771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Diogo Quintela

Colunista

Artigos publicados

PS

Os resistansos

“Mesmo na noite mais triste, em tempos de servidão, há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que faz um cartaz giro no Photoshop”.
Legislativas 2024

A era “à hora a que escrevo este texto”

É óbvio que Núncio se equivocou. Os portugueses não queriam votar o aborto. Queriam era votar um aborto. E conseguiram. O Parlamento está irreconhecível.
Comunicação Social

Sensaçãonalismo e o feeling-verification

Não devemos deixar que as sensações de idosos, jovens emocionalmente perturbados ou ex-Primeiros-Ministros assustadiços, influenciem a tomada de medidas.
Legislativas 2024

Um homem não chora pouco

Será que Montenegro tem fome? Pedro Nuno tem sono? Paulo Raimundo tem cólica? André Ventura tem medo? Inês Corte-Real tem dentes?
Alexei Navalny

O Navalny vale pouco

Imagino que tenha sido uma daquelas caminhadas em que a pessoa fica mesmo maltratada. Se calhar, Navalny foi dar um passeio com sapatos novos.
Mariana Mortágua

Sobressalto à vara 

A missiva que a avó poderia ter recebido, é uma formulação política para o argumento adolescente conhecido como “se a minha avó tivesse rodinhas era uma trotinete”.
Bloco de Esquerda

BE a fazer o que já foi feito muitas vezes

Os judeus foram precursores da praga destruidora de cidades que é o alojamento local, através da família Frank em Amesterdão.
Caso José Sócrates

Mais uma instrução de Sócrates mal feita

Ó, maldição! De que serve ser o dono disto tudo se não nos lembramos onde está a chave disto tudo?
Bloco de Esquerda

A revolta da Mariana da fonte

O BE acha que "transição energética" é o que sucede nos seus acampamentos de Verão, quando todos fecham os olhos e dão as mãos para passar energia positiva uns aos outros.
Polícia

A bófia não anda aqui!

Os carros não servem para andar, mas são ideais para fazerem festas. Acendem tantas luzinhas no tabliê que parecem discotecas.
CTT

CTT e PS

O PS tem que arrancar os correios às mãos dos privados. Não saber qual é a Urgência aberta quando se tem um AVC é um incómodo, mas não ter posto dos CTT à porta de casa isso não, que há limites.
Governo

Balanço de 2024 até às 11h47 de 2 de Janeiro 

Outra estatística de 2024: nenhuma turma ficou sem aulas por faltarem professores. Enquanto durarem as férias, estamos safos.
Identidade de Género

Jesus e a autodeterminação de divindade

Se na Antiguidade as terapias de conversão fossem proibidas, se fosse obrigatório afirmar a identidade autodefinida por alguém, é óbvio que não existia o Natal.
Pedro Nuno Santos

Três toques no homem de São João da Madeira

Não sou supersticioso, mas isto não é um político, é uma figa humana. O nome completo do homem deve ser Pedro Nuno sob a protecção de todos os Santos.
Governo

Futuros entregadores de PISA

O facto de o Ministro dizer que a queda é igual às outras é um sinal de esperança para os jovens de hoje. Sabem que, mesmo sem habilitações matemáticas básicas, podem vir a ser ministros.
País

Bem-vindo, Joaquim Tribuinte!

De vez em quando, as estrelas alinham-se e o hospital aberto é servido por um autocarro cuja paragem está protegida do frio e do vento. Por azar, nesses dias o Quim nunca fica doente.
Terceira Idade

Olá, utente / Olá, beneficiário

Se receber uma mensagem falsa em nome do SNS a sugerir que, pagando 15 euros, é possível marcar uma consulta para a semana seguinte, o idoso não hesita.
Pedro Nuno Santos

O privilégio do neto de sapateiro

Um antepassado pobre é o antigo antepassado nobre. Em termos de notoriedade, o avoengo de sangue azul foi substituído pelo avoengo todo azul, por causa do frio que passava.
António Costa

Custos de Costexto

António Costa pode ter criado um Simplex para a maior parte das empresas, mas manteve o Simplexcepto para as que precisam de um regime de excepção.
Médicos

Médicos Sem Limites

Para o Governo, a ganância dos médicos é tanta que é como se a saúde em Portugal tivesse regredido séculos. Antes, a medicina era feita com sanguessugas; agora, é feita por sanguessugas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos