebook

Facebook investe 3 milhões na imprensa regional 

O programa no qual a Facebook vai investir 3 milhões de dólares pretende ajudar alguns títulos da imprensa regional norte-americana a aumentar o número de assinantes digitais.
Eslováquia

Jornalista de investigação eslovaco assassinado

A polícia eslovaca acredita que o motivo por trás do homicídio são os recentes artigos publicados pelo jornalista relativas a evasão fiscal, sobretudo em negócios ligados ao empresário Marin Kocner.
Startups

Chic by choice: os tempos de glória antes da crise

185
Veja os momentos altos desta startup de aluguer de vestidos de luxo, que tem capital público. As duas fundadoras foram distinguidas pela Wired e pela Forbes, mas o negócio praticamente desapareceu.
Startups

O negócio fantasma que foi distinguido pela Forbes

4.496
Aluguer de vestidos indisponível, telefone desligado, showroom que não existe e prejuízo de 1 milhão em 2016. As criadoras da Chic by Choice trabalham noutras empresas mas foram destacadas pela Forbes
Bruno de Carvalho

Jornalistas. Sindicato pede "resposta" a Bruno

824
O Sindicato dos Jornalistas diz que o presidente do Sporting quer "limitar a liberdade de imprensa" ao instar sócios a não comprar jornais e apela a resposta coletiva por parte da comunicação social.
Startups

Portuguesa Feedzai destacada pela Forbes 

146
Em 2016, entrou pela primeira vez para a lista das 50 empresas com maior potencial na Europa. Agora, é destacada pela Forbes como uma das 50 empresas de tecnologia financeira a manter debaixo de olho.
Assédio Sexual

Weinstein fez todo o tipo de coisas desagradáveis

188
A atriz de "Pulp Fiction" e "Kill Bill" relatou ao New York Times o episódio em que foi atacada pelo produtor Harvey Weinstein, num hotel em Londres. "Fez todo o tipo de coisas desagradáveis."
Estados Unidos da América

O maior escândalo da Marinha norte-americana

897
Leonard, o Gordo, era o mentor do esquema. Comprou oficiais com mais de 45 orgias, jantares de 50 mil euros e subornos em dinheiro para ter acesso a informações classificadas e negócios de milhões.
Catalunha

Time. Puigdemont entre fugitivos mais procurados

118
A revista norte-americana Time inclui o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont, que se encontra fugido à justiça espanhola em Bruxelas, entre os cinco "fugitivos mais procurados" em 2018.
Redes Sociais

Revelado esquema de compra ilegal de seguidores

O The New York Times revelou o esquema controlado por empresas que vendem seguidores a famosos, incluindo políticos e atletas, que querem mais popularidade online. A justiça dos EUA está a investigar.
Presidente Trump

Trump apupado e assobiado em Davos

301
O presidente dos Estados Unidos foi apupado e assobiado em Davos depois de mais um ataque à imprensa. Trump disse que a imprensa pode ser "nojenta, cruel e falsa".
Investimento

Forbes. Portugal é "o novo destino para investir"

3.458
População jovem e qualificada, apoio ao empreendedorismo, cultura e qualidade de vida e, claro, bom tempo. A revista Forbes aconselha os investidores a olhar para o pequeno retângulo do oeste europeu.
CDS-PP

Forbes: as polémicas de "Chicão", o líder da JP

179
Fez uma ironia com a cor da pele de António Costa, defende a criminalização do aborto e o ensino da abstinência sexual. Francisco Rodrigues dos Santos, um dos jovens mais brilhantes para a Forbes.
Forbes

Forbes destaca 4 portugueses nos "30 under 30"

5.994
São quatro os portugueses distinguidos na lista dos 30 jovens abaixo dos 30 anos da Forbes. O líder da juventude popular é um dos nomeados na categoria de "Direito e Política".
Portugal 2020

Como os galegos veem Portugal

1.656
O La Voz de Galicia recupera uma declaração de Marcelo Rebelo de Sousa e descreve Portugal como sendo "os nórdicos do sul da Europa" -- um "país da moda" e que atrai investimento "de meio mundo".
Tondela

A tragédia em Tondela na imprensa internacional

Jornais e agências de notícias de todo o mundo estão a noticiar a tragédia deste fim de semana em Vila Nova da Rainha, Tondela, que provocou oito mortos e dezenas de feridos. Veja aqui os títulos.
Turquia

Erdogan: País é exemplo de liberdade de imprensa

585
O Presidente da Turquia assegurou que o seu país, onde estão detidos 165 jornalistas, é um exemplo de liberdade de imprensa e que vai continuar a pugnar pela livre expressão das ideias.
Imprensa

Oito capas clássicas da polémica "Interviú"

As publicações espanholas "Interviú" e "Tiempo" vão deixar de ser vendidas. A "Interviú", a mais conhecida, ficou na história espanhola por ser a primeira publicação com imagens de mulheres nuas.
Crime Informático

Dinheiro Vivo terá sido alvo de ataque informático

O site Dinheiro Vivo, que faz o suplemento de economia do DN, terá sido alvo de um ataque informático. Através de uma nota da direção, o site garante que os utilizadores não estão em risco.
Jornalismo

1,6 milhões de euros doados a grupos de jornalismo

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood vai doar 1,6 milhões de euros a dois grupos de jornalismo. O donativo foi anunciado durante a gala dos Globos de Ouro deste domingo.
Automobilismo

Tiago Monteiro eleito piloto do ano no WTCC

Monteiro alcançou duas vitórias, cinco pódios e somou 200 pontos nas primeiras seis rondas, mas ficou impedido de participar nas últimas quatro. Acabou por ser eleito piloto do ano pela imprensa.
Jornais

Venda de jornais e revistas cai em 2016

Em 2016, enquanto os jornais venderam 58,4% dos exemplares em circulação, as revistas foram responsáveis pela circulação paga de 68,9% dos exemplares.
Presidente Trump

Trump está mais calmo, mas há coisas que não mudam

152
Uma reportagem do The New York Times descreve que mais de um ano depois da eleição, Trump está menos impulsivo e mais ponderado, graças ao seu chefe de gabinete. Mas há hábitos que se mantêm.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)