As estatísticas dizem que até 65% das pessoas no mundo vão sofrer de dores nas costas em algum momento da vida. E que a maioria dessas dores vai tornar-se crónica. É o problema de saúde mais comum e o que mais causa inaptidão no quotidiano. Mas qual é a causa?

Um estudo publicado pela BMC Evolutionary Biology indica que as hérnias no disco invertebral – um conjunto de cartilagens existente entre as vértebras que conferem flexibilidade e coesão à coluna vertebral – afeta principalmente os indivíduos com vértebras cuja evolução ainda não terminou. Como a estrutura vertebral dessas pessoas ainda está entre a do Homo sapiens e a dos primatas não humanos, as pessoas que sofrem de dores de costas podem não estar adaptadas à postura vertical.

Esta é uma hipótese que já é discutida na comunidade científica há algum tempo: muitos estudos anteriores sugerem que há uma relação entre as hérnias do disco invertebral e o esquema de vértebras. Algo que pode ser descoberto ao estudar a relação entre os formatos das vértebras, a locomoção e os nódulos de Schmori – indicadores ósseos da presença de hérnias no disco invertebral que provocam as dores nas costas.

Segundo o The Times, o investigador Kimberly Plomp sublinhou que “o nosso estudo é o primeiro a usar métodos quantitativos para desvendar porque é que os humanos sofrem tanto com os problemas de costas, em comparação com os primatas não humanos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em busca de mais dados sobre esta questão, os cientistas utilizaram técnicas geométricas morfométricas, que lhes permitiram estudar o formato da estrutura óssea e as distâncias entre os ossos. De acordo com o The Economic Times, os investigadores estudaram as costas de 71 humanos, 36 chimpanzés e 15 orangotangos. Prestaram especial atenção à primeira vértebra lombar e à última vértebra torácica e descobriram que, em seres humanos saudáveis, estas vértebras são diferentes uma da outra, enquanto em seres doentes elas são muito semelhantes.

Concluíram então que as vértebras humanas lesadas com nódulos de Schmori são mais parecidas às vértebras dos chimpanzés do que as vértebras saudáveis e que, sendo assim, as pessoas com dores de costas estão menos adaptadas ao bipedismo. O jornal Express explica que o estudo pode ser importante para desenvolver métodos de prevenção em atletas e aplicar novas terapêuticas a pessoas doentes.

 

Cinco dicas para aliviar as dores nas costas

A Western Gazette compilou algumas ideias para evitar as dores nas costas. E parece que grande parte delas dependem da nossa postura.

Sente-se direito. Mantenha o fundo das costas e os ombros encostados à cadeira. Os seus braços devem estar relaxados, próximos ao tronco e pousados na secretária enquanto escreve no computador.

Conduza corretamente. As costas da sua cadeira devem estar ligeiramente deitadas e os cotovelos não podem estar em esforço.

Aprenda a utilizar o computador. O topo do monitor deve estar alinhado com as sobrancelhas e a cadeira tem de estar ligeiramente para a frente. Os joelhos têm de estar abaixo da anca e os pés têm de chegar ao chão.

Não passe o dia sentado. Deve fazer um intervalo a cada trinta minutos que passa sentado, para se esticar e caminhar um pouco. Sempre que puder falar com alguém de pé, faça-o.

Água. Tem de beber muita água e evitar consumir chás ou café.