O episódio 495 poderia ter sido o último da série “Os Simpsons”.

O nono episódio da série 23, “Holidays of Future Passed” (ou em português “Fim de Ano do Futuro Passado“), foi exibido nos Estados Unidos a 11 de dezembro de 2011. Contudo, o guião teria sido escrito há bastante mais tempo e com um objetivo: o de pôr fim à serie de animação, conta o jornal ABC. Desentendimentos entre os atores de voz e a Fox, que detem os direitos do programa, estiveram na origem do possível fim prematuro da série, que (felizmente), acabou por não acontecer.

Era Natal. Corria o ano de 2041 na cidade ficional de Springfield. De visita a casa dos pais Homer e Marge Simpson, os filhos agora crescidos, Bart, Lisa e Maggie, reuniam-se para passar o Natal e aprender sobre um pouco sobre a família enquanto revelaram aos fãs da série as suas vidas no futuro.

O episódio foi escrito por J. Stewart Burns muito antes de ser lançado na televisão norte-americana. Os produtores da série sabiam que, em breve, iriam entrar numa nova ronda de negociação de contratos. No outono de 2011, corria o rumor de que o canal norte americano Fox teria ameaçado cortar os salários dos atores de voz (que ascendiam a 8 milhões de dólares por ano) em cerca de 45%. No final de setembro de 2011, as duas partes pareciam ter chegado a um impasse. O episódio 495 poderia ser o último.

Mas, resolvido o conflito, o fim da série ainda está por acontecer.

E apesar de tudo, o episódio permitiu aos aficionados dos “Simpsons” vislumbrar o futuro das personagens principais. Após uma conversa sobre a importância de fotografias de família, o show avança 30 anos. As crianças vivem como adultos, mas sem perder as personalidades vincadas que as caracterizaram na juventude.

Maggie, a filha mais nova, tornou-se na vocalista de uma banda e está prestes a ter um filho. Bart está divorciado e a passar férias com os seus dois filhos que raramente vê. Lisa (como se previa) é a que tem mais sucesso: tornou-se numa mulher de negócios, mas vive frustrada com o seu aborrecido marido Milhouse e com a rebeldia da filha Zia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR