Algarve

Vai um retiro saudável no Sotavento Algarvio?

143

É o Hotel Ozadi Tavira que faz o convite e propõe um conjunto de fins de semana dedicados ao bem-estar e à dieta mediterrânica. O próximo é já nos dias 24 a 26 de abril.

O hotel é composto por 77 quartos e foi recuperado em 2014

Aprender a comer de forma mais saudável, desintoxicar o organismo, descontrair com uma massagem de corpo inteiro ou, simplesmente, desfrutar da tranquilidade de um Algarve primaveril junto à piscina. A proposta é do Ozadi Tavira Hotel e seus parceiros, uma unidade de quatro estrelas recuperada em 2014 e que mantém a arquitetura original da década de 1970.

Para atrair mais portugueses a um destino comummente associado ao calor abrasador, numa altura em que a chuva divide calendário com temperaturas mais elevadas, foram criados três fins de semana dedicados ao bem-estar e à dieta mediterrânica, entre março e maio: o próximo acontece já nos dias 24, 25 e 26 de abril. A ideia é aliar workshops práticos de alimentação a massagens e sessões de meditação, shiatsu ou ioga, entre outras sugestões.

Sexta-feira, 24 de abril

O último dia útil da semana termina com a chegada ao hotel com morada fixa no Sotavento Algarvio. É lá que, depois de servidos chás de camélia biológicos em jeito de boas-vindas, há tempo para meditar com a ajuda de quem melhor sabe. Neste caso é a professora Michelle Collet quem dá as indicações, de forma a que possa descontrair todos os músculos do corpo. O truque é guiar-se pela sua voz (e sotaque belga) sem adormecer. E se os sapatos ficam à porta da sala, o mesmo se pode dizer das preocupações do dia-a-dia.

O jantar arranca pelas 21h00 e é servido no restaurante Orangea Bistro, debruçado sobre as piscinas. A ementa, por norma à base de snacks e tapas com inspiração regional, foge à regra: é dedicada à dieta mediterrânica e fica ao comando da chef Noélia, dona de um restaurante com o mesmo nome junto à Ria Formosa e que, diz quem lá vai, tem filas intermináveis no verão. Noélia, algarvia de gema, tem preferência por produtos locais e sazonais, além do hábito de levar a tradição à mesa.

Noélia-Prato1

Um dos pratos da chef Noélia / D.R

Sábado, 25 de abril

Tomado o pequeno-almoço no terraço do hotel, segue-se um workshop prático de alimentação, marcado para as 10h30. É Marta Varatojo, especialista do Instituto Macrobiótico de Portugal, quem fornece dicas para que consiga preparar, em casa, snacks saudáveis para o verão. São duas horas de conversa com componente prática à mistura, pelo que não há desculpas para ficar com dúvidas.

Finda a aula que pode ser considerada um ponto de partida para melhores hábitos alimentares, há uma massagem de aproximadamente 20 minutos (também pode ser realizada às 19h00 de sábado ou às 10h30 do dia seguinte). Durante esse tempo, praticamente todos os músculos do corpo são trabalhados na companhia de uma banda sonora apropriada. Não há como não desligar a ficha e deixar-se levar.

“Ler a nossa vida através do nosso espaço” é o próximo workshop, desta vez orientado por Alexandre Saldanha da Gama, professor e consultor de feng shui, essa arte que é, ao mesmo tempo, uma ciência milenar com raízes na China. “É um conhecimento completo que revela como equilibrar as energias de qualquer espaço para garantir a saúde e boa sorte das pessoas que os habitam”, tal como se lê no site fengshui.about.com. Segue-se mais uma sessão de meditação — não esquecer dos sapatos à porta — e um jantar novamente a cargo das mãos habilidosas da chef Noélia.

DetoxFood

Snacks Saudáveis / D.R

Domingo, 26 de abril

Pode mesmo o feng shui mudar a nossa vida para melhor? Essa e outras perguntas podem ainda ser respondidas em consultas individuais com Alexandre Saldanha da Gama. Agendadas para começar por volta das 10h30, têm uma duração aproximada de 20 minutos e funcionam por marcação.

Sem mais atividades marcadas, o programa termina por volta da hora do almoço. Mas o mesmo não se pode dizer do fim de semana: uma vez nas imediações de Tavira, porque não conhecer a cidade? Há também Cacela Velha por perto, bem como Manta Rota e Santa Luzia, localidade conhecida como sendo a capital do polvo no Algarve. Só não se esqueça de pôr em prática o que aprendeu assim que regressar a casa.

Quarto duplo por €450 e single por €300. Preços incluem: duas noites de alojamento com pequeno-almoço e jantar, atividades de bem-estar e uma massagem por quarto. Bebidas pagas à parte. O último fim de semana tem data marcada de 15 a 17 de maio.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)