Pseudociência

Quem continua a acreditar que a Terra é plana? /premium

Para os defensores da Terra Plana, todos mentem: os astronautas, os cientistas, os media. São normalmente solitários e idosos. Mas também youtubers. E já ganham muito dinheiro com as suas teorias.

NASA captura 'cara' espacial

A mais recente fotografia capturada pelo telescópio Hubble parece uma cara de "uma criatura de outro universo", mas os astrónomos garantem que não se trata de uma "aparição fantasmagórica".

"O Futuro da Terra" em discussão no Teatro Camões

Debate "O Futuro do Planeta" vai ser discutido por um diplomata dos EUA e uma oceanográfica. Querem alargar os conhecimentos sobre a Terra. Encontro acontece este domingo.
Ambiente

"Quando Trump diz que os jornais mentem, é Orwell"

O escritor norte-americano está em Lisboa e falou no encontro "O Futuro do Planeta" sobre a forma como o mundo e as sociedades humanas evoluíram — e diz que é preciso compreender o presente.
Mundo

Beber água da torneira ajuda a salvar o planeta

Ao longo da sua vida, quantas garrafas de água já comprou? Muitas, provavelmente. Há hábitos que se tornam tão enraizados, que nem paramos para pensar neles. Mas, pelo planeta, é a hora de o fazer.
Oceanos

Mediterrâneo é o mar mais poluído do planeta

A cada ano, os oceanos são contaminados por 13 milhões de toneladas de plástico, matando 100 mil espécies marinhas, diz a ONU. Pior caso é o do mar Mediterrâneo, mas "ainda vamos a tempo de o salvar".
Alterações Climáticas

Ambiente. Milhares de jovens fizeram parar o país

"Eu não quero lixo, quero 'bollycaos' embrulhados em sacos de papel". Por todo o país , jovens encheram as ruas em defesa do planeta, uma responsabilidade bem vincada nos estudantes portugueses.

Dia da Terra. Menos 40% dos animais desde 1970

O dia é da Terra, mas são os humanos que estão sob foco, desde o desaparecimento de animais ao desgaste de recursos do planeta. Estima-se que o homem tenha impactado 83% da superfície terrestre.
Ambiente

Tentar salvar o planeta pode ser mais prejudicial

Investigação conclui que um comportamento "amigo do ambiente" não compensa outro adverso e, por isso, os esforços podem trazer mais prejuízos do que benefícios. Ideal seria reduzir no consumo.
Insólito

A Terra é plana? A culpa é do YouTube, diz estudo

Cada vez mais pessoas acreditam que o planeta Terra é plano. Agora, um estudo diz que o YouTube pode ter influência na propagação desta ideia, através de vários vídeos de teorias da conspiração.
Sustentabilidade

Planeta esgota recursos a partir de 1 de agosto

A humanidade deverá consumir até quarta-feira o total dos recursos que a natureza consegue renovar este ano, sendo que os seres humanos vão viver os próximos cinco meses "a crédito".

Dias na Terra estão mais longos por causa da Lua

Um estudo publicado esta segunda-feira, reconstituiu a história da relação da Lua com a Terra, cujo movimento no espaço é influenciado por outros corpos celestes que exercem força sobre o planeta.

Nunca viu o planeta Terra como nestas 17 imagens

A Planet Labs fotografou sete grandes cidades populosas e 10 maravilhas naturais com recurso a satélites com sensores RapidEye incorporados. O resultado é este álbum de 17 imagens tiradas do céu.
Planeta Terra

Estas luzes verdes na Tailândia não são cidades

A NASA publicou uma fotografia onde se vêem luzes verdes a iluminarem o mar ao largo da Tailândia. Não são cidades: são luzes usadas pelos pescadores para atraírem o peixe.
Espaço

Estação espacial chinesa caiu no sul do Pacífico

A agência espacial chinesa disse que a Tiangong-1 terá ardido quase toda durante a entrada na atmosfera terrestre. O resto caiu no oceano pacífico, perto do Chile.
Primavera

Como é que se decide quando começa?

