O que é que lhe vem à cabeça quando ouve falar de relógio biológico? Aquela altura da vida em que as mulheres já começam a pensar em bebés? Pode ser, mas não é disso que estamos a falar. Além do corpo, também a nossa pele tem um relógio biológico. Parece curioso mas, segundo o Journal of Investigative Dermatology, a pele desempenha uma série de funções ao nível da formação de barreiras e de regulação térmica, e a sua exposição às radiações UV e à temperatura varia drasticamente ao longo do dia e da noite, daí que não seja surpreendente que a pele, tal como o corpo, também tenha flutuações diárias. Podemos falar, assim, de um relógio da pele.

É este relógio biológico que regula o comportamento das nossas células e garante que a pele atua na proteção durante o dia e na regeneração durante a noite. Investigadores do Hospital Universitário de Berlim e do Skin Research Center em Hamburgo apresentaram mesmo um estudo onde defendem que a pele se adapta melhor a certos processos em diferentes horários. Perceber isso significa usar produtos e medicamentos na hora do dia em que funcionam melhor e têm menos efeitos colaterais.

Com a ajuda de Álvaro dos Santos, bioquímico especialista em dermocosmética, apresentamos um cronograma do relógio biológico da pele para perceber o que esta pede a cada hora do dia e saber como atuar em cada momento.

Entre as 06h00 e as 08h00

Além de ser obrigatório passar o rosto por água para limpar as impurezas resultantes da regeneração noturna, esta é a altura do dia em que acumulamos mais líquidos no corpo e em que estamos mais “inchados”. É, por isso, o momento crítico para olheiras e rugas e a altura em que devemos atacar com produtos que atuem nas funções superficiais da pele. Falamos de cremes de dia, cremes de olhos e hidratantes, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as 08h00 e as 10h00

De manhã, a pele está mais sensível, é verdade, mas neste momento as células estão a funcionar a todo o gás — este é o pior momento para fumar porque o fumo vai acelerar (ainda mais) o envelhecimento precoce. Mas é a altura certa para beber muita água para equilibrar a barreira protetora natural da pele. Se não bebermos água, as nossas células simplesmente não conseguem funcionar corretamente.

Entre as 10h00 e as 13h00

Se quiser fazer tratamentos mais dolorosos, como depilação ou tratamentos a laser, aposte neste horário porque é a altura do dia em que os nossos níveis de adrenalina estão mais altos.

Entre as 13h00 e as 15h00

Não é à toa que esta é a hora crítica do sol — não só a pele precisa de mais proteção nesta altura (para manter a barreira natural que está no seu momento ideal) como os níveis de radiação UV estão tão elevados que 15 minutos neste horário fazem pior do que duas horas de manhã ou à tarde. Para quem coloca protetor solar de manhã, e uma vez que por esta altura o seu efeito já desapareceu, deve aplicar um protetor com cor por cima da maquilhagem para dar uma proteção extra. Se tem por hábito almoçar à mesa do escritório enquanto olha para o computador, tem de abolir essa rotina da sua vida. Este é o momento do dia em que a nossa pele está mais propensa a desenvolver um aspeto cansado e 15 minutos de descanso podem ser milagrosos.

Entre as 15h00 e as 17h00

Sempre que se olha ao espelho percebe que precisa de um retoque, certo? Principalmente na zona da testa e nariz — é normal. Esta é a fase em que a nossa pele vai estar tipo batata frita, porque as glândulas produtoras de óleo trabalham, aqui, duas vezes mais. Pode passar uma toalhita absorvente de oleosidade (ou, na sua ausência, limpe o excesso de brilho com pequenas pancadinhas nas zonas mais críticas com um lenço) e passe pó matificante para voltar a deixar a pele mate como de manhã.

Entre as 17h00 e as 21h00

Esta é, não só, a altura do dia em que os níveis de poluição aumentam consideravelmente (com o fluxo de pessoas a sair dos empregos e a conduzir para casa), como o momento em que a pele fica mais vulnerável aos danos provocados pelos radicais livres. Tenha sempre um hidratante rico em antioxidantes na gaveta da secretária e aplique antes de se fazer à estrada para casa. Se gosta de fazer massagens e ir ao spa, este é também um bom momento para trabalhar a melhoria da circulação sanguínea.

Entre as 21h00 e as 23h00

A pele fica mais recetiva à noite, quando a temperatura do corpo sobe, e isto permite uma maior permeabilidade dos ingredientes ativos dos produtos que usamos. Ou seja, a atividade metabólica é mais intensa quando a pele está menos vulnerável a fatores externos (poluição, radiação UV, radicais livres, stress, temperatura), por isso tudo o que sejam limpezas, esfoliações ou máscaras vão ter uma penetração ideal nesta altura do dia. Dica: por mais exausta que esteja, não deixe a limpeza de pele ser a última coisa que faz. Retire toda a maquilhagem mal chegar a casa.

Entre as 23h00 e as 06h00

Este deveria ser, idealmente, o fuso horário certo para dormir porque é entre as 23h00 e as 06h00 que ocorre a regeneração da pele, que tem o seu pico entre a meia-noite e a uma da manhã (sim, todos deveríamos estar em sono profundo a esta hora…). Este é o momento certo para aplicar um creme de noite, um sérum ou máscaras noturnas que ajudem na regeneração, porque é agora que a produção de ATP (a nossa “reserva energética”) aumenta e isto está associado a uma maior atividade celular. Por menos paciência que tenha, aposte sempre num bom creme noturno — durante a noite, a função de barreira da nossa pele é menor e torna-a, por isso, mais recetiva aos tratamentos.