761kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Portuguese Women in Tech

Portuguese Women in Tech

Desafiar o Status Quo

Ao abrir uma vaga de um cargo de elevada responsabilidade numa empresa, é frequente referir-se à potencial pessoa que assumirá o cargo como “ele”.
Portuguese Women in Tech

A importância de saber ouvir no silêncio do remoto

Pouco se fala dos problemas do trabalho remoto, da falta de proximidade, da substituição das relações pessoais por écrans e dezenas de quilómetros.
Portuguese Women in Tech

Sejamos Florence Nightingale, Curie e Katalina

É quase impossível imaginar uma época em que uma mulher dificilmente teria acesso à educação, não teria acesso ao voto e não seria verdadeiramente independente.
Portuguese Women in Tech

Mas tu percebes alguma coisa de tecnologia?

É uma das frases mais comuns entre os que decidem questionar a capacidade das mulheres, e vem carregada de preconceito.
Portuguese Women in Tech

Construir a marca pessoal na Tecnologia

A minha marca pessoal é essencial para prosperar na área de  Tecnologias de Informação (TI) e em qualquer campo profissional. Assim mostro quem sou, o  que posso fazer, e qual é a minha contribuição.
Portuguese Women in Tech

Eureka... e agora?

As universidades devem realizar encaixe financeiro com a transferência de tecnologia. Contudo, uma rentabilidade para as universidades pressupõe que a startup desenvolva um percurso extenso e oneroso.
Portuguese Women in Tech

Ensino profissionalizante em Ciências Informáticas

É preciso olhar e valorizar os cursos profissionais secundários como portas de entrada (e de saída) privilegiadas para carreiras na área das Tecnologias da Informação.
Portuguese Women in Tech

Ciência e negócios: sinergias para a inovação

As spin-offs suprem a lacuna entre o conhecimento derivado da investigação dentro das universidades e a sua transição para o mercado, garantindo que descobertas revolucionárias não se percam.
Portuguese Women in Tech

Diversidade na tecnologia

Comecem cedo, incentivem as meninas a abraçarem a tecnologia. Abracem a diversidade não apenas como um objetivo nobre, mas como um catalisador para o crescimento e sucesso no mundo tecnológico.
Portuguese Women in Tech

Desenhando websites para os seus utilizadores

Ter sempre em mente a experiência do utilizador e centrar nele as opções a tomar ao longo do desenvolvimento de um website é a melhor garantia de um resultado com sucesso.
Portuguese Women in Tech

Da sala de aula para o mundo virtual

Num mundo em que a tecnologia avança a um ritmo vertiginoso, as tecnologias imersivas não são apenas o futuro, são uma realidade presente.
Portuguese Women in Tech

O futuro do trabalho

As empresas que ameaçam despedir funcionários que não cumpram o trabalho presencial estão a adotar uma postura antiquada. Em vez disso, devem reconhecer o valor da liberdade de escolha.
Portuguese Women in Tech

Evolução dos pagamentos e inclusão digital

O mercado europeu dos meios de pagamento vive atualmente uma fase das mais importantes. Mas uma pregunta fica por responder: como conciliar evolução dos pagamentos e inclusão digital na Europa?
Portuguese Women in Tech

Guia prático para entrar no mercado do IT

A resposta é: acreditar em nós próprios, na capacidade inata de o ser humano aprender novas competências, parar para pensar e criar um plano de ação.
Portuguese Women in Tech

Deepfake: ameaça ou oportunidade? 

É imperativo investir em tecnologias de deteção de deepfakes. Mas esta tecnologia também poderá ser vista como uma oportunidade na criação de conteúdos que outra hora seriam impossíveis e dispendiosos
Portuguese Women in Tech

A inteligência artificial nas organizações

A inteligência artificia não é apenas uma tecnologia, requer mudanças processuais e culturais: 93% das causas para a fraca adoção que têm tido devem-se a pessoas e processos, e apenas 7% a tecnologia.
Portuguese Women in Tech

A Peak Season é como o sushi

Assim como o arroz é a base essencial do sushi, o planeamento estratégico é a chave para uma campanha de marketing bem sucedida na Peak Season.
Portuguese Women in Tech

Quem regula o software na saúde?

Segurança e qualidade não são inimigas da inovação, e é da responsabilidade de todos garantir que o software usado em saúde seja seguro, eficaz e capaz de explorar o seu potencial como pretendemos.
Portuguese Women in Tech

Liberdade financeira, geográfica e de espírito? 

Começar a trabalhar online, tendo arriscado num negócio novo e tecnológico, permitiu-me obter o melhor combinando as possíveis liberdades: geográfica, financeira e, no fundo, de espírito.
Portuguese Women in Tech

A arte de reter talento

Funcionários deixam empregos onde não são desafiados o suficiente e para impedir que tal aconteça, as empresas precisam de confiar aos seus colaboradores desafios com impacto real no futuro do negócio
Portuguese Women in Tech

As mulheres são más investidoras

As mulheres são mais conservadoras nos seus investimentos. Menos impulsivas na tomada de decisões. E recorrem muito mais a corretores. No fim, conseguem retornos maiores do que os homens.
Portuguese Women in Tech

Será reskilling uma utopia?

Há momentos em que a única forma de ter uma visão clara da nossa realidade é parar. Foi o que aconteceu quando deixei uma carreira promissora em Retalho para viajar em busca do meu futuro profissional
Portuguese Women in Tech

RGPD: 5 anos, 5 lições aprendidas

O Regulamento Geral sobre a Proteção é a linha que separa o antes e o depois de uma gestão de informação centrada nos direitos das pessoas versus uma gestão focada apenas nas prioridades das empresas.
Portuguese Women in Tech

Solucionar problemas não é o que a gente pensa

Quando um problema custa resolver é porque está em falta mais perspetiva, mais voltas ao tema talvez com diferentes cabeças pensantes. E quase de certeza que está na hora de simplificar o problema.
Portuguese Women in Tech

Síndrome do impostor 

Não somos nós que perdemos competências, a fasquia é que fica mais alta. Enquanto isso acontecer, estamos a evoluir. Enquanto na sala houver alguém melhor do que nós, ainda temos muito para aprender.
Portuguese Women in Tech

Mãe e co-fundadora – sinergia ou choque?

Ter sido mãe potenciou muito a minha capacidade de tomar riscos na minha vida profissional e, em última instância, ter iniciado e continuado este caminho de empreendedorismo nesta área tão competitiva
Portuguese Women in Tech

Comunicação autêntica para reter talento

O maior desafio em Employer Branding vai ser sempre o cruzamento das expectativas criadas nos possíveis candidatos com o que estes realmente pensam depois de se tornarem colaboradores.
Portuguese Women in Tech

Vida e trabalho: equilíbrio ou integração?

As rotinas profissionais e de lazer devem ser harmonizadas. A palavra-chave é “integração”. Quebram-se barreiras entre os dois horários e promove-se uma conjugação saudável.
Portuguese Women in Tech

Este artigo (também) foi escrito pelo Chat GPT

As marcas podem usar o Chat GPT para gerar conteúdo personalizado para os seus clientes, tais como descrições de produto, posts para os seus blogues, e posts para Social Media.
Portuguese Women in Tech

Tecnologia fora dos grandes centros urbanos

O que para nós, nas grandes cidades, é um dado adquirido, noutros locais simplesmente não existe. E, nós, que trabalhamos nas áreas de IT podemos ter um papel importante nas melhorias tecnológicas.
Portuguese Women in Tech

Dados, para que vos quero?

Para além de recrutar é importante manter os colaboradores e usar os dados para reter, não só mulheres, mas todos as mais valias que no dia a dia contribuem para o crescimento dos negócios.
Portuguese Women in Tech

Empatia, a característica essencial dos líderes

Se pensarmos que as nossas relações profissionais ocupam tanto ou mais tempo que as relações pessoais, não fará então sentido nutri-las todas da mesma forma?
Portuguese Women in Tech

Edutech e aquisição de competências digitais 

Num mundo em que 85 milhões de empregos serão desempenhados por máquinas e outros tantos serão criados devido à tecnologia, as plataformas globais (edutech) podem tornar-se ferramentas indispensáveis.
Portuguese Women in Tech

A liderança em Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode ser líder. Sempre que educa um paciente. Sempre que o capacita e educa para que seja uma parte ativa no seu próprio processo de saúde.
Portuguese Women in Tech

São os designers manipuladores?

Nunca foi tão importante o compromisso ético para que, cada vez que se diga que “o designer é um manipulador”, não haja dúvidas que o faz ao serviço de um mundo mais altruísta, empático e compassivo.
Portuguese Women in Tech

Cinco estratégias para gestores de pessoas

A incerteza económica pode criar stress e ansiedade nas equipas, mas os líderes podem ajudar as suas pessoas a permanecerem calmas e focadas, implementando estratégias eficazes.
Portuguese Women in Tech

Experiências digitais

Enquanto designers, temos responsabilidade para com os utilizadores. Devemos considerar o impacto do nosso trabalho no bem-estar físico, mental e emocional das pessoas.
Portuguese Women in Tech

Teletrabalho: cinco desafios para o futuro

O desafio está em encontrar o equilíbrio no qual o ‘tele’ não coloque em causa o ‘trabalho’. E no qual a tecnologia seja um facilitador e nunca um substituto da nossa humanidade.
Portuguese Women in Tech

Inteligência artificial e inteligência humana

Não sei se não haverá mais máquinas prontas a sentir, só sei que temos muitos humanos que não sentem ou não querem sentir!
Portuguese Women in Tech

Humanos vs. tecnologia: um futuro de competição?

Este artigo podia ter sido escrito pelo Chat GPT, mas não. Veio da mão humana. É um exemplo da exceção, ou da regra? A evolução tecnológica vem substituir os profissionais de saúde e nutrição?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.