823kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Diogo Quintela

Colunista

Artigos publicados

Joe Biden

O Velho e aquela massa de água salgada

Joe Biden está em processo de reflexão. Quer dizer, se calhar já reflectiu, mas não tomou nota da decisão e por isso já não se lembra qual foi. Vai ter de a tomar outra vez.
Justiça

O ex-juiz e a Habeas Corpus Oleadus et Tonificadus

Ao contrário do que as más-línguas dizem, o nome completo da associação de Fonseca e Castro não é Habeas Corpus Oleadus et Tonificadus.
Conselho Europeu

Consensual, és tão consensual

Hoje, os portugueses acordaram orgulhosos por terem mais um compatriota a frequentar os gabinetes do poder durante a hora do expediente – e não de madrugada, quando é feita a faxina.
Guerra

Dia Dê de frosques que a guerra é feia

A 2.a Guerra Mundial continua a ser o conflito mais sangrento da história da humanidade. Devemo-lo à obstinação dos Aliados, que preferiram a birra ao apaziguamento.
Cultura

Os 500 anos de Luís Facho Camões

Celebrar Camões é, de certa forma, caucionar o eurocentrismo, a supremacia branca e o próprio fascismo. Quem gosta de Camões vota Trump e não apoia a Palestina.
Pedro Nuno Santos

Messias? Já não vais?

Devia deixar a esquerda de atalaia em relação ao imposto sucessório de que tanto gostam: PNS era o herdeiro de Costa, mas no legado que recebeu ficaram-lhe com uma grande fatia do jeito para vencer.
Parlamento

O Palermento

Quando foi construído no séc. XVI o Palácio de São Bento era um convento beneditino. Quase 500 anos depois, continua a ser uma casa frequentada por gente que gosta de mandar calar.
Santa Casa de Lisboa

Santa causa perdida

Há membros do novo governo a meter férias, só por causa da estafadeira que foi voltar a arrumar as almofadas nos sofás, depois da equipa de Medina os ter revirado à procura de trocos perdidos.
Relações Internacionais

O ressarcirco

É preciso um grande descaramento para nos negarmos a ressarcir os africanos, quando andamos há quase dois mil anos a cobrar aos judeus a morte de Cristo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Pai, afasta de ti esse microfone

Marcelo é um daqueles pais que gostam de fazer os filhos brilhar. No caso do seu filho Nuno, brilhar como um resíduo radioactivo, para que ninguém se aproxime dele.
Novo Governo

Montenegro e Portugal em lua de meh

O Governo está a abusar do estado de graça: todas as medidas que apresenta são de graça, não gasta dinheiro com os cidadãos.
Irão

Luzes a cruzar o céu de Israel?

Apesar de medieval nos costumes, o Irão é modernaço na questão trans. Como abomina a homossexualidade, incentiva os gays à transição: assim, deixam de dormir com pessoas do mesmo sexo.
Novo Governo

Um logo tão giro que devia ser lego

Ninguém se lembraria de redesenhar o emblema do Sporting e acrescentar-lhe um dragão e uma águia, só para o tornar mais inclusivo.
Língua

Escalões etários e divisões da casa na política

Os comentadores políticos estão malucos com o adulto na sala, não conseguem parar de gabá-lo. Espero que o adulto na sala, além de ser obviamente muito maduro, seja uma pessoa modesta.
Augusto Santos Silva

O bambúrrio de Augusto Santos Silva

É possível que Santos Silva perceba finalmente o verdadeiro significado de “campanha negra”. É a que conduziu nestas legislativas.
PS

Os resistansos

“Mesmo na noite mais triste, em tempos de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que faz um cartaz giro no Photoshop”.
Legislativas 2024

A era “à hora a que escrevo este texto”

É óbvio que Núncio se equivocou. Os portugueses não queriam votar o aborto. Queriam era votar um aborto. E conseguiram. O Parlamento está irreconhecível.
Comunicação Social

Sensaçãonalismo e o feeling-verification

Não devemos deixar que as sensações de idosos, jovens emocionalmente perturbados ou ex-Primeiros-Ministros assustadiços, influenciem a tomada de medidas.
Legislativas 2024

Um homem não chora pouco

Será que Montenegro tem fome? Pedro Nuno tem sono? Paulo Raimundo tem cólica? André Ventura tem medo? Inês Corte-Real tem dentes?
Alexei Navalny

O Navalny vale pouco

Imagino que tenha sido uma daquelas caminhadas em que a pessoa fica mesmo maltratada. Se calhar, Navalny foi dar um passeio com sapatos novos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas