Dark Mode 92,8 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Imprensa

Imprensa

O assassinato de Pedro Lima, segundo o CM

4738
O director do Correio da Manhã decidiu instrumentalizar o suicídio de Pedro Lima para servir os seus interesses de combate ao governo e à empresa que a Cofina, ainda há poucos meses, tentou comprar.
Imprensa

Portugal é dos países que mais confia em notícias

137
Portugal, a par da Finlândia, ocupa o primeiro lugar entre os países onde mais se confia em notícias, numa altura em que a confiança média em notícias caiu, face a 2019, devido à pandemia.
Imprensa

Portugal é dos que menos pagam por notícias online

Portugal continua a destacar-se como um dos países do mundo onde "menos se paga por notícias online", apesar de se verificar um aumento de três pontos percentuais entre 2019 e 2020.
Imprensa

Portugueses preocupados com conteúdos online

Portugal está entre os países mais preocupados com a legitimidade dos conteúdos na Internet, com três quartos dos portugueses a manifestarem-se preocupados com o que é real e falso.
Liberdade de Expressão

Ouçam Bari Weiss /premium

Ser a voz da sensatez num mundo de loucos requer a coragem de Weiss. A que todos, desde dos que escrevem nos jornais aos que os lêem, devemos ter porque dela depende o futuro da democracia.
Coronavírus

Trump celebra despedimentos na The Atlantic

447
O Presidente considerou "ótimas notícias" o facto de uma das revistas mais conceituadas dos EUA ter precisado de despedir 68 funcionários para enfrentar a crise provocada pela pandemia.
Coronavírus

New York Times homenageia vítimas da Covid-19

1198
Jornal norte-americano encheu a primeira página deste domingo com uma lista de nomes de vítimas mortais, para sublinhar que não são números. No Brasil, o Globo já tinha feito uma página semelhante.
Media

Jornal Eco também recusa apoios do Governo

1368
Jornal da Swipe News decidiu recusar apoio – sob a forma de compra antecipada de publicidade institucional – que lhe tinha sido atribuído pelo Governo. Em causa está "a falta de transparência".
Partido Chega

CMTV e Correio da Manhã rompem com André Ventura

6814
Decisão de dispensar o líder do Chega foi tomada há alguns dias por motivos editoriais, segundo avança fonte próxima da direção à revista Visão. Ventura diz que saída foi feita "a bem".
Coronavírus

UE aceitou censura a artigo em jornal chinês

3424
A delegação da UE em Pequim reconheceu que aceitou que um artigo assinado pelos 27 embaixadores do bloco europeu fosse censurado. Em causa, está frase que dizia que o vírus teve origem na China.
Coronavírus

Líderes europeus destacam papel da imprensa

Os líderes da Comissão Europeia, do Conselho e do Parlamento destacaram, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a importância do jornalismo no contexto da pandemia da covid-19.
Imprensa

Combater fake news é um dos grandes desafios 

459
A CGTP considera que o combate às notícias falsas é "um dos grandes desafios para a democracia" e disse que continuará a denunciar a precariedade no setor e a defender melhores condições de trabalho.
Media

"Importa apostar na literacia mediática"

Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media defende que além da "indispensabilidade" da luta pela salvaguarda da liberdade de expressão "importa apostar decisivamente na literacia mediática".
Coronavírus

Número de mortes por Covid-19 pode ser maior

289
De acordo com uma análise do Financial Times, em 14 países há 45 mil mortes por esclarecer, entre março e abril deste ano. Para a publicação, as vítimas mortais da Covid-19 pode ultrapassar as 300 mil
Coronavírus

Denunciadas violações da liberdade de imprensa 

A organização Repórteres Sem Fronteiras pediu à ONU e à OMS que façam um apelo aos Estados-membros que violem a liberdade de imprensa "para respeitarem esse direito fundamental".
Coronavírus

Media. Medidas abrangem imprensa regional e local

A medida de emergência para o setor dos media, no âmbito do impacto do novo coronavírus, tem "em conta a imprensa regional e local", esclareceu o secretário de Estado Nuno Artur Silva.
Coronavírus

Imprensa regional enfrenta dificuldades

A imprensa regional está a atravessar dificuldades devido à pandemia de covid-19. Cerca de trinta publicações regionais deixaram de imprimir. Mais de metade corre o risco de fechar.
Imprensa

Demitiram-se os diretores do DN

303
Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho pediram a demissão dos cargos que ocupavam na direção do jornal. Administração aceitou e nomeou Leonídio Paulo Ferreira como diretor interino
Coronavírus

Revista alemã tenta explicar "o milagre português"

21608
Revista Der Spiegel tenta perceber porque é que Portugal tem números que "não são tão maus assim", em comparação com Espanha. Atuação rápida, vacinas contra a tuberculose ou... um milagre de Fátima?
PS

PS faz queixa na ERC contra Correio da Manhã

882
Ana Catarina Mendes entregou uma queixa nesta sexta-feira contra um artigo do CM. Jornal noticia de forma errada que pedófilos e homicidas poderão ter perdão de pena neste período de exceção.
Google

França diz que Google tem de pagar por jornais

O regulador francês para a concorrência ordenou a Google a negociar "de boa fé" uma contrapartida pela utilização de conteúdos editoriais dos publishers daquele país.
Coronavírus

New York Times: "Portugal merece admiração"

7110
Um médico disse ao jornal norte-americano que Portugal agiu de "forma eficiente". Jornal norte-americano considera que a tarefa de António Costa foi facilitada pelo apoio da oposição.
Coronavírus

EDP e CMTV dão equipamentos de proteção a lares

A iniciativa, denominada "Heróis de Máscaras", arranca com uma dotação inicial de 500 mil euros e passa por entregar máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis em lares de idosos.
Operação Marquês

Sócrates. CM absolvido por divulgar interrogatório

562
Para a juíza, a divulgação dos interrogatórios, "para além de informar, permitiam verificar a credibilidade da informação". Os responsáveis editoriais acusados de desobediência foram absolvidos.
Presidente Trump

Campanha de Trump processa The New York Times

Em causa está um artigo publicado em março de 2019 que contém, no ponto de vista da equipa de Trump, afirmações "100% falsas e difamatórias" relativas à interferência russa na eleição de 2016.
Comunicação Social

Mais um passo dado para a Cofina comprar a TVI 

O período de exercício dos direitos de subscrição das novas ações decorrerá entre as 08h30 do dia 25 de fevereiro e as 15h00 do dia 10 de março de 2020, inclusive", diz o aviso.
Óbito

O homem mais livre que existia em Portugal /premium

128
Vasco Pulido Valente escrevia e dizia sempre o que pensava, e sempre sem qualquer medo e sem calculismos. Nada nem ninguém o condicionava.
Imprensa

A minha experiência com Vasco Pulido Valente

208
Até agora não li quem o lembrasse como jornalista, que também o foi. Surpreendeu-me a abertura, a alegria e a energia para trabalhar com os mais novos. A porta do seu gabinete estava sempre aberta.
Correio da Manhã

Cofina aprova aumento de capital até 85 milhões

O aumento de capital até 85 milhões de euros para o financiamento da compra da TVI foi aprovado pelos acionistas da Cofina. Também esta quarta-feira os acionistas da Prisa aprovaram a venda da Vertix.
Media

Prisa aprova venda da Media Capital à Cofina

Assembleia geral extraordinária de acionistas da Prisa, em Madrid, aprovou esta quarta-feira a operação de venda da Media Capital à Cofina. A empresa espanhola vai receber 123 milhões de euros.
Kobe Bryant

Kobe. Jornalista suspensa após tweet sobre abuso 

Uma jornalista do Washington Post foi suspensa depois de ter feito um tweet sobre o caso de uma alegada violação que envolveu Kobe Bryant, o basquetebolista que morreu este domingo.
The Washington Post

Telemóvel de Bezos hackeado? ONU pede investigação

Especialistas da ONU pediram que a alegada pirataria por parte do príncipe Mohammed bin Salman ao telefone do dono do Washington Post, Jeff Bezos, fosse investigada pelos Estados Unidos.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro responsável por ataques à imprensa

Jair Bolsonaro é o responsável por 58% dos 208 ataques ocorridos contra jornalistas e órgãos de comunicação no Brasil. Quem o diz é a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) do Brasil.
Nissan

Nissan planeia eventual separação de Renault

A empresa automóvel japonesa Nissan quer separar os departamentos de engenharia e produção e fazer mudanças no Conselho de Administração. A possível rutura acelerou-se após a fuga de Ghosn.
The New York Times

Como o New York Times verificou o vídeo do avião

O som da explosão, o flash e os vários prédios em redor foram alguns dos elementos que permitiram ao New York Times confirmar a veracidade do vídeo onde se vê o avião ucraniano que caiu no Irão.
Fact Check

Empresa está a oferecer iPhones gratuitos?

Publicação que circulou no Facebook anunciou que empresa estava a distribuir iPhones grátis após incêndio em fábrica. É uma mentira que utilizou abusivamente uma imagem do Jornal de Notícias.
Media

Media Capital vai custar menos 50 milhões à Cofina

118
"As partes acordaram na redução do preço de aquisição previsto no Contrato de Compra e Venda", lê-se num comunicado enviado pela Cofina à CMVM.
Forbes

Poderosas. Merkel em 1.º lugar, Greta em 100.º

Pelo nono ano (não consecutivo), a chanceler alemã é considerada pela Forbes a mulher mais poderosa do mundo. Lagarde cai do 1.º para o 2.º lugar e Greta ocupa o último lugar. Veja aqui a lista.
Media

Concorrência aprova compra da TVI pela Cofina

345
O projeto de decisão está agora sujeito "a audiência prévia de contra-interessados por um período de 10 dias", disse ao Observador uma fonte oficial do regulador.
Financial Times

Quatro universidades portuguesas entre as melhores

449
Ranking das melhores 100 universidades feito pelo Financial Times tem por base 14 indicadores de avaliação. A Nova School of Business & Economics está na 30.ª posição.
Arte

Homenagem à obra de Helena Almeida

156
Um livro que percorre os 50 anos da obra artística de Helena Almeida vai ser lançado em 10 de dezembro, pela Imprensa Nacional. A artista representou Portugal na Bienal de Veneza por duas ocasiões.
Forbes

As 10 portuguesas mais poderosas nos negócios

118
Conheça a lista das 10 mulheres mais poderosas do universo empresarial português. Paula Amorim lidera a listagem feita pela revista Forbes, com um império de 4 mil milhões de euros.
Imprensa

ERC condena Benfica por negar entrada ao JN

447
Benfica impediu jornalistas do JN de entrar na Luz depois de um repórter daquele jornal se ter afirmado como sportinguista e ter considerado que campeonato 2015/16 foi "roubado" ao Sporting.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Música

Morrisey veste camisola contra o The Guardian

O músico inglês utilizou uma t-shirt ofensiva especificamente dirigida ao jornal inglês que acusa de estar numa campanha contra ele, depois de uma má crítica ao seu último álbum.
Forbes

Jeff Bezos já não é o homem mais rico do mundo

Lucros da Amazon caíram 26% no terceiro trimestre do ano e os acionistas não perdoaram. Segundo a Forbes, Bezos perdeu o título de pessoa mais rica do mundo para o fundador da Microsoft, Bill Gates.
Bebés

História de bebé sem rosto é notícia lá fora

O caso de Rodrigo, o bebé que nasceu sem rosto, está a ser notícia na imprensa internacional. Do amor da mãe à negligência do obstetra, não foi só em Portugal que a história causo espanto.
TVI

TVI. Venda à Cofina é positiva para trabalhadores 

Administração da Media Capital, a dona da TVI, diz que oferta da Cofina é oportuna e adequada e está confiante que terá um "impacto positivo para as estruturas dos trabalhadores".
Correio da Manhã

Cofina pediu registo da OPA sobre a Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários confirmou "ter recebido da Cofina SGPS na sexta-feira, dia 11 de outubro, o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição" sobre a Media Capital.
Incêndios

Fogos. FT escreve sobre o "desconforto" de Costa

1891
Financial Times, que há semanas escrevia sobre as "perspetivas brilhantes" de Portugal, faz reportagem a recordar os incêndios que ainda hoje colocam o primeiro-ministro em "desconforto".
Paulo Portas

"Com O Independente, a direita deixou de ser tabu" /premium

426
Paulo Portas relembra os "tempos efervescentes" d'O Independente "bastante anti-cavaquista". E comenta as quatro palavras associadas à sua reputação: Vichyssoise, Jaguar, irrevogável e submarinos.
Financial Times

Português escreve ao FT contra o texto sobre Costa

9451
Pedro Caetano, há anos a viver fora, colaborou com o PS de António José Seguro e não gostou de ler o famoso editorial do Financial Times sobre Portugal. O jornal publicou a sua "carta ao diretor".
Espanha

Luis Enrique. Jornais sabiam, mas não escreveram

13450
Imprensa espanhola firmou uma espécie de pacto com a federação de futebol, comprometendo-se a não noticiar a doença de Xana, de apenas 9 anos. Menina morreu na quinta-feira de cancro.
Financial Times

Como ler o editorial do FT (guia para socialistas) /premium

326
Ignore, por favor, a referência a “ainda haver muito por fazer”. António Costa não tem de fazer nada. As coisas, como estes quatro anos provaram, acontecem sozinhas.
Financial Times

Financial Times: Portugal dá "esperança à Europa"

2278
O diário económico britânico publicou um editorial onde afirma que a esperança para a Europa vem de um país insuspeito: Portugal. Mas deixou alertas para mudanças necessárias na próxima legislatura.
Media

4 respostas sobre a compra da TVI pela Cofina /premium

As negociações para a compra da TVI pela Cofina (dona do Correio da Manhã) estão em curso. No final, a Autoridade da Concorrência terá de avaliar os riscos para os portugueses e para o mercado.
Media

Compra da TVI. Negociações devem durar 30 dias

Comunicado enviado pela Cofina (dona do Correio da Manhã) à CMVM confirma que as negociações durarão 30 dias e que à compra se seguirá uma OPA sobre as ações restantes da Media Capital.
Economia

Portugal atrai imigrantes por ser "anti-populista"

400
O Financial Times diz que Portugal atrai imigrantes por ser um país pacífico onde os estrangeiros têm isenção de impostos. E afirma que ganha com isso para fazer frente à baixa natalidade.
Macau

Macau. 3 anos de prisão para notícias tendenciosas

267
"O que significa este termo, notícias tendenciosas?", como é que a população pode "evitar cair na 'armadilha' e não ir parar dois anos à prisão?", perguntou o único deputado português.
Governo

Portugal é um "paraíso progressista"? Nem por isso

682
A avaliação é do jornal espanhol El Confidencial em Portugal, que fala do socialismo "contido" de Costa e as suas "ilusões de ótica". Porém, destaca o fracasso da extrema-direita — e atribui-o ao PCP.
Facebook

Cofundador quer dividir Facebook em várias partes

Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook, escreveu um artigo de opinião no The New York Times a criticar o poder de Mark Zuckerberg e do monopólio da empresa que também tem o Instagram e WhatsApp.
Venezuela

Venezuela. Militares bloqueiam acesso à Assembleia

Discute-se esta terça-feira na Assembleia o regresso do país ao TIAR, pacto interamericano de defesa mútua. Os militares impediram o acesso da imprensa à sessão e apoiantes de Maduro protestam na rua.
África

Três lusófonos nos 100 africanos mais influentes 

A revista África Report colocou a gestora natural de Lisboa na 32ª posição da lista. João Lourenço, presidente angolano, surge em 82º e o economista Carlos Lopes surge três lugares depois.
The New York Times

NY Times faz editorial sobre cartoon de António

281
Depois de ter pedido desculpa e retirado o desenho do autor português por acusações de antissemitismo, o jornal publicou agora um editorial onde alerta para o aumento dos ataques contra judeus.
Imprensa

Global Media: "Vamos despedir algumas pessoas"

Kevin Ho, administrador da KNJ que detém 30% da Global Media, confirmou despedimentos e uma "reestruturação" no grupo que tem títulos como o JN, a TSF ou o Diário de Notícias.
Economia

Fernanda Amorim na lista dos mais ricos do mundo

166
A viúva de Américo Amorim é a única portuguesa na lista das pessoas mais ricas do mundo feita pela revista Forbes. A fortuna diminuiu mas a família subiu no ranking.
Estilo de Vida

Esta quinta-feira a livraria Tema fechou de vez

294
Por teima, houve quem lhe continuasse a chamar Tema. A livraria que trouxe títulos internacionais à Lisboa dos anos 90 fechou. Acompanhámos o último dia, de revista em banca a revista embalada.
Forbes

Hotel Ritz premiado pela revista Forbes

2293
A publicação norte-americana recomenda ainda sete unidades hoteleiras e um spa em Lisboa. A lista integra 1964 espaços, entre hotéis, spas e restaurantes.
Jornalismo

Morreu José Queirós, fundador do jornal Público

Estagiário no Primeiro de Janeiro, responsável pelo Expresso no Porto, fundador e provedor do leitor no Público. José Queirós morreu esta sexta-feira. Dedicou 30 anos ao jornalismo português.
Estados Unidos da América

Esquire criticada por fazer capa com rapaz branco

203
Ryan Morgan, um adolescente branco de classe média, é a cara da revista norte-americana. As críticas somam-se por ser o mês da História Negra da América.
Imprensa

Liberdade de imprensa "piorou significativamente"

Atos de intimidação, homicídios impunes e detenções arbitrárias são alguns dos ataques mais frequentes presentes no relatório divulgado esta terça-feira pelo Conselho da Europa.
Forbes

Dois portugueses entre os "30 Under 30" da Forbes

192
Ricardo Sequerra, na categoria de finanças, e Tiago Sá, como empreendedor social, foram escolhidos para a lista europeia do Forbes' 30 Under 30. É o quarto ano consecutivo com portugueses na lista.
Venezuela

Maduro acusado de querer "calar" imprensa

A organização alerta que as equipas de imprensa trabalham num clima muito tenso. Os jornalistas da agência noticiosa espanhola EFE e uma equipa da estação de televisão SIC foram detidos.
Brexit

De "humilhação" a "esmagada". As capas do Brexit

A "derrota histórica" do acordo do Brexit, chumbado com 432 votos contra e 202 a favor, é destaque na imprensa internacional. "No, prime minister" ou "esmagada" são algumas das manchetes.
Religião

Vai nascer um jornal português dedicado à religião

1296
Projeto editorial exclusivamente dedicado ao fenómeno religioso, à cultura e à espiritualidade é dirigido pelo jornalista António Marujo. Primeiro destaque é entrevista a Pedro Abrunhosa.
Reino Unido

Gatwick. Casal pode ser indemnizado pelos jornais

105
Jornais que identificaram e culpabilizaram casal que acabaria por ser libertado sem qualquer acusação podem ter de indemnizar as duas pessoas em quase 150 mil euros.
Imprensa

Jornalistas Figuras do Ano recorrem ao Supremo

Jornalistas foram condenados no início de setembro, numa sentença de primeira instância, a sete anos de prisão, acusados de violarem segredos de Estado.
Imprensa

Der Spiegel apresenta queixa contra jornalista

A revista anunciou ter informações segundo as quais Relotius lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar órfãos sírios que retratava numa reportagem, fornecendo os seus dados bancários.
Mariza

Revista inglesa coloca álbum de Mariza no top 10

354
A revista britânica salienta "a transparência e delicadeza da produção [do espanhol] Javier Limón", que tinha produzido já o álbum da fadista "Terra" (2008).
Imprensa

Time. Khashoggi e outros jornalistas Figura do Ano

163
A Time escolheu a "Figura do Ano" de 2018. "Os Guardiões e a Guerra pela Verdade" são o tema para a escolha dos jornalistas Jamal Khashoggi, Maria Ressa, o The Capital Gazette, Wa Lone e Kyaw Soe Oo.
Media

Crise no jornalismo pode ter "cura"

Vítor Tomé defende que os jornalistas poderiam ter um papel importante na formação dos leitores e essa seria uma forma de o Estado os financiar por esse serviço prestado à sociedade.
Política

Deus nos ajude (em 11 pontos) /premium

Em França, a nostalgia da guilhotina. Em Portugal, a opção económica pela ditadura. Na Aliança, eurocalmos misturados com eurofuriosos. Nos media, o Estado. No PSD e na JS, o pântano. Deus nos ajude.
YouTube

O youtuber de 7 anos que já ganha milhões de euros

Ryan lidera o top da lista das estrelas de YouTube mais bem pagas de 2018 elaborada pela Forbes. A criança já tem mais de 17 milhões de seguidores e ganha cerca de 19,2 milhões de euros.
Comunicação Social

O Estado não é solução /premium

120
Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos
Imprensa

Carta à Senhora Ministra da Cultura

1251
Queria apenas avisá-la de que, quando regressar de Guadalajara, a tourada que desencadeou ainda estará na praça pública. E, já agora, nos jornais nacionais. A liberdade, felizmente, tem destas coisas.
Governo

Costa: "OE sem cativações é carro sem travões" - como aconteceu

1026
Primeiro-ministro, que falou mais de uma hora e meia, reforçou que não quer Bloco e PCP no Governo, defendeu as cativações e disse que Governo não vai a Borba para "não atrapalhar" operações.
The New York Times

O surf da Nazaré em destaque no NY Times

1727
O jornal The New York Times publicou este domingo uma reportagem onde dá a conhecer a vila piscatória da Nazaré. Com relatos de surfistas e locais apresenta uma visão encantadora do local.
Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Nicarágua

Mais de 420 ataques à imprensa na Nicarágua

A imprensa e os jornalistas foram alvo de mais de 420 agressões, atos de censura ou ameaças de forças policiais ou de paramilitares em seis meses de crise política na Nicarágua.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan afirma que rei Salman não matou Khashoggi

O presidente turco escreveu um artigo de opinião no Washigton Post a afirmar que não acredita que a ordem para matar o jornalista Jamal Khashoggi tenha vindo do rei da Arábia Saudita.
Imprensa

Milionário quer entrar no capital do Le Monde

Esta transação permitiria a Daniel Kretinsky, checo que fez fortuna na energia e que se diversificou para a comunicação social, de garantir presença, indiretamente, no capital do diário francês.
Fortunas

Bezos destrona Gates e é o americano mais rico

Fundador da Amazon foi o primeiro a ultrapassar os 100 milhões de dólares de fortuna. Pela primeira vez desde 1994, Bill Gates não é o mais rico, deixando esse lugar para Jeff Bezos.
Imprensa

Afonso Camões deixa direção do Jornal de Notícias

O Conselho de Administração do Global Media Group atribuiu o cargo de Director Geral de Conteúdos ao jornalista Afonso Camões, que até agora ocupou o cargo de director do Jornal de Notícias.
Media

Lusa assina protocolos com Angola

A agência Lusa assinou na terça-feira, em Luanda, três protocolos de cooperação com a televisão e rádio públicas de Angola, devendo, ainda esta semana, ser rubricados mais dois.
Liberalismo

The Economist: Os primeiros 175 anos /premium

Os 175 anos de The Economist e os 190 anos de The Spectator ajudam a perceber por que motivo não houve revoluções em Inglaterra nos últimos 329 anos.
Ensino Superior

Três mestrados portugueses no ranking mundial

322
A Universidade Católica, a Nova SBE e a o ISCTE voltam a integrar o ranking mundial de mestrados em gestão do Financial Times. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Gestão Internacional.
Presidente Trump

Trump quer investigação ao autor do editorial

Donald Trump pediu, esta sexta-feira, ao Departamento de Justiça norte-americano que apure a identidade do autor do editorial anónimo do The New York Times. Presidente alega segurança nacional.
The New York Times

Quem é o "garganta funda" da Casa Branca de Trump?

Um artigo de opinião lançou a discussão. Anónimo, com revelações sobre uma "resistência" dentro da Casa Branca, o artigo lançou os EUA numa discussão ao estilo das melhores conspirações.
Presidente Trump

Trump ataca artigo "cobarde" do New York Times

Donald Trump aproveitou um evento com xerifes de todo o país para classificar o artigo de opinião anónimo do The New York Times como "cobarde".
Presidente Trump

Opinião anónima no New York Times ataca Trump

O The New York Times publicou um artigo de opinião anónimo da autoria de um funcionário de um alto cargo da administração Trump, que afirma ser parte da "resistência silenciosa".
Adolescentes

Como convenci o jovem selvagem a ler jornais

265
Sempre castrador e intrusivo, o inimigo imperialista parental dignou-se a conceder algum do seu tempo ao jovem selvagem, tirou-lhe os "headphones" de jogo da secretária, e impôs-lhe algum guiamento.
Ensaios do Observador

A imprensa pode ser novamente sustentável? /premium

466
Como podem os jornais portugueses sobreviver à crise e manter-se independentes? Com subsídios do Estado? Com cedências ao entretenimento? Com assinantes que paguem? Ensaio de Carlos Guimarães Pinto.
Celebridades

Quem são as atrizes mais bem pagas

A Forbes revelou a lista das atrizes mais bem pagas em 2018. Há uma nova líder e algumas saídas. Veja a fotogaleria e descubra quem foram as mulheres que ganharam mais no cinema.
Moçambique

Moçambique comprometido com liberdade de imprensa

O primeiro-ministro não se referiu à atual polémica provocada pela aprovação pelo Governo de taxas para a comunicação social, consideradas repressivas para a liberdade de imprensa.
Imprensa

Trump volta a criticar meios de comunicação social

106
Donald Trump voltou a criticar os meios de comunicação social, no mesmo dia em que centenas de jornais, numa campanha coordenada, insistiram na importância da liberdade de imprensa.
Brasil

Lula da Silva. "Quero democracia, não impunidade"

O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, num artigo publicado no New York Times, que quer "democracia, não impunidade", na véspera de formalizar a candidatura às presidenciais.
Presidente Trump

Mais de 100 jornais com editoriais contra Trump

422
Mais de 100 jornais já terão confirmado que vão participar numa ação concertada de protesto contra os ataques de Trump à imprensa livre. Na quinta-feira, todos vão criticar Trump em editoriais.
Cristiano Ronaldo

"CristiAmo". Italianos rendidos à estreia de CR7

232
Cristiano Ronaldo demorou apenas 8 minutos a marcar pela Juventus, no jogo treino com a equipa Sub-23. Nas capas dos desportivos italianos, é o "Alien", "Ronaldissimo" ou "CristiAmo".
Imprensa

Boston Globe pede guerra editorial contra Trump

O 'The Boston Globe' apelou aos jornais norte-americanos para, a 16 de agosto, publicarem editoriais a denunciar o que apelida de "guerra suja contra a liberdade de imprensa".
The New York Times

Dono do NY Times alerta Trump para discurso

105
O patrão do The New York Times afirmou ter alertado o Presidente Donald Trump, num encontro há cerca de 10 dias na Casa Branca, que o seu discurso contra os media é "perigoso e prejudicial".
Austeridade

Costa ao NYTimes: "Mostrámos que há alternativa"

402
A política da Geringonça mereceu a atenção do The New York Times: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma grande retoma". Costa diz que ainda não passou "para o lado luminoso da lua".
Jornal Público

Ana Sá Lopes volta ao Público

318
O novo diretor do Público, Manuel Carvalho, já formou a equipa que o acompanhará na direção do jornal: terá ao seu lado Ana Sá Lopes, Amílcar Correia, David Pontes e Tiago Luz Pedro.
Imprensa

The Spectator: os primeiros 190 anos /premium

“The Spectator” é uma expressão típica da originalidade da tradição conservadora-liberal britânica. É por isso muitas vezes difícil de compreender no continente — ou mesmo do outro lado do Atlântico.
Jornal Público

Manuel Carvalho é o novo diretor do Público

167
A Administração do Público anunciou que o jornalista Manuel Carvalho é o novo diretor do jornal.
Jornal Público

Administradora do Público invoca lei para demissão

Cristina Soares, administradora do Público, afirmou, quanto à demissão Diogo Queiroz de Andrade, que é "um direito consagrado na lei de imprensa" e que o objetivo foi "proteger" o jornal.
Daniel Oliveira

Daniel Oliveira vai ocupar cargo de diretor na SIC

777
Daniel Oliveira será o próximo director-geral de entretenimento do grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso. O apresentador do Alta Definição irá passar a ser o novo diretor de programas da SIC.
Comunicação Social

Salários em atraso em editora com capital angolano

390
Trabalhadores da Masemba, que publica a revista Lux, avançaram com a suspensão dos contratos de trabalho. José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, é sócio maioritário.
Universidades

Três mestrados nacionais entre melhores do mundo

As escolas de negócios da Nova, Católica e ISCTE têm três dos 27 melhores mestrados de gestão, finanças e economia à escala mundial. Ranking do Financial Times é liderado pela francesa HEC.
Presidente Trump

Donald Trump. SMS entre agentes comprometem FBI

Agente do caso dos emails de Hillary Clinton e que investigou ingerência russa nas eleições está no centro da polémica. "Vamos impedi-lo" de chegar à presidência, disse Strzok, sobre Trump.
Observador

Maio foi mês de todos os recordes no Observador

757
O primeiro mês do programa de assinaturas Observador Premium foi, ao mesmo tempo, o nosso melhor de sempre: 5,6 milhões de utilizadores, 14,1 milhões de visitas, mais de 64 milhões de páginas vistas.
Eutanásia

O debate: conheça os melhores textos de opinião

Os deputados vão votar a eutanásia, mas será que sabemos mesmo o que está em causa? Leia a newsletter de José Manuel Fernandes onde se citam os mais relevantes artigos de opinião de toda a imprensa.
Observador

Premium: o preço do cheiro?

Se os jornais, como negócio, têm servido para vender anúncios, não serão as notícias o cheiro da publicidade? E não será premium o preço do cheiro?
Sporting

Sporting. O que se diz lá fora sobre as agressões

177
As agressões na academia de Alcochete chocaram os sportinguistas e o futebol português. Na imprensa internacional fala-se de "vergonha" e de "hooligans". Na Holanda, o destaque é Bas Dost.
Democracia

Freedom House denuncia ameaças à democracia 

ONG alerta para ameaças à liberdade de imprensa em países como EUA, França, Polónia e Hungria, agravadas pelas ações do que considera ser "o Governo autoritário da Rússia".
Imprensa

Venezuela e Cuba são países americanos com menos l

104
A degradação da liberdade de imprensa na Venezuela e a sua ausência em Cuba são os grandes motivos de preocupação nos países do continente americano para a Sociedade Interamericana de Imprensa.
Imprensa

"Governo tem sucesso porque não é de esquerda"

1006
Análise da revista The Economist, que entrevistou António Costa, defende que "o governo de esquerda está a ter sucesso, em parte, porque não é especialmente de esquerda".
Ministério Público

Direito de resposta de Paulo Ramos

Nos termos do artigo 24.º da Lei de Imprensa, publicamos o direito de resposta ao artigo "Disse que era médico e não é, mostra diplomas inválidos e tem uma clínica de estética. Está a ser investigado"
Estados Unidos da América

Como a imprensa portuguesa viu Luther King

163
Não se escreveu "I have a dream", mas houve entrevista exclusiva e ampla cobertura do homicídio. No dia em que se assinalam 50 anos da morte do ativista, uma viagem aos recortes de jornal da época.
Comentário

António Costa não deve ter nenhum espelho em casa

2874
Para o primeiro-ministro, o problema do país é “a péssima qualidade da nossa informação". Talvez ele já não se lembre, mas não foram os jornalistas que foram de férias depois da tragédia de Pedrógão.
Óscares

Homem rouba Óscar de Frances McDormand

Aconteceu durante a gala deste domingo. Um homem agarrou o troféu conquistado pela artista e tentou fugir com ele. Foi apanhado por um fotógrafo que recuperou a estatueta. Já foi detido pela polícia.
Facebook

Facebook investe 3 milhões na imprensa regional 

O programa no qual a Facebook vai investir 3 milhões de dólares pretende ajudar alguns títulos da imprensa regional norte-americana a aumentar o número de assinantes digitais.
Eslováquia

Jornalista de investigação eslovaco assassinado

A polícia eslovaca acredita que o motivo por trás do homicídio são os recentes artigos publicados pelo jornalista relativas a evasão fiscal, sobretudo em negócios ligados ao empresário Marin Kocner.
Atualidade

Chic by choice: os tempos de glória antes da crise

185
Veja os momentos altos desta startup de aluguer de vestidos de luxo, que tem capital público. As duas fundadoras foram distinguidas pela Wired e pela Forbes, mas o negócio praticamente desapareceu.
Startups

O negócio fantasma que foi distinguido pela Forbes

4496
Aluguer de vestidos indisponível, telefone desligado, showroom que não existe e prejuízo de 1 milhão em 2016. As criadoras da Chic by Choice trabalham noutras empresas mas foram destacadas pela Forbes
Bruno de Carvalho

Jornalistas. Sindicato pede "resposta" a Bruno

824
O Sindicato dos Jornalistas diz que o presidente do Sporting quer "limitar a liberdade de imprensa" ao instar sócios a não comprar jornais e apela a resposta coletiva por parte da comunicação social.
Startups

Portuguesa Feedzai destacada pela Forbes 

146
Em 2016, entrou pela primeira vez para a lista das 50 empresas com maior potencial na Europa. Agora, é destacada pela Forbes como uma das 50 empresas de tecnologia financeira a manter debaixo de olho.
Assédio Sexual

Weinstein fez todo o tipo de coisas desagradáveis

188
A atriz de "Pulp Fiction" e "Kill Bill" relatou ao New York Times o episódio em que foi atacada pelo produtor Harvey Weinstein, num hotel em Londres. "Fez todo o tipo de coisas desagradáveis."
Estados Unidos da América

O maior escândalo da Marinha norte-americana

897
Leonard, o Gordo, era o mentor do esquema. Comprou oficiais com mais de 45 orgias, jantares de 50 mil euros e subornos em dinheiro para ter acesso a informações classificadas e negócios de milhões.
Catalunha

Time. Puigdemont entre fugitivos mais procurados

118
A revista norte-americana Time inclui o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont, que se encontra fugido à justiça espanhola em Bruxelas, entre os cinco "fugitivos mais procurados" em 2018.
Redes Sociais

Revelado esquema de compra ilegal de seguidores

O The New York Times revelou o esquema controlado por empresas que vendem seguidores a famosos, incluindo políticos e atletas, que querem mais popularidade online. A justiça dos EUA está a investigar.
Presidente Trump

Trump apupado e assobiado em Davos

301
O presidente dos Estados Unidos foi apupado e assobiado em Davos depois de mais um ataque à imprensa. Trump disse que a imprensa pode ser "nojenta, cruel e falsa".
Investimento

Forbes. Portugal é "o novo destino para investir"

3458
População jovem e qualificada, apoio ao empreendedorismo, cultura e qualidade de vida e, claro, bom tempo. A revista Forbes aconselha os investidores a olhar para o pequeno retângulo do oeste europeu.
Atualidade

