269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comunicação Social

Hong Kong

Detidos responsáveis de jornal de Hong Kong

Os cinco responsáveis, incluindo quatro homens e uma mulher, foram detidos por conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional.
Jornais

Postos de venda de jornais preparam boicote 

Em causa está uma comunicação da distribuidora que informa que vai passar a cobrar, a partir de 4 de julho, uma taxa diária de entrega de 1,50 euros de segunda a sábado, e de 1 euro aos domingos.
Censura

Carta dos Direitos Digitais é "regresso à censura"

174
Várias e entidades, como o Sindicato do Jornalistas. "É um texto que facilmente passava como lei em qualquer regime ditatorial", diz antigo líder da ERC.
Comunicação Social

Sócrates é um condutor da Uber num jornal do Dubai

160
O rosto de José Sócrates, antigo primeiro-ministro de Portugal, foi usado por um jornal do Dubai para descrever um condutor da Uber. A notícia era sobre emissões de carbono, mas tornou-se um insólito.
Jornalismo

Chefes de Redação da Lusa pediram demissão 

Os chefes de redação da Lusa pediram demissão por "sentirem que deixou de fazer sentido a sua continuação", depois da saída de duas pessoas da Direção com quem havia um estreito trabalho de equipa.
Jair Bolsonaro

The Economist acusada de ser contra Bolsonaro

Para o governo do Brasil, a revista britânica "enterra a ética jornalística" e "extrapola todos os limites do debate público". A mais recente edição defende a urgência de derrotar Jair Bolsonaro.
Censura

Big Brother is watching You

291
A mentira existe, sem dúvida. As fake news, são uma realidade. Mas isso não justifica a nacionalização da verdade.
Jornalismo

Lusa com novos diretores-adjuntos

Os jornalistas Nuno Simas e Maria de Deus Rodrigues são os novos diretores-adjuntos da Lusa - equipa é liderada por Luísa Meireles - anunciou esta terça-feira a direção de informação da agência.
Governo Regional da Madeira

Madeira: apoio à imprensa não envolve intromissões

O diploma visa criar condições para que "possamos continuar a ter na região órgãos de informação que possam desempenhar cabalmente as suas funções", diz secretário da Educação, Ciência e Tecnologia.
Comunicação Social

Joaquim Carreira nomeado presidente da Lusa 

Joaquim Carreira é o próximo presidente do Conselho de Administração da Lusa e a sua nomeação "vai ser formalizada na próxima assembleia-geral de acionistas", explica o Governo.
Oficina da Liberdade

À sombra da morte

119
Esperava-se que a liberdade de expressão estivesse mais consolidada em sociedades que se dizem abertas. Não está. E a imprensa não é uma vítima da conjuntura: é algoz.
Açores

Açores a favor de publicidade da RTP

O contrato de concessão da RTP, que está em consulta pública até final deste mês, prevê a criação de novos serviços e o fim da publicidade em todos os canais, com exceção da RTP1.
Ranking Escolas

Fenprof considera rankings uma "farsa"

A Fenprof defende que as listas ordenadas de estabelecimentos de ensino são "de uma enorme injustiça para o trabalho desenvolvido em cada uma delas por docentes, não docentes e alunos."
Racismo

Deputada Romualda Fernandes: "Não foi um erro"

1221
Deputada socialista Romualda Fernandes reagiu este sábado à notícia na qual foi discriminada pela cor da pele. “O que me define são os meus valores, as minhas atitudes, as minhas virtudes", diz.
Moçambique

Moçambique. PR pede respeito por dignidade humana 

"Se é compreensível a procura de notícias sobre a violência terrorista, o jornalista e o órgão de comunicação devem sentir obrigação moral de reportar respeitando a dignidade humana", pede Presidente.
Comunicação Social

Diário de Noticias da madeira com quebras de 40%

Devido à pandemia de Covid-19, o Diário de Notícias da Madeira teve 40% de quebras nas receitas. Apesar das dificuldades, a empresa "não fez nenhum lay-off" a ainda organizou eventos e atividades.
Comunicação Social

Global Media trava plano de apoio à retoma 

A decisão foi anunciada às redações dos vários títulos do grupo Global Media. Esta semana, o Sindicato dos Jornalistas denunciou que o grupo não está a pagar a alguns trabalhadores.
Emissão Especial

Júlio Magalhães: "É com gosto que volto à rádio"

Antigo diretor de informação da TVI e Porto Canal vai estar todos os dias com a Maria João Simões, Carla Jorge de Carvalho e Paulo Ferreira. Semanalmente entrevista personalidades ligadas ao norte.
Comunicação Social

RTP. Tribunal aceita providência cautelar

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa aceitou a providência cautelar sobre a escolha da nova administração da RTP, que agora tem dez dias para ser deduzida oposição.
Comunicação Social

