A partir de outubro, o canal de notícias RTP Informação vai começar a chamar-se RTP3. A informação foi avançada pelo Diário Económico e já confirmada pelo Observador. É a segunda vez que este canal muda de nome: em 2011, a RTPN foi renomeada para RTP Informação.

“Estamos a tentar organizar a RTP Informação”, afirmou o diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, ao Diário de Notícias.

Este é um dos sinais de mudança na estação pública desde que Gonçalo Reis assumiu a presidência da estação pública, em janeiro de 2015. Apesar de a RTP ter terminado o ano de 2014 com um resultado operacional “positivo” de 1,6 milhões de euros, Gonçalo Reis acredita que continua a ser “insuficiente para pagar os juros com a dívida” no valor de 3,9 milhões de euros.

A RTP Informação teve uma audiência de 0,8%, sendo o 13º no cabo, continuando atrás de outros canais informativos do cabo como a SIC Notícias e a TVI 24. Gonçalo Reis, em entrevista à Económico TV, sublinhou o desejo de colocar a RTP “na rota da modernidade” e “torná-la inquestionável”.