439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Tem computador Mac? Então, muito cuidado com este vírus

Este artigo tem mais de 5 anos

Ainda acha que os computadores da Apple são completamente imunes a vírus? Há um especialmente desenhado para destruir Mac's. Talvez não sejam assim tão seguros.

O programa malicioso é praticamente indetetável e até consegue infetar um computador que não esteja ligado à rede
i

O programa malicioso é praticamente indetetável e até consegue infetar um computador que não esteja ligado à rede

Getty Images

O programa malicioso é praticamente indetetável e até consegue infetar um computador que não esteja ligado à rede

Getty Images

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

6 de fevereiro de 2015. Carl, conhecido no Reddit por “av80r”, deixa cair acidentalmente o seu portátil de uma altura superior a 300 metros, enquanto pilotava um avião a 200 quilómetros por hora. O MacBook Air não se despedaçou por completo. Ficou amolgado, mas funcionava. (Milagre!) O episódio, que até mereceu atenção da CNET e do Digital Trends, ilustra bem algumas das características atribuídas pelo público aos computadores da Apple: “indestrutíveis” e seguros.

Mas serão mesmo?

Dois consultores de segurança conseguiram criar um vírus que ataca diretamente o hardware dos computadores Mac. Chama-se “Thunderstrike 2” e está a agitar a comunidade de utilizadores deste tipo de aparelhos.

O vírus informático desenhado por Xeno Kovah e Trammell Hudson explora várias vulnerabilidades que lhe permitem penetrar no firmware do computador — ou seja, na informação programada de origem diretamente no hardware do aparelho — e espalhar-se facilmente por outros MacBooks. Pode até infetar sistemas que nem sequer estejam ligados à internet. Como? Através de uma pen USB ou pela porta de rede Ethernet, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Programas maliciosos como o “Thunderstrike 2” podem danificar o computador e lesar seriamente o utilizador, pois permitem o roubo de ficheiros e outros dados pessoais por parte de terceiros. Neste caso específico, o vírus é praticamente indetetável e não há muitas formas de prevenção. Além disso, uma vez que permanece embutido no firmware do aparelho, nem uma formatação ao disco rígido serve para o eliminar completamente do sistema. A única forma de o remover passa por reescrever no chip a informação original, algo que só a própria marca ou um utilizador muito avançado pode fazer.

À revista Wired, Xeno Kovah contou que o vírus “é muito difícil de detetar, é muito difícil de remover e é difícil protegermo-nos contra algo que corre dentro do firmware“. E o consultor vai mais longe: “Para a maioria dos utilizadores, esta é uma situação que implica certamente deitar fora o computador.” Isto porque “a maioria das pessoas” não consegue “abrir a máquina e reprogramar eletronicamente o chip”.

Mas calma: não precisa de entrar em pânico. Estes dois especialistas bem-intencionados contaram tudo à Apple e a marca está já a reparar as falhas de segurança. A pesquisa será apresentada ao público esta quinta-feira, em Las Vegas, na conferência de segurança “Black Hat”.

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.