BE quer audição urgente de SJ e Marco Galinha

A Global Media Group anunciou que vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva. Já o Sindicado dos Jornalistas denunciou atrasos no pagamento aos colaboradores do grupo.
União Europeia

Para europeus desinformação é ameaça à democracia

De acordo com os dados apresentados, cerca de 70% dos europeus encontra frequentemente notícias que distorcem a realidade ou que consideram falsas, mas 65% admitem que é fácil detetar este conteúdo.
Educação

Desvantagem competitiva /premium

“É preciso aprendermos a contar histórias. Não se trata de ficção nem temos que inventar histórias para contar a investidores e cientistas. As minhas histórias assentam em sonhos”
Angola

Governo de Angola suspende TV Record

A empresa tem como diretor-executivo um cidadão não nacional e os quadros estrangeiros não se encontram acreditados nem credenciados no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.
Media

Media não perderam importância nos últimos anos

Os meios de comunicação lidaram "razoavelmente" com o digital e encontraram forma de manter um "bom nível" de desempenho, apesar dos desafios económicos, políticos e tecnológicos.
ERC

Notícias tendenciosas sobre Covid-19 sem denúncias

O presidente do regulador dos media diz que a ERC não recebeu "até agora" qualquer queixa relativa à existência de anúncios à procura de jornalistas para escreverem notícias tendenciosas sobre a Covid
Comunicação Social

Lusa e RTP. Trabalhadores defendem autonomia

Em comunicado conjunto, as comissões de trabalhadores da Lusa e da RTP defendem que a autonomia editorial da agência noticiosa deve estar acima de qualquer reorganização de instalações.
Comunicação Social

Cofina avança com despedimento de 26 trabalhadores

O grupo Cofina Media vai avançar com o despedimento coletivo de 26 trabalhadores. A empresa, que detém publicações como o Correio da Manhã ou o Record, fundamenta-se em motivos de mercado.
Redes Sociais

Comunicar na era da desinformação participativa

O modo como a comunicação é utilizada para moldar as perceções sobre a realidade ganha uma importância acrescida no presente, também em sequência do florescimento dos populismos.
Media

Google doa 25 milhões para combate à desinformação

A Google anunciou que vai apoiar, com 25 milhões de euros, o novo Fundo Europeu para os media e informação criado pela Fundação Gulbenkian e pelo Instituto Universitário de Florença.
Angola

Regulador dos media preocupado com políticos

Regulador pede respeito pelo princípio da responsabilidade editorial efetiva e acusa jornalistas de "destratarem" os políticos angolanos, "violando gravemente os seus direitos de personalidade".
Macau

Macau: "Jornalistas não são agentes de propaganda"

A associação reitera "que a liberdade de imprensa e de expressão de Macau não deve ser restringida" e que "os jornalistas não são meros instrumentos de propaganda de meios políticos".
Jornalismo

Governo está "mobilizado" para importância da Lusa

A agência Noticiosa faz parte de "um jornalismo absolutamente não refém de qualquer tipo de interesses" e lembra o “papel importante de referência” que tem no combate às Fake News.
Macau

Emissora pública de Macau mantém política patriota

Diretiva que proibia os jornalistas de português e inglês de divulgarem informações e opiniões contrárias às políticas da China veio a público ser contrariada pela TDM.
ERC

ERC deduz acusação contra Prisa e Pluris 

A ERC aceitaou a acusação deduzida contra a Promotora de Informaciones (Prisa), Vertix e Pluris Investments e vai notificar estas duas últimas a promoverem a regularização da situação.
Macau

Deputado de Macau critica diretiva de censura 

Diretiva da Teledifusão de Macau proíbe os jornalistas de português e inglês de divulgarem informações e opiniões contrárias às políticas da China. Sulu Sou defende autonomia dos meios de comunicação.
Comunicação Social

Pluris "está tranquila" sobre a compra da TVI

Em outubro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social deliberou uma contraordenação contra a Prisa e a Pluris por "fortes indícios" de alteração não autorizada de domínio na Media Capital.
Sociedade

A grande alcova sentimental /premium

A mínima dúvida sobre a excelência das vítimas, a mínima reserva quanto à abissal profundidade do seu sofrimento, podem, de um só golpe, condenar-nos ao estatuto de vis serventuários das trevas.
ERC

Telejornais. Homens predominam no horário nobre

A avaliação mostra que são os homens que prevalecem em posições como fontes de informação e comentadores/especialistas nos telejornais em horário nobre.
Sociedade

Vocação para a servidão

É tudo demasiado desolador e preocupante. Bem, quiçá poderemos ser os melhores do mundo a praticar o servilismo.
Comunicação Social

Incentivos aos media. Candidaturas até abril

Está aberto, até 30 de abril, o novo concurso para apresentação de candidaturas aos incentivos do Estado à comunicação social. Estas devem ser entregues em formato digital ou via postal.
Comunicação Social

Governo aprova resolução sobre despesas da Lusa

O Conselho de Ministros aprovou resolução que autoriza a realização de despesa pela prestação de serviços de interesse público a cargo da Lusa, pelo cumprimento das obrigações do serviço noticioso.
ERC

ERC abre processo contra dona do Porto Canal

A ERC ordenou "a notificação da regulada sobre a abertura do processo de contraordenação" contra a Avenida dos Aliados - Sociedade de Comunicação SA por incumprimento da lei da Transparência.
Microsoft

Europa também quer redes sociais a pagar notícias

117
A Microsoft aliou-se aos orgãos de comunicação social europeus para garantir que os conteúdos jornalísticos divulgados por plataformas online são pagos, à semelhança da lei que a Austrália aprovou.
ERC

ERC abre processo contra Avenida dos Aliados 

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social "concede um prazo adicional de 10 dias para suprir os elementos em falta" e se forem "integralmente regularizados" o processo pode ser arquivado.
Austrália

Facebook obrigado a pagar noticias 

254
A nova lei (e a primeira no mundo) da Austrália obriga o Facebook e a Google a pagar aos órgãos de comunicação social pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos.
Angola

Angola. Consulta pública para a comunicação social

Trata-se da proposta de Lei das Rádios Comunitárias e da proposta de Lei das Sondagens e Inquéritos de Opinião. O objetivo é adequar o pacote legislativo do setor ao contexto atual.
Comunicação Social

Jornalismo precisa-se /premium

148
É preciso que os meios de comunicação social façam um trabalho muito mais sério do que aquele que está a ser feito. O jornalismo não existe para bons títulos e muitos cliques.
ERC

ERC autoriza atividade da Zap Viva Internacional 

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social autorizou a atividade de televisão da Zap Viva Internacional requerido pela Upstar.
ERC

ERC notifica RTP: faltam programas em português

Entidade Reguladora para a Comunicação Social verificou irregularidades na RTP2 desde 2017, que tem que dedicar pelo menos 50% da sua programação em emissões em português.
Angola

Noticia de Cafunfo: UNITA quer ouvir Governo 

A UNITA pediu uma audição por estar em causa a igualdade de tratamento pela imprensa e oposição democrática face à posição e aos comunicados da força da oposição sobre o massacre de Cafunfo.
Oficina da Liberdade

Os cúmplices também morrem

488
A denúncia é uma peça importantíssima nas engrenagens fascista e comunista. A viabilidade de um regime iliberal aumenta com a cumplicidade silenciosa de uma parcela expressiva da população.
ERC

ERC recomenda ao CM adoção de mecanismos internos

Entidade Reguladora para a Comunicação Social recomenda ao Correio da Manhã a "adoção de mecanismos internos de controlo do trabalho jornalístico", na sequência de queixa da Pluris, de Mário Ferreira.
ERC

Lusa. Segundo Póvoas posição da ERC "é inequívoca"

A posição da ERC relativamente à compra de participação na Lusa pelo grupo Bel "é inequívoca e consta do parecer que a comissão já tem consigo", garante o presidente da ERC.
ERC

ERC "não tem grande margem de manobra"

Vice-presidente do regulador dos média considera grave a compra da participação da Lusa pelo grupo Bel. Mário Mesquita diz, no entanto, que a ERC não tem grande margem de manobra" na matéria.
Comunicação Social

Compra de publicidade institucional concluída

Nuno Artur Silva afirmou que o processo de compra antecipada de publicidade institucional pelo Estado, com o objetivo de ajudar o setor dos media durante a pandemia, "foi concluído".
Coronavírus

CNN. O relato "alarmante" da pandemia em Portugal

802
As dificuldades que Portugal enfrenta na terceira vaga de Covid-19, como os hospitais sobrelotados e as ambulâncias à porta do Santa Maria, foram alvo de destaque pela estação de televisão CNN.
Comunicação Social

Participação de Marco Galinha na Lusa gera dúvidas

A compra de uma participação na Lusa suscita preocupações por parte dos partidos, tendo sido aprovada por "unanimidade" a audição da ERC e AdC sobre a operação.
ERC

Audição da ERC sobre compra da Lusa aprovada

Os deputados da comissão de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade" a audição dos reguladores ERC e Concorrência sobre a compra de 22,35% da Lusa pelo grupo Bel.
Bloco de Esquerda

BE vê com "preocupação" compra de capital da Lusa

Deputado bloquista indicou dois aspetos fundamentais: em primeiro lugar, a concentração inédita de capital da Lusa num só privado, o Grupo Bel; em segundo lugar, uma possível entrada da espanhola Efe.
PS

Compra da Lusa. PS quer ouvir ERC e Concorrênia

PS quer ouvir o regulador dos media e a Autoridade da Concorrência sobre a compra de 22,35% da Lusa pelo empresário Marco Galinha, operação que "suscita preocupações".
Jornalismo

