Comunicação Social
Cabo Verde

Cabo-Verde. Inforpress e Lusa celebram parceria

O ministro da cultura e das indústrias criativas de Cabo Verde celebrou esta terça-feira o acordo com a Agência Lusa e disse que a Inforpress deve ser uma referência a nível africano.
Comunicação Social

Octávio Ribeiro: "Os concorrentes cmtvizaram-se" /premium

Dias após a compra da TVI pela Cofina, Octávio Ribeiro comenta o negócio, acusa a concorrência de ter mimetizado a CMTV e fala de André Ventura e de Pedro Guerra em entrevista.
Comunicação Social

Rádio Observador ganha prémio de Lançamento do ano

1953
O Observador foi eleito o jornal generalista do ano nos Prémios Meios & Publicidade pela segunda vez consecutiva. Rádio Observador eleita como o Lançamento do Ano na área de media.
Comunicação Social

Cofina quer negócio concluído no início de 2020

A Cofina espera que a compra esteja concluída no 1.º trimestre do próximo ano. Ainda são necessárias a aprovação dos reguladores e a realização de um aumento de capital, estimado em 85 milhões.
Comunicação Social

Cofina. Prazo de oferta termina a 11 de outubro

O prazo para a Cofina requerer à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários o registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Media Capital termina no dia 11 de outubro.
António Costa

Der Spiegel compara Portugal a aldeia de Astérix

1544
A revista alemã Der Sipegel avaliou o mandato do “simpático Senhor Costa”, e a receita da governação do "socialista confiável" e não esquece Rio, que "prefere apresentar-se em salas fechadas".
Comunicação Social

Cofina. CMVM tira suspensão de negociação de ações

CMVM justifica com a "divulgação de informação relevante" a decisão de levantar a suspensão, decretada na semana passada, da negociação das ações tanto do Grupo Media Capital como da Cofina.
Comunicação Social

Fake news. Eurodeputados querem UE a "fazer mais"

Eurodeputados do PSD, PS, BE, CDS, PCP e PAN defenderam que a UE tem de "fazer mais" para combater as notícias falsas, com regras mais apertadas e sanções, e com mais apoios à imprensa.
Comunicação Social

Media Capital. Altice cita perda de "200 milhões"

O presidente da Altice disse que o grupo não irá "estorvar" compra da Media Capital pela Cofina, mas que "como português" está "triste" por Portugal "perder 200 milhões de euros num ano".
Comunicação Social

Jornais. Marcelo "há 3 anos a pregar no deserto"

1013
O Presidente da República defendeu este domingo incentivos do Estado aos ‘media’ para fazer face à crise no setor, considerando que sem uma comunicação social forte não há democracia.
FC Porto

Benfica com emblema do FC Porto no L'Équipe

2115
O jornal francês de desporto trocou, na capa da edição em papel desta sexta-feira, o emblema do Benfica pelo do FC Porto, numa grelha sobre o sorteio de equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Aliança

Santana e militantes do Aliança ocuparam a ERC

1779
O partido liderado por Pedro Santana Lopes pede garantias de que a sua campanha política terá a devida cobertura mediática o que, garantem, não terá acontecido no passado.
Política

A visão “tudo faz sentido” da realidade /premium

Ao ver os noticiários televisivos, com a sua infalível superioridade moral, já não ligo muito ao que sai da boca dos adeptos da visão “tudo faz sentido” da realidade.
Comunicação Social

Interesse na TVI faz ações da Cofina subirem 5%

No início da sessão, a Cofina chegou a valorizar mais de 6%, seguindo cerca das 9h10 a ganhar 5,62% para 0,47 euros. Subida surge depois de na semana passada grupo confirmar negociações com a Prisa.
Comunicação Social

Cofina. CMVM levanta suspensão da negociação

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu esta sexta-feira levantar a suspensão da negociação das ações da Cofina e do grupo Media Capital.
Comunicação Social

TVI quer contratar Fernando Mendes à RTP

104
"É verdade que me contactaram" confirmou Fernando Mendes. A contratação é a "principal aposta" da direção de programas da estação de Queluz de Baixo.
Comunicação Social

Cofina confirma à CMVM negociações pela TVI

349
Paulo Fernandes, o dono do grupo de média Cofina, terá assinado um memorando com a Prisa que lhe garantiu exclusividade nas negociações.
Comunicação Social

Governo mantém corte de 462 mil euros à Lusa

O Governo vai manter corte de 462 mil euros à Lusa. Cerca de 124 mil euros são aplicáveis à rubrica de Fornecimentos e Serviços Externos e o restante é distribuído por outras áreas do orçamento.
Comunicação Social

Joaquim Vieira: "Marcelo inventava notícias" /premium

2151
"Mário Soares ameaçou processar-me, Balsemão processou-me e Saramago não processou porque estava morto". Joaquim Vieira em entrevista a João Miguel Tavares: a prisão, os despedimentos e a perseguição.
Comunicação Social

