267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Saúde da Mulher

Coronavírus

DGS avalia vacinação prioritária em grávidas

Apesar de não haver consenso sobre a vacinação em mulheres grávidas, DGS avalia assunto com o colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos.
Saúde da Mulher

Doenças profissionais em mulheres dobraram em 2020

O número de doenças profissionais certificadas das mulheres aumentou quase para o dobro em 2020, chegando aos 10.240 casos, dos quais 8.518 são lesões músculo-esqueléticas, divulgou a CGTP.
Brasil

Brasil suspense vacina da AstraZeneca em grávidas

Em março, o Brasil incluiu grávidas e puérperas com comorbilidades no grupo de vacinação prioritária, devido ao aumento das mortes com Covid-19. Depois, alargou a todas as grávidas. Agora, suspende.
Cancro

1/4 não faz acompanhamento ginecológico regular

Estudo revelou "níveis preocupantes de desconhecimento" sobre a oitava causa de morte por motivos oncológicos no universo feminino. 84,2% da população desconhece os sintomas.
Coronavírus

Faz sentido vacinar as grávidas contra a Covid-19? /premium

A vacinação contra a Covid-19 às grávidas tem levantado várias dúvidas. Em Portugal, apenas com a recomendação de um médico após avaliação dos benefícios e riscos. Mas já há países que vacinam.
Resposta Pronta

"Hospitais não fazem valer direitos das mulheres"

Sara do Vale, presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, saúda a clarificação da DGS sobre os direitos das grávidas, mas diz que incumprimento vai continuar.
Resposta Pronta

Há mais grávidas a recorrerem aos privados

DGS clarifica que pais podem estar presentes no parto e que mães infetadas podem escolher nível de contacto com bebés. Obstetra do Santa Maria, Miguel Oliveira da Silva, revela que não é sempre assim.
Noticiário

9h. Mortes por gravidez. Pior balanço em 30 anos

Entre 2018 e 2019 morreram 27 mulheres em Portugal por complicações na gravidez. Para o médico obstetra no Hospital de Santa Maria Miguel Oliveira da Silva, os números são "gravíssimos".
Saúde

Taxa de mortalidade materna mais alta em 30 anos

Desde 1991 que taxa de mortalidade materna não era tão elevada como a registada em 2019. Entre 2015 e 2019 morreram 48 mulheres. Taxa ultrapassou 10 por 100 mil nascimento em 2017 e ainda não desceu.
Chile

Chile. Pílulas distribuídas tinham defeito

O anticoncecional foi distribuído por hospitais e centros de saúde públicos. Os comprimidos com defeito foram fornecidos durante, pelo menos, um ano. 13 lotes continuam em investigação.
Saúde da Mulher

Taxa de cesarianas continua a aumentar 

Cesarianas representam 29,79% dos partos nos hospitais públicos e 68,5% nos privados. Em 2019, 36% dos partos foram cirúrgicos, sendo que apenas 34% se fizeram em mulheres com menos de 30 anos.
Coronavírus

Partos. Testes a acompanhantes feitos pelo SNS

Os estabelecimentos do SNS que exijam aos acompanhantes a prévia realização de teste à Covid-19 "devem assegurar as condições e os meios para a sua concretização".
Saúde

Gravidez. Projeto promove saúde mental da mulher

"Promover a saúde mental materna durante o período perinatal" é o projeto de investigação de especialistas da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade de Oslo com a duração de dois anos.
Conversas de Fim de Tarde

"As mulheres não nascem ensinadas para ser mães"

A depressão pós-parto, uma realidade escondida da gravidez. "Acordava a chorar e tentei reprimir o que sentia". Sofia Arruda lançou o livro "Calma, vai correr tudo bem": "Era a frase que me acalmava".
Sociedade

Perda gestacional. Os testemunhos de 3 mulheres /premium

186
Apesar de comum, pouco se fala sobre perda gestacional, o que torna tudo ainda mais difícil para quem passa por ela. Para pôr fim ao tabu e ajudar outras, 3 mulheres falam sobre os bebés que perderam.
Coronavírus

Gravidez aumenta problemas da Covid-19

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA concluiu que o impacto da Covid-19 em grávidas é bem maior do que em mulheres com a mesma idade não grávidas. Mas não são o grupo de maior risco.
Coronavírus

Investigadores estudam impacto da pandemia

Um grupo de investigadores da Universidade quer perceber como é que a Covid-19 afeta grávidas e mães com bebés até seis meses, em questões de saúde mental e perinatal.
Saúde da Mulher

Procriação "post mortem" debatida no Parlamento

A iniciativa para incluir a inseminação post mortem na lei foi promovida em fevereiro por uma mulher que quer engravidar recorrendo ao sémen do marido que já morreu.
Estilo de Vida

Mitos e respostas sobre a menopausa /premium

Afrontamentos, insónias e até ansiedade são algumas dificuldades associadas à menopausa que não precisam de ser vividas em silêncio. Os tratamentos existem e a conversa não deve ser um tabu.
Resposta Pronta

Grávidas sem acompanhamento? "Seria desumano"

1552
Parlamento aprova resoluções para que grávidas possam ser acompanhadas. "É um passo importante", acredita Sara do Vale, da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto.
Saúde da Mulher

Sapatos pelo direito das grávidas a acompanhante

841
Foram colocados sapatos de mulher, homem e criança, cerca de meia centena, no campo da Alameda D. Afonso Henriques, em frente da DGS, simbolizando os direitos que estão a ser negados às grávidas.
Saúde da Mulher

Cristina Rodrigues propõe criação de casa de parto

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues propôs a criação em Portugal de "centros de nascimento", ou "casas de parto", com objetivo de incentivar a "autonomia da mulher".
Urgências

Maternidade do Amadora-Sintra encerra à noite

Durante o período noturno, as grávidas deverão recorrer aos Serviços de Urgência do Hospital de Santa Maria, da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, do Hospital São Francisco Xavier e de Cascais.
Saúde da Mulher

Movimento quer grávidas com acompanhante

352
Denominado "Nascer em Évora", o movimento, integrado por quase 300 pessoas, quer voltar a conceder às grávidas "o direito ao acompanhante" e a parturientes com Covid-19 "alojamento conjunto mãe-bebé".
Coronavírus

IL quer grávidas com direito a acompanhanto

523
A Iniciativa Liberal propôs a alteração da orientação da DGS sobre gravidez e parto no âmbito da pandemia para "garantir o efetivo direito da grávida à presença de acompanhante".
Vila Real

Hospital investiga morte de mulher durante o parto

O Centro Hospitalar informou "que todo o processo assistencial decorreu seguindo as boas práticas clínicas", mas "por uma questão de rigor e transparência" decidiu abrir um processo de averiguação.
Resposta Pronta

Nuno Clôde: "Grávidas têm é de estar seguras"

O diretor da Sociedade de Obstetrícia desvaloriza a situação de recusa de partos em hospitais privados a mães com Covid-19. Nuno Clôde lembra que estes casos também acontecem em hospitais públicos.
Coronavírus

Associação quer rever orientações sobre gravidez

1735
Associação pelos Direitos da Mulher tem recebido "muitos pedidos de ajuda", sendo que uma das questões mais partilhadas pelas grávidas é a "questão do acompanhante" quer nas consultas, quer no parto.
Coronavírus

Estudo conclui que transmissão na gravidez é rara

Um estudo do Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Universitários Lisboa Norte revelou uma percentagem baixa de grávidas em trabalho de parto positivas à Covid-19 e todas sem sintomas da doença.
Estudo Científico

Gravidez. Baixo consumo de peixe afeta crianças

Alimentação insuficiente em ácidos gordos ómega 3 tem "impacto negativo do desenvolvimento dos cérebros dos bebés" e pode originar problemas como um pior desempenho cognitivo e da linguagem.
Açores

Açores abre inquérito após complicações pós-parto

A secretária regional determinou a abertura de um processo de inquérito relativo à assistência prestada a uma utente da ilha Graciosa, devido "a complicações pós-parto".
Saúde da Mulher

Associação Apoio à Vida aumentou apoios a grávidas

135
A associação adianta que nos últimos três meses registou um aumento significativo sobretudo dos pedidos de apoio psicológico, tendo sido realizadas desde 13 de março 169 sessões por três psicólogas.
Natalidade

Taxa de cesarianas sobe pelo 3.º ano consecutivo

Em 2019, 29,79% dos partos no SNS foram realizados por intervenção cirúrgica. Antes disso, o valor mais alto tinha sido em 2013. Médicos alertam para maternidades tardias e excesso de peso.
Coronavírus

Bruce Springsteen, partos e SARS-CoV-2

688
A frase mítica "Quem só sabe de Medicina nem de Medicina sabe" foi agora "Quem só sabe de Covid-19 nem de Covid-19 sabe". Em nome do vírus rebobinámos anos de boas práticas e de direitos protegidos.
Saúde da Mulher

Grávidas devem fazer análise à tiróide

A especialista defende que a análise à função tiroideia deve ser incluída no rastreio das mulheres que querem engravidar e durante o primeiro trimestre da gravidez.
Universidade de Coimbra

Infertilidade. Estudo com verbas internacionais

O estudo "pretende perceber o impacto dos contaminantes industriais na infertilidade feminina, de modo a que, no futuro, sejam tomadas medidas de prevenção e mitigação dos seus efeitos nefastos".
Global Shapers

Acompanhantes ou o “duelo” entre ética e segurança

300
Onde estão os limites entre a proteção dos outros utentes, e dos próprios profissionais de saúde, e os direitos aos acompanhantes das grávidas? Como resolver esta colisão de direitos humanos?
Coronavírus

Associação alerta para inúmeras induções de parto

508
A Associação pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto já recolheu relatos de, pelo menos, 100 mulheres às quais foi "imposta" a indução do parto devido à pandemia da Covid-19.
Coronavírus

Associação alerta DGS para "pandemia de partos"

A Associação pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto alertou a Direção-Geral da Saúde de que há grávidas a ser sujeitas a indução do trabalho de parto sem indicação clínica.
Coronavírus

Hospital de Gaia autoriza acompanhantes no parto 

1203
A Unidade Materno-Infantil do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho está a implementar procedimentos que permitam aos pais acompanharem as grávidas no momento do parto.
Coronavírus

Mais partos em casa? "Não há razão para isso"

355
Com receio do cenário nos hospitais, há grávidas a pedir informações sobre o parto em casa. Obstetras garantem: "As maternidades estão preparadas". Proibição de acompanhante é uma das preocupações.
Serviço Nacional de Saúde

814 pessoas esperam por óvulos ou espermatozoides

157
A falta de dadores de óvulos e de espermatozoides no Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixa 814 pais em lista de espera mais de três anos, para conseguirem ter um filho, noticia o JN.
Saúde da Mulher

Número de partos por cesariana volta a aumentar

224
Nos hospitais privados a taxa de cesarianas é o dobro da registada nos públicos. Em 2018 a taxa de cesarianas em Portugal subiu ligeiramente (de 27,6% em 2016 para 29,3% em 2018).
Direção Geral da Saúde

Interrupções de gravidez por opção diminuiu 4%

156
"Relatório dos Registos das Interrupções da Gravidez -- 2018", da DGS, revela que número de interrupções de gravidez por opção da mulher nas primeiras 10 semanas reduziu 4% em 2018 face a 2017
Saúde da Mulher

Idade e doenças graves causam mortes maternas

A DGS registou 15 mortes maternas em 2018, 11 em 2017. A causa dos óbitos prende-se, principalmente, com a idade das mães e com o facto de serem portadoras de doenças graves, mesmo que sejam jovens.
Japão

Japão. Crachás menstruais geram reações negativas

1086
A loja japonesa Diamaru implementou em outubro o uso de crachás menstruais que permitem saber quando é que as funcionárias estão com o período. A iniciativa tem gerado revolta junto da população.
Estados Unidos da América

Ohio quer obrigar médicos a reimplantarem embriões

706
Diploma proposto por Ohio prevê que médicos reimplantem embriões de gravidezes ectópicas. Procedimento é "impossível", dizem médicos, que arriscam pena de prisão, ou morte, se não cumprirem.
Saúde da Mulher

Gravidez. Mortes de mulheres quase duplicam 

4964
No ano passado, morreram 17 mulheres por complicações na gravidez, no parto ou no pós-parto. No ano anterior, tinham sido 9. Direção-Geral da Saúde diz que está a investigar as causas.
Saúde da Mulher

Cancro da Mama. Jovens sem acesso a medicamento

Segundo Fátima Cardoso, a aprovação do medicamento deixou de fora as mulheres jovens. O Infarmed diz que a indicação a este grupo "está neste momento na fase final de avaliação".
Contraceção

Moçambique lidera no acesso a contracetivos

Moçambique é o país com melhor desempenho entre 69 países no acesso de mulheres e raparigas a métodos contracetivos. Em 2019, 2,6 milhões têm acesso a planeamento familiar.
Saúde

Ecografias. Grávidas vão poder verificar obstetras

237
Depois do caso do bebé que nasceu com malformações graves no rosto, a Ordem dos Médicos decidiu preparar uma base de dados dos obstetras que têm habilitações para realizar ecografias.
Saúde da Mulher

O caso do bebé sem rosto e o falhanço da saúde /premium

As evidências mostram que tudo falhou: falhou o controlo do sistema de saúde, falhou a Ordem, falhou a Justiça e falhou tudo ao obstetra: consciência e profissionalismo.
Ordem dos Médicos

Bebé sem rosto. Grávidas exigem novas ecografias

313
Obstetra que não terá detetado malformações no bebé Rodrigo nunca mais apareceu na clínica onde dava consultas, que continua a funcionar. Grávidas que estavam a ser acompanhadas ali estão preocupadas.
Bebés

"Erro grosseiro". Como nasceu um bebé sem rosto? /premium

3348
Rodrigo nasceu sem olhos, nariz e uma parte do crânio. Mãe fez três ecografias numa clínica privada. Obstetra garantiu que estava tudo bem. Malformações deste género são detetadas às 22 semanas.
Médicos

Médicos fazem ecografias sem a devida competência

O presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia lamenta que haja muitos médicos a fazer ecografias a grávidas sem a devida competência.
Saúde da Mulher

Menopausa afeta trabalho de 1/4 das mulheres

“Menopausa tem custos económicos e sociais em fase da vida da mulher em que muitas vezes tem responsabilidades profissionais muito exigentes”, diz a Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
Maternidade

Preocupações, mitos e tabus na gravidez /premium

É verdade que o bebé pode ser quem mais une os dois pais e mais “espatifa” um casamento. Mas se as preocupações, os mitos e os tabus em torno da gravidez não forem silenciados todos saímos a ganhar.
Deixe-se de Desculpas

As grávidas devem fazer exercício fisico?

Nesta edição, o exercício fisico e a gravidez. Quais os perigos e as vantagens.Todas as quintas-feiras o personal trainer Eduardo Schultz dá dicas sobre exercício físico.
Austrália

Austrália. Aborto descriminalizado 119 anos depois

465
Lei com 119 anos criminalizava aborto e dava até dez anos de prisão a mulheres que interrompessem ilegalmente a gravidez. Em Nova Gales do Sul, mulheres podem agora fazer aborto até às 22 semanas.
Mortalidade

Mortalidade infantil em Portugal é das mais baixas

450
Segundo dados da OMS e UNICEF, Portugal tem uma das taxas de mortalidade mais baixas de crianças até aos cinco anos. O Japão e a Islândia são os países que apresentam a taxa mais baixa.
Saúde da Mulher

15% das mulheres têm POC no pós-parto

334
15% das portuguesas têm pensamentos e comportamentos obsessivo-compulsivos no período pós-parto. Os resultados, "preocupantes", são de um estudo da Universidade de Coimbra.
Saúde da Mulher

Duas vezes mais mulheres à espera para serem mães

241
A lista de espera aumentou 128% em relação ao mesmo período do ano passado, finalizando o primeiro semestre com 769 pedidos. Faltam dadores e faltam locais onde recolher os gâmetas.
Coimbra

Urgência de maternidade em Coimbra já não fecha

Devido à falta de obstetras, estava previsto o encerramento do serviço de urgência durante o dia de sábado, mas o Centro Hospitalar conseguiu assegurar as condições para o seu funcionamento,
Serviço Nacional de Saúde

Baixas dificultam escalas nas urgências do Algarve

Preenchimento das escalas noturnas na Urgência de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, a partir de setembro, está a ser dificultado por estarem vários médicos de baixa.
Hospitais

Coimbra. Maternidade já não encerra segunda-feira

Fonte do gabinete de comunicação disse que uma médica obstetra se disponibilizou para substituir uma colega que se encontra de baixa, evitando o encerramento da Maternidade de Coimbra.
Ministério da Saúde

Ministra quer reorganizar maternidades do país

327
Segundo Marta Temido, o Governo pretende ter uma "intervenção mais objetiva na reorganização da oferta e redistribuição dos recursos humanos das zonas mais críticas".
Saúde

"O desfecho poderia ter sido o mesmo no Algarve" /premium

572
Hospitais e PGR vão investigar a morte do bebé do Algarve que acabou por nascer em Lisboa. Em 15 respostas explicamos o que aconteceu, passo a passo, e o que está por detrás da falta de incubadoras.
Saúde da Mulher

Amadora-Sintra: PGR abre inquérito à morte de bebé

103
Procuradoria-geral da República anunciou a abertura de inquérito sobre a morte do bebé cuja mãe foi transferida por falta de incubadoras. Hospitais de Faro e Amadora-Sintra anunciaram o mesmo.
Saúde da Mulher

Maternidades do sul funcionam a meio gás

574
O representante da Ordem dos Médicos no sul do país disse que a maioria dos obstetras já entregou pedidos de escusa de responsabilidade.
Aborto

The terminators

686
Se o caso tivesse ocorrido no sul profundo dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, ou na Alemanha dos anos 30, ninguém se espantaria. Mas ocorreu num país da União Europeia há duas semanas
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Saúde

Não há obstetras em Portugal?

1716
Questionada sobre não se contratar especialistas para as maternidades com falta de médicos, a ministra Marta Temido afirmou que “não há” obstetras disponíveis. "Mentira", disse o bastonário.
Maternidade

Grávidas. Afinal o que são as urgências rotativas /premium

Ainda nada é definitivo e mesmo a proposta em cima da mesa, da ARS, não prevê o fecho total dos serviços de urgência das maternidades de Lisboa. Será afetado quem chegar de ambulância.
Ministério da Saúde

Governo: 3 dos 4 hospitais terão sempre urgências

O ministério da Saúde admite: uma de quatro principais unidades hospitalares da Grande Lisboa poderá não ter urgências para grávidas a funcionar "sempre" no verão. Fala em "gestão de recursos".
Saúde da Mulher

País caiu para cauda da UE em mortalidade materna

531
Em 2017 morreram nove mulheres durante a gravidez, parto ou pós-parto. A mortalidade materna não estava tão alta desde 1991. Em 2016, Portugal já era o quarto pior país da UE neste índice.
Saúde da Mulher

Bebé Salvador já está em casa com o pai

224
Um mês, 2,6 quilos e 43 centímetros. O bebé Salvador, nascido de uma mãe em morte cerebral, teve alta, embora continue com oxigénio. Será acompanhado mensalmente no São João.
Segurança Social

Gravidez. Profissões de risco com baixa a 100%

780
A proposta do PCP reuniu consenso na comissão parlamentar e vai a plenário na sexta-feira. Se for aprovada, a baixa durante a gravidez sobe de 65% para 100% do salário.
Procriação Medicamente Assistida

Dadores. Deputados protegem anonimato

338
Projeto de lei prevê o anonimato para os embriões e gâmetas, doados até maio de 2018, durante cinco e três anos respetivamente. Texto foi aprovado hoje na comissão, mas ainda tem que ir ao plenário.
Natalidade

Salvador está estável, mas precisa de cuidados

A Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, atualizou a informação de saúde relativamente ao bebé nascido com 31 semanas de uma mãe em morte cerebral.
Saúde

33 razões para elas viverem mais tempo do que eles

190
O relatório da Organização Mundial de Saúde separou, pela primeira vez, homens de mulheres na análise das causas de mortalidade e de outros parâmetros e percebeu porque é que elas vivem mais tempo.
Moçambique

Moçambicana deu à luz numa árvore no meio do Idai

324
Amélia, mãe solteira e que não sabe quantos anos tem, deu à luz numa árvore, ao lado do outro filho de dois anos. O moçambicana procurava refugio quando viu que as cheias começaram a afetar Manica.
Medicina

Morte cerebral. Como se mantém vivo um bebé? /premium

102
Clinicamente morta, Catarina foi, durante 13 semanas, a "incubadora humana" de que o filho precisava para sobreviver. Salvador nasceu esta quinta-feira. É um milagre que a ciência sabe explicar.
Bebés

Mulher dá à luz gémeos um mês após ter outro bebé

105
A mãe e os três bebés já tiveram alta e tudo indica que estão bem de saúde. O pai diz que estarem todos bem "é um milagre de Alá". O caso é raro, mas não é único no mundo.
Ciência

O caso raro da bebé que nasceu grávida do irmão

1704
Itzamara carregava no abdómen o feto do irmão gémeo. Tinha cordão umbilical e saco amniótico, mas não coração ou cérebro. Às 24 horas de vida, a bebé fez uma cesariana e sobreviveu. É um caso raro.
Mortalidade

Luto. O meu filho morreu antes de nascer /premium

10559
Acontece em 3 em cada 1000 gravidezes, mas é encarado como um tabu. Os casais que perdem filhos antes do nascimento lidam com um luto que a sociedade tende a desvalorizar. E muitas vezes sem apoio.
Saúde

E se não pudermos baixar a mortalidade infantil? /premium

164
A subida da taxa em 2018 levou o Presidente da República a dizer que pode estar em causa uma conquista de abril, mas a DGS garante que os números são normais. O que pode, afinal, ser mudado?
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. De quem é o bebé? /premium

443
Depois do chumbo do Tribunal Constitucional, o BE propõe que a gestante possa ficar com a criança, se se arrepender. Se assim for, como ficam os direitos do casal que a desejou e não a pode ter?
Saúde da Mulher

"Líder ritual" faz partos em casa sem licença /premium

328
Olivia Augusta foi já denunciada à Ordem dos Enfermeiros duas vezes. Em maio, o Ministério Público abriu um inquérito para a investigar. Ao Observador, a parteira garante que está a tratar da licença.
Saúde da Mulher

Partos por cesariana quase duplicaram em 15 anos

As análises apontam para uma elevada disparidade na percentagem de cesarianas, sobretudo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e regiões menos desenvolvidos.
Áustria

Efeitos de implantes motivam pedido de desculpas

O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, pediu esta quarta-feira desculpas em nome do país às mulheres afetadas pelos efeitos colaterais causados por implantes vaginais.
Saúde da Mulher

60% dos centros de saúde não possibilita abortos

Um levantamento realizado pelo Bloco de Esquerda mostra que 33 dos 55 agrupamentos de centros de saúde em Portugal não disponibilizam consultas prévias para a interrupção voluntária da gravidez.
Moçambique

Três mil moçambicanas deixaram escola por gravidez

Cerca de três mil adolescentes com menos de 18 anos abandonaram a escola em 2017 por estarem grávidas, estima o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.
Saúde da Mulher

Taxa de cesarianas aumentou em 2017

A taxa de cesarianas tem diminuído gradualmente desde 2010, mas a tendência inverteu-se em 2017, período em que se registou um aumento de 0,32%.
Saúde da Mulher

Partos naturais crescem na Póvoa de Varzim

487
Este ano, no Hospital da Póvoa de Varzim, 15% (27) dos bebés nasceram sem intervenção médica, avança o DN. Na unidade de saúde há partos naturais em que o pai tem um papel ativo.
Psiquiatria

"Abuso sexual é devastador na saúde mental" /premium

299
A violência sexual e a pobreza são os fatores que melhor permitem prever o aparecimento de doenças mentais. Perda e abandono na infância também têm um impacto importante na saúde mental das crianças.
Procriação Medicamente Assistida

Doadoras de óvulos aceitam perder anonimato

As mulheres que doaram de óvulos parecem estar mais disponíveis para abdicar do anonimato do que os homens que doaram esperma. A importação de material pode ser uma opção.
PS

PS quer que grávidas escolham como querem o parto

498
Num projeto de lei apresentando pelo PS, o partido quer dar aos pais a possibilidade de definir como querem ter os filhos, no chamado "Plano de Nascimento". Mas só em partos de baixo risco.
Vacinas

Grávidas. 75% vacinadas contra tosse convulsa 

O boletim divulgado pela DGS esta quarta-feira mostra que 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017. Vacina passou a ser recomendada a grávidas entre as 20 e as 36 semanas.
Saúde da Mulher

Quando o medo do parto se apodera das mulheres /premium

1342
Dor, procedimentos sem consentimento, indiferença dos médicos, o medo do desconhecido, mitos à volta do parto e relatos de terror das amigas são alguns dos factores que podem levar ao medo do parto.
INEM

INEM rejeita problemas de segurança

532
INEM respondeu esta quarta-feira à bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que tinha classificado como "criminoso" a atribuição de competênicas de médicos e enfermeiros aos TEPH.
Saúde

Será que já é tarde? O limite da fertilidade /premium

1288
O adiamento da maternidade até ao limite nem sempre é uma opção, mas tem influência no número de filhos, nas relações conjugais e na saúde da mulher. E, por vezes, é mesmo tarde demais.
Saúde da Mulher

Parto bem sucedido é mais que bebé saudável

1077
A mulher deve ter o direito de decidir se quer um parto com ou sem intervenção médica e deve ser sempre considerada nas tomadas de decisão por parte da equipa de profissionais de saúde.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria. 137 mulheres abortaram no privado

O presidente da administração do CHLN está a ser ouvido no parlamento sobre o encerramento da consulta de interrupção voluntária da gravidez. Durante esse período 137 mulheres abortaram no privado.
Ciência

Óvulos humanos desenvolvidos em laboratório 

Uma equipa de investigadores conseguiu pela primeira vez desenvolver óvulos humanos em laboratório. O novo avanço pode ser uma nova esperança para as mulheres que passaram por radio ou quimioterapia.
Espanha

Pais de menina que deu à luz estão "envergonhados"

Os pais da menina de 11 anos que deu à luz em Espanha não querem falar à comunicação social, mas fontes próximas garantem que o casal está envergonhado. O pai da criança será o irmão de 14 anos.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria retoma consultas de IVG

140
O hospital Santa Maria, em Lisboa, estava a encaminhar para uma clínica privada as mulheres que queriam fazer uma interrupção da gravidez. A partir desta quinta-feira, o hospital retoma as consultas.
Saúde da Mulher

Grávidas com medicamento para doença reumática

A Agência Europeia do Medicamento vai permitir a potencial utilização de Cimzia durante a gravidez e amamentação. Os estudos concluíram que a passagem do medicamento para o bebé é mínima.
Saúde da Mulher

E se fosse possível diminuir o fluxo menstrual?

20 a 30% das mulheres sofrem de sangramentros menstruais intensos. A pílula contracetiva pode ajudar, mas os autores propõem uma solução que não impede as mulheres de engravidarem.
Aborto

Clínica dos Arcos faz mais de um quarto das IVG

185
Era assim há 10 anos, quando o aborto foi legalizado em Portugal, e continua a ser: a Clínica dos Arcos é responsável por mais de um quarto das IVG feitas no país. Pode piorar, avisam os obstetras.
Hospital de Santa Maria

Consultas de IVG retomadas a 1 de fevereiro

As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria vão ser retomadas dia 1 de fevereiro, depois de suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.
Saúde da Mulher

Uso de tampões. Modelo sofre amputação das pernas

1524
Em 2012 ficou sem a perna direita, devido à Síndrome do Choque Tóxico, que contraiu através da utilização de um tampão. Agora, a modelo norte-americana terá de amputar também a perna esquerda.
Startups

Um teste de gravidez que se descarta pela retrete

A startup Lia Diagnostics e o teste de gravidez que dá para deitar fora puxando o autoclismo foram os vencedores da batalha de startups no Tech Crunch Disrupt, ganhando um prémio de 47 mil euros.
Aborto

Aborto voltou a baixar em 2016

O grupo etário que mais realizou interrupções da gravidez situa-se entre os 20 e os 24 anos.
Ciência

EUA. Mulher que nasceu sem útero dá à luz

390
Uma mulher que nasceu sem útero deu à luz após um transplante nos Estados Unidos. É o primeiro parto fora do hospital que inventou o procedimento, na Suécia. Mas já há 9 bebés nascidos desta cirurgia.
Saúde da Mulher

Contraceção aumenta em países pobres

Em julho deste ano eram mais 38,8 os milhões de mulheres e jovens que usavam métodos de contraceção nos países abrangidos pelo Planeamento Familiar 2020.
Saúde da Mulher

Parto. 4700 assinam petição pelo direito das mães

1544
Mais de 4700 assinaram uma petição a pedir o fim da violência obstétrica e a revisão da lei para garantir os direitos das mulheres durante o parto. É proposta criação de um plano individual de parto.
Saúde da Mulher

Rastreios e outro direito a escolher

218
Concluímos que estas decisões existem para permitir que se gaste mais em salários no SNS. Menor controlo do cancro da mama pela melhor causa: o PS comprar uns tantos votos aos funcionários públicos.
Coreia do Norte

A vida das mulheres no exército norte-coreano

351
Uma ex-soldado do exército da Coreia do Norte revela histórias de violações e assédio sexual entre as militares. As mulheres chegavam a ficar sem menstruação devido à desnutrição.
Brasil

Brasil. ONU preocupada com restrinção do aborto

A ONU divulgou um comunicado para expressar preocupação com um projeto de lei que ameaça o direito ao aborto no Brasil, onde a interrupção voluntária da gravidez já é muito limitada.
Natalidade

Gravidez: a posição em que dorme importa mesmo

293
As mulheres grávidas são aconselhadas a dormir de lado durante o terceiro trimestre da gravidez. Os dados sugerem que adormecer de costas pode ser prejudicial para o feto.
Cancro

Rastreio do cancro da mama só aos 50 anos

O rastreio ao cancro da mama vai passar a ser iniciado mais tarde, em mulheres a partir dos 50 anos, segundo um despacho do Governo.
Brasil

Brasil. Protestos contra a proibição do aborto

330
Milhares de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro, numa luta contra a proibição do aborto. "Não mereço o filho do meu violador" e "Os nossos corpos são nossos" foram as frases de ordem.
Moçambique

Moçambique. 900 mil mulheres já aderiram ao plane

Pelo menos 900 mil mulheres aderiram ao planeamento familiar no primeiro semestre. As autoridades esperam abranger mais de dois milhões de mulheres entre os 15 e os 49 anos até dezembro.
Contraceção

Vendas de pílula caem quase 30% em cinco anos

Distribuição gratuita nos centros de saúde e procura por métodos contracetivos alternativos têm conduzido a uma quebra das vendas de pílula nas farmácias nos últimos cinco anos.
Beleza e Bem Estar

O tabu da menstruação. Quem tem medo do período?

901
As mulheres passam um total de 8 anos com o período, mas continuam a pedir tampões num sussurro. De emojis a baixas para as dores menstruais, o tabu tem consequências e há quem queira acabar com ele.
Excesso de Peso

Perder peso aos 40 é mais fácil do que parece

924
Porque temos tanta dificuldade em perder peso quando chegamos aos 40 anos? Para responder a esta dúvida e tantas outras, fomos a uma consulta com a especialista Teresa Branco.
Beleza e Bem Estar

12 produtos íntimos que ainda pedimos baixinho

140
Para a prisão de ventre ou as disfunções sexuais, há produtos femininos que ainda pedimos num sussurro. Fomos às lojas e farmácias saber quais são e reunimos 12 sugestões que podem vir a dar jeito.
Maternidade

Hospital da Póvoa de Varzim com mais partos

1686
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde registou nos primeiros seis meses deste ano 456 partos, mais 88 do que os de período homólogo de 2016.
Eurostat

Portugal com 2.ª natalidade mais baixa da UE

Portugal registou no ano passado a segunda taxa de natalidade mais baixa entre os 28 Estados-membros da União Europeia e foi um dos países cuja população diminuiu.
Enfermeiros

Partos. Governo pede parecer à PGR

621
O Governo considera "ilegal" a recusa dos enfermeiros de saúde materna em desempenharem funções nos blocos de parto e pede parecer à PGR. Ordem fala em "tentativa de pressão e ameaça".
Angola

Apenas 2% de angolanas usam contacetivos

Apenas 16% das mulheres angolanas em idade reprodutiva dizem usar métodos contracetivos, estimativa que em ambiente rural desce para cerca de 2%.
Maternidade

Verdes querem projeto para partos aquáticos

PEV quer que dois hospitais públicos ofereçam a possibilidade de experimentar o parto em meio aquático e que as maternidades disponibilizem um contacto direto 24 horas por dia para o pós-parto.
Saúde da Mulher

PAN quer terceira pessoa no parto ao lado de casal

2251
O PAN vai propor uma alteração à lei para que o pai não seja considerado um acompanhante e possa haver uma terceira pessoa presente no parto.
Saúde da Mulher

Cancro do ovário mata 30 mil portuguesas por mês

Cerca de 30 mulheres morrem em média todos os meses em Portugal com cancro do ovário, a oitava doença oncológica mais mortal no sexo feminino, registando-se anualmente mais de 600 novos casos.
Natalidade

Gravidez. Peixe não previne doenças respiratórias

Um estudo internacional concluiu que, ao contrário do esperado, o consumo de peixe durante a gravidez não previne para o desenvolvimento de doenças respiratórias.
Argentina

Mulher dá à luz em coma e acorda três meses depois

333
Depois de sofrer um acidente de carro, Amelia Bannan ficou com uma lesão cerebral que a deixou em coma aos seis meses de gravidez. O filho nasceu durante o coma e, três meses depois, a mãe acordou.
Mulher

843 euros para mulheres que doem óvulos

415
Montante dado às mulheres que doem ovócitos aumenta mais de 200 euros. São 843 euros, valor que se assemelha ao que é pago em Espanha. Uma medida que tem como objetivo incentivar a doação de gâmetas.
Sexismo

Incursão da Ordem dos Médicos pela misoginia

577
O parecer da Ordem dos Médicos é filho dileto de sexismo puro e retinto. Pior: é misoginia. Mas vamos lá ignorá-lo e concentrarmo-nos no escândalo com o alegado sexismo do caracolinhos holandês.
Pais e Filhos

Assistiu à cesariana? Agradeça a estas mulheres

1365
Na semana em que a Ordem dos Médicos emitiu um parecer contra a presença dos pais nos partos cirúrgicos, falámos com Sónia Morais Santos e Mónica Barbosa, as mulheres que ajudaram a mudar a lei.
Natalidade

Ordem dos Médicos não quer pais durante cesarianas

O Ministério da Saúde deu ordens específicas aos hospitais públicos para que garantissem aos pais o direito de assistirem a partos por cesariana. Ordem dos Médicos está contra.
Saúde da Mulher

Bebé nasce de ovário congelado há 15 anos

689
Moaza Al Matrooshi, de 24 anos, entrou em menopausa quando fez tratamentos de quimioterapia aos 9 anos. 15 anos depois foi fertilzada a partir de tecido de um dos ovários que foi congelado.
Ciência

Reino Unido autoriza bebés com três pais

Entidade britânica que regula a fertilização autoriza procedimento que permite que nasçam bebés com três pais como forma de evitar a passagem de uma doença genética de mães para filhos.
Aborto

IVG no programa escolar do 2º ciclo gera protestos

462
O governo quer ver explicada no programa da Educação Sexual dos 5º e 6º anos a questão da Interrupção Voluntária da Gravidez. Mas já há mais 5000 assinaturas contra.
Lifestyle

Novo estudo sugere que mulheres têm melhor memória

Novo estudo vem sugerir que as mulheres, no início da meia idade, têm uma memória melhor do que os homens, mas que com com a chegada da menopausa essa diferença é atenuada.
Natalidade

20.875 embriões criopreservados a aguardar destino

Quase 21 mil embriões estavam, no final do ano passado, criopreservados como resultado dos tratamentos contra a infertilidade tendo, nesse ano, 44 sido doados a outros casais.
Desporto

"Competir com o período? Quantas vezes!"

333
Anais Moniz, atleta de triatlo, competiu várias vezes menstruada. Não tem boas memórias. Ginecologistas admitem que perda de sangue prejudica rendimento, mas acreditam em soluções.
Saúde da Mulher

"Já recusei partos em casas longe do hospital"

482
O enfermeiro Vítor Varela assume que é um dos muitos profissionais que faz partos no domicílio a título particular. E avisa que vai haver cada vez mais mulheres a procurarem este serviço.
Saúde da Mulher

Governo não quer regulamentar partos em casa

356
O Ministério da Saúde diz que os partos em casa são arriscados para as mães e para os bebés. A Ordem dos Enfermeiros diz que não vale a pena "tapar o sol com a peneira" e prepara uma proposta.
Crime

Condenação. A "moda perigosa" dos partos em casa

11565
Uma enfermeira acaba de ser condenada por homicídio por negligência por não ter chamado o INEM após um parto em casa que correu mal. Os pais da bebé ainda podem ser responsabilizados.
Fotogaleria

Gravidez. O antes e o depois em 30 imagens

2642
Elas têm graça quando esperam pela chegada dos bebés e continuam a tê-la quando já os têm nos braços. Deixe-se enternecer por estas 30 fotos de mães criativas, antes e depois da gravidez.
Vacinas

Grávidas vão ser vacinadas contra a tosse convulsa

A vacinação de grávidas pretende proteger o filho até que este receba a vacina. Especialistas afirmam que a vacina não representa "riscos para a mãe" e que tem vantagens para o filho.
Lifestyle

Saltos altos. Um problema bicudo para a saúde

541
Várias mulheres, incluindo famosas como Julia Roberts, Victoria Beckham ou Sarah Jessica Parker, protestaram contra os saltos altos. Há polémicas na net de quem é obrigado a usá-los. E a saúde?
Família Real Britânica

Quantas pessoas estão num parto de uma princesa?

Treze médicos, três parteiras e outras seis pessoas fizeram parte da equipa que apoiou Kate Middleton durante os partos do príncipe George e da princesa Charlotte.
Fotogaleria

Sim, elas estão a amamentar. E então?

1242
É um fenómeno natural na caminhada pela maternidade, mas muitas vezes um assunto tabu. É contra o preconceito da amamentação que a fotógrafa Melina Nastazia luta nesta série de imagens fantásticas.
Contraceção

Mais de 170 mil pílulas do dia seguinte vendidas.

Em 2015 foram vendidas 170 mil embalagens do meio de contraceção de emergência, mais 30% do que em 2012. Em Portugal, o número de abortos registados diminuiu face a anos anteriores, em 2014.
Ciência

Ao fazer um filho, faz-se faísca. Literalmente

683
Não é uma metáfora. Um grupo de cientistas descobriu que milhões de átomos de zinco são libertados pelo óvulo no momento da fecundação. E quanto maior essa faísca, melhor.
Saúde da Mulher

Esquerda radical também quer os copos menstruais

295
O partido espanhol Candidatura de Unidade Popular pretende que município divulgue nas escolas alternativas nos produtos de higiene feminina. Diz que são mais "saudáveis, sustentáveis e económicas".
Saúde da Mulher

Só "mães" podem ser gestantes de substituição

Num parecer enviado ao parlamento, o CNPMA defendeu que apenas deviam ser ponderadas para gestantes de substituição mulheres que já tenham tido pelo menos um filho.
Saúde da Mulher

Portugal: o país que menos consegue fazer bebés

Portugal foi o país da União Europeia (UE) com a taxa de fertilidade mais baixa em 2014, de 1,23 bebés por mulher, e foi também o Estado-membro que registou a maior queda de nascimentos desde 2001 e 2014, revela o Eurostat.
Saúde da Mulher

Maus tratos no parto. Quem protege as mulheres?

10839
Não há queixas formais, mas há relatos de mulheres mal tratadas durante o parto. Desde violência verbal, passando pela prática de atos sem consentimento da mulher. Chama-se violência obstétrica.
A página está a demorar muito tempo.