A cultura popular diz que a primavera começa no dia 21 de março, mas só vai voltar a ser assim em 2050. O equinócio de março pode acontecer entre os dias 19 e 21.
Astronomia

Asteróide passa hoje pela Terra (mas nada tema)

O 2018 CB, asteróide com um tamanho de entre 15 a 40 metros, vai passar a menos de um quinto da distância da Terra à Lua. A NASA assegura que o planeta não corre qualquer perigo.

Excrementos de aves marinhas são essenciais à vida

Os excrementos das aves marinhas geram todos os anos milhares de toneladas de azoto e fósforo que são essenciais à vida na Terra. O estudo é de investigadores do Brasil, de Espanha e do México.
Inverno

7 coisas que talvez não saiba sobre o inverno

Para os friorentos, este é o dia mais triste do ano. O inverno começou esta quinta-feira e juntámos sete curiosidades que (provavelmente) não sabe sobre esta estação do ano.
OVNI

Ex-Pentágono: "Podemos não estar sozinhos"

Depois da descoberta de um programa secreto do Pentágono para investigar OVNI, a CNN foi à procura de quem lá trabalhou. O homem que chefiou o programa garante que os extraterrestres visitam a Terra.
Planeta Terra

Há vida na Terra há muito mais do que se pensa

Um estudo científico garante que existe vida na Terra há muito mais do que 3.500 milhões de anos, como se pensa. A investigação encontrou os fósseis mais antigos descobertos até agora.
Espaço

Misterioso 'Oumuamua' está a ser seguido

O mais potente telescópio do mundo, na Virgínia, Estados Unidos, está a tentar detetar sinais de rádio do mais recente e misterioso objeto que entrou no nosso sistema solar, o 'Oumuamua'.
Planeta Terra

A Terra está a travar. Vêm aí mais sismos?

Um estudo diz que 2018 pode trazer mais e maiores sismos porque a rotação da Terra está a travar. Será assim? As estatísticas dizem que sim, mas não há certezas. Há, no entanto, uma zona de perigo.

A NASA fotografou um pôr do sol azul em Marte

A sonda Curiosity captou um pôr do sol azul visto de Marte. A cor do céu no planeta vermelho é sempre oposta àquela que podemos ver da Terra.
Insólito

A Terra é plana? Há quem acredite que sim

A associação "Sociedade da Terra Plana" é uma organização com milhares de seguidores que acredita que a Terra é plana. O fenómeno tem crescido nos últimos anos, tendo já famosos a apoiarem a causa.

'Oumuamua, o primeiro visitante da Via Láctea

A 19 de outubro, no Havai, os astrónomos julgavam estar a ver um cometa igual a tantos outros. Mas, afinal, era 'Oumuamua: o primeiro objeto interestelar a atravessar o nosso sistema solar.

Há um novo exoplaneta muito próximo da Terra

Foi descoberto um exoplaneta. Ross 128 b é o seu nome e encontra-se a apenas 11 anos-luz de distância. Estima-se que, dentro de 71 mil anos, Ross 128 vai ser o exoplaneta mais próximo da Terra.

15 mil cientistas fazem segundo aviso à humanidade

Em 1992, 1.700 cientistas alertaram a Terra para uma "grande miséria humana". Agora são mais de 15 mil a avisar a humanidade de que os problemas estão a piorar "alarmantemente".
Marte

NASA: 31 fotografias surpreendentes de Marte

A NASA fotografou, durante dez anos, a superfície de Marte e recolheu milhares de imagens. Já divulgou 2.540, nós escolhemos 31 fotografias surpreendentes da superfície do planeta vermelho.
Halloween

É Halloween e a NASA partilhou sons do espaço

A NASA decidiu partilhar 22 faixas de sons gravados por todo o Sistema Solar. Desde a passagem por um cometa até à entrada na atmosfera de Júpiter.
Dinossauros

Asteróide que matou dinossauros gelou a Terra

O Chicxulub, o evento que causou a extinção dos dinossauros, pode ter arrefecido a Terra três vezes mais do que aquilo que se pensava. O novo estudo foi publicado na Geophysical Research Letters.

6 formas de provar que a Terra é redonda

O rapper B.o.B. começou uma angariação de fundos para provar que a Terra é plana. Os astronautas já lhe disseram que têm provas que o planeta tem curvas. Mas há 6 formas de as ver sem ir ao espaço.