João Marcelino. "Nunca precisei de padrinhos" /premium

344
João Miguel Tavares entrevista João Marcelino neste segundo "Artigo 38". O antigo diretor do Record, CM e DN falou do caso Casa Pia, das escutas a Cavaco, de Sócrates e até de Afonso Camões.
Media

Língua gestual. ERC abre processo contra SIC

Processo teve origem numa queixa do PAN, por causa da ausência de intérprete de língua gestual no debate de pré-campanha às eleições europeias. Multa pode chegar aos 150 mil euros.
Comunicação Social

Global Media. Salários não foram pagos

Trabalhadores do grupo que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, entre outros meios, disseram à Lusa que não tinham recebido o salário no último dia útil do mês.
Igreja Católica

Fake News. "Querem que o Papa dê passo em falso" /premium

277
Nello Scavo, autor de "Fake Pope", diz em entrevista que o Papa é atacado por motivos políticos, económicos e ideológicos e em todo o mundo. Desmontou 77 fake news sobre Francisco para o provar.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo apela a soluções para a crise nos media

Para Marcelo Rebelo de Sousa "comunicação social em crise é democracia em crise". O Presidente da República, em resposta ao estado do setor, apelou aos políticos "um programa de emergência".
Comunicação Social

Há demasiados políticos-comentadores /premium

481
Agora que a comunicação social puxou para si uma reforçada responsabilidade de esclarecimento do público e de combate às fake news, a aposta massiva nos políticos-comentadores contraria essa missão.
Facebook

Facebook considera pagar a jornais por notícias

Mark Zuckberg, numa conversa com o líder da maior empresa de jornais da Europa, disse que o Facebook está a pensar pagar por notícias e trabalhar numa secção própria para a rede social.
Eleições

Votar ou não votar é já uma questão?

Votar acertadamente torna-se cada vez mais difícil. Os meios de comunicação social, que crescem em variedade e preponderância, nem sempre contam a verdade.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. ERC pede fim de partilha de imagens

182
Entidade Reguladora da Comunicação Social emitiu um parecer em que apela ao órgãos de comunicação que adotem medidas para "impedir o acesso generalizado às imagens do massacre na Nova Zelândia".
ERC

Nova Zelândia. ERC analisa cobertura jornalística

A ERC confirmou "a receção de participações referentes à cobertura jornalística do atentado na Nova Zelândia" que provocou 49 mortos. Não foram revelados os órgãos de comunicação social em questão.
ERC

Mulheres Juristas queixam-se de programas de tv

1979
"Quem quer namorar com o agricultor?", da SIC, e "Quem quer casar com o meu filho?", da TVI, continuam a gerar polémica. Associação das Mulheres Juristas avança com queixa.
Comunicação Social

Presidente da Lusa defende apoios aos media

Nicolau Santos defendeu que os "Estados têm de criar mecanismos inovadores para defender a comunicação social" privada, apesar dos riscos associados, assim como garantir condições aos media públicos.
Comunicação Social

Revista de aniversário do Observador é capa do ano

Prémios Meios & Publicidade distinguem capa ilustrada por Pedro Lourenço e atribuem menção honrosa ao projeto gráfico da revista Observador Lifestyle nº2, desenhado em parceria com a Silvadesigners
Televisão

Reality shows. As reações dos comediantes

5042
Dois dias após a estreia dos reality shows da TVI e da SIC ("Quem quer casar com o meu filho?" e "Quem quer casar com o agricultor?"), os humoristas reagiram na rádio no habitual registo satírico.
Comunicação Social

ERC recebe queixas dos reality shows da SIC e TVI

2392
Os dois novos reality shows da SIC e da TVI motivaram queixas endereçadas à ERC. Os formatos estrearam no domingo e conquistaram mais de um milhão de espectadores cada. Mas são alvo de críticas.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco: "Nunca atendi o telefone a um jornalista"

3451
"A comunicação social nunca gostou muito de mim, ou quase nada". O ex-Presidente da República diz à TSF que a "dignidade" dos cargos que desempenhou o obrigavam a um "distanciamento" dos media.
Parlamento

Os "media" na era digital em debate em abril

Ferro Rodrigues diz que debate agendado para abril visa promover um diálogo amplo e alargado sobre as questões que estão associadas à desinformação, que atualmente ameaça a democracia.
Guiné-Bissau

Comunicação Social sem meios para cobrir eleições

Os órgãos de comunicação social estão com "imensas dificuldades" para fazer a cobertura das legislativas. Além da falta de material, queixam-se da falta de meios financeiros para chegar aos locais.
Observador

Observador envia newsletters através do WhatsApp

122
Já pode receber o Observador pelo WhatsApp: de manhã e à tarde são enviadas as newsletters 360º e Hora de Fecho, com o resumo das últimas notícias. Saiba o que fazer, passo a passo.
ERC

ERC. Nomeação investigada pelo MP

Pedro Correia Gonçalves, ex-assessor do PSD, terá sido nomeado para o alto cargo num concurso irregular e sem ter qualquer experiência na área da comunicação social.
Comunicação Social

Cabo Verde. "Media" privados vão ter perdão fiscal

A medida, ainda à espera de aprovação, pretende "desafogar" os órgãos privados com uma pausa de 5 anos no pagamento de dívidas ao Estado e o investimento do valor do perdão fiscal na própria empresa.
ERC

ERC recebe queixas sobre programa de Ana Leal

311
A ERC e a Comissão da Carteira de Jornalista receberam cerca de 600 queixas contra reportagem de Ana Leal sobre terapias de reorientação sexual praticadas por psicólogos da Igreja Católica.
FC Porto

FC Porto faz queixa contra Benfica e jornalista

889
Em causa estão as declarações de Valdemar Duarte no relato do clássico desta terça-feira. "Aqueles insultos sucessivos aos nossos jogadores são inaceitáveis", diz o diretor de comunicação do FC Porto.
Marcelo Rebelo de Sousa

Média. Combate à crise passa por dar meios à Lusa

138
Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o apelo que fez, em novembro do ano passado, sobre a situação de emergência que vive a comunicação social, em visita esta quinta-feira à agência Lusa.
ERC

ERC. Entrevista de Mário Machado não indicia crime

738
A ERC considera que a polémica entrevista ao líder de um movimento de extrema-direita Mário Machado à TVI não indicia uma contra-ordenação ou a prática de um crime de violação da Constituição.
Media

ERC avalia presença de Mário Machado na TVI

2319
O líder da Nova Ordem Social, Mário Machado, esteve no "Você na TV" num debate que tinha como tema "Precisamos de um novo Salazar?". ERC recebeu queixas e SOS Racismo condena atitude da TVI.
Imprensa

Time. Khashoggi e outros jornalistas Figura do Ano

163
A Time escolheu a "Figura do Ano" de 2018. "Os Guardiões e a Guerra pela Verdade" são o tema para a escolha dos jornalistas Jamal Khashoggi, Maria Ressa, o The Capital Gazette, Wa Lone e Kyaw Soe Oo.
Comunicação Social

Nova imagem da Lusa engloba o combate às fake news

Falando depois da apresentação do novo logótipo, na sede da agência, Nicolau Santos reconheceu que "a marca não é suficientemente conhecida, apesar do importantíssimo trabalho que desenvolve
RTP

RTP. ERC aprova nova direção de informação

A ERC aprovou a nova direção de informação da estação pública escolhida pela administração, composta por Maria Flor Pedroso, Cândida Pinto, Helena Garrido, Hugo Gilberto e António José Teixeira.
Comunicação Social

O Estado não é solução /premium

120
Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos
Jornais

Vamos pagar jornais que ninguém quer ler? /premium

673
Há, na ideia de uma comunicação social estatizada ou ajudada pelo governo, uma contradição incontornável: como pode a imprensa depender da entidade que mais se queixa da imprensa?
RTP

RTP. ERC chumba demissão de adjuntos de Dentinho

183
ERC chumba decisão de demitir adjuntos de Paulo Dentinho, afastado do cargo após polémica nas redes sociais. Nova direção fica congelada. Informação assegurada por António J. Teixeira e Hugo Gilberto.
Moçambique

Moçambique. Justiça avalia taxas sobre media

A reunião desta quarta-feira visa a harmonização de propostas de revisão da Lei de Imprensa e da nova Lei da Radiodifusão, bem como do Estatuto do Jornalista e da Carteira Profissional.
Moçambique

Ministro defende mais liberdade de imprensa

O primeiro-ministro moçambicano defende que liberdade de imprensa constitui um dos pilares do sistema democrático e do exercício da boa governação, porque favorece a livre transmissão de opiniões.
Comunicação Social

Jornalistas da SIC acusados por divulgação ilícita

O Ministério Público acusou jornalistas e o diretor de informação da SIC pelo crime de desobediência pela "reprodução ilícita de peças processuais" da Operação Marquês, em abril.
RTP

Precários da RTP devem integrar quadros 

A ministra da Cultura garantiu esta terça-feira que os trabalhadores precários da RTP que já têm parecer positivo, no âmbito do programa de regularização laboral "terão de ser integrados nos quadros".
Angola

Angola. PR mexe nas administrações dos jornais

O Presidente angolano, João Lourenço, decretou mudanças nas administrações da Televisão Pública de Angola e da agência noticiosa ANGOP, bem como do grupo editorial que controla o Jornal de Angola.
Estados Unidos da América

EUA e Canadá alinhados no novo acordo comercial

EUA e Canadá chegaram a acordo sobre a revisão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte na noite de domingo. Documento do novo acordo tem 34 capítulos e está previsto para os próximos 16 anos.
Comunicação Social

Presidente do canal ABC demite-se após polémica

O presidente da cadeia australiana ABC, Justin Milne, demitiu-se hoje no seguimento de uma polémica sobre interferência política e independência dos meios de comunicação públicos.
Comunicação Social

Lusa reforça aposta nos países lusófonos

A Lusa vai reforçar a aposta nos países lusófonos, estando a negociar com órgãos de comunicação social de Angola e de Moçambique as divisas e o modelo de pagamento.
ERC

