A Rota de Tapas Estrella Damm é dos eventos que mais tem mexido, nos últimos tempos, com a movida — pontos extra para a utilização desta palavra — pós-laboral de Lisboa e Porto. O mote é interessante e mesmo que as ditas tapas não sejam, na maioria dos casos, criações gastronómicas revolucionárias, sempre dão para aconchegar o estômago e acompanhar a cerveja da marca que promove o evento.

Assim, não admira que o evento se vá repetindo com uma frequência assinalável. Esta 6ª edição, que se estende da próxima quinta-feira, 15 de outubro, até 1 de novembro, é a segunda deste ano e decorre simultaneamente em Lisboa e Porto, com a mecânica de sempre: por 3€ é possível provar uma tapa e beber uma cerveja Estrela Damm de 0,25l num dos estabelecimentos seleccionados, 50 em Lisboa e 29 no Porto.

E se se repetem os mapas disponíveis em cada bar ou restaurante aderente para coleccionar os carimbos que atestam a comezaina, o concurso para a eleição das melhores tapas, bem como os tuk tuk disponíveis em três pontos de Lisboa (Sé, Jardim de Santos e Chiado) para apanhar boleia para o bairro seguinte, a corrente edição não dispensa as novidades. Destacam-se duas.

Primeira: um autocarro turístico que percorrerá a baixa do Porto e transportará todos aqueles que tenham mais de quatro carimbos. O serviço funciona sexta e sábado das 18h30 às 00h30 e domingo das 16h às 20h, com paragem em dois terminais: Palácio da Bolsa e Rivoli. Já a segunda novidade prende-se com uma espécie de temática unificadora das propostas gastronómicas — as conservas. É apenas “uma espécie de ” e não uma temática a sério porque nem todas as propostas estão diretamente relacionadas com o tema. Houve, no entanto, uma intenção da organização em destacar esse produto tão nacional nos petiscos apresentados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais uma vez, o portal Zomato também se junta à festa com a coleção “Rota de Tapas”, elencando nela todos os participantes no evento. Não precisará, no entanto, de ir tão longe. Pode ver na fotogaleria principal (quase) todos os restaurantes e bares lisboeta aderentes — houve dois que não enviaram fotografia — e, em baixo, os locais participantes no Porto.

29 fotos