Norte

Festa da Truta em Paredes de Coura, este sábado e domingo, mas no Largo Hintze Ribeiro não haverá só showcooking e provas. No sábado, pelas 22h00, há também música da boa, com os Dead Combo. O acesso é gratuito.

Bom garfo? O festival gastronómico Minho Festival vai estar no Mosteiro de Tibães, em Braga, entre sexta-feira e domingo, com restaurantes, sessões de cozinha ao vivo (uma delas para crianças), 40 expositores com vinhos, doçaria, queijos, enchidos e artesanato e provas comentadas de vinhos do Minho. Os restaurantes L’Eau Vive – Hospedaria Convento de Tibães, Delicatum e Hamburgueria Alta Burguesia vão estar em funcionamento permanente, com menus que combinam os sabores mais tradicionais e novas versões da cozinha e dos produtos minhotos. Vale a pena ir espreitar.

No domingo às 21h30, o Theatro Circo, em Braga, recebe o músico sueco Jay-Jay Johanson. Com o novíssimo Opium para apresentar, quem quiser ver o homem que faz parte da cena musical europeia há 20 anos terá de pagar 12 euros.

Fim de semana feliz para os melómanos em geral e para a nação indie em particular. Até sábado, nomes como Patti Smith, Antony & The Johnsons, José González, Ariel Pink, Damien Rice, Thurston Moore e Death Cab For Cutie vão atuar no Parque da Cidade do Porto, em mais uma edição do festival NOS Primavera Sound. O bilhete diário custa 55 euros e o passe geral 105 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

roda-gigante-porto

O São João está próximo e o Porto já se está a preparar para a grande festa. Na Rotunda da Boavista, a Câmara Municipal do Porto instalou diverso carrósseis e carrinhos de choque mas há uma atração que se destaca. É a super roda gigante, com cerca de 50 metros de altura e que chega diretamente de Espanha, depois de ter passado pelo Rock in Rio no Brasil. Aquela que dizem ser a maior roda gigante que alguma vez passou por Portugal inaugura este sábado. É possível dar uma voltinha em troca de três euros.

A Quinta de Bonjóia, no Porto, recebe este fim de semana a 12.ª edição da Feira do Mundo Rural, um evento que junta gastronomia, produtos regionais, doçaria tradicional, vinho, artesanato, espetáculos musicais, palestras e workshops, passeios a cavalo, tiro com o arco e ainda uma mostra de animais do Parque Biológico de Gaia. A cereja no topo do bolo é mesmo a cereja de Resende, que vai estar em destaque. O acesso é livre.

Se nem o calor lhe tirar o apetite pela francesinha, saiba que vai nascer o I Festival da Francesinha de Vila Nova de Gaia, esta sexta-feira. Quem for à Quinta da Boeira vai encontrar as francesinhas do Capa Negra, Cufra, Alfândega Douro e Majára. A organização, a cargo do A’gosto no Porto, promete ainda animação musical e uma mostra de produtos regionais. As francesinhas podem ser devoradas até 14 de junho, das 18h00 às 23h00 durante a semana e das 12h00 às 23h00 ao fim de semana.

Centro

Os HMB sobem ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, este sábado, pelas 21h30, para um concerto com muito ritmo e soul. Prestes a lançarem um novo álbum, haverá sucessos e novidades para ouvir, em troca de 10 euros.

60 anos depois ter fugido de Viena por causa da Segunda Guerra Mundial, uma judia idosa, Maria Altmann, começa uma batalha para recuperar os bens da família apreendidos pelos nazis.  Esta é a premissa de “Mulher de Ouro“, filme com Helen Mirren, Daniel Brühl e Ryan Reynolds que se estreou esta semana, e que se baseia em factos reais. Para conhecer o final da história, terá de se dirigir ao cinema mais próximo.

[jwplatform o9RzH13Y]

Sul

A minha vida dava uma sardinha. Assim se chama a exposição integrada nas Festas de Lisboa que está de volta com novos petiscos para os olhos. Inaugurada esta semana na Galeria Millennium, na mui lisboeta Rua Augusta, a mostra reúne os cinco vencedores do concurso deste ano e ainda mais uma centena de participações (selecionadas entre quase cinco mil propostas). A novidade é que as sardinhas agora têm voz, graças ao guião feito por Ricardo Henriques. A entrada é livre.

30 filmes, todos realizados por mulheres de 12 países do Mediterrâneo, da Bósnia ao Egipto, da França à Grécia, passando por Israel, Palestina e, claro, Portugal. São raros os festivais de cinema onde as mulheres têm uma presença forte na realização, e é também para colmatar essa falha que existe o ciclo Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino, que vai estar no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre sexta-feira e domingo. Estreias mundiais e europeias marcam a programação, entre as quais a curta-metragem “Bolor Negro” e o documentário “O Medo à Espreita”, ambos da portuguesa Marta Pessoa. Parte da programação é dedicada aos mais novos, com uma sessão de curtas e vários ateliers. O programa homenageia Bárbara Virgínia (1923-2015), primeira realizadora portuguesa de longa-metragem de ficção, com uma exposição e uma mesa-redonda. Os bilhetes custam quatro euros.

“Lisboa” é o tema da próxima edição do mercado Crafts & Design no Jardim da Estrela, este sábado e domingo das 10h00 às 19h00. No mês dos Santos Populares, do manjerico e da sardinha, o tema serve de inspiração para os cerca de 80 participantes, que dão a conhecer as suas mais recentes criações nas áreas do design e do artesanato contemporâneo. Design de equipamento, joalharia, moda e ilustração são apenas algumas das propostas que o público pode encontrar. O acesso é livre.

O mundo lúdico reúne-se em Lisboa, uma vez por ano, para mostrar as novidades de jogos ao público. O momento está marcado para este sábado, com a chegada do Ludopolis ao Jardim da Cordoaria Mar, em Belém. O evento tem cerca de mil jogos para entreter toda a família, divididos por seis aldeias lúdicas: Aldeia dos Jogos Multimédia, Aldeia dos Jogos de Sociedade, Aldeia dos Jogos Populares, Aldeia das Crianças, Aldeia dos Jogos Desportivos e Aldeia das Construções. Bilhetes entre os quatro e o cinco euros.

Durante seis dias, o XII Encontro de Culturas de Serpa promove o diálogo entre várias culturas na Praça da República, no Espaço Nora e no Jardim Municipal, em Serpa. Em destaque estará o Cante Alentejano, que há meio ano foi eleito Património Imaterial da Humanidade. O programa completo pode ser consultado aqui.