ERC aprova mudanças na direção da Lusa

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu parecer favorável às mudanças na Direção de Informação da Lusa.
Angola

Media angolanos tem excesso de trabalhadores

O ministro da Comunicação Social de Angola disse que encontrou vários problemas no setor que tutela, destacando o número excessivo de funcionários, entre eles "alguns trabalhadores-fantasma".
Comunicação Social

Revista Time vendida por 163 milhões de euros

A revista norte-americana foi comprada por Marc Benioff, diretor da Salesforce. O empresário garantiu que se trata de uma aquisição de família e que não se vai envolver nas decisões jornalísticas.
Adolescentes

Como convenci o jovem selvagem a ler jornais

265
Sempre castrador e intrusivo, o inimigo imperialista parental dignou-se a conceder algum do seu tempo ao jovem selvagem, tirou-lhe os "headphones" de jogo da secretária, e impôs-lhe algum guiamento.
Moçambique

Moçambique comprometido com liberdade de imprensa

O primeiro-ministro não se referiu à atual polémica provocada pela aprovação pelo Governo de taxas para a comunicação social, consideradas repressivas para a liberdade de imprensa.
Moçambique

Moçambique explica taxas na comunicação social

A diretora do Gabinete de Informação de Moçambique defendeu que a introdução das taxas obedeceu às circunstâncias do mercado e à necessidade de impor disciplina no setor.
RTP

RTP. ERC chumba mudanças na direção de Informação

A ERC não deu parecer favorável às destituições de funções do diretor adjunto de Informação e do sub-diretor de Meios e Conteúdos por considerar que os motivos dados pela RTP não são suficientes.
Comunicação Social

Diretor do Público demite-se

633
David Dinis, ex-diretor do Observador e agora diretor do Público, demitiu-se do cargo após a administração ter demitido o diretor adjunto, Diogo Queiroz de Andrade.
Comunicação Social

Salários em atraso em editora com capital angolano

390
Trabalhadores da Masemba, que publica a revista Lux, avançaram com a suspensão dos contratos de trabalho. José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, é sócio maioritário.
ERC

ERC reprova Porto Canal por divulgar emails

171
A ERC decidiu "reprovar veementemente" o Porto Canal pela divulgação de emails do Benfica. Já o canal anunciou que vai "impugnar judicialmente" a decisão da reguladora.
António Costa

Guia prático de António Costa

165
Nunca ficar à mercê dos factos é a peça central da estratégia de António Costa
Televisão

Supernanny. ERC avisa SIC após 292 queixas

A ERC decidiu, no âmbito do processo aberto após 292 queixas sobre o Supernanny, recomendar à SIC que preserve a intimidade das crianças em futuros programas.
RTP

José Fragoso é o novo diretor de programas da RTP

José Fragoso foi nomeado diretor de programas da RTP1 e da RTP Internacional. Esta segunda-feira, o Conselho de Administração aceitou o pedido de cessação de funções do ex-diretor, Daniel Deusdado.
Caso José Sócrates

O pior cego é o que não quer ver /premium

2880
Não, não era uma fatalidade ser-se enganado pelas mentiras de Sócrates. Bastava ter os olhos abertos. E não, não é verdade que o país tenha sido resgatado de vez dos maus hábitos desses anos de chumbo
António Costa

Costa quer comunicação social forte e independente

467
As redes sociais colocam desafios enormes à comunicação social, que deve ser independente, forte e de qualidade, para permitir o contraste entre o falso e o verdadeiro, defendeu António Costa.
Música

Adele: Rihanna "define as suas próprias regras"

A cantora foi uma das artistas musicais incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo para a revista Time. Adele apresentou-a: "Ela define as suas próprias regras e dobra as nossas."
Bruno de Carvalho

Sporting. Vêm aí acusações de "drogas e pedofilia"

1666
O diretor de comunicação do Sporting revelou que estão a ser preparados artigos que envolvem Bruno de Carvalho em "uso de drogas" e "pedofilia". Nuno Saraiva diz que se tratam de "trabalhos de fação".
Angola

Angola. O financiamento da comunicação em 2015

O Estado angolano gastou mais de 300 mil euros por dia para financiar a comunicação social pública em 2015, o ano mais recente de contas públicas fechadas, publicadas em março.
Comunicação Social

Observador com o melhor mês de sempre em Março

1358
O Observador foi lido por 5,4 milhões de utilizadores da internet no passado mês de Março, um novo máximo. Isto para um total de 13,4 milhões de visitas e quase 50 milhões de páginas vistas.
Coreia do Norte

Kim e Xi: como os dois países viram o encontro

Kim Jong-un e Xi Jinping encontraram-se pela primeira vez e a comunicação social dos dois países viu uma oportunidade de propaganda. Veja como a China e a Coreia do Norte viram o encontro dos líderes.
Turquia

Governo turco vai controlar os media online

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia vai controlar também a difusão sonora e visual através da internet, após ter sido aprovado um projeto lei para regular as licenças de emissão.
Comunicação Social

