Saúde da Mulher

Mortalidade

Mortalidade infantil em Portugal é das mais baixas

450
Segundo dados da OMS e UNICEF, Portugal tem uma das taxas de mortalidade mais baixas de crianças até aos cinco anos. O Japão e a Islândia são os países que apresentam a taxa mais baixa.
Saúde da Mulher

15% das mulheres têm POC no pós-parto

334
15% das portuguesas têm pensamentos e comportamentos obsessivo-compulsivos no período pós-parto. Os resultados, "preocupantes", são de um estudo da Universidade de Coimbra.
Saúde da Mulher

Duas vezes mais mulheres à espera para serem mães

241
A lista de espera aumentou 128% em relação ao mesmo período do ano passado, finalizando o primeiro semestre com 769 pedidos. Faltam dadores e faltam locais onde recolher os gâmetas.
Coimbra

Urgência de maternidade em Coimbra já não fecha

Devido à falta de obstetras, estava previsto o encerramento do serviço de urgência durante o dia de sábado, mas o Centro Hospitalar conseguiu assegurar as condições para o seu funcionamento,
Serviço Nacional de Saúde

Baixas dificultam escalas nas urgências do Algarve

Preenchimento das escalas noturnas na Urgência de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, a partir de setembro, está a ser dificultado por estarem vários médicos de baixa.
Hospitais

Coimbra. Maternidade já não encerra segunda-feira

Fonte do gabinete de comunicação disse que uma médica obstetra se disponibilizou para substituir uma colega que se encontra de baixa, evitando o encerramento da Maternidade de Coimbra.
Ministério da Saúde

Ministra quer reorganizar maternidades do país

327
Segundo Marta Temido, o Governo pretende ter uma "intervenção mais objetiva na reorganização da oferta e redistribuição dos recursos humanos das zonas mais críticas".
Saúde

"O desfecho poderia ter sido o mesmo no Algarve" /premium

572
Hospitais e PGR vão investigar a morte do bebé do Algarve que acabou por nascer em Lisboa. Em 15 respostas explicamos o que aconteceu, passo a passo, e o que está por detrás da falta de incubadoras.
Saúde da Mulher

Amadora-Sintra: PGR abre inquérito à morte de bebé

103
Procuradoria-geral da República anunciou a abertura de inquérito sobre a morte do bebé cuja mãe foi transferida por falta de incubadoras. Hospitais de Faro e Amadora-Sintra anunciaram o mesmo.
Saúde da Mulher

Maternidades do sul funcionam a meio gás

574
O representante da Ordem dos Médicos no sul do país disse que a maioria dos obstetras já entregou pedidos de escusa de responsabilidade.
Aborto

The terminators

686
Se o caso tivesse ocorrido no sul profundo dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, ou na Alemanha dos anos 30, ninguém se espantaria. Mas ocorreu num país da União Europeia há duas semanas
Ministério da Saúde

Maternidades. Ministra chamada ao parlamento

A audição de Marta Temido foi aprovada esta quarta-feira por unanimidade pela comissão parlamentar de Saúde. Bastonário da Ordem dos Médicos também vai ser ouvido.
Saúde

Não há obstetras em Portugal?

1.716
Questionada sobre não se contratar especialistas para as maternidades com falta de médicos, a ministra Marta Temido afirmou que “não há” obstetras disponíveis. "Mentira", disse o bastonário.
Maternidade

Grávidas. Afinal o que são as urgências rotativas /premium

Ainda nada é definitivo e mesmo a proposta em cima da mesa, da ARS, não prevê o fecho total dos serviços de urgência das maternidades de Lisboa. Será afetado quem chegar de ambulância.
Ministério da Saúde

Governo: 3 dos 4 hospitais terão sempre urgências

O ministério da Saúde admite: uma de quatro principais unidades hospitalares da Grande Lisboa poderá não ter urgências para grávidas a funcionar "sempre" no verão. Fala em "gestão de recursos".
Saúde da Mulher

País caiu para cauda da UE em mortalidade materna

531
Em 2017 morreram nove mulheres durante a gravidez, parto ou pós-parto. A mortalidade materna não estava tão alta desde 1991. Em 2016, Portugal já era o quarto pior país da UE neste índice.
Saúde da Mulher

Bebé Salvador já está em casa com o pai

224
Um mês, 2,6 quilos e 43 centímetros. O bebé Salvador, nascido de uma mãe em morte cerebral, teve alta, embora continue com oxigénio. Será acompanhado mensalmente no São João.
Segurança Social

Gravidez. Profissões de risco com baixa a 100%

780
A proposta do PCP reuniu consenso na comissão parlamentar e vai a plenário na sexta-feira. Se for aprovada, a baixa durante a gravidez sobe de 65% para 100% do salário.
Procriação Medicamente Assistida

Dadores. Deputados protegem anonimato

338
Projeto de lei prevê o anonimato para os embriões e gâmetas, doados até maio de 2018, durante cinco e três anos respetivamente. Texto foi aprovado hoje na comissão, mas ainda tem que ir ao plenário.
Natalidade

Salvador está estável, mas precisa de cuidados

A Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, atualizou a informação de saúde relativamente ao bebé nascido com 31 semanas de uma mãe em morte cerebral.
Saúde

33 razões para elas viverem mais tempo do que eles

190
O relatório da Organização Mundial de Saúde separou, pela primeira vez, homens de mulheres na análise das causas de mortalidade e de outros parâmetros e percebeu porque é que elas vivem mais tempo.
Moçambique

Moçambicana deu à luz numa árvore no meio do Idai

324
Amélia, mãe solteira e que não sabe quantos anos tem, deu à luz numa árvore, ao lado do outro filho de dois anos. O moçambicana procurava refugio quando viu que as cheias começaram a afetar Manica.
Medicina

Morte cerebral. Como se mantém vivo um bebé? /premium

102
Clinicamente morta, Catarina foi, durante 13 semanas, a "incubadora humana" de que o filho precisava para sobreviver. Salvador nasceu esta quinta-feira. É um milagre que a ciência sabe explicar.
Bebés

Mulher dá à luz gémeos um mês após ter outro bebé

105
A mãe e os três bebés já tiveram alta e tudo indica que estão bem de saúde. O pai diz que estarem todos bem "é um milagre de Alá". O caso é raro, mas não é único no mundo.
Ciência

O caso raro da bebé que nasceu grávida do irmão

1.704
Itzamara carregava no abdómen o feto do irmão gémeo. Tinha cordão umbilical e saco amniótico, mas não coração ou cérebro. Às 24 horas de vida, a bebé fez uma cesariana e sobreviveu. É um caso raro.
Mortalidade

Luto. O meu filho morreu antes de nascer /premium

10.559
Acontece em 3 em cada 1000 gravidezes, mas é encarado como um tabu. Os casais que perdem filhos antes do nascimento lidam com um luto que a sociedade tende a desvalorizar. E muitas vezes sem apoio.
Saúde

E se não pudermos baixar a mortalidade infantil? /premium

164
A subida da taxa em 2018 levou o Presidente da República a dizer que pode estar em causa uma conquista de abril, mas a DGS garante que os números são normais. O que pode, afinal, ser mudado?
Barrigas de Aluguer

Barrigas de aluguer. De quem é o bebé? /premium

443
Depois do chumbo do Tribunal Constitucional, o BE propõe que a gestante possa ficar com a criança, se se arrepender. Se assim for, como ficam os direitos do casal que a desejou e não a pode ter?
Saúde da Mulher

"Líder ritual" faz partos em casa sem licença /premium

328
Olivia Augusta foi já denunciada à Ordem dos Enfermeiros duas vezes. Em maio, o Ministério Público abriu um inquérito para a investigar. Ao Observador, a parteira garante que está a tratar da licença.
Saúde da Mulher

Partos por cesariana quase duplicaram em 15 anos

As análises apontam para uma elevada disparidade na percentagem de cesarianas, sobretudo entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e regiões menos desenvolvidos.
Áustria

Efeitos de implantes motivam pedido de desculpas

O ministro da Saúde australiano, Greg Hunt, pediu esta quarta-feira desculpas em nome do país às mulheres afetadas pelos efeitos colaterais causados por implantes vaginais.
Saúde da Mulher