Jornalistas. Federação Europeia notifica Portugal

131
A Federação Europeia de Jornalistas notificou Portugal junto ao Conselho da Europa devido à vigilância de jornalistas, que diz ser "especialmente grave" por Portugal assumir a presidência da UE.
Rádio

Renascença. Pedro Leal é diretor de informação

Pedro Leal, que era diretor-geral de produção da rádio Renascença, vai passar também a acumular o cargo de diretor de informação daquela rádio, da RFM e da Mega Hits. Sucede a Graça Franco.
Comunicação Social

CM diz que Mário Ferreira não tem idoneidade

Após Mário Ferreira ter pedido à Comissão da Carteira para se pronunciar sobre notícias que o envolve, a direção do CM sugere que Mário Ferreira "não tem idoneidade para gerir" empresas de media.
Google

Google quer acabar com fake news sobre vacinas

A Google lançou um fundo de 2,4 milhões de euros para apoiar projetos com o objetivo de combater a desinformação sobre as vacinas para a Covid-19.
ERC

Serviços online registados na ERC sobem em 2020

ERC anunciou que os serviços de programas distribuídos exclusivamente pela Internet foram os que mais cresceram em 2020. Em oposição, estão as publicações periódicas, em "decréscimo há vários anos".
ERC

ERC. Empresa de Mário Ferreira aguarda notificação

A Pluris, detida por Mário Ferreira, aguarda pela notificação da ERC sobre a instrução do processo de contraordenação. E destaca que a estrutura acionista da Media Capital está "estabilizada".
ERC

Lusa. ERC terá de se pronunciar sobre transação

A ERC vai ter mesmo de se pronunciar sobre a compra de 22,35% da Lusa pelo empresário Marco Galinha à Impresa, que recebe 1,250 milhões de euros pelo negócio.
ERC

Prisa. Contraordenação em fase final de instrução

O Presidente da ERC, Sebastião Póvoas, revelou que está a decorrer a "fase final da instrução do processo de contraordenação" que envolve Mário Ferreira e a Prisa.
TVI

TVI faz balanço positivo de 2020 e quer liderar

Nuno Santos fez um balanço positivo de 2020, ano de "mudança" para a TVI devido às mudanças na estrutura acionista. Canal quer superar SIC e ambiciona voltar a ser líder de audiências em 2021.
Media

OPA de Mário Ferreira considerada "adequada"

A Media Capital considera "adequado" o preço da OPA lançada por Mário Ferreira, através da Pluris Investments, sobre cerca de 70% do capital da dona da TVI.
México

Assassínio de jornalista há 8 anos abala o México

Regina Martínez, jornalista mexicana, foi assassinada enquanto investigava o desaparecimento de várias pessoas. Uma investigação veio agora reabrir a discussão sobre a causa da sua morte.
Comunicação Social

O não-caso do coitadinho que interrompeu uma coisa /premium

1163
Dantes, a ominosa censura impedia os jornalistas de dizer a verdade, mas agora os censores são os jornalistas politicamente correctos: passaram de vítimas a carrascos da liberdade de informação.
Comunicação Social

Bruxelas propõe empréstimos e verbas para os media

A Comissão Europeia vai implementar um plano de ação para apoiar a recuperação e a transformação, que recorre a diferentes instrumentos de financiamento, respeitando a independência dos media.
Jornalismo

Jornalistas querem investigação a Fake News

2188
A comissão da carteira dos jornalistas e o sindicato apelam ao MP que investigue grupos que espalham desinformação. "O jornalismo é a marca de água que distingue informação de desinformação", afirma.
OPA

Mário Ferreira anuncia OPA à Media Capital

Mário Ferreira vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM ter obrigado o dono da Douro Azul a realizar tal operação. Vai ter de desembolsar 0,67 cêntimos por cada ação.
ERC

ERC não se pronuncia sobre Mário Ferreira na TVI

Em causa está a reação de Mário Ferreira às deliberações publicadas pela ERC na semana passada, onde diz ter "fundadas dúvidas sobre a identidade" dos acionistas da Media Capital.
ERC

Mário Ferreira: deliberação da ERC é "pressão"

Novo presidente do Conselho de Administração da Media Capital condenou a deliberação da ERC. Insucesso da assembleia-geral pode inviablizar o grupo, avisa Mário Ferreira. E critica a Cofina.
Pandemia

Comunicadores de ciência têm papel a desempenhar

107
Comunicação não é exclusivo dos comunicadores, mas aqueles cujo trabalho é comunicar ciência conhecem as limitações de certas abordagens e a importância de envolver os cidadãos nas tomadas de decisão
ERC

ERC coordena projeto para avaliar literacia

A ERC vai ser a coordenadora nacional de um projeto em sete países europeus que tem como objetivo avaliar os graus de literacia mediática dos alunos entre os 14 e 18 anos.
Comunicação Social