Forbes: as polémicas de "Chicão", o líder da JP

179
Fez uma ironia com a cor da pele de António Costa, defende a criminalização do aborto e o ensino da abstinência sexual. Francisco Rodrigues dos Santos, um dos jovens mais brilhantes para a Forbes.
Forbes

Forbes destaca 4 portugueses nos "30 under 30"

5994
São quatro os portugueses distinguidos na lista dos 30 jovens abaixo dos 30 anos da Forbes. O líder da juventude popular é um dos nomeados na categoria de "Direito e Política".
Portugal 2020

Como os galegos veem Portugal

1656
O La Voz de Galicia recupera uma declaração de Marcelo Rebelo de Sousa e descreve Portugal como sendo "os nórdicos do sul da Europa" -- um "país da moda" e que atrai investimento "de meio mundo".
Tondela

A tragédia em Tondela na imprensa internacional

Jornais e agências de notícias de todo o mundo estão a noticiar a tragédia deste fim de semana em Vila Nova da Rainha, Tondela, que provocou oito mortos e dezenas de feridos. Veja aqui os títulos.
Turquia

Erdogan: País é exemplo de liberdade de imprensa

585
O Presidente da Turquia assegurou que o seu país, onde estão detidos 165 jornalistas, é um exemplo de liberdade de imprensa e que vai continuar a pugnar pela livre expressão das ideias.
Imprensa

Oito capas clássicas da polémica "Interviú"

As publicações espanholas "Interviú" e "Tiempo" vão deixar de ser vendidas. A "Interviú", a mais conhecida, ficou na história espanhola por ser a primeira publicação com imagens de mulheres nuas.
Crime Informático

Dinheiro Vivo terá sido alvo de ataque informático

O site Dinheiro Vivo, que faz o suplemento de economia do DN, terá sido alvo de um ataque informático. Através de uma nota da direção, o site garante que os utilizadores não estão em risco.
Jornalismo

1,6 milhões de euros doados a grupos de jornalismo

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood vai doar 1,6 milhões de euros a dois grupos de jornalismo. O donativo foi anunciado durante a gala dos Globos de Ouro deste domingo.
Automobilismo

Tiago Monteiro eleito piloto do ano no WTCC

Monteiro alcançou duas vitórias, cinco pódios e somou 200 pontos nas primeiras seis rondas, mas ficou impedido de participar nas últimas quatro. Acabou por ser eleito piloto do ano pela imprensa.
Jornais

Venda de jornais e revistas cai em 2016

Em 2016, enquanto os jornais venderam 58,4% dos exemplares em circulação, as revistas foram responsáveis pela circulação paga de 68,9% dos exemplares.
Presidente Trump

Trump está mais calmo, mas há coisas que não mudam

152
Uma reportagem do The New York Times descreve que mais de um ano depois da eleição, Trump está menos impulsivo e mais ponderado, graças ao seu chefe de gabinete. Mas há hábitos que se mantêm.
Educação

Gestão. Ranking do FT tem 4 escolas portuguesas

2400
Nova School of Business and Economics, Católica Lisbon School of Business and Economics, Porto Business School e ISCTE Business School representam Portugal no ranking do Financial Times.
Belmiro de Azevedo

Era uma vez a fortuna de Belmiro na Forbes

103
Na última lista divulgada pela Forbes, Belmiro de Azevedo tinha uma fortuna estimada de 1,26 mil milhões de euros. Era um dos três portugueses a ocupar a lista dos homens mais ricos do mundo.
Estados Unidos da América

Washington Post denuncia falso caso de abuso

Uma falsa testemunha que acusava o republicano Roy Moore de abuso sexual fez o jornal denunciar o caso, sobretudo pela ligação da denunciante a um grupo conservador conhecido pelos ataques aos media.
Forbes

E a modelo mais bem paga do mundo é...

Há 15 anos que Gisele Bündchen ocupava o primeiro lugar da lista das mais bem pagas modelos, segundo a Forbes. Este ano, a primeira posição mudou para Kendall Jenner.
Assédio Sexual

Jornalista do New York Times suspeito de assédio

Segundo Laura McGann, uma das jornalista que denuncia Glenn Thrush, este terá tentado "beijar e tocar" as colegas contra a vontade destas. Thrush assumiu a culpa e foi suspenso pelo jornal.
Angola

Fundo Soberano nega demissão de presidente

A imprensa angolana noticiou que José Filomeno dos Santos tinha pedido a demissão do conselho de administração. Esta informação já foi negada pelo Fundo Soberano de Angola.
Assédio Sexual

Estreia de filme de Louis C.K. foi cancelada

A produtora de "I Love You, Daddy" cancelou o lançamento do filme após o The New York Times ter revelado relatos de mulheres que dizem ter sido sexualmente assediadas pelo comediante.
Fogo de Pedrógão Grande

Incêndios. Jornal 'Região de Leiria' vence prémio

645
Primeira página do semanário Região de Leiria depois do incêndio de Pedrógão Grande recebeu prémio de melhor primeira página de 2017 naqueles que são considerados os "óscares" do design em jornalismo.
A página está a demorar muito tempo.