Lusa com liderança que leva "projeto adiante"

O ministro da Cultura afirmou que a Lusa passa "a partir de hoje a ter uma liderança capaz de levar o seu projeto adiante", salientando que a agência de notícias tem "uma estratégia clara e definida".
Impresa

Impresa regista prejuízo de 21,6 milhões em 2017

A Impresa passou dos lucros de 2016 para um prejuízo de 21,6 milhões de euros em 2017. Os resultados são fruto de perdas registadas com a venda das revistas do grupo e custos de reestruturação.
França

Estado francês aumenta dotação da France Presse

O Estado francês vai aumentar a contribuição para a agência de notícias France Presse. O aumento de 2,5 milhões de euros faz parte de uma estratégia de crescimento que aposta no vídeo e no desporto.
Comunicação Social

Assembleia-geral da Lusa adiada para 21 de março

A assembleia-geral da Agência Lusa foi adiada para 21 de março. O Governo pediu o adiamento para que as Finanças tenham tempo para analisar os documentos enviados pelo Conselho de Administração.
Comunicação Social

Folha de S. Paulo deixa de publicar no Facebook

O Folha de S. Paulo, o jornal brasileiro com maior circulação, decidiu deixar de publicar conteúdo no Facebook. A decisão surge depois da rede social reduzir a presença de notícias no feed.
Papa Francisco

Papa Francisco: "Fake news" aumentam ódio  

O papa Francisco defende que o jornalista "tem o dever de lembrar que, no centro da notícia, não está a velocidade em comunicá-la nem o impacto sobre a audiência, mas as pessoas".
Altice

ERC não volta a analisar compra da Media Capital

Novo conselho regulador da ERC defende que "não é o momento oportuno" para voltar a analisar a compra da Media Capital pela Altice. Em resposta ao CDS, regulador dos media diz que está atento.
ERC

Aprovada designação de fiscal único para ERC

PSD e PS aprovaram designação de um fiscal único para a ERC. O diploma registou abstenções do Bloco de Esquerda, do CDS-PP, do PCP, do PEV e do deputado do PAN, André Silva.
Presidente Trump

Chegou o dia: Trump anunciou prémios 'Fake News'

271
Donald Trump anunciou os "Fake News Awards", os prémios para aquela a que chama "comunicação social desonesta e corrupta". CNN, Washington Post e e New York Times estão entre os galardoados.
Angola

Jornalistas angolanos levantam boicote

O sindicato dos Jornalistas Angolanos levantou o boicote à cobertura da reunião plenária na Assembleia Nacional. A direção do parlamento "garantiu o acesso dos jornalistas" ao hemiciclo.
Comunicação Social

Governo vai analisar precários na Lusa e na RTP

O ministro da Cultura admitiu a possibilidade do Governo avançar com concursos para dois novos canais privados de televisão. O Executivo vai também analisar a situação dos precários na Lusa e na RTP.
Media

José Carlos Matias na direção da Global Media

José Carlos Matias, editor-chefe da Teledifusão de Macau, vai assumir a direção da rede externa da Global Media. O jornalista é presidente da Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau.
Angola

Presidente dá primeira "entrevista coletiva"

O presidente angolano vai dar a primeira entrevista aberta a todos os meios de comunicação social nacionais e estrangeiros. João Lourenço está no poder há 100 dias.
Impresa

Impresa vende revistas por 10,2 milhões de euros

693
A Impresa, através da Impresa Publishing, anunciou que concluiu a venda do segmento de revistas à empresa Trust in News, detida pelo antigo jornalista Luís Delgado. O valor da venda é de 10,2 milhões.
Comunicação Social

Nicolau Santos é o novo presidente da Lusa

1279
Nicolau Santos, que recentemente deixou o cargo de diretor-adjunto do Expresso, é o novo presidente do conselho de administração da agência Lusa.
WikiLeaks

Tribunal: Wikileaks é meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou o Wikileaks uma "organização de meios de comunicação". A descrição foi incluída numa sentença sobre uma petição referente à extradição de Julian Assange.
Jornais

Venda de jornais e revistas cai em 2016

Em 2016, enquanto os jornais venderam 58,4% dos exemplares em circulação, as revistas foram responsáveis pela circulação paga de 68,9% dos exemplares.
Comunicação Social

Todas as 91 figuras do ano da Time

As pessoas que denunciaram casos de assédio sexual por todo o mundo são a Figura do Ano da revista Time. O título já pertenceu a Hitler, ao computador e até já foi seu. Sim, seu. Veja as 91 capas.
Comunicação Social

#MeToo é a Figura do Ano 2017 da Time

241
#MeToo é a Figura do Ano 2017 da revista Time. O movimento que denunciou milhares de casos de assédio sexual e violação pelo mundo ficou em segundo lugar na votação popular, mas conquistou o júri.
Altice

Reavaliar Media Capital/PT? É altura de rever tudo

Presidente da ERC diz que não permitiu o veto à compra da Media Capital pela Altice. Achou que "negócio devia ser discutido até à exaustão". Pode o regulador reavaliar a fusão? É altura de rever tudo.
Altice

Media Capital. Processo não deve voltar à ERC

Depois de Francisco Pedro Balsemão ter pedido que a ERC volte a avaliar a compra da Media Capital pela Altice, a Autoridade da Concorrência diz ao jornal Eco que não tem obrigação de o fazer.
Parlamento

Abílio Morgado nas secretas, Mário Mesquita na ERC

O parlamento elegeu Abílio Morgado, proposto pelo PSD, para o Conselho de Fiscalização do Serviço de Informações da República. Mário Mesquita, proposto pelo PS, foi eleito para a ERC.
Partido Republicano

Magnatas Koch financiam compra da revista Time

Grupo Meredith, que publica a revista People e a Sports Illustrated, vai comprar a revista Time com a ajuda dos magnatas Koch Brothers, que estão entre os maiores financiadores do partido republicano.
Angola

Angola. Presidente faz apelo à comunicação social

159
João Lourenço pediu aos novos administradores da comunicação social angolana para servirem o interesse público. O presidente exonerou em novembro todas as administrações das empresas públicas.
Angola

Internet em Angola é "parcialmente livre"

Um relatório sobre liberdade na Internet concluiu que Angola ainda é apenas "parcialmente livre". Antes de deixar a presidência, José Eduardo dos Santos promulgou um novo pacote de restrições.
Panama Papers

União Europeia admite sanções contra a Ilha de Man

O comissário europeu para os Assuntos Europeus disse esta terça-feira que está a ser analisado um procedimento com vista a sanções contra a Ilha de Man na sequência de revelações jornalísticas.
Água

Campanha para promover uso cuidadoso de água

O Governo publica esta terça-feira na imprensa um anúncio que apela à poupança de água, numa altura em que todo o país está em situação de seca severa ou extrema.
Imprensa

Lucro da Cofina cai 56,3%

O resultado da Cofina, dona Correio da Manhã, da Sábado e do Record caiu 56,3% até setembro. O lucro líquido é agora de 1,5 milhões de euros.
Comunicação Social

Ser altruísta não é notícia?

1471
Venho humildemente desafiar a comunicação social a criar um espaço de boas notícias, de histórias de pessoas que revelem comportamentos altruístas na nossa sociedade ou no mundo.
Guiné-Bissau

Emissões da RTP foram suspensas

O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau reúne-se esta terça-feira em Lisboa com o seu homólogo português para ultrapassar a situação que levou ao corte das emissões da RTP na Guiné.
Autoridade da Concorrência

Altice. Concorrência não pode usar alertas da ERC

A dona da PT avisa que argumentos dos serviços da ERC contra a compra da Media Capital não podem ser usados pela Autoridade da Concorrência na avaliação decisiva do negócio.
Incêndios

Incêndios. Petição pede fim de cobertura mediática

A comissão parlamentar de Cultura está a apreciar uma petição que propõe o fim da cobertura mediática dos incêndios florestais, restrição que a ERC recusa, apesar de sugerir cautela.
ERC

O Imperador vai nu

941
Carlos Magno usou a majestática influência que o seu nome contém para decidir sozinho em tema da maior gravidade. Infelizmente não o fez como um Carolus Magnus, antes como um autêntico Carolus Parvus.
Altice

Altice. NOS tudo tentou para condicionar regulador

Os franceses da Altice já reagiram à reação da NOS sobre a não decisão do ERC na compra da TVI. E acusam o concorrente de ter feito tudo para tentar condicionar a decisão do regulador.
ERC

ERC. Erro na contagem de votos lança confusão

Os nomes indicados para membros do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social afinal não foram eleitos, ao contrário do que foi inicialmente anunciado pelo parlamento.
Altice

NOS. Voto do presidente da ERC é "incompreensível"

A principal concorrente da PT, a NOS, manifesta "enorme perplexidade" pelo voto do presidente da ERC, Carlos Magno, contra um parecer desfavorável à compra da Media Capital pela operadora da Altice.
Altice

PT/Media Capital pode "estrangular" concorrentes

Serviços da ERC dizem que compra da Media Capital pela MEO/PT cria um poder de influência que poderia estrangular outros grupos e que não pode ser prevenido. Magno explica porque votou contra parecer.
Guiné-Bissau

Comunicação social guineense em greve

Os órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau iniciaram esta quarta-feira uma greve para reivindicar o cumprimento do acordo a que chegaram com o Governo a 18 de setembro.
Música

Vídeo. Luísa Sobral fala sobre Salvador

Luísa Sobral falou sobre o estado de saúde do irmão, a vitória na Eurovisão e o futuro dos dois. Em entrevista à Globo, a cantora portuguesa diz que está "confiante" na recuperação de Salvador.
Altice

Media Capital/PT não será bom para o pluralismo

Conselho da ERC não chegou a consenso sobre um chumbo à compra da Media Capital, mas avisa que a operação "não permite antever benefícios" para o pluralismo dos media portugueses.
Altice

Media Capital. ERC vota parecer "não vinculativo"

Regulador da comunicação volta a analisar parecer sobre a compra da dona da TVI pela PT/Meo. Mas agora, o parecer dos serviços defende que a posição da ERC, ainda que negativa, não é vinculativa.
ERC

PS e PSD chegam a acordo para eleição da ERC

Os dois partidos chegaram a um acordo para a eleição dos elementos do Conselho Regulador da ERC. Além de dois membros indicados por cada partido, o quinto será independente.
Comunicação Social

Grupo Time reduz difusão ou frequência de títulos

O grupo de comunicação social Time vai reduzir a difusão ou a frequência de publicação de várias das suas principais revistas, como a Fortune, a Sports Illustrated ou a própria Time.
ERC

Media Capital. ERC dividida pede mais uma semana

Regulador da comunicação pede mais uma semana para avaliar compra da Media Capital pela PT/Meo Parecer dos serviços é negativo, mas direção da ERC está dividida. Há dúvidas sobre parecer vinculativo.
Altice

Chumbo da ERC só vale se todos aprovarem

Conselho da ERC volta a analisar compra da Media Capital pela PT amanhã. Parecer negativo é fatal para o negócio, mas tem de ser aprovado pelos 3 membros da ERC. Se não, decisão é da Concorrência.
RTP

ERC aprova José Vieira de Andrade para CGI da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social deu parecer favorável à indigitação do professor catedrático José Carlos Vieira de Andrade para o Conselho Geral Independente da RTP.
Política

Eleição para Provedor adiada, PS e PSD negoceiam

O parlamento adiou, por uma semana, para 20 de outubro, a eleição de membros externos à Assembleia, como o Provedor de Justiça, à espera de resultados das negociações entre PS e PSD.
Primeira Liga NOS

Saraiva e Marques: de jornalistas a notícia

174
São os mediáticos diretores de comunicação de Sporting e Futebol Clube Porto. Em comum, Nuno Saraiva e Francisco J. Marques têm o passado no jornalismo e um presente feito de notícias.
Festival Eurovisão da Canção

Veja o genérico de Salvador para novela da Globo

265
Salvador Sobral está afastado dos palcos mas não isso significa que se tenha deixado ouvir falar dele. A novela "Tempo de Amar" já estreou no Brasil e os episódios começam ao som do cantor português.
Comunicação Social

Só os fortes vão ficar, alternativa é desaparecer

Líder da Media Capital diz que os media precisam de investir. É preciso dinheiro, parceiros e juntar o digital com a televisão. Argumentos a favor da fusão com a PT/Meo. A alternativa é desaparecer.
Comunicação Social

Líder da ERC compara media a orquestra do Titanic

229
Carlos Magno comparou o estado dos media a um ensaio tocado pela orquestra do Titanic e aproveita o congresso das comunicações para pedir um pacto para salvar as empresas de comunicação social.
Comunicação Social

Congresso da APDC arranca com debate sobre media

O 27.º congresso anual da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações arranca esta terça-feira, em Lisboa, com a situação dos media em debate no primeiro de dois dias do evento.
Autoridade Para As Condições Do Trabalho

Comunicação social com 330 falsos recibos verdes

A Autoridade para as Condições de Trabalho detetou 330 falsos prestadores de serviços na comunicação social, em inspeções realizadas desde janeiro.
TVI

Tribunal mantém coima de 20 mil euros à TVI

O Tribunal da Relação de Lisboa manteve a decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social de aplicar uma coima de 20 mil euros à TVI ao considerar "improcedente" o recurso da estação.
Comunicação Social

Guiné. Comunicação social cancela greve prevista

Os órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau cancelaram a greve de três dias, que ia começar hoje, depois de terem chegado a um entendimento com o Governo.
Música

Ao fim de 50 anos, a Rolling Stone está à venda

Prestes a comemorar 50 anos, a icónica revista de música Rolling Stone está à venda. "Há um nível de ambição que nós não conseguimos atingir sozinhos", assumiu o presidente, Gus Wenner.
RTP

ERC sem consenso sobre Seixas da Costa na RTP

451
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social não chegou a um consenso sobre a indigitação de Seixas da Costa para integrar o Conselho Geral da RTP devido a incompatibilidade de estatutos.
Huawei

Viagens pagas. Instituto da Saúde ameaça jornais

Henrique Martins, presidente dos SPMS, cujos quadros viajaram para a China e EUA pagos por privados, fez comunicado a criticar jornais e ameaça recorrer à ERC. Apesar do inquérito pedido por ministro.
Globo

Salvador Sobral dá música à nova novela da Globo

730
A nova aposta de ficção da Globo arranca em setembro. Chama-se "Tempo de Amar" e é "Amar pelos Dois" que vai ser ouvida antes do início dos episódios. A música de Salvador Sobral estará no genérico.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Reuniões? Só se RTP retomar emissões

Portugal está "inteiramente disponível" para negociar com a Guiné-Bissau a revisão da cooperação na área da comunicação social, mas só após Bissau repor as emissões.
Comunicação Social

