Saúde

Cozer arroz com óleo de coco diminui as calorias até 50%

268

Uma investigação de um professor da Universidade do Sri Lanka descobriu que deitar óleo de coco na panela antes de cozer o arroz, reduz as calorias substancialmente.

Uma taça de arroz cozido traz aproximadamente 200 calorias

Getty Images

Foi encontrada uma maneira de diminuir as calorias do arroz até 50%: acrescentar óleo de coco antes de pôr o arroz a ferver na panela.

A descoberta foi o resultado de uma investigação de um estudante e de um professor da Universidade do Sri Lanka, que queriam encontrar um método que tornasse as propriedades do arroz mais saudáveis.

“O que fizemos foi cozer o arroz como normalmente se faz, mas quando a água está a ferver, antes de deitar o arroz para dentro da panela, acrescentamos óleo de coco – pelo menos 3% do peso do arroz que se está a usar.”, disse Sudhair James, professor da Universidade do Sri Lanka, numa apresentação no National Meeting & Exposition of the American Chemical Society, citado pelo Washington Post.

“Quando estiver pronto, só precisamos de deixar o arroz no frigorífico por 12 horas. É tão simples quanto isto.”, concluiu James.

Apesar das inúmeras propriedades benéficas, o consumo de arroz branco está ligado à diabetes. Uma taça de arroz cozido traz aproximadamente 200 calorias, que se transformam em açúcar e, consequentemente, em gordura. Esta investigação, que não é nada mais que uma simples manipulação química, abre portas para novos usos de arroz, de uma forma mais saudável e com menor risco.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Governo

Pode alguém pedir que se aja com escrúpulos?

Rita Fontoura
1.043

A falta de escrúpulos está a destruir o nosso país. Fomos enganados e estamos a ser enganados. É algo que não salta à vista e por isso engana, o que não espanta já que quem nos governa teve bom mestre

ADSE

As guerras da saúde fazem sentido? /premium

Rui Ramos
321

Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)