Aprender a comer de forma mais saudável, desintoxicar o organismo, descontrair com uma massagem de corpo inteiro ou, simplesmente, desfrutar da tranquilidade de um Algarve primaveril junto à piscina. A proposta é do Ozadi Tavira Hotel e seus parceiros, uma unidade de quatro estrelas recuperada em 2014 e que mantém a arquitetura original da década de 1970.

Para atrair mais portugueses a um destino comummente associado ao calor abrasador, numa altura em que a chuva divide calendário com temperaturas mais elevadas, foram criados três fins de semana dedicados ao bem-estar e à dieta mediterrânica, entre março e maio: o próximo acontece já nos dias 24, 25 e 26 de abril. A ideia é aliar workshops práticos de alimentação a massagens e sessões de meditação, shiatsu ou ioga, entre outras sugestões.

Sexta-feira, 24 de abril

O último dia útil da semana termina com a chegada ao hotel com morada fixa no Sotavento Algarvio. É lá que, depois de servidos chás de camélia biológicos em jeito de boas-vindas, há tempo para meditar com a ajuda de quem melhor sabe. Neste caso é a professora Michelle Collet quem dá as indicações, de forma a que possa descontrair todos os músculos do corpo. O truque é guiar-se pela sua voz (e sotaque belga) sem adormecer. E se os sapatos ficam à porta da sala, o mesmo se pode dizer das preocupações do dia-a-dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jantar arranca pelas 21h00 e é servido no restaurante Orangea Bistro, debruçado sobre as piscinas. A ementa, por norma à base de snacks e tapas com inspiração regional, foge à regra: é dedicada à dieta mediterrânica e fica ao comando da chef Noélia, dona de um restaurante com o mesmo nome junto à Ria Formosa e que, diz quem lá vai, tem filas intermináveis no verão. Noélia, algarvia de gema, tem preferência por produtos locais e sazonais, além do hábito de levar a tradição à mesa.

Noélia-Prato1

Um dos pratos da chef Noélia / D.R

Sábado, 25 de abril

Tomado o pequeno-almoço no terraço do hotel, segue-se um workshop prático de alimentação, marcado para as 10h30. É Marta Varatojo, especialista do Instituto Macrobiótico de Portugal, quem fornece dicas para que consiga preparar, em casa, snacks saudáveis para o verão. São duas horas de conversa com componente prática à mistura, pelo que não há desculpas para ficar com dúvidas.

Finda a aula que pode ser considerada um ponto de partida para melhores hábitos alimentares, há uma massagem de aproximadamente 20 minutos (também pode ser realizada às 19h00 de sábado ou às 10h30 do dia seguinte). Durante esse tempo, praticamente todos os músculos do corpo são trabalhados na companhia de uma banda sonora apropriada. Não há como não desligar a ficha e deixar-se levar.

“Ler a nossa vida através do nosso espaço” é o próximo workshop, desta vez orientado por Alexandre Saldanha da Gama, professor e consultor de feng shui, essa arte que é, ao mesmo tempo, uma ciência milenar com raízes na China. “É um conhecimento completo que revela como equilibrar as energias de qualquer espaço para garantir a saúde e boa sorte das pessoas que os habitam”, tal como se lê no site fengshui.about.com. Segue-se mais uma sessão de meditação — não esquecer dos sapatos à porta — e um jantar novamente a cargo das mãos habilidosas da chef Noélia.

DetoxFood

Snacks Saudáveis / D.R

Domingo, 26 de abril

Pode mesmo o feng shui mudar a nossa vida para melhor? Essa e outras perguntas podem ainda ser respondidas em consultas individuais com Alexandre Saldanha da Gama. Agendadas para começar por volta das 10h30, têm uma duração aproximada de 20 minutos e funcionam por marcação.

Sem mais atividades marcadas, o programa termina por volta da hora do almoço. Mas o mesmo não se pode dizer do fim de semana: uma vez nas imediações de Tavira, porque não conhecer a cidade? Há também Cacela Velha por perto, bem como Manta Rota e Santa Luzia, localidade conhecida como sendo a capital do polvo no Algarve. Só não se esqueça de pôr em prática o que aprendeu assim que regressar a casa.

Quarto duplo por €450 e single por €300. Preços incluem: duas noites de alojamento com pequeno-almoço e jantar, atividades de bem-estar e uma massagem por quarto. Bebidas pagas à parte. O último fim de semana tem data marcada de 15 a 17 de maio.