Seja no metro, na rua, nos cafés ou nos jardins, é difícil não ver pessoas agarradas aos smartphones, aparentemente alheadas a tudo o que as rodeia. Foi a pensar nessa dependência que Min Alxe, um aluno da China Central Academy of Fine Arts, criou a Life Smartphone, uma animação com um certo humor negro que espelha essa realidade de forma exagerada.

Uma mulher tão compenetrada no telemóvel que se senta em cima do gato ou outra que vai tirar selfies perto de um carro que acabou de ter um acidente são algumas das situações retratadas. Embora surreais e extremamente satíricas, visam ser uma espécie de abre olhos.

A Life Smartphone foi inspirado em algumas doenças causadas por smartphones. A utilização do telemóvel por longos períodos de tempo pode afetar a nossa saúde — algumas pessoas estão a ficar com falta de visão, outras com problemas nos pulsos e outras ainda sentem dormência nos dedos. Além de uma nova doença chamada “pescoço SMS”, resultante de ficar muito tempo a olhar para o telemóvel, que pode levar a problemas de coluna.

Em 2012, um estudo britânico concluiu que, mais de 60% dos participantes sofriam de nomofobia — medo de andar sem o telemóvel ou o computador.

Será que, no futuro, após anos a olhar para um ecrã, chegaremos ao ridículo desta animação?

https://www.youtube.com/watch?v=PsH9wGB_Acs

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR