Cidade da luz, do amor, dos macarons, dos queijos, das baguetes e da moda. Cidade boémia, dos artistas e dos apaixonados. Ideal para um passeio a dois, de mão dada pelas ruas onde se respira história e bom gosto e onde a cada esquina se tropeça num pequeno bistrot, numa boutique de chocolates, numa padaria premiada, numa igreja ou num museu. Paris é uma cidade fantástica para descobrir ou para regressar. Se tiver pouco tempo, siga o bairro, o hotel, o restaurante, a loja e o museu que sugerimos.

Um bairro

Fica na zona de Montmartre, um dos sítios mais turísticos de Paris, chama-se Abbesses e é considerado um dos quartiers mais carismáticos da capital francesa. Foi aqui que viveram Picasso e Toulouse Lautrec e onde foi filmado o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Há mercearias, floristas, pequenas lojas gourmet, padarias premiadas, boutiques de estilistas avant gard e o muro “Je t’aime”, uma criação artística de Frederic Baron e Claire Kito onde se podem ler  311 declarações de amor escritas em 250 línguas diferentes. Tem também a estação de metro mais profunda de Paris, com 285 degraus. É uma das últimas estações Arte Nova ainda existentes na cidade.

abbesses1

Uma homenagem ao amor num dos bairros mais românticos da cidade. © Catarina Serra Lopes

Um hotel

Terrass” Hotel é um dos hotéis com uma das melhores vistas em Paris. A poucos passos do Sacré Coeur, no topo da cidade, já teve hóspedes famosos como Dalí, Renoir, Matisse ou Édith Piaf. Tem 92 quartos, todos renovados e alguns com janelas panorâmicas para a Torre Eiffel. 12-14 Rue Joseph de Maistre, Montmatre.  Quarto duplo a partir de 160 euros. 

hotel terrass

O terraço que dá nome ao hotel, “spot” perfeito para ver Paris quase a tocar o céu © Terrass” Hotel

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um restaurante

O do Hotel Costes, isto se conseguir reservar mesa, o que não é propriamente uma tarefa fácil, tal a fama deste restaurante. O espaço é lindo, muito moderno e com um jardim interior fantástico, e o menu, uma mistura de cozinha francesa com italiana e asiática, tem pratos imperdíveis como o atum com abacate. 239 Rue Saint Honoré. Aberto todos os dias das 12h00 às 01h00. Preço médio por pessoa: 70 euros. 

costes 1

Uma decoração fantástica, um menu que mistura sabores italianos com asiáticos e uma clientela sofisticada fazem do restaurante um dos melhores de Paris. © Hotel Costes

Uma loja

A Fauchon, a “mercearia” mais fashion do mundo. Tem mais de 20 mil artigos, entre aquilo que há de melhor no mundo gourmet: chouriço de pistácio e trufa, pernas de caranguejo real, foie gras de vários tipos e feitios, salmão biológico do Mar Báltico ou caviar d’ Aquitaine a 178 euros cada caixinha de cem gramas. À parte do supermercado, a Fauchon junta ainda um salão de chá e um espaço de take away, onde pode comprar iguarias como lagosta à parisiense ou ostras frescas com espargos selvagens. Place de la Madeleine, 26, 28-30 – Ópera.  A loja está aberta de segunda a sábado das 08h00 às 19h00.

fauchon64

Uma perdição para “foodies” e não só. © Catarina Serra Lopes

Um museu

O Espaço Montmartre Salvador Dalí. Neste museu encontram-se expostos mais de 300 desenhos e esculturas do pintor surrealista. 11 Rue Poulbot, Montmartre. Aberto todos os dias das 10h00 às 18h00. Preço dos bilhetes: 11,50€/adulto.

dali 3

Para quem gosta de surrealismo, não há melhor. © Museu Salvador Dalí

Como ir:
A Ryanair voa para Paris com partidas de Lisboa ou do Porto e tarifas a partir dos 70 euros.
A EasyJet tem voos de Lisboa para Paris a partir dos 60 euros (ida e volta).