Cinco salas de cinema, em Lisboa e Porto, iniciam hoje a exibição de quatro filmes de Manoel de Oliveira, segundo a programação da Midas Filmes e da NOS Audiovisuais, numa homenagem ao cineasta que morreu na passada quinta-feira.

A partir de hoje e até à próxima quarta-feira, 15 de abril, serão exibidos “Douro, faina fluvial” (1931) e “Aniki-Bobó” (1942) e, na semana de 16 a 22 de abril, “Ato da primavera” (1962) e “A caça” (1964).

Os filmes podem ser vistos em versões restauradas e remasterizadas em alta definição, no Cinema Ideal, em Lisboa, e nos cinemas NOS Amoreiras de Lisboa e NOS Dolce Vita Porto, assim como nos UCI Cinemas El Corte Inglés Lisboa e UCI Cinemas Arrábida Shopping.

“Douro, Faina Fluvial” e “Aniki-Bobó” são dois filmes de Oliveira que fazem parte do Plano Nacional de Cinema, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste plano para a literacia no cinema, no ensino, há ainda um terceiro filme de Manoel de Oliveira, “Singularidades de uma Rapariga Loura”, dirigido em 2009. Em França, o filme “O Estranho Caso de Angélica” (2010) foi um dos temas de exame nos últimos dois anos, para os finalistas do ensino secundário que escolheram a opção Cinema.

Manoel de Oliveira morreu no passado dia 02 de abril, em sua casa, no Porto, aos 106 anos, cidade onde nascera a 11 de dezembro de 1908.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem “O velho do Restelo”, “uma reflexão sobre a Humanidade”, estreada em dezembro passado, por ocasião do seu 106º aniversário.