Richard Clarkson é o designer por trás destas nuvens interativas. Escusado será dizer, é fascinado por relâmpagos. Os candeeiros surgiram desse fascínio e da sua vontade de desenhar: “The Cloud” é o maior e foi o primeiro a ser criado, “Tiny Cloud”, como o nome indica, é mais pequeno e é uma espécie de réplica.

A Nuvem foi desenhada para imitar uma trovoada, tanto na aparência como no espetáculo. Através de sensores de movimento, a peça deteta a presença de pessoas e cria um espetáculo único de luz e cor dependendo dos movimentos de quem estiver no mesmo espaço. A lâmpada tem ainda umas colunas 2.1 que permitem que, através de um sistema de Bluetooth, possa colocar as músicas que queira, além de poder escolher a intensidade da luz, da cor e do brilho. Tal como no céu, não há duas nuvens iguais, já que todas são feitas à mão.

The Cloud

© Richard Clarkson Studio

Para o designer, a maior dificuldade em criar as nuvens esteve no “nível muito elevado de programação que foi necessário”, algo comparável a “aprender uma língua estrangeira e as suas nuances”. Para Richard Clarkson, os seus objetos são “um novo tipo de magia, baseado em sensores e programação e não em ilusões e truques”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Nuvem que está à venda atualmente é a versão 2.0, com algumas alterações em relação à primeira versão, nomeadamente o material do candeeiro, que agora é feito com uma fibra poliéster hipoalergénica e que tem como principal vantagem uma melhor difusão da luz. A própria estrutura da nuvem mudou, tornou-se mais robusta e duradoura, permitindo inserir umas colunas maiores. Os interruptores foram substituídos por um comando que está, de momento, a ser inserido numa aplicação móvel. E a última alteração foi a possibilidade das nuvens comunicarem umas com as outras — na eventualidade de ter um céu nublado dentro de casa — criando uma espécie de céu em rede.

A Tiny Cloud apresenta-se como sendo a irmã mais nova da nuvem inteligente e pode ser usada em conjunto com a grande ou como uma peça única. É dotada de um sistema de LED reativo, opção de luz ambiente e um modo “demo” novo, que permite ao utilizador viver todas as experiências que a nuvem tem para oferecer em simultâneo. Com duzentos milímetros de diâmetro, é o ideal para uma divisão mais pequena da casa.

tiny_rgb (1)

© Richard Clarkson Studio

Como não há bela sem senão, o senão destas peças está no preço. A nuvem grande custa a partir de 3.360 dólares (cerca de três mil euros) e a pequena 480 (430 euros). Pode admirá-las na fotogaleria e, se não conseguir resistir, terá de comprar o seu candeeiro produtor de tempestades online e esperar entre quatro a seis semanas, porque a procura é muita.