Uma zona de impacto com 400 quilómetros de diâmetro foi descoberta na Austrália Central. O grupo de cientistas da Australian National University acredita que a área foi formada por um “enorme” meteorito que, antes de atingir a Terra, se dividiu em dois. Cada um teria 10 quilómetros.

A equipa de investigadores, liderada por Andre Glikson, acredita que se trata da maior zona de impacto alguma vez descoberta na Terra. As duas crateras foram formadas há milhões de anos e já não são visíveis, mas os geofísicos encontraram vestígios dos dois impactos após perfurações geotermais nos estados de Austrália do Sul, Queensland, e Território do Norte.

A data exata do acontecimento ainda não foi determinada pela equipa, mas há já uma certeza: “grandes impactos como estes podem ter tido um papel muito mais significativo na evolução da Terra do que antes se pensava”, disse Andre Glikson.

O meteorito pode ter causado “a extinção de uma grande parte da vida no planeta, incluindo muitas espécies de dinossauros”, pode ler-se no documento divulgado pela universidade sobre o estudo, já publicado na revista geológica “Tectonophysics“.