Lusa questiona método de subsídio de transporte

Os três sindicatos que representam os trabalhadores da Lusa aprovaram a reposição de subsídios de transportes dividido em duas frações, mas levantam dúvidas sobre o método de pagamento.
Comunicação Social

Global Media poupa 7,8 milhões com despedimentos

A Global Media espera reduzir os gastos operacionais, com todas medidas de reestruturação, em cerca de 15 milhões de euros já em 2021. Metade desse valor é referente às reduções salariais.
Provedor de Justiça

Chamadas de valor acrescentado devem acabar

799
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, recomendou ao Governo que proíba a "linhas telefónicas da gama 760 e 761", que são consideradas pelo jurista Mário Frota "embriagantes e viciantes".
ERC

ERC diz que resultados poderiam ter sido positivos

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social registou prejuízos de 359,4 mil euros no ano passado, contudo isso não significa que tenha valores em dívida, esclarece.
Comunicação Social

Lusa. Greve nos dias 13 e 14 de novembro

Os trabalhadores da Lusa vão estar em greve nos dias 13 e 14 de novembro, devido ao corte no subsídio de transporte, e que corresponde 29,65 euros da remuneração dos trabalhadores.
Justiça

Ser ou não ser bandido

Felizmente, quando não envolvem uma dita figura pública, estes casos infundados nunca saem das paredes da esquadra da polícia ou do gabinete do Ministério Público.
CMVM

CMVM prolonga prazo para Mário Ferreira responder

A CMVM prolongou por mais oito o prazo para que a Vertix e a Pluris, empresa detida por Mário Ferreira e que adquiriu 30,22% da Media Capital, se pronunciem sobre o projeto do regulador.
ERC

ERC regista prejuízos de 359,4 mil euros em 2019

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social registou prejuízos de 359,4 mil euros no ano passado, o que é atribuído essencialmente ao incremento das despesas com pessoal.
Orçamento do Estado

Comunicação Social. Governo estuda voucher do IVA

O Governo está a estudar estender o voucher no IVA à comunicação social. O Sindicato dos Jornalistas teve uma reunião com Nuno Artur Silva para mostrar o seu desagrado com a falta de apoios no OE2021.
ERC

ERC com processo contra Prisa e Mário Ferreira

Em causa está a existência de fortes indícios de ocorrência de uma alteração não autorizada de domínio nos operadores que compõem o universo da Media Capital.
Angola

Angola nega censura em órgãos de informação

O governo angolano disse "não existir" qualquer censura nos órgãos públicos e privados confiscados pelo Estado, afirmando tratar-se de "factos que visam prejudicar as reformas" do setor.
Comunicação Social

Entrega de informação dos donos dos media alargada

A ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) adiou o prazo para a entrega da informação sobre a identidade dos proprietários dos media e de como se financiam de abril para junho.
UNITA

Angola. UNITA preocupada com comunicação social

Vários órgãos de comunicação social de Angola foram confiscados em agosto pelo Serviço Nacional de Recuperação de Ativos da Procuradoria-Geral da República e entregues ao governo.
Media

Media Capital prevê "melhoria de indicadores"

O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, mas prevê uma "melhoria" nos próximos meses.
RTP

ERC aprova Conselho da RTP

A ERC considerou esta sexta-feira que a antiga ministra e o professor cumprem os requistos legais para integrar o Conselho Geral Independente da RTP.
TVI

TVI. Audições sobre mudanças já começaram

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirmou à Lusa que as audições sobre as mudanças na estrutura acionista da Media Capital iniciaram-se a 9 de setembro.
Comunicação Social

Grupo Impala institui teletrabalho definitivo

513
O grupo Impala informou os trabalhadores que vão permanecer definitivamente em teletrabalho e que o edifício da sede, em Sintra, está a ser transformado com o objetivo de o rentabilizar.
Comunicação Social

Goa. Diário volta a publicar crónicas em português

460
O mais antigo diário de Goa, na Índia, fundado em 1900, vai voltar a publicar uma crónica semanal em português, no ano em que o jornal celebra o 120.º aniversário, disse à Lusa o editor.
ERC

ERC alerta que não consegue ter mais competências

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social alertou para a dificuldade que terá em acomodar as novas competências previstas na lei do audiovisual, dada a sua situação de défice de financiamento.
Comunicação Social

Media portugueses contra partilhas no Telegram

Em causa está a partilha de cópias e acessos indevidos das edições diárias e semanais dos mais diversos jornais e revistas portuguesas por grupos de utilizadores constituídos nas apps de conversação.
Comunicação Social

Comunicação social fundamental para a democracia

A Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social defendeu que a solidez do setor é fundamental para a sobrevivência do sistema democrático e destacou a importância dos meios regionais.
Jornalismo

Emprego. Jornalistas fazem "o que não deveriam" 

491
Membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista disse que a falta de dinheiro nos órgãos de comunicação leva a que jornalistas façam "o que não deveriam" para garantir postos de trabalho.
Óbito

Morreu a primeira diretora do Diário Económico

A ex-jornalista e primeira mulher diretora de um jornal económico, Maria de La Salete Fernandes, morreu aos 65 anos, vítima de doença prolongada.
ERC

ERC continua a analisar mudanças na TVI

Regulador está a analisar "as mudanças relevantes na estrutura da TVI" há mais de um mês, tendo prometido uma "averiguação rigorosa" no âmbito da entrada do empresário Mário Ferreira.
Tecnologia

Quatro pilares da transformação digital nos media

As empresas tradicionais de comunicação - rádio, televisão e jornal - terão alguma hipótese de resistir, ou mesmo vencer, nesta nova era digital? A resposta é sim!
Comunicação Social

Uma imprensa livre e forte /premium

201
Publicar declarações em off? Se a imprensa quer ser peça imprescindível de uma democracia saudável, então que não apresente princípios para defender uns e demonstre que vale tudo para atacar outros.
Moçambique

Moçambique: incendiada redação de semanário

A redação do semanário Canal de Moçambique, localizada no centro de Maputo, ficou completamente destruída na sequência de um fogo posto por desconhecidos, na noite de domingo.
Coronavírus

Pagamento do Estado aos media "está em curso"

Em causa está uma verba de 15 milhões de euros para a compra antecipada de publicidade institucional, anunciada pelo Governo para ajudar o setor dos media a mitigar o impacto da pandemia.
Comentário

"Negócio da Cofina com Media Capital é uma novela"

Paulo Ferreira, comentador do Observador, analisa a OPA da Cofina lançada sobre a dona da TVI. Oferta pública de aquisição sobre 100% da Media Capital "pode ser viável, mas não está garantida".
Comunicação Social

Pandemia gera crise nos media

A pandemia está a levar à multiplicação de despedimentos de jornalistas em todo o mundo e a acelerar o fim do papel, segundo especialistas e profissionais.
ERC

ERC. Media Capital diz que comunicou alterações

Media Capital afirmou que comunicou à ERC as alterações ocorridas tanto na estrutura acionista como nos órgãos sociais, após a Impresa ter questionado as mudanças na estrutura da TVI.
ERC

Impresa questiona ERC sobre mudanças na TVI

Impresa e SIC questionaram, através de uma carta, a ERC sobre as mudanças na estrutura acionista da TVI e sobre a acumulação de cargos em várias empresas do presidente executivo da Media Capital.
Comissão Europeia

Crise revelou problema democrático para os media

A Comissão Europeia considera que a crise gerada pela Covid-19 revelou um "problema democrático" para os meios de comunicação social na Europa, nomeadamente pela diminuição das receitas.
ERC

Media Capital acusa Cofina de instrumentalizar ERC

A Media Capital classifica de "enorme gravidade" o comunicado da ERC que refere que está a analisar as mudanças na estrutura acionista da TVI.
Cristina Ferreira

Não é pornografia, é abuso sem consentimento 

570
O Estado usa dinheiro dos contribuintes para apoiar, sem contrapartidas, empresas de comunicação, suficientemente viçosas para se envolverem em negócios milionários.
ERC

Providência cautelar da TVI é "improcedente"

Providência visava suspender a decisão da ERC de obrigar a transmissão dos direitos de resposta da IURD e correspondente aplicação de sanção pecuniária compulsória por cada dia de atraso na execução.
Pandemia

Os números da Covid e o colapso da compaixão  

155
Precisamos das histórias das pessoas. Sem sensacionalismos, mas provocando sensações. Porque as sensações fazem parte da história e porque precisamos delas para sairmos juntos desta crise pandémica.
Justiça

Saraiva condenado por devassa da vida privada

289
José António Saraiva foi esta quarta-feira condenado por um crime de devassa da vida privada, avança o Diário de Notícias. O antigo diretor do Expresso terá de indemnizar a jornalista Fernanda Câncio.
Coronavírus

Publicidade institucional em fase de contratação

A compra antecipada de publicidade institucional por parte do Estado foi anunciada a 17 de abril para ajudar os media a lidar com o impacto da pandemia, no montante global de 15 milhões de euros.
Coronavírus

ERC: Emergência prevê o acesso à informação 

A ERC recordou que o direito de acesso à informação foi consagrado nos diplomas que estabeleceram o estado de emergência, face a algumas exposições que apontavam casos de restrições.
Google

Google passa a pagar por conteúdos a alguns media

A Google vai passar a pagar a alguns meios de comunicação social para partilhar os seus conteúdos nos serviços "News" e "Discover". A medida era exigida há vários anos pelos media.
ERC

ERC recebe queixas contra série infantil da RTP2

20700
Em causa está o episódio da serie de animação "Destemidas", que fala de mulheres importantes na história e passa no segmento infantil "Zig Zag", sobre a ativista francesa Thérèse Clerc.
RTP

ERC arquiva processo contra RTP

A ERC arquivou o processo contra a RTP e a ex-diretora de informação da televisão sobre o programa "Sexta às 9" por falta de provas que exibam a pressão política ou irregularidades daquela direção.
Internet

Curso para formar cidadãos "ciberinformados"

Curso online de três horas pretende ajudar as pessoas a perceber os conceitos "fake news" e desinformação e a distinguir notícias fidedignas de opiniões.
Política

A indigestão da intolerância

Poderá existir alguma correlação entre o menor espaço mediático ocupado por vozes críticas da situação política e o crescimento do número de descontentes que são atraídos pelo populismo mais radical.
Comunicação Social

Aprender com os media em tempo de confinamento

Jogar é, também, uma forma de estimular o raciocínio, desde que o tempo de exposição não seja prolongado. Existem imensos jogos em que o conteúdo coincide com as matérias escolares.
Comunicação Social

Acionistas da Lusa aprovam contas de 2019

A assembleia-geral de acionistas da Lusa aprovou "por unanimidade" quatro pontos na ordem de trabalhos, entre os quais os resultados do exercício de 2019 e aplicação de resultados.
Coronavírus

ERC arquiva processo contra TVI

A ERC arquivou um processo contra a TVI, motivado por várias participações contra o canal a propósito de uma reportagem sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no Norte.
Coronavírus

Sindicato diz que Impala vai despedir 54 pessoas

O Sindicato dos Jornalistas diz que foi informado por trabalhadores da Impala de que o grupo vai avançar com o despedimento coletivo de 54 pessoas, desconhecendo quantos são jornalistas.
Coronavírus

ERC. 14 títulos pediram cancelamento de registo

Desde 1 de janeiro de 2020 e até à presente data foram solicitados à ERC 14 cancelamentos de registos de publicações periódicas por não estarem a editar. 18 passaram apenas a versão digital.
Coronavírus

Media. Governo retifica apoio à publicidade

Na retificação publicada em Diário da República, o Governo baixa apoio aos media para aumentar valor atribuido ao Observador, montante que o jornal rejeitou.
Oficina da Liberdade

Fábulas intervencionistas na Comunicação Social

259
Quando alguém afirma que a lei da oferta e da procura não funciona está a dizer que não funciona da maneira como essa pessoa gostaria ou esperaria que funcionasse.
Comunicação Social

Uma imprensa plural e representativa

Apesar das redes sociais e do digital, a imprensa portuguesa precisa de muito mais pluralismo para que possa efectivamente representar as diferentes visões que coexistem na sociedade portuguesa.
Comunicação Social

Se não estamos no tempo de Sócrates, parece… /premium

639
É impossível depender financeiramente de apoios do Estado e conseguir manter a independência. Mesmo sem dinheiro público metido diretamente ao barulho, o legado de Sócrates provou isso mesmo.
Publicidade

Publicidade e media: por um desagravamento fiscal

Incentivar o investimento é apoiar toda a cadeia de valor da indústria da publicidade, seja nas áreas criativas ou comerciais, seja nos órgãos de comunicação social e em todos os setores relacionados.
Comunicação Social

Não há dinheiro que pague a raiz deste pensamento /premium

579
Tal como acontece com a felicidade o dinheiro ajuda mas não chega para explicar que o socialismo, ou melhor dizendo o progressismo, sejam o pensamento quase único das redacções.
Comunicação Social

Sem transparência, não deve haver financiamento /premium

297
O governo está a subsidiar a comunicação social através de critérios que não são transparentes e fórmulas de cálculo que só foram conhecidas por alguns. Se isto não for inédito, é pelo menos insólito.
Ensaios do Observador

Comunicação Social à deriva /premium

No sexto aniversário do Observador, um dos seus fundadores, António Carrapatoso, escreve um ensaio sobre os problemas e os desafios da Comunicação Social, que anda há muitos anos à deriva.
Beja

Beja. Declarado ilícito despedimento de jornalista

Em causa está o despedimento do ex-diretor do Diário do Alentejo, o jornalista Paulo Barriga. Tribunal de Beja condenou a dona do único jornal público em Portugal a pagar-lhe mais de 34 mil euros.
Comunicação Social

Ex-diretor da TSF Arsénio Reis no Plataforma

Arsénio Reis, o ex-diretor da TSF, assume a direção do Plataforma, projeto com sede em Macau, numa altura em que o projeto passa a ser jurídica e financeiramente autónomo da Global Media.
ERC

ERC recebe participações contra TSF sobre Chega

O regulador dos media confirmou a receção de "participações contra a TSF - Rádio Notícias a respeito da edição do Fórum TSF a 7 de maio de 2020", quando se discutiu a proposta do Chega.
Coronavírus

Imprensa está a "retardar" mentalidade digital

Imprensa portuguesa "está a retardar consideravelmente a criação de uma mentalidade digital entre os consumidores", considera o OberCom, referindo que isto afeta a sustentabilidade deste ecossistema.
TVI

Genro de Jerónimo: tribunal anula decisão da ERC

997
Em causa está a deliberação da ERC que considerava que a TVI tinha violado o rigor informativo numa reportagem sobre a contratação de serviços pela Câmara de Loures ao genro de Jerónimo de Sousa.
Coronavírus

UE e Portugal apoiam jornalistas timorenses

Apoio para comunicações, oferta de máscaras e compra de publicidade institucional são algumas das ajudas que a UE e Portugal adotaram para apoiar os meios de comunicação social em Timor-Leste.
Coronavírus

Marcelo pressiona: "Estado deve apoiar os media" 

1499
Presidente inicia semana a ouvir patrões dos órgãos de comunicação social. Critica "discurso anti-mediático" e pressiona Governo a garantir apoios porque está em causa "democracia inteira e completa".
ERC

ERC: Oferta nas Antenas 1, 2 e 3 não chegou a 1%

No relatório "Os Menores e a Rádio de Serviço Público", a ERC afirma que estes programas que visam entreter "são tendencialmente" de menor duração e incluem concursos/jogos, humor e diversos.
Coronavírus

ONU alarmada com restrições à comunicação social

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos alertou para a aproveitamento da pandemia como "pretexto para restringir a informação e reprimir as críticas", lamentando ataques a jornais.
Comunicação Social

Mário Ferreira acordou ficar com 30% da TVI

118
Dono da Douro Azul fechou acordo com a Prisa para ficar com 30,22% da empresa que detém a TVI. Negociações com os espanhóis iniciaram-se após negócio falhado com a Cofina.
Comunicação Social

Anunciantes reclamam estímulos para publicidade

Associação Portuguesa de Anunciantes pede "um desagravamento fiscal de 30% para todos os investimentos realizados em 2020" na compra de espaço publicitário nos "media" nacionais.
Coronavírus

Marcelo chama comunicação social a Belém

237
Presidente começa a ouvir sexta-feira o sindicato, representantes do setor e administradores da comunicação social. Vários dias de audições para chamar a atenção para "pilar essencial" da democracia.
Coronavírus

Rio considera injusto apoio à comunicação social

1829
Através de uma publicação no Twitter, o presidente do PSD considerou injusto que o Governo dê 15 milhões às empresas de comunicação social "quando não o faz às outras".
Comunicação Social

Áustrália quer Facebook a pagar notícias a jornais

Vai ser criado um código de conduta obrigatório, que deverá cobrir questões como a troca de dados, a classificação e a visualização das notícias, o pagamento e o intercâmbio das receitas geradas.
História

Há 90 anos, BBC anunciava: "Hoje não há notícias"

263
A 18 de abril de 1930, a BBC abriu o noticiário da noite a dizer que não havia notícias naquele dia. O momento ficou para a história do jornalismo. Passados 90 anos, contrasta com os tempos de hoje.
Portugal 2020

Nação valente

301
Se numa face da moeda mediática temos a ignorância, na outra face torna-se cada vez mais clara a opção política por um poder central e administrativo que desconsidera a capacidade das gentes do Norte.
ERC

Transparência dos media em consulta pública

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) colocou esta sexta-feira em consulta pública o regulamento sobre transparência dos principais meios de financiamento dos media.
Comunicação Social

Diário de Notícias e TSF entram em layoff 

1143
Jornal e rádio vão aderir ao layoff com redução do horário de trabalho a partir de segunda-feira. No DN, os cortes nas horas trabalhadas serão superiores para os salários mais altos e para chefias.
Coronavírus

Governo apoia media com 15 milhões de euros

6096
Governo pretende começar os pagamentos já em abril. Dos 15 milhões, 75% serão para órgãos nacionais na componente "informação generalistas”. Os restantes 25% serão para a imprensa regional. 
Coronavírus

ERC: até agora nenhum título pediu a suspensão

Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou que "até ao momento [...] não tem conhecimento de suspensão de publicação de títulos", mas existem já pedidos para alterar suporte para "online".
Bloco de Esquerda

BE pede apoio "urgente" de 15 milhões para media

7204
Deputado Jorge Costa defende plano de emergência para acudir a comunicação social, que diz correr o risco de ser "silenciada", numa consequência indireta da pandemia. Pacote de apoio teria condições.
PS

PS faz queixa na ERC contra Correio da Manhã

882
Ana Catarina Mendes entregou uma queixa nesta sexta-feira contra um artigo do CM. Jornal noticia de forma errada que pedófilos e homicidas poderão ter perdão de pena neste período de exceção.
País

Observamos em Casa, com leitores e marcas 

269
Em março, o Observador continuou a dar informação de qualidade. Bateu recordes, adaptou-se e encontrou a solução para ir ao encontro dos portugueses enquanto estão em casa, sem esquecer as marcas.
A página está a demorar muito tempo.