60% dos centros de saúde não possibilita abortos

Um levantamento realizado pelo Bloco de Esquerda mostra que 33 dos 55 agrupamentos de centros de saúde em Portugal não disponibilizam consultas prévias para a interrupção voluntária da gravidez.
Moçambique

Três mil moçambicanas deixaram escola por gravidez

Cerca de três mil adolescentes com menos de 18 anos abandonaram a escola em 2017 por estarem grávidas, estima o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique.
Saúde da Mulher

Taxa de cesarianas aumentou em 2017

A taxa de cesarianas tem diminuído gradualmente desde 2010, mas a tendência inverteu-se em 2017, período em que se registou um aumento de 0,32%.
Saúde da Mulher

Partos naturais crescem na Póvoa de Varzim

487
Este ano, no Hospital da Póvoa de Varzim, 15% (27) dos bebés nasceram sem intervenção médica, avança o DN. Na unidade de saúde há partos naturais em que o pai tem um papel ativo.
Psiquiatria

"Abuso sexual é devastador na saúde mental" /premium

299
A violência sexual e a pobreza são os fatores que melhor permitem prever o aparecimento de doenças mentais. Perda e abandono na infância também têm um impacto importante na saúde mental das crianças.
Procriação Medicamente Assistida

Doadoras de óvulos aceitam perder anonimato

As mulheres que doaram de óvulos parecem estar mais disponíveis para abdicar do anonimato do que os homens que doaram esperma. A importação de material pode ser uma opção.
PS

PS quer que grávidas escolham como querem o parto

498
Num projeto de lei apresentando pelo PS, o partido quer dar aos pais a possibilidade de definir como querem ter os filhos, no chamado "Plano de Nascimento". Mas só em partos de baixo risco.
Vacinas

Grávidas. 75% vacinadas contra tosse convulsa 

O boletim divulgado pela DGS esta quarta-feira mostra que 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017. Vacina passou a ser recomendada a grávidas entre as 20 e as 36 semanas.
Saúde da Mulher

Quando o medo do parto se apodera das mulheres

1.342
Dor, procedimentos sem consentimento, indiferença dos médicos, o medo do desconhecido, mitos à volta do parto e relatos de terror das amigas são alguns dos factores que podem levar ao medo do parto.
INEM

INEM rejeita problemas de segurança

532
INEM respondeu esta quarta-feira à bastonária da Ordem dos Enfermeiros, que tinha classificado como "criminoso" a atribuição de competênicas de médicos e enfermeiros aos TEPH.
Saúde

Será que já é tarde? O limite da fertilidade

1.288
O adiamento da maternidade até ao limite nem sempre é uma opção, mas tem influência no número de filhos, nas relações conjugais e na saúde da mulher. E, por vezes, é mesmo tarde demais.
Saúde da Mulher

Parto bem sucedido é mais que bebé saudável

1.077
A mulher deve ter o direito de decidir se quer um parto com ou sem intervenção médica e deve ser sempre considerada nas tomadas de decisão por parte da equipa de profissionais de saúde.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria. 137 mulheres abortaram no privado

O presidente da administração do CHLN está a ser ouvido no parlamento sobre o encerramento da consulta de interrupção voluntária da gravidez. Durante esse período 137 mulheres abortaram no privado.
Ciência

Óvulos humanos desenvolvidos em laboratório 

Uma equipa de investigadores conseguiu pela primeira vez desenvolver óvulos humanos em laboratório. O novo avanço pode ser uma nova esperança para as mulheres que passaram por radio ou quimioterapia.
Espanha

Pais de menina que deu à luz estão "envergonhados"

Os pais da menina de 11 anos que deu à luz em Espanha não querem falar à comunicação social, mas fontes próximas garantem que o casal está envergonhado. O pai da criança será o irmão de 14 anos.
Hospital de Santa Maria

Santa Maria retoma consultas de IVG

140
O hospital Santa Maria, em Lisboa, estava a encaminhar para uma clínica privada as mulheres que queriam fazer uma interrupção da gravidez. A partir desta quinta-feira, o hospital retoma as consultas.
Saúde da Mulher

Grávidas com medicamento para doença reumática

A Agência Europeia do Medicamento vai permitir a potencial utilização de Cimzia durante a gravidez e amamentação. Os estudos concluíram que a passagem do medicamento para o bebé é mínima.
Saúde da Mulher

E se fosse possível diminuir o fluxo menstrual?