A segunda guerra da TVI

711
Estarão os sucessores de Sócrates tentados a aproveitar o saneamento da banca e uma eventual rearrumação da comunicação social, para relançarem o projecto imperial do seu antigo chefe?
PS

PS propõe adiamento da eleição da ERC

O PS vai propor o adiamento para setembro das eleições para a Entidade Reguladora da Comunicação Social.
Comunicação Social

ERC condena divulgação de vídeo sobre abuso sexual

Entidade que Regula a comunicação social considera as imagens divulgadas pelo Correio da Manhã "desrespeitadoras da dignidade humana" e reprodução violou normas deontológicas.
Psicologia

Quintino Aires não deverá ser expulso da Ordem

1865
Quintino Aires, psicólogo e comentador da TVI, disse que 75% dos consumidores de cannabis têm relações homossexuais. É mais uma polémica, mas a Ordem dos Psicólogos não pensa em expulsá-lo.
Comunicação Social

Afinal Shiloh Jolie-Pitt não vai mudar de sexo

A agência AFP negou ter transmitido a informação, dada por vários meios de comunicação, de que a filha do ex-casal Angelina Jolie e Brad Pitt iria iniciar a sua mudança de sexo.
Ferro Rodrigues

Parlamento. Eleições marcadas para órgãos externos

A Assembleia da República marcou esta quarta-feira por decisão de Ferro Rodrigues a eleição de todos os órgãos externos em falta para 19 de julho.
Cristiano Ronaldo

Real Madrid pediu aos media mudança de foto de CR7

520
O Real Madrid pediu a vários órgãos de comunicação social que não colocassem a foto de Ronaldo com a camisola do clube quando noticiassem a sua alegada fuga ao fisco, avança o El Confidencial.
Protestos

Imprensa francesa protesta contra Macron

Quinze órgãos de comunicação social franceses criticaram Emmanuel Macron por considerarem que a escolha dos jornalistas para acompanhar as deslocações oficiais "prejudica a democracia".
Porto

PJ investiga vídeo de alegado abuso sexual

315
A PJ está a investigar o vídeo do "alegado abuso sexual de uma jovem" num autocarro, na Queima das Fitas do Porto. Também a ERC abriu processo por causa da divulgação de vídeo pelo CM.
Futebol

Benfica dá diretrizes a comentadores, diz FC Porto

1089
O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, divulgou esta terça-feira um documento com diretrizes e opiniões que alegadamente o Benfica envia aos comentadores do clube na TV.
Assédio Sexual

José Mayer admite assédio sexual e culpa geração

856
Depois de acusado de assédio sexual a Susllem Tonani, de 28 anos, o ator José Mayer, de 67 anos admitiu o erro e também a sua "dolorosa necessidade" de mudar.
ERC

ERC. Carlos Magno assegura "normal funcionamento"

O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Carlos Magno, assegurou a "normalidade do funcionamento" do conselho regulador daquele órgão até à sua substituição, que espera "quanto mais cedo melhor".
Pacheco Pereira

Adeus "aves noturnas". O Ponto Contraponto acabou

251
O programa de Pacheco Pereira, Ponto Contraponto, chegou ao fim. O espaço de comentário sobre media era transmitido à 1h30 de domingo, na SIC Notícias, mas o horário não agradava ao apresentador.
Cabo Verde

Cabo Verde. Ministro quer "revolução" nos media

O ministro da Cultura de Cabo Verde prometeu uma "revolução" na comunicação social, anunciando a revisão do contrato de concessão de serviço público e o reforço dos poderes da autoridade reguladora.
Donald Trump

Trump. "Tenho tendência para estar certo"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu esta quinta-feira as suas declarações polémicas, afirmando que o seu instinto costuma estar certo.
Comunicação Social

O comentador de “direita”: uma profissão de futuro

2636
O comentador de “direita” é o proverbial idiota útil. Útil para a esquerda no poder, que assim finge velar pela liberdade de expressão. Útil para os “media” avençados, que assim fingem “pluralismo”.
PS

Presidência ERC. PS recusa "negócio" com PSD

O líder parlamentar socialista recusou um "negócio" com o PSD para escolher o presidente e quinto elemento da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Fotojornalismo

Time. Fotojornalista portuguesa entre os melhores

A jornalista portuguesa Violeta Santos Moura está entre as 34 mulheres fotojornalistas, escolhidas por um painel de especialistas designado pela revista Time, para selecionar "34 vozes de todo o mundo".
Media

A política improvisada

110
Os políticos não podem aparecer todos os dias nos telejornais a fazer declarações repentinas sobre um qualquer assunto do dia sempre que saiam do carro ou entrem num edifício. Não é essa a sua função.
Comunicação Social

Liberdade de imprensa e ciclos eleitorais

100
Há imenso trabalho científico sobre a correlação fortíssima entre a saúde da democracia e a liberdade de imprensa. E com uma imprensa mais livre a capacidade de manipulação das contas públicas diminui
A página está a demorar muito tempo.