Prova de vida mais antiga foi encontrada no Canadá

Crê-se que o planeta Terra tem organismos vivos praticamente desde a sua "infância". A prova pode estar numa formação rochosa no nordeste do Canadá, que tem quase 4 mil milhões de anos.
Stephen Hawking

Stephen Hawking apela que homem volte à Lua

"Estou convencido que os seres humanos precisam de sair do planeta Terra", diz o físico britânico Stephen Hawking, que defende também que se volte a enviar astronautas para a Lua.
CNN

25 locais mais coloridos do mundo. Um é português

O planeta Terra está cheio de locais que nem o Photoshop consegue melhorar e a CNN decidiu juntá-los numa lista. Estes são os 25 locais mais coloridos do mundo -- um deles fica em Portugal.
Futuro

Como será a Terra em 2050?

O projeto interativo Earth 2050 apresenta previsões sobre desenvolvimentos sociais e tecnológicos para os próximos 30 anos em diversas cidades do mundo inteiro.
Planeta Terra

Há um novo continente e está submerso: a Zealândia

A massa de terra da Zealândia tem cerca de dois terços do tamanho da Austrália, dos quais 94% submersos. O território até agora desconhecido está mais perto de ser reconhecido.
Geologia

Japão: núcleo terrestre é feito de silício

O elemento mistério que compõe o núcleo da Terra pode ser silício, diz uma equipa de geólogos. O estudo rivaliza com outros que dizem ser o oxigénio o 3.º elemento mais abundante do centro terrestre.
Planeta Terra

Rio de ferro subterrâneo está mais rápido

O rio gigante de ferro subterrâneo no hemisfério norte está três vezes mais rápido que o normal. É um comportamento nunca antes visto e que pode explicar o que se passa com o magnetismo da Terra.

Este é um mundo de extremos. 25 imagens provam-no

Saiba qual é o lugar mais quente do mundo, o animal mais mortífero do planeta, a matéria mais cara da Terra. E veja 25 imagens que ilustram o mundo feito de extremos onde vivemos.
Planeta Terra

Vida na Terra existe há mais tempo que se pensava

Investigadores australianos encontraram fósseis na Gronelândia 220 milhões de anos mais velhos que os mais antigos vestígios de vida na Terra conhecidos até hoje.

Dois cometas aproximam-se da Terra hoje e amanhã

Esta terça-feira o cometa P/2016 BA14 vai fazer a maior aproximação à Terra desde o século XVIII. Vai estar a uma distância de 3,5 milhões de quilómetros, cerca de nove vezes a distância até à Lua.
Turismo

48 lugares fantásticos que poucos conhecem

De Espanha ao Japão, viaje por lugares fantásticos e pouco conhecidos. Ficam fora dos guias turísticos e agradam a todos, quer gostem de frio e gelo, quer de calor e praia.
Astronomia

As imagens do eclipse total do Sol invadiram a net

Esta noite, algumas regiões do Oceano Pacífico viram a luz do Sol desaparecer atrás da Lua. Este fenómeno repete-se nos Estados Unidos em 2017. Em Portugal não há previsões para os próximos 10 anos.
Planeta Terra

Novo satélite europeu mostra Portugal lá do alto

Lançado há duas semanas, o novo satélite europeu Sentinel-3A já está em funcionamento. E uma das primeiras fotos que tirou lá do alto foi à Península Ibérica. Veja esta e outras imagens no vídeo.
Energia Solar

E o lugar mais soalheiro do mundo é?

Uma incógnita. Porque depende da forma como se medem os níveis de exposição e o tipo de territórios em causa. Mas alguns lugares parecem estar longe (mesmo muito longe) da sombra. Conheça-os.
Espaço

ABC: o abecedário visto a partir do Espaço

O Y é um rio nos terrenos na Namíbia, o V são as cinzas de um vulcão, o X é um glaciar da Groenlândia. Quer ensinar o abecedário ao seu filho? Utilize estas imagens da Ciência.
Meteorologia

Há uma tempestade a "descongelar" o Polo Norte

Uma tempestade está a elevar as temperaturas no Polo Norte 10ºC acima do normal para esta época do ano. Na quarta-feira, a temperatura no Ártico esteve acima do ponto de congelamento. Saiba porquê.

