Pedro Queiroz Pereira, o maior acionista e presidente da Semapa, pretende abandonar as funções executivas que exerce neste holding. Em comunicado, a Semapa informa que Queiroz Pereira indicou que tenciona propor a entrada de João Nuno Castello Branco para o conselho de administração, por cooptação, sendo que o objetivo é que venha a assumir o cargo de presidente executivo (CEO) em substituição do próprio Queiroz Pereira.

João Nuno Castello Branco é diretor sénior da consultora Mckinsey Iberia.

Esta mudança é anunciada na semana a seguir ao lançamento de uma oferta pública de aquisição da Semapa sobre as suas ações cotadas. A oferta pública de troca propõe oferecer ações da Portucel em troca dos títulos da Semapa que é a holding que controla a maioria do capital da empresa de pasta e papel. Se a oferta for bem sucedida, a Portucel irá aumentar a sua dispersão em bolsa, mas mantendo o controlo nas mãos de Queiroz Pereira. A Semapa, que controla ainda a cimenteira Secil, deixaria de estar cotada.

Queiroz Pereira deixará assim de ter funções executivas nas duas empresas mais importantes do grupo. A Portucel é liderada atualmente por Diogo Silveira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR