De um lado ou do outro dos hemisférios, é sempre verão nalgum ponto do planeta. Que o diga a Cantê, que estudou bem as lições de Geografia e usou o slogan “It’s always summer somewhere” para se mudar para o Chiado.

Na nova loja da marca lisboeta, a decoração é à prova de temperaturas baixas, com tucanos, estrelas do mar e búzios a criarem o ambiente para os biquínis, triquínis e fatos de banho da nova coleção, eles próprios à espera dos dias mais quentes com padrões tropicais cheios de folhas, ananases e flores.

8 fotos

Mariana Delgado e Rita Soares trocaram a arquitetura pelo design de roupa de praia em 2011, e a loja no centro de Lisboa é um sinal de que em boa hora as maquetes deram lugar à licra. “Em março do ano passado a nossa loja/atelier em Belém passou a ser exclusivamente loja pela procura que houve pelas peças e tivemos de arranjar outro espaço para trabalhar todo o processo criativo”, conta Mariana. Como estava fora de questão baixar a oferta ou separar os dois processos, a solução era ir para o centro de Lisboa. “Faz parte da nossa filosofia, desde sempre, ter uma proximidade com os clientes. A Cantê cresceu muito pelo contacto direto que tivemos com os nossos primeiros clientes e isso tornou-se chave na evolução da marca”, acrescenta Rita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No número 10 da Calçada de São Francisco, onde antigamente funcionava uma garrafeira, há espaço para vários cabides e para o atelier onde são discutidas as novas criações, separado apenas por uma parede de vidro. Há tanto espaço que até cabem bicicletas e duas novidades: pranchas de surf feitas em parceria com a Ding It, com os padrões da coleção de primavera verão 2015, Tropical State of Mind, e a primeira linha de criança, My First Cantê. “Desde a primeira coleção tínhamos mães, tias e avós que perguntavam sempre pela linha de criança”, conta Mariana. “Sabíamos que fazia sentido e que seria uma evolução natural da marca. Este ano tornou-se possível e vai ser o máximo ver as mães e filhas e filhos com calções ou fatos de banho a condizer.”

© David Clifford

© David Clifford

Num regresso a um sítio onde a marca já foi feliz, o lookbook da nova coleção foi fotografado no Brasil, país que esteve na origem de todo o negócio quando as duas sócias resolveram fazer uma viagem para festejar o fim da licenciatura. “Tivemos imensas amigas a pedirem o costume — ‘tragam-me biquínis’ — e nós próprias íamos com a intenção de comprar alguns porque era o que se fazia”, conta Rita. “Não havia em Portugal marcas de swimwear diferentes, por isso à vinda pensámos: e se nós criássemos uma marca nossa? A Cantê foi a primeira marca a surgir no mercado de biquínis português.”

O nome, “tropicalizado” através de uma mudança de acento, trouxe desde o início boa sorte: “Não conseguíamos escolher, por isso recorremos ao dicionário de Língua Portuguesa”, conta Mariana. “Vimos a palavra ‘canté’, que significava ‘oxalá’ ou ‘se Deus quiser’, e simplesmente fez sentido. Estávamos a lançar uma marca nova, não sabíamos o futuro e seria o que Deus quisesse.”

Deus quis que chegassem ao Chiado, e assim aconteceu.

Nome: Cantê
Morada: Rua Garrett, 19 (pátio) — entrada pela Calçada Nova de São Francisco, 10 (Chiado, Lisboa)
Contacto: 21 302 6618, chiado@cantelisboa.com
Horário: Segunda a sexta das 11h00 às 19h30; Sábados das 10h00 às 19h30