20 a 30% das mulheres sofrem de sangramentros menstruais intensos. A pílula contracetiva pode ajudar, mas os autores propõem uma solução que não impede as mulheres de engravidarem.
Aborto

Clínica dos Arcos faz mais de um quarto das IVG

185
Era assim há 10 anos, quando o aborto foi legalizado em Portugal, e continua a ser: a Clínica dos Arcos é responsável por mais de um quarto das IVG feitas no país. Pode piorar, avisam os obstetras.
Hospital de Santa Maria

Consultas de IVG retomadas a 1 de fevereiro

As consultas de interrupção voluntária da gravidez no Hospital Santa Maria vão ser retomadas dia 1 de fevereiro, depois de suspensas por carência de enfermeiros especializados, segundo o hospital.
Saúde da Mulher

Uso de tampões. Modelo sofre amputação das pernas

1.524
Em 2012 ficou sem a perna direita, devido à Síndrome do Choque Tóxico, que contraiu através da utilização de um tampão. Agora, a modelo norte-americana terá de amputar também a perna esquerda.
Startups

Um teste de gravidez que se descarta pela retrete

A startup Lia Diagnostics e o teste de gravidez que dá para deitar fora puxando o autoclismo foram os vencedores da batalha de startups no Tech Crunch Disrupt, ganhando um prémio de 47 mil euros.
Aborto

Aborto voltou a baixar em 2016

O grupo etário que mais realizou interrupções da gravidez situa-se entre os 20 e os 24 anos.
Ciência

EUA. Mulher que nasceu sem útero dá à luz

390
Uma mulher que nasceu sem útero deu à luz após um transplante nos Estados Unidos. É o primeiro parto fora do hospital que inventou o procedimento, na Suécia. Mas já há 9 bebés nascidos desta cirurgia.
Saúde da Mulher

Contraceção aumenta em países pobres

Em julho deste ano eram mais 38,8 os milhões de mulheres e jovens que usavam métodos de contraceção nos países abrangidos pelo Planeamento Familiar 2020.
Saúde da Mulher

Parto. 4700 assinam petição pelo direito das mães

1.544
Mais de 4700 assinaram uma petição a pedir o fim da violência obstétrica e a revisão da lei para garantir os direitos das mulheres durante o parto. É proposta criação de um plano individual de parto.
Saúde da Mulher

Rastreios e outro direito a escolher

218
Concluímos que estas decisões existem para permitir que se gaste mais em salários no SNS. Menor controlo do cancro da mama pela melhor causa: o PS comprar uns tantos votos aos funcionários públicos.
Coreia do Norte

A vida das mulheres no exército norte-coreano

351
Uma ex-soldado do exército da Coreia do Norte revela histórias de violações e assédio sexual entre as militares. As mulheres chegavam a ficar sem menstruação devido à desnutrição.
Brasil

Brasil. ONU preocupada com restrinção do aborto

A ONU divulgou um comunicado para expressar preocupação com um projeto de lei que ameaça o direito ao aborto no Brasil, onde a interrupção voluntária da gravidez já é muito limitada.
Natalidade

Gravidez: a posição em que dorme importa mesmo

293
As mulheres grávidas são aconselhadas a dormir de lado durante o terceiro trimestre da gravidez. Os dados sugerem que adormecer de costas pode ser prejudicial para o feto.
Cancro

Rastreio do cancro da mama só aos 50 anos

O rastreio ao cancro da mama vai passar a ser iniciado mais tarde, em mulheres a partir dos 50 anos, segundo um despacho do Governo.
Brasil

Brasil. Protestos contra a proibição do aborto

330
Milhares de manifestantes marcharam pelo Rio de Janeiro, numa luta contra a proibição do aborto. "Não mereço o filho do meu violador" e "Os nossos corpos são nossos" foram as frases de ordem.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)