460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Economia

O que o vento, o mar e a EDP fazem pelo futuro?

A estratégia de sustentabilidade da EDP visa a descarbonização de todo o processo energético até 2030 e o Windfloat Atlantic é uma face muito visível desta aposta. Contamos-lhe tudo neste Explicador
Sustentabilidade

O que é sustentabilidade? Perguntámos a crianças

Num vox pop, crianças com menos de 12 anos de idade mostram como o futuro do planeta está nas suas mãos. Veja o vídeo e surpreenda-se com as suas respostas sobre sustentabilidade.

Projeto quer descobrir outras Terras no Universo

O projeto, liderado pelo investigador Nuno Cardoso Santos, pretende criar métodos para "modelar e caracterizar as causas do ruído estelar", o que permitirá "abrir caminho à deteção da Terra 2.0".
Planeta Terra

Dia da Terra: ações para "investir no planeta"

Sob o tema "Investir no Planeta" milhares de pessoas mobilizam ações para assinalar o Dia da Terra e consideram que "a vida na Terra está doente" devido aos desafios atuais.
País

Todas as gotas contam. Em 2025 saberemos porquê

Em 2025 não haverá água suficiente para alimentarmos toda a população mundial se continuarmos a consumir água como, em média, um cidadão português consome. É urgente mudar e não é difícil: saiba como.
Espaço

NASA com duas missões para conhecer melhor o Sol

A missão designada MUSE ajudará os cientistas a entenderem as forças que impulsionam o aquecimento da superfície solar e as erupções que são a base do clima espacial.
Fact Check

Imagem mostra a Terra em 2041?

Publicação viral garante que uma imagem mostra a Terra afetada pelas alterações climáticas em 2041. É falsa.
National Geographic

Will Smith explora a Terra em "Welcome to Earth"

Na nova série, Will Smith leva a audiência consigo para locais remotos, mostrando facetas pouco conhecidas do mundo natural, com a ajuda de exploradores profissionais.
Resposta Pronta

"Se asteróide embater na terra, não há resposta"

Missão tem como objetivo determinar se o impacto intencional de uma nave espacial é uma forma eficaz de mudar o rumo de um asteróide. Ouvimos o astrónomo José Augusto Matos.
E o vencedor é...

Só apelar à vacinação não chega

A casa é aberta, mas há idosos com dificuldade em vacinar-se. No Palácio da Justiça faz-se justiça com os meios que existem: "Um relato terceiro-mundista". Quanto tempo temos para salvar o Planeta?
Planeta Terra

Menor pegada de carbono adiaria crédito ambiental

Este ano, verifica-se o expectável: na ausência de medidas estruturais que promovam um novo paradigma de desenvolvimento, a Humanidade voltou à tendência para acionar o cartão de crédito ambiental.
Planeta Terra

Terra está a aquecer mais rápido do que o esperado

O ser humano tem vindo a contribuir para o fenómeno, devido à emissão de gases com efeito de estufa.
Conservação da Natureza

Não há Planeta B, mesmo!

Todos temos um papel na conservação do planeta onde vivemos e tanto adoramos. Cabe a cada um de nós mantê-lo e assegurar a não extinção de todas as espécies, incluindo a humana.
Ártico

Ártico aquece a ritmo 3 vezes superior ao planeta

A hipótese de a camada de gelo marinho derreter completamente no verão antes de se restabelecer no inverno será seis vezes mais provável se a temperatura da terra aumentar dois graus centígrados.
Planeta Terra

E se um foguetão nos caísse em cima?

É obrigação dos responsáveis políticos agir com urgência, para que situações graves e irreversíveis com a envergadura que poderia ter tido a queda de um detrito como o do Long March 5B não aconteçam.
Planeta Terra

Imagens de alta resolução da Terra nunca vistas

Toby Ord aventurou-se a restaurar os negativos originais da agência espacial registados pelos tripulantes das missões Apollo. O resultado são imagens de alta resolução disponíveis para qualquer um ver

Detetada 'superterra' que pode ser habitável

Cientistas detetaram uma 'superterra', planeta extrassolar com uma massa maior do que a da Terra, que dista da sua estrela o suficiente para se estudar a eventual presença de água e uma atmosfera.

Terra sofreu ponto de inflexão há 42 mil anos

A Terra sofreu um ponto de inflexão há 42 mil anos. O evento foi provocado por uma inversão dos pólos magnéticos da Terra, combinada com a mudança dos ventos solares.
Nações Unidas

ONU pede que mundo faça "as pazes com a natureza"

O apelo surge num relatório divulgado esta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas sob o título "Fazer as pazes com a natureza", e "defende que o mundo tem de fazer mudanças dramáticas".

Terra perdeu 28 triliões de gelo

Segundo um estudo divulgado, a Terra perdeu 28 triliões de toneladas de gelo nas últimas décadas, o equivalente a uma camada de 100 metros de espessura a cobrir o Reino Unido.

