Matisse roubou salsichas frescas um talho. Foi detido pelo furto pela agente O’Dwyer, mas conseguiu fugir da prisão e correr em direção ao pôr do sol com o companheiro de três patas, Skippy. Depois ganhou 348 mil euros e um lugar na Royal Variety Performance.

https://www.youtube.com/watch?v=6Vs4hpG50Cc

E é isto. E isto é o triunfo decidido pelos telespectadores do Britain’s Got Talent, o concurso televisivo de sucesso mundial. A treinadora de cães Jules O’Dwyer e o seu colega canino Matisse venceram a nona edição do programa, que terminou este domingo. O último lugar do pódio foi para o coro de 167 pessoas, o Cor Glenaethwy.

Em segundo lugar ficou o mágico Jamie Raven: “Tecnicamente continuo o ser humano mais talentoso”, disse resignado o artista. Eis uma amostra da arte de Raven:

https://www.youtube.com/watch?v=gCmoCSr3YSk

De acordo com o Telegraph, foram 12 milhões as pessoas que preferiram a ITV na última noite, tornado este programa no mais visto até agora de 2015. Durante duas horas e meia, o Britain’s Got Talent reviveu as manifestações artísticas que se desenrolaram naquele mesmo palco: uma primeira parte cheia de música que contrastou com uma segunda parte mais diversificada e irreverente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A crítica também suavizou: os jurados Amanda Holden, Alesha Dixon e David Walliams procuraram os elogios e os aplausos. Menos Simon Cowell, que se manteve fiel à sinceridade dilacerante, sem receio da crítica do público. Mas para atenuar as avaliações agudas do jurado, apareceu a voz tenor de Andrea Bocelli.

E por falar em grandes estrelas, destaque também para a última atuação profissional de Michael Flatley em televisão: é que o dançarino irlandês vai reformar-se aos 56 anos.

O programa encerrou com um beijo simpático de Matisse no rosto de Ant McPartlin.

Esta não foi a primeira vez que um cão ganhou um concurso de talentos. Pudsey e a treinadora de cães Ashleig Jade Butler ganharam a sexta edição do programa britânico, uma vitória que significou o salto para espetáculos de televisão, peças de teatro e até um filme.