A tragédia do voo 4U9525 reacendeu a preocupação com a segurança relativa ao transporte aéreo. Contudo, muitas empresas já estão a desenvolver novas tecnologias para reduzir os riscos de acidentes aéreos, diz o blog da revista norte-americana Fast Company. Conheça-as:

NextGen

A NextGen é uma nova tecnologia que ambiciona revolucionar a monitorização do tráfego aéreo através da utilização de satélites de GPS em vez de radares. Pela primeira vez na história, pretende-se exibir em tempo real imagens do panorama de tráfego aéreo, que poderão ser visualizadas pelos pilotos e controladores aéreos. Esta tecnologia também prevê a introdução de comunicações digitais entre aviões e o controlo aéreo, e a introdução nos Estados Unidos da América (EUA) de um sistema nacional único no sentido de substituir os 20 sistemas de voz separados.
Inicialmente previsto para 2025, o projeto da NextGen está 10 anos atrasado por falta de fundos. Estima-se que a tecnologia poderá custar cerca de 40 mil milhões de dólares americanos.

“Tiras” de informação electrónicas

Esta nova tecnologia permite aos controladores de tráfego aéreo deixarem de lado a utilização de tiras de papel para registar a informação relacionada com o histórico do voo. Em vez disso, prevê-se adoção de “tiras” de informação eletrónicas, para registar a mesma informação. Este mecanismo utiliza satélites para aceder aos dados do avião e transferi-los para a torre de controlo em tempo real.

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Satélite em rádio para pilotos

Quando viajam sobre oceanos, os aviões utilizam tradicionalmente rádios de alta-frequência para comunicar com os controladores aéreos. Uma nova tecnologia por satélite chamada Automatic Dependent Surveillance (ADS), cada vez mais adotada pelas companhias áreas, envia dados em tempo real do avião para a torre de controlo. Isto permite, por exemplo, alterar rotas de forma muito mais rápida e obter informação muito mais fiável. A ADS faz parte do programa da NextGen e também se contempla a sua futura utilização na União Europeia. Para além de mais eficiente, a ADS também é amiga do ambiente: ao permitir enviar de forma muito mais precisa a localização do avião, também possibilita que o espaçamento de cada rota diminua, fazendo com que se poupe uma quantidade considerável de combustível.

Motores inteligentes

Os motores inteligentes são construídos com sensores incorporados que enviam constantemente informação acerca da performance do motor para os controladores aéreos em terra. Esta tecnologia permite identificar com alguma antecedência falhas nos motores antes que essas falhas provoquem danos.
Com as emergir de novas tecnologias, os dados do Bureau of Aircraft Accidents Archives apontam para uma redução progressiva da quantidade de acidentes aéreos nas últimas décadas, apesar do número de voos em circulação ter aumentado. Se em 1978 foram registados 347 acidentes, em 2014 o número diminuiu para 120, afirma o jornal espanhol ABC.