O veleiro sueco SCA tornou-se na primeira embarcação com tripulação exclusivamente feminina a vencer uma etapa da Volvo Ocean Race (VOR), prova que chegou a Lorient, França, depois de ter partido domingo de Lisboa.

O SCA, da ‘skipper’ britânica Samantha Davies, cruzou a linha de chegada às 3h:11, depois de ter percorrido 647 milhas náuticas entre Lisboa e Lorient.

Depois do veleiro sueco, que gastou três dias, treze horas e onze minutos para ligar Lisboa a Lorient, terminou o Abu Dhabi, líder da classificação e provável vencedor da 12.ª edição da VOR, que termina a 22 de junho em Gotemburgo.

Atrás do Abu Dhabi, dirigido pelo ‘skipper’ britânico Ian Walker, segue na classificação geral o Brunel, mas com uma distância pontual bastante difícil de recuperar.

A terceira posição é ocupada pelo barco chinês Dongfeng, último na tirada que hoje terminou em França, seguido do Mapfre e do Alvimédica, quarto e quinto da geral, respetivamente.

O SCA, que liderou sempre a oitava etapa da prova, mantém-se no sexto posto da classificação geral, apenas à frente do Vestas, que voltou à competição em Lisboa depois de ter falhado cinco etapas devido a um acidente da segunda tirada.

A frota terá agora uma curta paragem em França, de onde partirá segunda-feira para Gotemburgo, para a derradeira etapa, com uma paragem técnica em Haia, na Holanda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR