Se costuma dar por si a navegar num browser da internet (o Firefox, o Google Chrome ou o velhinho Internet Explorer, por exemplo) e a reparar na quantidade de separadores que já tem abertos, este artigo para si. Às vezes é mesmo o computador que o faz reparar: fica mais lento, demora a carregar as páginas e às vezes até aquece.

Um blogger da Vox Media, David Roberts, decidiu fazer um artigo a explicar duas coisas. A primeira é como tornar mais agradável a navegação num browser com vários separadores abertos, sem que os separadores fiquem tão pequenos que nem se percebe quais são. A segunda é como evitar que o computador fique lento e que a memória do computador seja consumida pelas páginas.

O essencial está na alteração das definições e na personalização dos browsers. A primeira sugestão de David Roberts? Dispor os separadores verticalmente, em vez de horizontalmente. Enquanto que os lados esquerdo e direito do computador têm muito espaço por ocupar, ao cimo os separadores amontoam-se uns nos outros, tornando mais difícil a navegação.

A solução é boa, mas para os utilizadores do Firefox, que podem baixar uma extensão chamada Vertical Tabs. Os separadores abertos passam a estar dispostos verticalmente: quando são muitos, fica mais fácil ler os títulos e entrar rapidamente no separador que quer. Outra que lhe permite o mesmo é a Tree-Style Tabs, que torna a visualização dos separadores ainda mais fácil. Há ainda a Tab Mix Plus, que permite ter os separadores com cores diferentes, agrupar janelas por tema ou frequência de uso, entre várias outras funcionalidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Passando a usar a Vertical Tabs, por exemplo o seu browser aparecerá mais ou menos assim:

https://twitter.com/b_fung/status/605865209824043008

Para outros browsers, como o Google Chrome, estas ferramentas já não existem. Mas há outras que o podem ajudar: a “OneTab“, por exemplo, puxa todas as janelas abertas para uma lista, que fica num único separador. Outra extensão muito semelhante é a “Tab Manager“. E os fiéis do Chrome podem ainda usar a “Tab Outliner“, uma aplicação que permite criar uma janela separada na barra lateral do Windows, com uma lista vertical dos separadores abertos no browser. A desvantagem? Não permitem estar num separador e chegar a outro rapidamente, e com apenas um clique. Mas, se não quiser abandonar o Chrome, esta é a sua melhor solução.

Falta resolver um problema: melhorar a visualização e disposição dos separadores está muito certo. Mas resolver os problemas de lentidão que resultam da quantidade de separadores abertos no mesmo browser é que importa. Basta estar a pesquisar sobre um assunto e abrir várias janelas enquanto o faz, para sentir os efeitos no seu computador. Mas, se essa é a sua preocupação, o blogger da Vox também o consegue ajudar.

David Roberts deixa a sugestão: o truque está em, tendo muitos separadores abertos, não os ter a todos ativos. Existem aplicações que fazem com que os separadores que estão abertos só fiquem ativos (o que consome a memória do computador, e o torna mais lento) quando se clica sobre eles. Para o Firefox há o BarTab Lite X, e para o Google Chrome o Great Suspender. Usar uma destas é recomendado quando se tem por hábito ter pelo menos cinco separadores abertos no browser. Torna a navegação mais rápida e funcional.