Silvio Berlusconi rendeu-se à rede social Instagram, tal como Barack Obama se lançou Twitter. E o que coloca o ex-primeiro-ministro italiano no site dedicado à partilha de imagens? O mesmo que qualquer outra pessoa, isto é, fotografias de animais e de comida. Soa familiar?

https://instagram.com/p/24gi-WNQH2/?taken-by=silvioberlusconi2015

https://instagram.com/p/26VUbetQEn/?taken-by=silvioberlusconi2015

“A nova página de Instagram de Silvio Berlusconi é o perfil de sonho de qualquer rapariga adolescente”, escreve o jornal Independent. Não é para menos: depois de criar a conta na passada terça-feira, 19 de maio, o italiano de 78 anos fez perto de 40 publicações só no primeiro dia, num sinal de claro entusiasmo. O “esforço” está a compensar, porque Berlusconi já conta com mais de 17 mil seguidores. E de entre as dezenas de imagens, destaque para aquela em que tem um dos seus cães ao colo (em cima) ou a do prato de massa com as cores da bandeira de Itália (em baixo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://instagram.com/p/26O1jKtQIK/?taken-by=silvioberlusconi2015

Também não faltam oportunidades, no perfil do italiano, para ver a sua namorada de 29 anos, Francesca Pasquale, e das fotos em atividades de campanha ou em momentos passados em sua casa, um luxuoso apartamento em Roma.

Uma coisa é certa: Berlusconi já domina os filtros disponibilizados pelo Instagram, aqueles que conseguem realçar o melhor e o pior de uma imagem consoante a estética de cada um.

https://instagram.com/p/23_ik-tQLY/

Berlusconi foi por três vezes primeiro-ministro da Itália, entre 1994 e 2011, e foi condenado por fraude fiscal em 2013. A sentença de quatro anos foi comutada para 10 meses de serviço comunitário, os quais foram concluídos em março.

Também em março deste ano, o tribunal italiano (o equivalente ao Supremo Tribunal de Justiça português) absolveu o ex-primeiro-ministro das acusações de abuso de poder e incitação à prostituição de menores. Berlusconi livrou-se, assim, de uma condenação de sete anos de prisão. Atualmente, permanece o líder do partido de centro-direita Forza Italia.