2020: um planeta a respirar melhor

Com o avanço da pandemia, no primeiro trimestre deste ano, foram alcançados objetivos inesperados como as reduções drásticas das emissões de gases com efeito de estufa.
Ambiente

Até 2050 o mundo vai mudar

O título não é alarmista, é verdadeiro. Em 30 anos temos de mudar a forma como vivemos, como nos deslocamos e comemos. A União Europeia tem um plano e a bp está a segui-lo.
Energia

Em 70 anos consumimos mais que em 12 mil anos

A humanidade gastou mais energia desde 1950 do que nos últimos 12.000 anos, avança um estudo científico da Universidade Livre de Berlim, que também diz que o ser humano deixa "pegadas geológicas".
Conservação da Natureza

Mako Sharks Forever

Qual é, exactamente, o contributo das capturas destes tubarões para a balança comercial das pescas portuguesas? Leia, partilhe a notícia, mas por favor não fique por aí, ou não vamos a lado nenhum.
Sociedade

Para acabar de vez com o desperdício

O pior cenário vem, quando analisamos o futuro e a forma como estamos a lidar com um crescimento demográfico imparável, versus uma escassez de recursos cada vez mais pungente.
Conversas de Fim de Tarde

Vida em Vénus? Portuguesa tem dedo na descoberta

Atmosfera de Vénus tem fosfina. Molécula rara só existe com vida. A descoberta tem assinatura de Clara Sousa Silva, que explica tudo como se fossemos miúdos: "Encontrei um gás que cheira muito mal."
País

Elétricos: uma decisão inteligente

Cientistas afirmam que as emissões têm de descer rapidamente até 2030. Conduzir um automóvel elétrico faz toda a diferença e é, cada vez mais, uma questão de bom senso e responsabilidade ambiental.
Recursos Naturais

Humanidade começa sábado a usar recursos de 2021

A humanidade passa a partir de sábado a consumir recursos de 2021, visto que já esgotou os que a Terra tinha disponíveis para este ano.
Direitos Humanos

BirdLife pede a Guterres que ambiente seja direito

A organização ambientalista BirdLife pede que o ambiente natural saudável seja declarado como um direito humano fundamental. Petição lançada pretende dar força ao apelo feito a Guterres.
Morte

EUA. Homem morre a tentar provar que Terra é plana

"Mad Mike" Hughes morreu a tentar provar que a Terra não é redonda, utilizando um foguete feito em casa. Canal Science Channel documentou e apoiou o objetivo do terraplanista. Internautas já reagiram.
Meteorologia

Janeiro foi o mês mais quente dos últimos 141 anos

A National Oceanic and Atmospheric Administration, que faz registos da temperatura global da terra desde 1880, revelou que o mês de janeiro de 2020 foi o mais quente dos últimos 141 anos.
Espaço

Detetado o maior buraco negro próximo à Terra

O novo buraco negro não é o maior do universo até agora estudado, mas é o que está mais perto do nosso planeta. Tem massa equivalente a 40 mil milhões de vezes a do Sol está a 700 milhões de anos-luz.
Pseudociência

Quem continua a acreditar que a Terra é plana?

Para os defensores da Terra Plana, todos mentem: os astronautas, os cientistas, os media. São normalmente solitários e idosos. Mas também youtubers. E já ganham muito dinheiro com as suas teorias.

NASA captura 'cara' espacial

A mais recente fotografia capturada pelo telescópio Hubble parece uma cara de "uma criatura de outro universo", mas os astrónomos garantem que não se trata de uma "aparição fantasmagórica".

"O Futuro da Terra" em discussão no Teatro Camões

Debate "O Futuro do Planeta" vai ser discutido por um diplomata dos EUA e uma oceanográfica. Querem alargar os conhecimentos sobre a Terra. Encontro acontece este domingo.
Ambiente

"Quando Trump diz que os jornais mentem, é Orwell"

O escritor norte-americano está em Lisboa e falou no encontro "O Futuro do Planeta" sobre a forma como o mundo e as sociedades humanas evoluíram — e diz que é preciso compreender o presente.
Mundo

Beber água da torneira ajuda a salvar o planeta

Ao longo da sua vida, quantas garrafas de água já comprou? Muitas, provavelmente. Há hábitos que se tornam tão enraizados, que nem paramos para pensar neles. Mas, pelo planeta, é a hora de o fazer.
Oceanos

Mediterrâneo é o mar mais poluído do planeta

A cada ano, os oceanos são contaminados por 13 milhões de toneladas de plástico, matando 100 mil espécies marinhas, diz a ONU. Pior caso é o do mar Mediterrâneo, mas "ainda vamos a tempo de o salvar".
Alterações Climáticas

Ambiente. Milhares de jovens fizeram parar o país

"Eu não quero lixo, quero 'bollycaos' embrulhados em sacos de papel". Por todo o país , jovens encheram as ruas em defesa do planeta, uma responsabilidade bem vincada nos estudantes portugueses.

Dia da Terra. Menos 40% dos animais desde 1970

O dia é da Terra, mas são os humanos que estão sob foco, desde o desaparecimento de animais ao desgaste de recursos do planeta. Estima-se que o homem tenha impactado 83% da superfície terrestre.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.