Tem textura de gelado e sabor de gin, come-se à colher e deixa um travo meio ácido, meio doce, no fundo da boca. A Santini e a Gin Lovers uniram-se para criar o melhor de dois mundos mesmo a tempo do verão. A partir desta quinta-feira, 7 de maio, as lojas daquele que é também um apelido (e negócio) de família vão vender gelado de gin tónico. E sim, sabe mesmo a gin — há quem diga que até mais do que a própria bebida.

Isto de juntar o ritual dos dias quentes à bebida do momento é coisa de um (feliz) acaso. A ideia surgiu há cerca de um ano, quando a Gin Lovers convidou a Santini a desenvolver gelados da bebida para uma ação promocional. A experiência correu tão bem que de uma sugestão efémera nasceu um novo conceito sem hora marcada para se ir embora.

Os gelados de que falamos enchem as medidas aos conhecedores de gin, pelo que apreciar a bebida destilada, conseguida a partir de cereais e posteriormente aromatizada com “botânicos” (sempre com a presença do zimbro) é requisito obrigatório. Feito o aviso, há muito por onde escolher.

9 fotos

Ao todo, contam-se 16 marcas premium de gin (e a água tónica Shweppes) — G’vine, Gin Mare, Seagram’s, Blackwood’s 60, Tanqueray 10, Tanqueray Rangpur, Bulldog, Opihr, N3 London Dry Gin, Brockman’s, Monkey 47, Martin Miller’s, Hendrick’s, Wild Snow Dog, Sylvius e Beefeater 24. Mais e menos conhecidas, cada uma representa um sabor de gelado diferente devido às muitas combinações de botânicos e, ao contrário de um copo de gin bem servido, não há adição de gelo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois da lista algo sugestiva, e para que não corra o risco de ter mais olhos que barriga, saiba que todas as semanas um dos sabores disponíveis fica em destaque nos espaços da Santini e na Gin Lovers do Chiado, o qual é revelado nas respetivas páginas de Facebook à terça-feira. E caso já se sinta com sede (ou fome?), podemos revelar que o primeiro gelado é à base de Hendrick’s, rosa e pepino.

Gin num copo balão? Não, num bule

Mas nem só de gelados se faz o gin (e vice-versa). Zimbro, capim-limão, canela, casca de limão, coentros, pimento, lavanda e pétalas de rosa são os elementos que constituem aquele que se diz o primeiro gin tea do mundo. O chá Gin Soul é biológico, sem quaisquer aditivos, e resulta de uma parceria entre a empresa Gin Sul, que apesar de estar sediada em Hamburgo nasceu em terras algarvias, e a Samova, empresa alemã especialista em chás e ervas.

5 fotos

Aqui fica uma das possíveis receitas usando o chá à base de gin:

– Insira 4-5 colheres de chá por bule samova
– Ponha 0,8 l de água a ferver
– Deixe a preparação abrir entre 5 a 6 minutos
– Quente ou gelado, acrescente um cheirinho de Gin Sul e, depois, uma rodela de lima e xarope de agave.

Gelado de gin tónico: vendas limitadas, de sexta a domingo, 16,50 euros a caixa pré-embalada de 0,5L (produto com uma validade de 72 horas)

Gin Soul: 12,95€ (lata de 100 gr.) ou 10,95€ (refill) à venda no site da Gin Sul.