Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, cancelou a viagem para a Nova Zelândia, onde iria assistir à final do Mundial de futebol de sub-20, devido a “compromissos em Zurique”, anunciou esta terça-feira um porta-voz do organismo.

“Em virtude de compromissos atuais em Zurique, o presidente da FIFA [Joseph Blatter] não poderá deslocar-se até à Nova Zelândia para assistir à final do Mundial de sub-20”, disse um porta-voz da FIFA aos jornalistas em Wellington.

A FIFA foi atingida por um escândalo de corrupção que levou Joseph Blatter a apresentar a demissão.

O escândalo rebentou quando, a 27 de maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique.

Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

O Comité Executivo da FIFA vai reunir-se extraordinariamente a 20 de julho em Zurique para agendar o próximo congresso eleitoral da organização, que deverá ter lugar entre dezembro de 2015 e março de 2016.

A final do Mundial de sub-20 está marcada para 20 de junho, em Auckland.

O título será discutido entre os vencedores das meias-finais Brasil–Senegal e Sérvia–Mali, que se disputam quarta-feira.