Apesar de se ter vaticinado, no início do ano, que a street food ia ser uma das tendências de 2015, dificilmente se esperaria que a coisa atingisse a proporção que entretanto assumiu. Não só surgem novos negócios sobre rodas todas as semanas como se anunciam eventos dedicados ao tema com a mesma periodicidade. Apesar disso, o primeiro festival lisboeta exclusivamente de comida de rua acontece apenas este sábado e domingo, repetindo-se nos próximos dois meses.

Dá pelo nome de STR.EAT Fest e vai ocupar três fins de semana de verão no Mercado de Fusão do Martim Moniz: 11 e 12 de julho, 8 e 9 de agosto e 5 e 6 de setembro. O formato é bastante semelhante ao de outros eventos do género realizados até agora: a entrada é livre e no recinto — que funcionará entre as 12h e a 00h no sábado e entre as 12h e as 22h no domingo — estarão reunidos mais de 30 conceitos diferentes de alimentação rápida e móvel. Seguem alguns exemplos:

6 fotos

Tal como noutros festivais do género, também neste há um sistema de troca de dinheiro por senhas. Para tal, há um ponto de troco fixo e vários colaboradores que andam pelo recinto munidos de senhas prontos a reabastecer os visitantes. Não menos importante será referir que associada ao festival está uma competição para eleger a melhor sanduíche, sobremesa, bebida, petisco e food truck. Há um júri nomeado para o efeito mas o público também poderá votar.

Será tudo? Nem por isso. Há também programação musical prevista e um portentoso desafio, cortesia dos responsáveis pela Hamburgueria da Parada: o mais rápido a comer um hambúrguer de um quilo ganha dez menus para utilizar até ao final do ano em qualquer um dos estabelecimentos da marca. Não é para todos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR