456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Saúde da Mulher

Urgências

Loures: obstetrícia encerra até às 8h de sábado

As urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures vão estar encerradas das 14h00 desta sexta-feira até às 8h de sábado. Utentes têm de procurar outras regiões de Lisboa.
Serviço Nacional de Saúde

Hospitais. Queixas de utentes disparam 33%

Portal da Queixa analisou reclamações contra hospitais e maternidades: 70% referem-se à falta de qualidade no atendimento e há várias queixas sobre serviços de obstetrícia e ginecologia.
Resposta Pronta

SNS. "Acessibilidade aos seguros afastou grávidas"

Em Lisboa, quase 30% dos partos o ano passado foram fora do SNS. Nuno Clode, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia, explica a influência das mudanças na sociedade e as condições do privado
Sociedade

Quando a infertilidade bate à porta

Faz parte da realidade de muitos casais que pretendem ter filhos, e durante vários anos foi um assunto tabu para a sociedade. Como se supera a infertilidade?
Noticiário

21h. Urgências. Comissão para resolver problemas

Solução, a curto prazo, apresentada por Marta Temido. Comissão vai operar durante o período de Verão e vai ser liderada por Diogo Aires Pereira, diretor de obstetrícia do Hospital de Santa Maria.
Ordem dos Médicos

"Situação de rutura" em serviços de obstetrícia

A Ordem dos Médicos do Centro alerta para "situação de rutura" em serviços de obstetrícia que, devido à falta de médicos em vários hospitais, tem levado ao encerramento de urgências nos últimos dias.
Noticiário

20h. Ordem dos Médicos nega férias como causa

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, responde assim à Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco. Férias dos enfermeiros e dos médicos "são reguladas da mesma forma".
Resposta Pronta

"Problemas não são só com as grávidas na AML"

Jorge Roque da Cunha, presidente do Sindicato Independente dos Médicos, fala em problemas estruturais nos hospitais portugueses e apela a um maior investimento no Serviço Nacional de Saúde.
Resposta Pronta

"Não é de declarações vagas que o país precisa"

Noel Carrilho, presidente da Federação Nacional dos Médicos, considera que Marta Temido foi pouco explícita nas medidas para os serviços de urgência dos hospitais e lamenta falta de propostas.
Noticiário

23h. FNAM acusa Marta Temido de "palavras vagas"

Noel Carrilho, presidente da Federação Nacional de Médicos, diz que Marta Temido ainda não tem um plano para as urgências dos hospitais e pede medidas em concreto para motivar os profissionais.
Noticiário

15h. Mais urgências encerram esta noite

À saída da reunião com administradores hospitalares, a ministra da Saúde remete declarações para mais tarde. Grávidas vão ser reencaminhadas para outros hospitais. 
Saúde da Mulher

Ordem pede dados sobre assistência à gravidez

“Isto tem que ser estudado (…) porque é importante para a estratégia que se possa definir”, disse este domingo o bastonário da Ordem dos Médicos que critica incapacidade de contratar jovens médicos.
Noticiário

17h. Obstetrícia. Mortalidade devido a problemas

Aviso deixado pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto. Continuam a surgir queixas de serviços fechados em hospitais portugueses. Hospital de Braga vai estar fechado.
Saúde

Centro do Oeste abre inquérito a morte de bebé

O inquérito foi aberto para apurar o que se passou no caso de uma grávida que perdeu o bebé alegadamente por falta de obstetras no hospital das Caldas da Rainha.
Noticiário

9h. Interrupções voluntárias da gravidez caiu 18%

É a primeira vez que a descida ultrapassa as 2 mil de um ano para outro. Ainda, ala mais à direita de juízes do Tribunal Constitucional prepara-se para inviabilizar substituição de outros magistrados.
Noticiário

8h. Rússia já controla mais de 90% de Lugansk

Defesa britânica admite que é previsível que a Rússia consiga um controlo total nas próximas duas semanas. Ainda, entre 2018 e 2021, número de interrupções voluntárias da gravidez caiu mais de 18%.
Saúde da Mulher

Aprovada audição da DGS sobre mortalidade materna

A diretora-geral da Saúde e o presidente da Associação Europeia de Medicina Perinatal vão ser ouvidos após um requerimento entregue no parlamento pelo Bloco de Esquerda.
Saúde da Mulher

Tratamentos de fertilidade. SNS com resposta menor

A presidente do organismo lembra que a pandemia agravou o problema. Crítica a resposta cada vez menor do SNS, mesmo com a criação de um grupo de trabalho do Governo para estudar soluções.
Direitos das Mulheres

Onde anda o dicionário da deputada Rita Matias?

Dizer que a licença menstrual não deve existir é o mesmo que acreditar que não deve haver licença de maternidade porque faz com que as mulheres ganhem menos ou vejam os seus contratos não renovados.
PAN

Regremos as regras das regras

Se a ideia é transformar crendice em lei, é provável que o PAN também sugira que, quando menstruadas, as cozinheiras estejam dispensadas de fazer maionese.
Saúde da Mulher

Associação exige transparência em obstetrícia

A taxa de mortalidade materna atingiu em 2020 os 20,1 óbitos por 110 mil nascimentos, o nível mais alto dos últimos 38 anos e Associação pede transparência nos dados estatísticos.
Maternidade

PCP questiona Governo sobre mortalidade materna

Numa pergunta endereçada a Marta Temido, através do parlamento, a bancada comunista pretende saber que razões justificam a preocupante tendência de crescimento da mortalidade materna no país.
Maternidade

BE quer ouvir DGS sobre mortalidade materna

Na ótica do partido, o aumento da taxa de mortalidade materna "coloca em risco um dos principais e melhores indicadores de saúde do país", razão pela qual a discussão "não pode ser adiada".
Resposta Pronta

Mortalidade materna: "Tem que ser acompanhada"

Nuno Clode, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, lembra que os dados mais recentes são de há mais de 10 anos e defende um acompanhamento regular.
Saúde da Mulher

DGS investiga aumento de mortes de mães no parto

Em 2020, a taxa de mortalidade materna atingiu os 20,1 óbitos por 100 mil nascimentos. Há 38 anos que não era registado um valor tão alto em Portugal. A DGS está a investigar.
Sociedade

Dia 23, falamos sobre Infertilidade. Não perca

Em parceria com a Zippy, o Observador transmite em direto a talk onde se fala sobre infertilidade. De desafios a tratamentos, vamos conhecer a história de uma família que passou por esta dificuldade.
Sociedade

(In)fertilidade a dois

A infertilidade ainda é um tema tabu. Conceber um filho é visto como algo natural. Mas, para muitos casais, não o é. Entre os fatores de risco e a procura de ajuda, há razões para ter esperança.
Espanha

Espanha: avança aborto aos 16 e licença menstrual

Conselho de Ministros vai discutir lei que permite que jovens a partir dos 16 anos possam abortar sem que seja necessária autorização dos pais. Licença menstrual de 3 dias também consta da proposta.
Contra-Corrente

América: choque e pavor no debate sobre o aborto

A provável decisão do Supremo Tribunal de Washington de devolver aos Estados e aos políticos a definição das regras da interrupção voluntária da gravidez incendiou um debate com ramificações globais.
Aborto

Aborto: 600 portuguesas recorreram a Espanha

Mais de 600 portuguesas preferiram ir a Espanha fazer uma interrupção voluntária da gravidez. Os dados dizem respeito ao ano de 2021 em clínicas próximas da fronteira.
Saúde da Mulher

Registado aumento no número de mamografias

Segundo dados divulgados na Convenção Nacional da Saúde, o número de mulheres que realizaram mamografia aumentou nos dois primeiros meses do ano.
Saúde da Mulher

Mundo: 50% das gravidezes foram não intencionais

Cenários de guerra e de emergência humanitária, como o que se vive na Ucrânia, criam condições para que a gravidez não planeada aumente ainda mais. Mais de 60% destas gestações terminam em aborto.
Resposta Pronta

"Há incerteza, insegurança e ansiedade"

Joana Freire, da Associação Portuguesa de Fertilidade diz que há vários casais com barrigas de aluguer na Ucrânia a viver momentos de incerteza. 
Saúde

Grávidas expostas a 'marketing' a leite de fórmula

O relatório "Como a publicidade ao leite de fórmula influencia as decisões sobre a alimentação dos nossos filhos" indica que 51% dos pais foram expostos ao 'marketing' a estes produtos.
Saúde da Mulher

Portugal tem 3 vezes mais partos instrumentados

Estudo revela que a 63% das mulheres portuguesas não foi pedido "qualquer consentimento" para o uso de fórceps ou ventosas, o que também contrasta com a média europeia de 54%.
Futebol

Lyon quer ser "pioneiro" na proteção de grávidas

"Queremos dar o exemplo e mostrar que somos inovadores. Estamos a refletir com as jogadoras e a ver o que se passa noutros países", garantiu o presidente do clube, em conferência de imprensa.
Paquistão

Grávida com prego na cabeça para não ter menina

Marido terá ameaçado a mulher que a abandonaria caso voltasse a ter uma menina. Ouviu a história de uma vizinha e decidiu fazer o mesmo: martelar um prego no crânio. A polícia procura o curandeiro.
Genética

China inventa útero artificial que cria embriões

Tecnologia funciona à base de caixas cheias de fluido nutritivo e de um sistema de inteligência artificial que monitoriza os fetos. Tecnologia não terá sido aplicada em embriões humanos.
Holanda

Médico usou o seu esperma para gerar 21 crianças

Ginecologista tem pelo menos 21 descendentes biológicos, nascidos entre 1973 e 1986. Hospital onde o médico trabalhou aceitou a hipótese de mais crianças terem sido geradas com o seu esperma.
Estados Unidos da América

Mulher dá à luz num voo que sobrevoava o Atlântico

O nascimento foi auxiliado por um dermatologista, um enfermeiro e uma hospedeira da companhia que era também enfermeira.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.