41 fotos deslumbrantes da Terra vista do espaço

Vulcões em erupção, cidades em movimento, fogo e gelo. Uma empresa norte-america olhou cá para baixo e encontrou novas perspetivas do planeta Terra. Aprecie-as também.
Google Maps

Os sítios mais deprimentes da Terra. No nome

Estrada da Monte do Assassinato, Lago do Suicídio ou Ilha Miserável. Afinal, a tristeza tem mesmo um lugar na topografia mundial. Vamos dar um passeio deprimente?
Cimeira do Clima 2015

60 imagens de uma Terra em mudança

Uns mares reduzem-se a um mero monte de sal, enquanto alguns lagos obrigam a evacuar milhares de pessoas. Esta é a Terra de hoje, em mudança e em discussão nas próximas 2 semanas.

Um objeto desconhecido vai cair na Terra

Um objeto desconhecido vai cair na Terra na próxima sexta-feira, no oceano índico (perto do Sri Lanka), admitindo os cientistas que se trate de um pedaço de lixo espacial.

7 investigações no espaço que ajudam a nossa vida

Sete exemplos de como as investigações no espaço têm trazido benefícios à vida no planeta Terra: produzir água potável e operar à distância estão entre elas.
Astronomia

NASA: que mistério é este no Cazaquistão?

São 260 estruturas de figuras geométricas, com uma área maior que a Grande Pirâmide do Egito e que só podem ser vistas a partir do céu. Ninguém sabe quem as construiu. A NASA está a explorar.
Fim do Mundo

Agora parece que o fim do mundo é em dezembro

Primeiro era dia 7 de outubro, depois era "em breve", agora um outro grupo de cristãos aponta o fim do mundo para dezembro. A causa será a colisão de um planeta com a terra.

Maior cadeia de vulcões continentais descoberta na Austrália

É três vezes maior do que o complexo de Yellowstone e formou-se ao longo dos últimos 33 milhões de anos. Cosgrove nasceu da ação de um ponto quente, um fenómeno raro na Terra. Mas já não está ativa.
Clima

EUA têm mais de 40% da dívida climática mundial

Segundo um estudo divulgado pela revista Natural Climate Change, os Estados Unidos devem assumir mais de 40% dos custos inerentes às alterações climáticas no Mundo.

Primeira Super Lua do ano é este sábado

A primeira Super Lua do ano ocorre este sábado, quando o satélite natural da Terra, em fase de Lua cheia, parece maior do que o habitual quando está próximo do horizonte.
Mundo

Este é o nosso mundo visto lá de cima

Cinquenta e duas imagens captadas pelo Daily Overview, um projeto que olha para o planeta Terra bem lá de cima. Cidades, campos e o mar numa perspetiva pouco vista.

As alterações climáticas em 21 imagens

De um lado do mundo os animais morrem sem água para beber. Do outro, as cidades são evacuadas por causa das cheias. Estas são as consequências das alterações climáticas.

30 lugares que parecem ser de outra galáxia

Esculturas de gelo e pedra, pequenos seres vivos coloridos e luminosos e água que pode ser tudo menos azul. Conheça alguns dos sítios mais impressionantes do planeta... Terra.

33 mapas que não nos mostram na escola

Qual é o país mais fotografado? E o mais feliz? E onde há mais sensualidade feminina (aqui Portugal não está nada mal, embora sejam as argentinas as vencedoras). 33 mapa mundi incomuns.

Estamos todos nesta fotografia

No dia em que se celebram 46 anos desde que fomos à Lua, a NASA divulga uma imagem inédita da Terra. A Casa Branca pediu contexto a Neil deGrasse Tyson, que realça a beleza do planeta.

Sismo de 3,2 em Sintra e Cascais

Um sismo de magnitude 3,2 na escala de Richter foi sentido, ao início da madrugada, nos concelhos de Sintra e Cascais. Não demorou muito para que o assunto chegasse às redes sociais.

Este (costumava ser) o Planeta Azul

Lixeiras imensas, animais mortos pelo plástico e metrópoles gigantescas. Este é o aspeto do planeta Terra pelo prisma dos perigos ambientais. O alerta vem da Foundation for Deep Ecology.
Design

Uma nova bandeira para representar a Terra?

Talvez a Terra não precise de uma bandeira, mas isso não impediu que um designer se aventurasse e criasse uma proposta que começa agora a dar que falar. Curioso/a?
Mundo

Nave espacial russa já caiu na Terra

A nave russa Progress 59P já caíu na superfície terrestre à 01h04 da madrugada (hora de Lisboa). A cápsula destruiu-se ao longo do Oceano Pacífico, de acordo com a agência russa Roscosmos.

Península Ibérica a ser arrefecida pelo Sahara

Um grupo de investigadores Ibéricos mostraram que a intrusão da poeira do deserto do Sahara fez com que a superfície da Terra arrefecesse.

28 obras de arte da Natureza

28 locais do planeta onde a Natureza decidiu, sozinha ou quase, armar-se em artista. Resultado: criações magníficas, locais deslumbrantes. Uns mais longe. Outros nem tanto. Visite-os connosco.
Fotogaleria

Ver o mundo como se fosse um pássaro

Imagine que pode voar sobre os lugares mais movimentados e belos do mundo. Depois olhe para estas imagens e descubra que isso já é possível. São fotos panorâmicas que nos dão uma nova perspetiva.

Maior cratera do planeta descoberta na Austrália

A descoberta de duas crateras, cuja origem se deve ao impacto de um enorme meteorito que se partiu em dois, pode ajudar a erguer novas teorias sobre a história da Terra.
Fotogaleria

Vulcões ou a ilusão de uma terra firme

Vários são os exemplos, um pouco por todo o mundo, da instabilidade da terra. Os vulcões - uns ativos outros inativos - são um desses exemplos e podem ser vistos em vários locais.

Galileu Gali-quê? Terra não gira, diz saudita

Se um avião parar no ar, e caso a Terra gire, não deveria o destino ir na direção do mesmo? Não, mas é essa a teoria de Sheikh Bandar al-Khaibari. Ou então decidiu ser irónico perante estudantes.
Explica-me

O centro da Terra é sólido

Sólido? Mas não é suposto que as temperaturas elevadas no interior da Terra derretam qualquer material?
Inverno

Foi uma das noites mais longas da história

O inverno começou esta noite, com o solstício.Há cientistas que dizem que a noite mais longa do ano foi, também, a noite mais longa de sempre no hemisfério norte. Afinal, não é tanto assim.

Estudar Vénus para conhecer a Terra

Analisar os gases com efeito de estufa na atmosfera de Vénus pode ajudar a perceber que impacto tem o aumento destes gases na atmosfera da Terra e a estudar as atmosferas de exoplanetas.
Espaço

A água da Terra é mais antiga do que o Sol

Uma equipa de cientistas descobriu que uma grande parte da água da Terra é anterior à formação do Sistema Solar. A nova descoberta torna mais provável a existência de vida noutros planetas.
Sustentabilidade

19 de agosto, o dia em que entrámos no vermelho

Earth Overshoot Day: foi hoje o dia em que a pegada ecológica ultrapassou a capacidade regenerativa do planeta.

A nave 'zombie' passa este domingo pela Terra

Em 1997, a NASA decidiu abandonar as experiências científicas de uma nave espacial que foi pioneira no estudo dos ventos solares e deixou-a à sua sorte pelo espaço. Mas agora ganhou uma nova vida.
Planeta Terra

Um reservatório para encher três vezes os oceanos

Há um reservatório de água, nos EUA, 660 quilómetros abaixo da superfície terrestre, que seria suficiente para encher três vezes os oceanos do planeta, diz um estudo publicado na revista Science.
Espaço

Tempestade solar atinge a Terra esta sexta-feira

Prováveis consequências nos sistemas de comunicação por satélite são a maior preocupação. Uma tempestade de outra dimensão poderia, contudo, ter efeitos devastadores para a vida na Terra.
A página está a demorar muito tempo.