Durante um, dois e três dias, o mar amua e põe-se de trombas. As ondas só aparecem em Supertubos esta sexta-feira e a competição, por fim, arranca. Os surfistas carregam as pranchas nos carros, fazem-se à estrada, estacionam à frente da praia e aparecem todos para o Moche Rip Curl Pro começar a ter ação. O primeiro heat é de Felipe Toledo, que se safa de tudo e todos a fazer aéreos. Gabriel Medina também decide surfar a voar e o segundo heat é seu. O terceiro vai para um pequeno havaiano (1,65m) chamado Keanu Asing e depois chegamos ao quarto, onde as coisas começam a ficar interessantes por estar lá Vasco Ribeiro.

É o português mais novo em prova, mas os 20 anos chegam-lhe para vencer a bateria e ser o primeiro a qualificar-se para a terceira ronda da prova. O surfista de Cascais não dá hipótese e lidera o heat desde o arranque, obrigando Owen Wright, australiano que está no terceiro lugar do ranking, e o taitiano Michel Bourez a irem à segunda ronda — para onde são repescados todos os surfistas que perdem na primeira ronda do evento. E onde não estará Frederico Morais.

Porque logo na bateria seguinte, o rapaz alto e loiro que já em 2013 armara uma surpresa em Peniche — derrotou Kelly Slater, o 11 vezes campeão mundial de surf — voltou a fazer das suas e também ganhou o heat. Esta vitória serviu para duas coisas: para o português se vingar de Kolohe Andino, o norte-americano que o eliminou nos quartos-de-final, há semanas, no Allianz Billabong Cascais Pro, na praia do Guincho, e para derrotar Adriano de Souza, brasileiro que está na briga pelo título e tem apenas menos 450 pontos da liderança da classificação. 

Os dois portugueses novatos já estavam safos, ficava a faltar o mais velho. Quando Frederico estava a sair da água já Tiago Pires estava à espera de ondas ao lado de Mick Fanning e Sebastien Zietz. Mas a bateria não correu bem ao único português que já integrou o circuito mundial (entre 2008 e 2014), como de costume — Saca nunca venceu um heat em Peniche e esta é a sexta vez que participa na etapa da praia dos Supertubos. Ficou em segundo lugar, mas não foi eliminado: terá oportunidade de seguir em frente na segunda ronda. Só falta uma vitória do surfista de 36 anos para Portugal fazer o pleno e continuar com todos em prova no Moche Rip Curl Pro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR