Em breve será possível carregar as baterias dos carros elétricos sem utilizar as tomadas próprias. A empresa norte-americana Goodyear Tire & Rubber Company criou um novo protótipo de pneus inovadores. Através da ação do movimento e da temperatura gerados com a circulação, os novos pneus permitem carregar diretamente a bateria dos carros elétricos, escreve o site dedicado a tecnologias TLife.guru. Problema: ainda não há data marcada para o seu desenvolvimento ou comercialização.

Batizadode BH-03, o novo protótipo de pneus da empresa norte-americana promete transformar esse calor e as vibrações gerados pelo veículo em movimento numa fonte de energia. Trata-se de um “combustível” renovável, e agora automático, que permitirá alimentar não só a bateria dos motores de veículos elétricos mas também outros elementos que necessitem de energia.

São dois os fatores que possibilitam o funcionamento desta tecnologia: temperatura e movimento.

Temperatura:

Quando os veículos se encontram em andamento, o material termoelétrico do qual os pneus são feitos converte o calor gerado pela roda em eletricidade, através da ação da frição. Mas mesmo quando o carro elétrico está parado os pneus atuam: em repouso, graças a uma textura “ultranegra”, conseguem absorver luz solar que é depois transformada em energia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Movimento:

Os pneus são também construídos com um material piezoelétrico. Isto é, um material que transforma as vibrações produzidas pelo andamento do carro em energia elétrica. Assim, com esta alimentação constante, será provavelmente possível erradicar o maior problema dos carros elétricos: a sua pouca autonomia.

Veja o vídeo oficial dos pneus BH-03: