O País das Maravilhas deu lugar ao Mundo das Tranças e dos Penteados, mas o nome da protagonista ficou na mesma. Alice Trewinnard é uma jovem de 24 anos formada em Dietética e Nutrição que, há dois anos, quando decidiu que queria dar vida ao cabelo “e nem uma trança básica sabia fazer”, resolveu começar a “aprender penteados passo a passo, em tutoriais, vídeos e inspirações.”

Num piscar de olhos, encontrou um talento inexplorado e criou o projeto Golden Locks, em que vai a casa das pessoas transformar-lhes o cabelo no melhor acessório. O sucesso foi tanto que teve a ideia de lançar um guia com 60 penteados fáceis e originais: Alice no Mundo das Tranças e dos Penteados, um livro feito a pensar em todas as mulheres que, quando se veem ao espelho, têm de lidar com o cabelo num dia “não” e optam por usá-lo solto ou num rabo de cavalo, por falta de tempo, vontade ou conhecimento.

Com um canal no Youtube onde partilha dicas, truques e técnicas em vídeo que em menos de três meses já ultrapassou os nove mil subscritores, Alice Trewinnard juntou-se ao Observador para lhe ensinar a fazer três penteados simples e originais, desde um semi apanhado em nó até um apanhado de tranças:

Tranças à tirolesa

[jwplatform nlVtOsMj]

Para fazer este apanhado, precisa apenas de ganchos e de elásticos finos (de preferência transparentes) que servem para prender pontas, disfarçar ou prender pedaços finos de cabelo. Depois de ter os materiais, pode colocar mãos à obra — ou ao cabelo, neste caso. Comece por dividir o cabelo ao meio e faça duas tranças soltas de cada lado. De seguida, alargue-as puxando as extremidades para que fiquem mais volumosas e coloque uma sobre a outra, prendendo a sua base com ganchos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Semi apanhado em nó

[jwplatform dnzL25xU]

Este apanhado em nó pode parecer complexo mas é o mais fácil de recriar. No topo da cabeça, selecione dois pedaços largos de cabelo e faça um nó normal com os dois segmentos. Depois, volte a dar outro nó e ate as pontas com um elástico transparente.

Semi apanhado escondido

[jwplatform 3MGbvSMP]

Gostava de fazer este penteado formal? Comece por seccionar cabelo lateral de ambos os lados e, em seguida, seccione o cabelo do topo da cabeça e prenda-o com molas que são ideais para manter o cabelo temporariamente em determinada posição. Una as duas laterais com um elástico e remova as molas. Finalize ripando uma ou duas camadas de cabelo para dar volume.

Alice_no_mundo_das_trancas_e_dos_penteados

O livro foi publicado pela Casa das Letras e custa 14,90€

Texto editado por Ana Dias Ferreira.