Abre a caixa dos sapatos acabadinhos de comprar e lá está aquele saco de bolinhas de conteúdo desconhecido, mas já presença fiel nas embalagens que chegam a sua casa. Já os encontrou dentro das malas, entre uma bolsa ou outra, certo? Mas sabe o que está lá dentro? E porque é tão comum encontrá-los?

As esferas que se encontram no interior dessas bolsas são feitas de gel de sílica e servem para absorver a humidade, evitando que ela estrague os objetos que estão no interior das caixas.

Costuma atirar fora os esses sacos? Um erro! Saiba que há dez utilidades do gel de sílica que podem dar grande ajuda. Veja como usar este artigo gratuito e reutilizável segundo este site.

 Seca os aparelhos eletrónicos

Já lhe aconteceu o seu telemóvel cair numa poça de água ou no lavatório? O gel de sílica pode ajudar: retire a bateria e o cartão do interior do telemóvel e deixe-os cobertos pelas esferas de gel durante uma noite. No dia seguinte, pode ter uma boa surpresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Evita o cheiro a mofo

A roupa arrumada durante muitos meses num sítio mais húmido ganha um cheiro característico e pouco agradável. Espalhe sacos de sílica no armário ou nas malas e pode evitar esse problema.

Disfarça o cheiro dos equipamentos desportivos

Quantas vezes deixou a roupa do ginásio dentro do saco desportivo durante tanto tempo que o cheiro se impregnou no interior? Pouco higiénico, talvez, mas algo que pode ser evitado se deixar o gel de sílica lá dentro.

Acaba com as lentes baças

Quem é amante de fotografia costuma passar pela saga das lentes ficarem embaciadas quando expostos a temperaturas muito altas ou muito baixas. Deixe sacos de gel de sílica na mala onde costuma guardar a máquina e problema resolvido.

Preserva os sacos para sementes

Para os agricultores que trabalham com sementes há que ter o cuidado de deixar os sacos sempre secos. Além de os deixar em ambiente hermético, experimente usar o gel de sílica. E a humidade não vai tramar a saúde das sementes.

Seca flores

As plantas mantêm-se frescas enquanto ainda têm seiva nos tecidos vegetais. Para secá-las, tem de deixar que algum material absorva a humidade das flores. O gel de sílica, claro.

Preserva as fotografias

Muitas vezes, as fotografias em papel perdem qualidade por estarem expostas a ambientes húmidos. Mais uma utilidade dos sacos de gel de sílica, que podem sugar essa humidade e preservar as fotografias.

Protege a prata

A prata é um metal e, sendo assim, se ficar exposto a ambientes húmidos pode sofrer oxidação. Se os guardar na gaveta juntamente com os sacos de gel de sílica pode evitar esse fenómeno.

Protege as lâminas

É a mesma ideia: as lâminas de barbear enferrujam quando entram em contacto com a água. É por isso que podem durar muito pouco. Mas não se estiverem guardadas com gel de sílica: se os objetos estiverem dentro de uma caixa de plástico, a humidade é absorvida e as lâminas são preservadas.

Acaba com os vidros baços

Chegou ao carro e o frio que se faz sentir na rua embaciou os vidros e espelhos do automóvel. Esqueça a técnica de ligar o ar condicionado: coloque sacos de gel de plástico em cima do painel do carro e os vidros vão clarear. Experimente.