Uma avioneta de matrícula holandesa e que costuma estar estacionada no Aeródromo de Vilar da Luz despenhou-se, nesta terça-feira, junto ao campo de futebol de Água Longa, no concelho de Santo Tirso, provocando dois mortos, confirmou à agência Lusa fonte do INEM.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto disse à agência Lusa que o acidente aconteceu às 19h22 em Santo Tirso. No local está o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) com duas VMER (viatura médica de emergência e reanimação) e uma equipa de psicólogos, os Bombeiros Voluntários Tirsenses, de Santo Tirso e de Ermesinde, num total de 32 bombeiros e nove viaturas. As duas vítimas mortais da queda da avioneta são de nacionalidade portuguesa, originárias da região do Porto, disse à agência Lusa fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIA).

Francisco Pereira, dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, adiantou aos jornalistas que, quando os primeiros bombeiros chegaram ao local, a preocupação foi verificar se havia vivos e risco de incêndio, mas, como nenhuma das situações se confirmou, a zona foi delimitada.

Cerca das 21h00, os bombeiros aguardavam a chegada das autoridades policiais para transladar os dois corpos para o Instituto de Medicina Legal do Porto.  Fonte dos bombeiros disse aos jornalistas no local que as duas vítimas mortais eram do sexo masculino e que o acidente se deu a dois quilómetros da pista do Aeródromo de Vilar da Luz, na Maia.

Os destroços da avioneta estão espalhados por uma área de cerca de 100 metros defronte do campo do Água Longa e a aeronave ficou completamente destruída, estando no local uma máquina dos bombeiros para fazer a remoção dos destroços e a limpeza da via. A mesma fonte disse ainda que na quarta-feira deverão dirigir-se ao local inspetores da aviação civil para fazer a peritagem e determinar a razão do acidente.

Carla Oliveira, testemunha ocular, estava no local no momento do acidente acompanhada do seu filho de 3 anos, que é a razão pela qual os psicólogos do INEM se deslocaram àquele local. O carro desta testemunha foi atingido pelos destroços da avioneta, que caiu hoje às 19h22 junto ao campo de futebol de Água Longa, no concelho de Santo Tirso, provocando dois mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR